Papa pede novo modelo de desenvolvimento "a todos os níveis"



O Papa Francisco pediu hoje à comunidade  internacional para "repensar o modelo de desenvolvimento, a todos os níveis",  e lamentou que "justiça e solidariedade" sejam, muitas vezes, "apenas palavras  nos dicionários".
Numa audiência com os membros do Conselho Pontifício Justiça e Paz,  na sala Clementina, o Papa argentino prestou homenagem às intuições do antecessor  João XXIII (1881-1963), que decidiu canonizar a 27 de abril, ao mesmo tempo  que João Paulo II (1920-2005).  



A Igreja católica celebra, este ano, o 50º aniversário da encíclica  "Pacem in Terris" (Paz na Terra) do Papa Angelo Giuseppe Roncalli, um documento  que teve um grande impacto e foi promulgado alguns meses depois da crise  dos mísseis em Cuba, que levou o mundo à beira do conflito nuclear.

"Ao olhar para a realidade atual, pergunto-me se compreendemos a lição  de 'Pacem in Terris'. Pergunto-me se as palavras justiça e solidariedade  não existem apenas nos nossos dicionários", considerou Francisco.

O Papa lembrou que João XXIII viu os fundamentos de "uma verdadeira  paz", numa sociedade "mais justa e solidária".

"Não são apenas os direitos cívicos e políticos que devem ser garantidos,  mas é preciso oferecer a cada um a possibilidade de aceder efetivamente  aos meios essenciais de subsistência: alimento, água, casa, cuidados, instrução  e a possibilidade de formar e manter uma família", sublinhou.

A encíclica 'Pacem in Terris' "não pretendia afirmar que a Igreja tem  o dever de dar indicações concretas sobre temas que, na sua complexidade,  devem ser deixados à livre discussão", disse.

"Sobre as questões políticas, económicas e sociais, não é o dogma que  indica as soluções práticas, mas antes o diálogo, a atenção, a paciência,  o respeito pelo outro, a sinceridade e também a capacidade de rever a sua  própria opinião", afirmou Francisco, parecendo afastar-se da doutrina de  João Paulo II e do Papa emérito Bento XVI, que intervinha mais sobre as  questões da moral e da vida.

As jornadas comemorativas dos 50 anos da encíclica "Pacem in terris"  de João XXIII, publicada a 11 de abril de 1963, terminam na sexta-feira.



Lusa

Comentários