Quando a dignidade não é notícia



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem alertando sobre o desvio de função de certos setores da mídia brasileira. Para ele, “se transformaram no principal partido de oposição da presidenta”. Ele já observou que a presidenta Dilma Rousseff continuou o trabalho iniciado por ele de mudar o Brasil, mesmo enfrentando as piores dificuldades que um presidente teve nos últimos tempos “e umas das piores campanhas negativas de certa imprensa”.
Nós, do Muda Mais, já falamos mais de uma vez o quanto esta mídia tem feito campanha terrorista e pessimista sobre os rumos do Brasil. E para levantar suas bandeiras, essa mídia se vale de factoides.
O factoide é uma afirmação que tem as características de um fato, mas não é um fato. É uma afirmação que ganha tons de verdade por ser muitas vezes repetida ou por vir de uma fonte supostamente confiável. Nesta quinta-feira (21) o Muda Mais e diversos veículos de comunicação acompanharam a visita da presidenta Dilma Rousseff a obras do sertão nordestino.

Assim como o Muda Mais, o jornal Folha de S. Paulo esteve na casa de Marinalva Gomes Filha. O Muda Mais em busca de notícias, a Folha de S. Paulo, em busca de factoides. Encontramos o que procurávamos: a casa de Marinalva hoje tem fogão ecológico. A Folha também conseguiu o que queria e produziu seu factoide(link is external) ao transformar em notícia confusa a prótese dentária de Marinalva.
A matéria, além de praticamente criminalizar a cidadã por ter sido beneficiada por programas sociais, deixa claro que a Folha sofre da mesma confusão de muitas pessoas: não entende as diferenças de função dos níveis de governo – municipal, estadual e federal. É comum ver pessoas reclamando da presidenta da República por causa do buraco na rua. O próprio texto da Folha fala que a prótese dentária foi feita em um centro odontológico da prefeitura.
Já cientes dos métodos da mídia tradicional brasileira, analisamos com cautela a matéria da Folha e concluímos que ela deixa mais perguntas do que informações: não é bom agora uma pessoa ser beneficiada com próteses? O voto das pessoas que têm conquistado sua dignidade por meio da inserção em tantos programas sociais vale menos do que outros? A água na região, o acesso à energia elétrica, os fornos, os dentes, tudo isso tem mudado a vida dessas pessoas para melhor. Tem feito com que elas alcancem um patamar de cidadania nunca antes sequer sonhado por elas. A revolução na vida dessas pessoas, isso sim, seria assunto para muitas e muitas páginas de jornal. Mas alguns insistem em preferir os factoides.

Comentários