China impõe multa antitruste à Mercedes-Benz

Fonte: Xinhua    24.04.2015 08h34
 
Autoridades chinesas impuseram na quinta-feira uma multa de 350 milhões de yuans (US$ 56 milhões) à fabricante de carros de luxo Mercedes-Benz após uma investigação antitruste.
A multa foi ordenada pela Administração Provincial de Preços de Produtos de Jiangsu. Algumas concessionárias da montadora alemã também foram multadas em um total de 7,8 milhões de yuans.

A Mercedes-Benz disse que respeita a decisão antitruste e que acatará a punição. Também implementou um "plano interno de retificação", aprovado pelas autoridades investigadoras, para garantir que todos os procedimentos de venda seguirão as leis e regulações do país.
Consumidores chineses geralmente compram carros das concessionárias autorizadas pelas montadoras. De acordo com os investigadores antitruste, entre janeiro de 2013 e julho de 2014 a Mercedes-Benz se encontrava com revendedores para controlar os preços ou os notificava diretamente sobre preços fixados para conseguir dominar o mercado.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) concluiu que a companhia violou a Lei Chinesa Antimonopólio ao excluir ou restringir a concorrência de mercado e prejudicar os direitos e interesses dos consumidores.
Reguladores multaram no ano passado a Chrysler, Audi e 12 companhias japonesas após investigação antitruste.
A execução da lei antitruste pela China desde o ano passado envolveu empresas privadas e públicas nacionais e internacionais. A CNDR investigou 335 companhias e associações de indústra sobre monopólio, das quais 33 eram estrangeiras.
(Editor:Juliano Ma,editor)

Comentários