Postagens

Mostrando postagens de marƧo 1, 2014

A libertaĆ§Ć£o de Eddie Conway e a histĆ³ria de opressĆ£o aos negros nos EUA

Imagem
    ConheƧa a histĆ³ria de Eddie Conway. ProvĆ”vel vĆ­tima de uma conspiraĆ§Ć£o dos serviƧos de inteligĆŖncia norte-americanos, Conway passou 44 anos preso.    Amy Goodman, para o CommonDreams   Marshall “Eddie” Conway saiu da prisĆ£o esta semana, onde estava hĆ” quase 44 anos. Ele foi condenado pela morte de um policial em Baltimore, em abril de 1970, e sempre se declarou inocente. Na Ć©poca de sua prisĆ£o e julgamento, ele era um membro de destaque do comitĆŖ do Partido dos Panteras Negras de Baltimore, a organizaĆ§Ć£o militante pelos direitos dos negros que foi o principal foco do COINTELPRO, o “programa de contrainteligĆŖncia” ilegal do FBI. O FBI, sob o comando de J. Edgar Hoover, vigiou e se infiltrou nos comitĆŖs dos Panteras Negras de costa Ć  costa, sabotando suas atividades, muitas vezes com violĆŖncia.

Ator Danny Glover acompanha Maduro em homengem a ChƔvez

Imagem
   NicolĆ”s Maduro recebe o ator Danny Glover, que participou das homenagens pĆ³stumas ao lĆ­der da RevoluĆ§Ć£o Bolivariana, Hugo ChĆ”vez.   O presidente da Venezuela, NicolĆ”s Maduro, conversou com o ator e ativista Danny Glover no palĆ”cio presidencial Miraflores, em Caracas, nesta quinta-feira (6). Glover acompanhou Maduro em um ato que aconteceu no marco dos eventos para lembrar o primeiro aniversĆ”rio da morte do lĆ­der venezuelano Hugo ChĆ”vez (1999-2013).   Segundo o site do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o mandatĆ”rio entregou uma bandeira do paĆ­s como presente de amizade para o ator. "O povo trouxe essa bandeira a Danny Glover e aos companheiros dque vivem nos Estados Unidos", disse Maduro.

IstoƉ acha o Cerra nos trilhos do trensalĆ£o

Imagem
“Depoimentos revelam que JosĆ© Serra fez pressĆ£o para beneficiar empresas do cartel” O Conversa Afiada reproduz matĆ©ria de Pedro Marcondes de Moura, publicada na Revista IstoƉ desta semana: Por que Serra estĆ” na mira do MP ConheƧa as investigaƧƵes do MinistĆ©rio PĆŗblico que apontam o envolvimento do ex-governador tucano com a mĆ”fia dos trilhos em SĆ£o Paulo. Depoimentos revelam que JosĆ© Serra fez pressĆ£o para beneficiar empresas do cartel Pedro Marcondes de Moura

BARRIL NUCLEAR

Imagem
  Crise na UcrĆ¢nia pode ter efeitos muito mais devastadores do que outros conflitos recentes   Marcelo Zero (*) A enorme truculĆŖncia da polĆ­tica externa norte-americana sĆ³ encontra paralelo em sua vasta e irremediĆ”vel estupidez. Com efeito, o Departamento de Estado dos EUA parece uma entidade autista, incapaz de entender o mundo a sua volta e de atuar racionalmente nele. Lembra, na realidade, um novo Ɓtila, pois, apĆ³s a sua passagem, nĆ£o nasce mais grama. Nem Estados nacionais viĆ”veis e democrĆ”ticos. Os recentes exemplos do AfeganistĆ£o, do Iraque e da LĆ­bia demonstram claramente o quĆ£o ruinosas sĆ£o essas passagens, ou intervenƧƵes. Eles foram simplesmente implodidos como naƧƵes.

O mapa da mĆ­dia brasileira

Imagem
  Por Luis Nassif, no Jornal GGN : Semanas atrĆ”s apresentei algumas conclusƵes da “Pesquisa Brasileira de MĆ­dia 2014”, preparada pelo Ibope para a Secretaria de ComunicaĆ§Ć£o do governo federal. Hoje deverĆ” ser divulgada a Ć­ntegra da pesquisa. ***** A pesquisa foi realizada por 200 pesquisadores que aplicaram 75 perguntas a 18.312 entrevistados em 848 municĆ­pios. A pesquisa comprova algumas obviedades: o ainda largo alcance da TV nos hĆ”bitos de consumo. Cerca de 65% dos brasileiros assistem TV diariamente e 97% ao menos uma vez por semana. Na mĆ©dia, sĆ£o 3:29 horas de TV por dia.

Tucano quer processar Dilma por reuniĆ£o “na hora do expediente”. E o que ele faz “no expediente”? Nem vai

Imagem
Autor: Fernando Brito O deputado Carlos Sampaio Ć© forte candidato ao trofĆ©u de lĆ­der mais pateta do PSDB. Depois de ter tentado processar Dilma por uma mensagem de fim de ano, agora quer levĆ”-la Ć  JustiƧa por sua reuniĆ£o com Lula, na quarta-feira de cinzas, no PalĆ”cio da Alvorada, residĆŖncia oficial da Presidenta.

DocumentƔrio sobre os mƩdicos cubanos na cidade brasileira com menor IDH

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo A documentarista Alice Riff (de pĆ©) com a mĆ©dica Maribel Herrera O DCM orgulhosamente apresenta o documentĆ”rio “Dr. MelgaƧo”, fruto do nosso primeiro projeto de crowdfunding (o segundo,  sobre o helicĆ³ptero da famĆ­lia Perrella apreendido com 450 quilos de cocaĆ­na no EspĆ­rito Santo, estĆ” na plataforma Catarse ). A documentarista Alice Riff foi enviada a MelgaƧo, no ParĆ”, a cidade com o mais baixo IDH do Brasil, para relatar o impacto do programa Mais MĆ©dicos sobre a populaĆ§Ć£o. Antes, dois mĆ©dicos se revezavam ali. Cada um deles permanecia 15 dias e era com isso que os 25 000 moradores podiam contar.

UcrĆ¢nia: entre mĆ”fias e o expansionismo militar

Imagem
Da Carta Maior Por Alejandro Nadal. Mesmo que nĆ£o desemboque em uma guerra, o conflito na UcrĆ¢nia e na Crimeia marcarĆ” de maneira decisiva as relaƧƵes internacionais nos prĆ³ximos anos. A crise na UcrĆ¢nia pode desembocar em uma luta armada de consequĆŖncias terrĆ­veis. Mesmo que nĆ£o desemboque em uma guerra, o conflito na UcrĆ¢nia e na Crimeia marcarĆ” de maneira decisiva as relaƧƵes internacionais e as percepƧƵes entre os europeus, norte-americanos e russos durante os prĆ³ximos quinquĆŖnios. As raĆ­zes dessa crise constituem um tema complexo e, por isso, Ć© preciso desconfiar das narrativas simplistas (provenientes de Moscou ou Washington).

Eles querem desossar a reeleiĆ§Ć£o

Imagem
Processada nos EUA por cumplicidade com fraudes que precipitaram a crise, a agĆŖncia de risco S&P desembarca no Brasil para dizer se o governo Ć© ou nĆ£o confiĆ”vel por: Saul Leblon   Incapaz de criar fatos que o resgatem da irrelevĆ¢ncia propositiva, o conservadorismo salta de um lado a outro Ć   procura de um galho que lhe dĆŖ alguma luz. O resultado desanima atĆ© a condescendĆŖncia da mĆ­dia amiga. Entre a toga colĆ©rica, que rasgou a fantasia Ć©tica com a prĆ³pria boca,  e as mĆ”scaras incendiĆ”rias, que mais assustam do que contagiam, o saldo aderna. A oito meses das eleiƧƵes, uma  nova esperanƧa estĆ” prestes a entrar em campo.

Mais um porto de R$ 1,5 bi aprovado por Dilma. Eduardo Campos foi contra e sua mĆ£e no TCU trava obras.

Imagem
Por:  ZĆ© Augusto O governo Dilma autorizou ontem um investimento de R$ 1,5 bilhĆ£o em um terminal portuĆ”rio privado em Linhares (ES), a cerca de 140 quilĆ“metros da capital, VitĆ³ria.  O projeto, da empresa Manabi LogĆ­stica, prevĆŖ a operaĆ§Ć£o de 25 milhƵes de toneladas de granĆ©is sĆ³lidos ao ano (principalmente ferro). A informaĆ§Ć£o foi divulgada pela Secretaria de Portos (SEP). Junto com o porto vem a construĆ§Ć£o de um mineroduto de 511 Km desde Minas Gerais, outro empreendimento bilionĆ”rio.

Em tempos de crise, estratƩgia do golpismo midiƔtico se repete

Imagem
Desde 1783 por  Luiz Carlos Azenha Simular a incapacidade de autoridades locais de controlar o prĆ³prio paĆ­s. Simular violĆŖncia cometida por autoridades locais que gere um clima de comoĆ§Ć£o internacional e justifique desde sanƧƵes a intervenƧƵes armadas. Disseminar desinformaĆ§Ć£o com o objetivo de enfraquecer o inimigo. Estas sĆ£o tĆ”ticas razoavelmente conhecidas nos golpes midiĆ”ticos do sĆ©culo 21. Quando a populaĆ§Ć£o se dĆ” conta de que foi enganada, nĆ£o tem como voltar atrĆ”s. Vejamos, por exemplo, o caso da Venezuela em 2002, no golpe midiĆ”tico contra Hugo ChĆ”vez. Quem nĆ£o assistiu ao documentĆ”rio  A RevoluĆ§Ć£o NĆ£o SerĆ” Televisionada   deve fazĆŖ-lo urgentemente, para ter conhecimento de um cenĆ”rio que vai se tornar cada vez mais comum.  Clique aqui para ver. Na manhĆ£ do golpe estava programada uma grande manifestaĆ§Ć£o de oposicionistas em Caracas. A certa altura do protesto, a oposiĆ§Ć£o decidiu marchar em direĆ§Ć£o ao PalĆ”cio Miraflores, que estava cercado por uma concentraĆ§Ć£o de ch

Vladimir Putin entrevistado sobre a situaĆ§Ć£o na UcrĆ¢nia

Imagem
“ Vladimir Putin answered journalists’ questions on the situation in Ukraine ” Entrevista traduzida da transcriĆ§Ć£o em inglĆŖs pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO O pessoal da Vila Vudu traduziu esta entrevista em 3 partes, mas a redecastorphoto decidiu publicĆ”-la em uma Ćŗnica postagem. IncluĆ­mos, considerando nossos correspondentes dos paĆ­ses hispĆ¢nicos, o vĆ­deo   [1h4'31"]  da entrevista, traduzido para espanhol.  VLADIMIR PUTIN, PRESIDENTE DA RƚSSIA:  Boa-tarde, senhores. Sugiro que organizemos as coisas do seguinte modo, como uma conversa, mais do que como entrevista. PeƧo entĆ£o que apresentem suas perguntas, vou reunindo e tentarei respondĆŖ-las todas. Em seguida, podemos ter conversa mais detalhada sobre pontos especĆ­ficos que os interessem mais. Podemos comeƧar. PERGUNTA:  Sr. Presidente, queria perguntar-lhe (faz tempo que o senhor nĆ£o conversa conosco, entĆ£o hĆ” muitas perguntas) como o senhor avalia os eventos em? O senhor entende que

A Corte da casa-grande

Imagem
De como a politizaĆ§Ć£o da JustiƧa comece nas nossas cabeƧas por Mino Carta — publicado 07/03/2014 Dia maldito, 28 de fevereiro, mas por razƵes outras, na minha visĆ£o, que nĆ£o aquelas aduzidas por quem assim o considera. NĆ£o foi a absolviĆ§Ć£o de oito petistas ditos “mensaleiros” do crime de formaĆ§Ć£o de quadrilha a prova irremediĆ”vel de que a JustiƧa nativa nĆ£o Ć© JUSTIƇA. AtĆ© que foi justo o desfecho de mais um capĆ­tulo de uma longa histĆ³ria sempre mal contada, graƧas aos argumentos que motivaram o voto do ministro LuĆ­s Roberto Barroso, brandidos hĆ” tempo, aliĆ”s, pelo ministro Ricardo Henrique Lewandowski e endossados pelo ministro Teori Zavascki. O que causa espanto, digamos, Ć© o conjunto da obra. Aqui nĆ£o hĆ” bala perdida.

A ARQUITETURA DA BALCANIZAƇƃO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - O mundo vive horas perigosas. A RĆŗssia enviou tropas para a PenĆ­nsula da CrimĆ©ia. O governo provisĆ³rio que estĆ” no poder na UcrĆ¢nia convoca reservistas, enquanto oficiais e soldados se bandeiam para o lado russo, evidenciando a divisĆ£o do paĆ­s. O G-8 suspende o encontro que estava programado para Sochi, na RĆŗssia. A Alemanha e os Estados Unidos querem montar um “grupo de contato” para promover “negociaƧƵes”, mas, em gesto  de aberta provocaĆ§Ć£o, Washington envia o SecretĆ”rio de Estado John Kerry a Kiev, para manifestar o apoio dos EUA aos rebeldes que tomaram o poder na capital ucraniana.

Confira o andamento das obras na Arena da Baixada

Imagem
EstĆ”dio Cronograma prevĆŖ a instalaĆ§Ć£o dos placares eletrĆ“nicos, finalizaĆ§Ć£o da estrutura de concreto e a conclusĆ£o da cobertura neste mĆŖs Fonte: Portal da Copa Os responsĆ”veis pela reforma da Arena da Baixada, em Curitiba, divulgaram vĆ­deo que retrata os avanƧos no estĆ”dio, nesta semana. Nas imagens Ć© possĆ­vel ver as instalaƧƵes dos assentos, o local terĆ” capacidade para 43 mil espectadores, a montagem da cobertura e da fachada. O campo estĆ” plantado e jĆ” recebeu as traves.

Quase metade dos brasileiros se informa pela internet, diz ministro da ComunicaĆ§Ć£o Social

Imagem
O ministro-chefe da Secretaria de ComunicaĆ§Ć£o Social da PresidĆŖncia da RepĆŗblica, Thomas Traumann, apresentou a Pesquisa Brasileira de MĆ­dia Pesquisa Thomas Traumann divulgou hoje (7) a Pesquisa Brasileira de MĆ­dia, que tem como objetivo mostrar como e onde o brasileiro busca informaƧƵes atualmente por  Portal Brasil O ministro-chefe da Secretaria de ComunicaĆ§Ć£o Social da PresidĆŖncia da RepĆŗblica (SECOM), Thomas Traumann, apresentou nesta sexta-feira (7) a Pesquisa Brasileira de MĆ­dia, que tem como objetivo mostrar como e onde o brasileiro busca a informaĆ§Ć£o atualmente. O levantamento feito entre 12/10 e 6/11, que entrevistou cerca de 18 mil pessoas em todos os estados do Brasil, mostrou que 47% da populaĆ§Ć£o tem o hĆ”bito de se informar pela internet, o que mostra a importĆ¢ncia desta plataforma, segundo o ministro.

ComissĆ£o de SP pede que governo reconheƧa assassinato de JK

Imagem
  ComissĆ£o de SP pede que governo reconheƧa assassinato de JK A ComissĆ£o Municipal da Verdade de SĆ£o Paulo enviou, nesta quinta-feira (6), um ofĆ­cio Ć  presidente da RepĆŗblica, Dilma Rousseff, em que pede o reconhecimento oficial de que o ex-presidente da RepĆŗblica Juscelino Kubitschek e seu motorista, Geraldo Ribeiro, foram assassinados em 22 de agosto de 1976. Kubitscheck morreu em um "acidente" automobilĆ­stico na rodovia presidente Dutra. Foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Kubitscheck morreu em um "acidente" automobilĆ­stico na rodovia presidente Dutra. RelatĆ³rio da comissĆ£o considera nula a causa da morte oficial, justamente a que aponta para acidente de trĆ¢nsito, em uma viagem de SĆ£o Paulo para o Rio de Janeiro.

GlobalizaĆ§Ć£o exige mais proteĆ§Ć£o social e nĆ£o menos, diz economista

Imagem
  ProteƧƵes sociais adequadamente projetadas nĆ£o apenas podem aumentar o bem-estar social, mas devem tambĆ©m favorecer maior crescimento.    Roberto Pizarro (*)   Em seu recente livro “A busca pela seguranƧa” , o economista Joseph Stiglitz nos diz que a globalizaĆ§Ć£o incrementou a escala e a velocidade dos perigos econĆ“micos e sociais. HĆ” maior inseguranƧa. Os problemas mundiais atravessam as fronteiras rapidamente. Os paĆ­ses com abertura econĆ“mica rĆ”pida e radical, como o Chile, recebem os impactos inevitĆ”veis da crise em outras latitudes. O Ćŗltimo exemplo foi o fracasso das hipotecas subprime nos Estados Unidos, o que afetou seriamente as finanƧas e a atividade produtiva em todo o mundo – e que, na AmĆ©rica Latina, produziu uma forte queda no crescimento econĆ“mico.

Imprensa andando em cĆ­rculos

Imagem
  CARTEL DOS TRANSPORTES   Por Luciano Martins Costa em 06/03/2014 na ediĆ§Ć£o 788 Os jornais fazem uma cobertura irregular e bissexta do caso que envolve a formaĆ§Ć£o de um suposto esquema de propinas que, hipoteticamente, tem atrasado e provocado o encarecimento das obras do sistema de transporte sobre trilhos em SĆ£o Paulo. Em algumas circunstĆ¢ncias, o noticiĆ”rio se refere ao “cartel da Siemens”; em outras, concentra-se em denĆŗncias envolvendo a empresa francesa Alstom – e o leitor vai sendo conduzido em cĆ­rculos, sem que a imprensa procure o ponto central da questĆ£o. E qual seria esse ponto?

EmpresƔrio Ʃ condenado a pagar multa por causar danos morais ao filho de Lula

Imagem
  Do Consultor JurĆ­dico Falar mal de terceiro em conversa gravada gera dano moral Mesmo que nĆ£o tenham sido publicados, comentĆ”rios ofensivos Ć  imagem de um cidadĆ£o podem render processo por dano moral caso este tenha conhecimento de seu conteĆŗdo. Isso ocorre porque, mesmo que determinada opiniĆ£o tenha sido proferida em ambiente familiar ou particular, sem repercussĆ£o pĆŗblica, nĆ£o Ć© possĆ­vel admitir qualquer comentĆ”rio ofensivo Ć  dignidade ou ao decoro de um terceiro. Afinal, diz a ConstituiĆ§Ć£o, tanto a imagem como a honra da pessoa sĆ£o inviolĆ”veis. A consequĆŖncia de tal ato deve ser a reparaĆ§Ć£o do mal causado por tais falas. Este entendimento foi adotado, em maioria de votos, pela 1ĀŖ CĆ¢mara de Direito Privado do Tribunal de JustiƧa de SĆ£o Paulo para dar provimento parcial ao recurso de FĆ”bio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva. SĆ£o rĆ©us no caso o empresĆ”rio Alexandre Paes dos Santos e o jornalista Alexandre Oltramari, da rev

Dilma, Lula e as intrigas da mĆ­dia

Imagem
  Nem a ombudswoman da Folha, Suzana Singer, aguentou tantas futricas e intrigas dos colunistas de aluguel do tucanato para jogar Dilma Rousseff contra Lula.  Nem a ombudswoman da Folha, Suzana Singer, aguentou tantas futricas e intrigas para jogar Dilma Rousseff contra Lula. Nos Ćŗltimos dias, vĆ”rios “calunistas” de aluguel do tucanato destilaram veneno para inventar uma grave crise entre a presidenta e o ex-presidente. Talvez movidos pelas recentes pesquisas, que apontam a possibilidade de reeleiĆ§Ć£o de Dilma Rousseff jĆ” no primeiro turno em outubro prĆ³ximo, eles resolveram jogar na divisĆ£o do campo governista. A Folha tucana liderou a campanha de fofocas, o que levou sua ombudswoman a criticar a cobertura. Para ela, o jornal abusou de declaraƧƵes “off the record”, com base no anonimato e no sigilo da fonte, para instigar a cizĆ¢nia. Vale conferir o seu artigo:

Sinais de desespero do PSDB e do PIG.

Imagem
    Por Wanderley Liberato PSDB vai Ć  JustiƧa Eleitoral contra encontro de Dilma e Lula no Alvorada Veja o desespero: NotĆ­cias sobre encontro de Dilma e Lula no Alvorada Brasil 247 PSDB acionarĆ” Dilma por reuniĆ£o com Lula no Alvorada EstadĆ£o ‎- 3 horas atrĆ”s BrasĆ­lia - O PSDB vai protocolar uma aĆ§Ć£o no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a aplicaĆ§Ć£o de multa Ć  presidente Dilma Rousseff por  ... Dilma recebe Lula e monta 'comitĆŖ' eleitoral no Alvorada veja.com ‎ - 1 dia atrĆ”s Instituto Lula divulga foto de reuniĆ£o com Dilma EXAME.com ‎ - 1 dia atrĆ”s PSDB vai Ć  JustiƧa Eleitoral contra encontro de Dilma e Lula no ... www1.folha.uol.com.br/.../1421803-psdb-vai-a-justica-eleitoral-contra- e ... ‎ 3 horas atrĆ”s - O ex-presidente Lula chegou ao PalĆ”cio da Alvorada , em BrasĆ­lia, por volta das ... Dilma e Lula posaram para uma foto que foi distribuĆ­da pelo  ... G1 - Dilma reĆŗne Lula , dirigente