Dez filmes sobre a Revolução dos Cravos no Youtube

O Esquerda.net fez uma seleção de filmes no Youtube dedicados ao 25 de abril, que iclui uma ficção documental, documentários e entrevistas. Destaque para a série ficcionada “A Hora da Liberdade”, para documentários como “Bom povo português” e “25 de Abril - Uma Aventura Para a Demokracya”, e para a última entrevista de Salgueiro Maia, um dos principais protagonistas dos acontecimentos do dia 25 de Abril de 1974.

25 de Abril, 2015 - 13:56h


 Artigo publicado em 31 de março de 2014 e republicado em 25 de Abril de 2015.









A Hora da Liberdade (completo)
Ficção documental emitida pelo canal de televisão SIC em 1999 reconstituindo passo a passo os acontecimentos dos 25 de Abril de 1974. Autoria de Emídio Rangel, Rodrigo Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização.

"Portugal 74-75" - O retrato do 25 de Abril
Documentário de Joaquim Furtado, José Solano de Almeida, Cesário Borga, Isabel Silva Costa – RTP

25 de Abril - Uma Aventura Para a Demokracya
Documentário experimental de Edgar Pêra

Bom povo português
Documentário de Rui Simões, longa-metragem histórica.

Como era e como foi a propaganda fascista em Portugal
Montagem de peças de propaganda do regime salazarista

As últimas palavras de Salgueiro Maia
Última entrevista a Salgueiro Maia, um dos principais protagonistas do 15 de Abril, ao Centro de Documentação 15 de Abril. Resumo feito pela SIC (em duas partes).


"Grândola, Vila Morena" - Zeca Afonso
Canção composta e cantada por José (Zeca) Afonso que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha da Revolução dos Cravos.

Torre Bela (1975)
Documentário sobre a ocupação das quatro propriedades de Dom Manuel de Bragança, o Duque de Lafões, que formaram a herdade da Torre Bela. Um exemplo do movimento de reforma agrária que ocorreu depois do 25 de abril.

Outro País
Documentário de Sérgio Tréfaut que reúne documentos históricos notáveis, nomeadamente algumas das entrevistas feitas por Glauber Rocha ao povo português logo a seguir à queda da ditadura.


Comentários