veja-transforma-planilha-de-doacoes-em-acao-de-black-blocs




Jornal GGN - Foi publicado em um dos blogs da Veja de ontem (13), uma tabela de doações, que tem como uma das organizadoras a Sininho – denunciada de fazer ligação entre Fábio Raposo, o suposto responsável pelo rojão que matou o cinegrafista Santiago, com o deputado Marcelo Freixo, do PSOL.
A coluna diz: “A contabilidade da planilha a que VEJA.com teve acesso se refere a um ato realizado pelo grupo no dia 24 de dezembro, batizado ‘Mais amor, menos capital’. A manifestação – convocada como um ato cultural – não terminou em vandalismo, como outras organizadas pelo mesmo grupo. Mas a lista de doadores sugere ligações entre autoridades e militantes. A tabela foi repassada por Elisa Quadros, conhecida como Sininho, em um grupo fechado do Facebook.  Neste documento, aparecem os nomes dos vereadores Jefferson Moura (PSOL) e Renato Cinco (PSOL), apontados como doadores de 400 reais e 300 reais, respectivamente. O juiz João Damasceno aparece como doador de 100 reais, e o delegado Orlando Zaccone, de 200 reais.”
Entretanto, com uma simples busca, é possível verificar:
1. O evento do Facebook “Mais amor, menos capital” não é fechado, todos podem ter acesso:
https://www.facebook.com/events/1383209528597400/
2. Na página, não existe nenhuma relação explícita dos integrantes do “Mais amor, menos capital” com grupos Black Blocs.
3. O evento NÃO foi realizado no dia 24 de dezembro, mas no dia 23.
4. Por último, e mais importante, a planilha divulgada por Veja é de um evento do “Mais amor, menos capital” de mobilização para arrecadar doações, principalmente, para aqueles que sofreram com as enchentes no Espírito Santo.
Veja os comentários e publicações do grupo:



5. No dia do evento, dia 23 de dezembro, eles filmaram um dos momentos, no qual um dos integrantes faz um discurso, seguindo a linha de esquerda, de que o poder tem que estar nas mãos do povo.
6. Ainda no dia 26 de dezembro, estavam recolhendo doações.

***
Sobre o envolvimento de Sininho e do deputado Marcelo Freixo (PSOL) com os supostos responsáveis pelo rojão que acarretou à morte do cinegrafista da Band, Santiago Andrade, vale levantar o que se tem de fatos concretos até o momento:
- Fábio Raposo recebeu assistência jurídica do advogado Jonas Tadeu e do estagiário Marcelo Mattoso
- Sininho conhecia Fábio Raposo. Ligou para a mãe dele e perguntou se precisavam de ajuda com advogados das manifestações.
- Marcelo Mattoso era estagiário do advogado Jonas Tadeu. O estagiário disse que recebeu ligação de Sininho, perguntando se estava precisando de ajuda, pois teria advogados criminalistas à disposição.
- Marcelo Mattoso respondeu que não precisavam de ajuda.
- Marcelo Freixo, deputado estadual do PSOL, afirmou que não conhecia Fábio Raposo, nem quem lançou o rojão.
- Deputado confirmou que recebeu ligação de Sininho, que pediu ajuda caso Fábio Raposo fosse torturado. Mas que não tinha nenhuma ligação com quem jogou a bomba.
- Delegado convocou a ativista Sininho a depor.
- Quando foi depor, Sininho contou, em entrevista aos jornalistas que estavam em frente à delegacia, que o advogado mentiu, que foram divulgadas "informações manipuladas" e “recortadas” pela rede Globo.
E as acusações, que ainda precisam ser comprovadas e esclarecidas:
- O programa Fantástico, da rede Globo, divulgou: Delegado Maurício Luciano de Almeida que investiga o caso pediu um registro de “Termo de Declaração” ao estagiário Marcelo Mattoso; o registro mostra que o advogado Jonas Tadeu afirma que uma ativista disse que o homem que acendeu o rojão era ligado ao deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL.
Defesa: O deputado negou.
- O advogado Jonas Tadeu comunicou à Globo: “Essa moça que eu não conheço perguntou o meu nome, eu dei o nome e ela disse que estava ligando a mando do deputado e oferecendo uma equipe de criminalistas para defende o rapaz, o Fabio. Que o outro menino era companheiro dela. Foi isso que aconteceu. (...) Ela disse que o rapaz que estava junto com o Fabio era ligado ao deputado.”
Defesa: Em vídeo de resposta, Sininho disse que nem ela, nem o deputado Marcelo Freixo, têm ligação com o rojão que causou a morte do cinegrafista. No vídeo, ela afirmou que não foi a primeira vez que teve suas informações manipuladas, como no dia 15 de outubro, quando o jornal O Globo a apontou como a “Sininho do Barulho” e, agora, que o Fantástico a denunciou de ter relacionado Freixo a Fábio Raposo.
VER VIDEO:

Comentários