Postagens

Mostrando postagens de maio 21, 2016

Sylvia Moretzsohn: Os diálogos da conspiração e os malabaristas da imprensa.

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/05/2016 A imprensa bem que tentou. Depois de plantar a semente do impeachment antes mesmo do segundo turno das eleições e de trabalhar sem tréguas por essa causa, procurou apresentar o governo interino como a esperança dos brasileiros. As imagens mais significativas foram as que exploraram o preto e branco e o ar grave de quem sabia do tamanho da responsabilidade que teria pela frente e se preocupava com o futuro, numa atitude ao mesmo tempo serena, ponderada e resoluta. Foi nisso que apostou a  IstoÉ , com uma manchete que já determinava o mandato do novo governo: o julgamento do impeachment é dado como fato consumado.

Em julgamento histórico, Argentina condena oficiais envolvidos na Operação Condor

Imagem
Tribunal de Buenos Aires condenou o último presidente do regime ditadorial do país, Reynaldo Bignone, a 20 anos de prisão por crimes de lesa-humanidade Opera Mundi - Redação | São Paulo - 27/05/2016 A Justiça argentina declarou culpados, nesta sexta-feira (27/05), 15 oficiais por participação na Operação Condor, cooperação entre regimes autoritários da América do Sul entre as décadas de 1970 e 1980 para combate à “subversão” nos países.  Agência Efe Julgamento histórico condenou oficiais envolvidos na Operação Condor durante as décadas de 1970 e 1980 na América do Sul O tribunal de Buenos Aires condenou o último presidente do período ditatorial do país, Reynaldo Bignone (1982-1983), a 20 anos de prisão por crimes de lesa-humanidade. O ex-mandatário de 88 anos atualmente cumpre pena em uma penitenciária por diveros delitos.

Dinheiro da reeleição de FHC vinha de jatinho e só era liberado com senha, diz ex-deputado.

Imagem
Postado em   27 May 2016 por :   Joaquim de Carvalho Pedro Corrêa Repousa desde os primeiros dias de março no gabinete do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, o termo da delação premiada do ex-deputado Pedro Corrêa, que foi presidente nacional do PP e está preso em Curitiba, condenado por crimes apurados na Operação Lava Jato e no processo do Mensalão. A delação de Pedro Corrêa cita políticos com foro privilegiado, como Aécio Neves, o ministro do TCU Augusto Nardes (o das “pedaladas fiscais”), Fernando Henrique Cardoso, o governador Fernando Pimentel, Lula e Dilma. Sobre Lula, Pedro Corrêa diz que chantageou o governo, ao conseguir nomear o diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa em troca de destravar a pauta no Congresso Nacional.

Desagrado com Trump e Clinton reforça plano de 'superdelegados' de Sanders

Imagem
Desagrado amplo pelos líderes da corrida reforça o argumento de Sanders aos superdelegados de que ele é o melhor candidato para derrotar Trump em novembro. por Nika Knight, Common Dreams - na Carta Maior - 27/05/2016 . A maioria dos norte-americanos não suporta os líderes presidenciáveis dos dois maiores partidos políticos, segundo descobriu uma pesquisa divulgada na terça-feira pela NBC News/Survey Monkey.   Quase 60% dos entrevistados disseram que “não gostam” ou “odeiam” a candidata Democrata líder Hillary Clinton, e 63% disseram o mesmo sobre o candidato Republicano líder Donald Trump.

Nassif: Xadrez das eleições diretas contra o pacto do golpe

Imagem
SEX, 27/05/2016 - 13:07 ATUALIZADO EM 27/05/2016 - 14:42 Luis Nassif . Hoje em dia, mais do que em qualquer outro momento, o cenário está maduro para uma convocação de eleições gerais. Há um governo interino, jurídica e politicamente vulnerável, rancoroso, avançando de forma imprudente sobre o pacto social da Constituição de 1988, acossado pela Lava Jato, submetido a um conjunto de circunstâncias que induzem à desmoralização rápida e progressiva dos elementos centrais do golpe. Fator motivador da pressa - As vulnerabilidades de um poder interino O cargo de Temer está nas mãos do STF (Supremo Tribunal Federal). Todos seus atos após assumir - mudança da estrutura de Ministérios, das prioridades, as propostas constitucionais, a liquidação da EBC - são constitucionalmente questionáveis.

Um Supremo Tribunal da Farsa?

Imagem
O STF que deveria ser o principal guardião institucional da Constituição democrática, vem sendo escandalosamente o principal legitimador de sua violação. por Juarez Guimarães - na Carta Maior - 27/05/2017 . Frente a um Congresso Nacional enxovalhado por denúncias de corrupção e a um golpista interino que já assume com esmagadora rejeição da opinião pública, o sistema judiciário que vai da Lava-Jato a Procuradoria-Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal passou a ser a principal peça de legitimação do golpe. Se é verdade que até a mais violenta ditadura ou regime de exceção  procura uma razão jurídica para cobrir a sua ilegitimidade, é preciso identificar que a singularidade da situação brasileira é exatamente que o processo de judicialização está desde o início no centro da sua viabilização e legitimação. Este foi exatamente o ponto da retórica do representante dos EUA em reunião da OEA: a legalidade prova que o impedimento da presidenta pelo funcionamento maduro das

Pimenta: Globo, uma ameaça à democracia brasileira

Imagem
. Paulo Pimenta - Dep. Federal (PT) - 27/05/2016 Em nenhum país do mundo se permite que uma empresa de comunicação constitua um império como o Grupo Globo montou no Brasil. Por uma razão muito simples: a concentração de canais de comunicação é uma ameaça à qualquer democracia. E o Grupo Globo, em especial a Rede Globo, como principal veículo desse império, vive de desestabilizar e desrespeitar a democracia brasileira, quando governos legitimamente eleitos pela população brasileira representam projetos políticos e econômicos contrários aos interesses da família Marinho.

Altamiro Borges: Dos “homens fortes” de Temer, qual o próximo a dançar?

Imagem
27 de maio de 2016 às 14h05 - VIOMUNDO Próxima vítima: Alves, Padilha ou Geddel? por Altamiro Borges, em seu blog O “ministério de notáveis” – corruptos e reacionários – pode encurtar de vez o mandato ilegítimo de Michel Temer. Romero Jucá, “homem forte” do Judas, já foi defenestrado devido aos grampos das suas vergonhosas conversas com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Circulam apostas em Brasília para saber quem será a próxima vítima. Henrique Alves, ministro do Turismo, lidera a lista. Eliseu Padilha, da Casa Civil, surge na sequência. E outro moralista sem moral, Geddel Vieira, corre sérios riscos. Os quatro peemedebistas compõem o “núcleo duro” do golpista – juntamente com Moreira Franco. Caso sejam decapitados, o mandato de Michel Temer poderá ser um dos mais curtos da história do Brasil.

Argentina divulga hoje sentença de processo sobre Operação Condor

Imagem
. Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil A Argentina juntou provas suficientes para concluir, nesta sexta-feira (27), o histórico processo sobre a Operação Condor - a aliança dos anos 70 entre seis ditaduras sul-americanas para reprimir e eliminar opositores aos regimes militares. Foram 17 anos de investigação e mais três de audiências, para ouvir 222 testemunhas – metade das quais vive no exterior. No banco dos réus estarão 16 argentinos e um uruguaio, acusados de terem formado uma “associação ilícita” para cometer crimes de lesa-humanidade contra 105 pessoas: 45 uruguaios, 22 chilenos, 14 argentinos, 13 paraguaios e 11 bolivianos.

Como a garota do Rio, Dilma foi também vítima de estupro coletivo.

Imagem
Postado em   27 May 2016 por :   Erika K Nakamura Ainda é possível reparar a terrível injustiça cometida contra ela Como a garota do Rio, Dilma foi também vítima de estupro coletivo. Há algumas diferenças, no entanto. Uma é que os homens que a brutalizaram estavam certos da impunidade. De Eduardo Cunha a Aécio, de Caiado a Gilmar Mendes, de FHC a Alckmin, dos irmãos Marinhos a seus fâmulos nas redações, dos complacentes ministros do STF aos deputados e senadores que disseram sim, de Jucá a Renan, de Moro aos delegados da PF, de Temer a Cristovam Buarque – todos sabiam que o crime não teria castigo, porque representavam a plutocracia que domina e achaca os brasileiros.

Nota para Rede Globo sobre novas calúnias da revista Veja

Imagem
. Instituto Lula - 27/05/2016 12:50  Há mais de dois anos o ex-presidente Lula tem suas contas, impostos, viagens e conversas devassadas e não se encontrou nenhum fato que o associe aos desvios da Petrobrás, porque Lula sempre agiu dentro da lei. O ex-presidente não participou, não foi conivente e muito menos organizou qualquer tipo de ação ilegal, e a os investigadores da LavaJato sabem disso.

A transformação da crise política em crise institucional. 'O que está em jogo é a legitimidade das instituições da República brasileira'. Entrevista especial com Rudá Ricci

Imagem
Entrevistas INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS - Sexta, 27 de maio de 2016 "O  governo Temer  inaugurou uma  crise institucional . Se vier a público o que dizem que está nas falas de  Sarney , teremos uma crise institucional totalmente instalada." Fonte: questoesrelevantes.files.wordpress.com Não se toma o poder com um crime ou uma conspiração  sem sujar o próprio trono de sangue. A lição de  Macbeth  parece não ter servido de exemplo a  Michel Temer , que em duas semanas de presidência interina não conseguiu fazer a engrenagem de seu governo andar sem ruídos. "Foi talvez o pior início de um governo, ainda pior que o de  Dilma Rousseff  após a reeleição. Isso revela a qualidade das gestões políticas atuais do Brasil. Estamos vivendo a pior geração", avalia  Rudá Ricci , em entrevista por telefone à  IHU On-Line. De acordo com o entrevistado, exceto por  José Serra  e  Henrique Meirelles , a composição ministerial de  Temer  tem sido desastrosa. "O re

Cadê as pesquisas? Mauricio Dias achou a do Ibope, que ninguém deu. Claro, Dilma sobe…

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/05/2016 O golpe completa hoje 15 dias e não apareceu nenhuma pesquisa daquele instituto que é capaz até de contar as pessoas na Avenida Paulista. Você acredita que não tenham feito nenhuma? Nem eu. No método Ricúpero – “o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde” do jornalismo brasileiro, é sinal de que os resultados não foram muito bons para a turma da usurpação.

“Meu nome é Sadiq Khan, e sou o prefeito de Londres”

Imagem
Inglaterra A multiculturalista Londres elege como prefeito um muçulmano de origem humilde filiado ao Partido Trabalhista por The Guardian — na Carta Capital -  publicado  27/05/2016                                                                                                               Yui Mok/AFP O simbólico discurso da vitória na catedral de Southwark *Por Toby Helm O  local foi escolhido para ter o máximo efeito simbólico. Assim como suas palavras iniciais: “Meu nome é Sadiq Khan, e sou o prefeito de Londres”, declarou a figura diminuta, sem gravata, de pé na nave da Catedral de Southwark. Os cristãos têm rezado nesse lugar desde o ano 606, e aplausos entusiásticos soaram para Khan entre os arcos góticos. O filho de um casal de imigrantes, um motorista de ônibus e uma costureira, acabara de se tornar o mais poderoso político muçulmano no mundo ocidental.

Pepe Escobar: Mas... Hillary Clinton 'tá é "de olho na minha grana"

Imagem
26/5/2016, Pepe Escobar,  Counterpunch Blog do Alok Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Assim como a máquina de Clinton pode dar-se muito bem no Hotel  California  no início de junho, pode também acontecer de terem de puxar o carro a qualquer momento, sem, nem por isso, se livrarem da síndrome de  Trump-continua-à-frente-na- média-das-pesquisas-nacionais . Esse jamais foi o roteiro original, pelo qual o Destino Manifesto já teria coroado a Rainha do Sorriso-Colado-na-Cara – finalmente –, presidenta. Mas o que fez ela p'rá merecer isso?! Ora, muitos fatores contribuíram para o resultado. Encurtemos a história: sigamos o dinheiro. Agora que encontrei você, não posso deixá-la partir Now that I found you I can’t let you go

PDT quer restringir poderes de Michel Temer enquanto presidente em exercício

Imagem
. CARGO PROVISÓRIO 26 de maio de 2016 - CONJUR O PDT pede que o Supremo Tribunal Federal defina limites de atribuição do vice-presidente, enquanto no exercício da Presidência da República, em decorrência do afastamento da titular diante da abertura de processo de impeachment pelo Poder Legislativo. Na ação, o partido argumenta que o presidente interino Michel Temer (PMDB) iniciou alterações profundas na Administração Pública federal, “a despeito da provisoriedade e da precariedade de sua assunção ao cargo”, ocorrido “em virtude do afastamento da titular do mandato eletivo”. O PDT argumenta que o vice estaria exercendo funções privativas de presidente da República ao promover “a nomeação de titular das pastas ministeriais; a fusão e extinção de secretarias governamentais e de ministérios; a alteração de política externa e a extinção e redução de programas sociais”. Leia Mais >>

Governo Temer e a escola econômica dos magarefes

Imagem
SEM RUMO Avaliação do interino é a da maior confusão e menor eficiência; economista magarefe constitui imitação rebaixada do açougueiro especializado em cortes, também conhecida por cangoteiro em matadouro por  Marcio Pochmann   publicado  26/05/2016  MARCOS CORRÊA/PR Meirelles e Temer: plano para a economia não oferece solução para o déficit de 2016 A emergência do governo provisório de Temer trouxe consigo a consolidação do eventual, cuja certeza não pode ser comprovada. De imediato, estabelece de forma atabalhoada o enxugamento ministerial, cuja avaliação inicial é a da maior confusão e menor eficiência, sendo levado a retroceder com a reabertura de ministério, parecendo, inclusive, ferir até mesmo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na sequência, o viés fiscalista e rentista da equipe econômica, tratada como “dream team” pelo mercado financeiro e seus apoiadores nos meios de comunicação. A marca por ora parece ser outra, a do improviso, sem detalhamento preciso e

Paulo Nogueira: As futuras gerações de brasileiros sentirão vergonha do seu país se a injustiça contra Dilma não for reparada.

Imagem
Postado em   26 May 2016 por :   Paulo Nogueira Ainda há tempo para evitar uma barbaridade histórica Alguns acontecimentos provocam vergonha eterna nas pessoas de um país. Futuras gerações pagam o preço dos crimes de gerações passadas. Na Inglaterra, por exemplo, as infames Guerras do Ópio até hoje são motivo de embaraço. Merecidamente. Em meados do século 19, os ingleses destruíram a China para que pudessem vender ali o ópio que produziam na Índia. O pretexto foi o “livre mercado”. A Inglaterra consumia seda, chá e porcelana da China. Os chineses não se interessavam por nada feito pelos britânicos. Até que os ingleses começaram a vender ópio na China.

Se há alguma justiça poética numa trama imunda, é que Aécio morreu.

Imagem
Postado em   26 May 2016 por :   Paulo Nogueira Comido, digerido e vomitado Se há uma justiça poética nesta trama sórdida do golpe é a seguinte: quem mais saiu desmoralizado dele é Aécio. Ele  já  foi comido, para usar uma expressão dos áudios gravados que viralizou. Não vou escrever, vou  gritar : bem feito, Playboy! Aécio é agora nacionalmente conhecido como covarde. Renan falou de seu medo diante da delação de Delcídio, de sua paúra em saber se havia mais coisas que o incriminassem – como se as que houvesse não fossem bastantes. Depois Renan tentou remediar e transformou a medo em “indignação”, e aqui peço uma pausa para gargalhadas.

Para Dallari, gravações "comprovam as ações subterrâneas" do golpe

Imagem
26 de maio de 2016 - Vermelho.org O professor emérito da USP, Dalmo Dallari, avalia que a revelação das conversas gravadas entre Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL) com Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, são elementos que se somam “na comprovação de que há toda uma atividade subterrânea minando a normalidade constitucional”. Por Dayane Santos Foto: Roberto Parizotti   O jurista, que é um dos mais renomados do país, acredita que os fatos revelados, além da falta de fundamento jurídico, dão cabimento a nulidade do processo por parte do Supremo. “Com tantas falhas jurídicas e a revelação de tantas irregularidades inconstitucionais o processo perde a consistência jurídica. É preciso levar em conta o que dispõe expressamente o artigo 102 da Constituição, que diz textualmente que é função precípua do Supremo Tribunal Federal a guarda da Constituição. É função prioritária”, enfatiza Dallari. Ele ressalta que o Supremo deve “ser orientado pela Constituição e n

O império contra-ataca: a ordem é destruir Renan, o último freio a Cunha e Temer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/05/2016 Hoje cedo postei –  o primeiro texto do dia, ainda de madrugada  – que a casta jurídico policial ainda não terminou a sua obra. Postei ainda que  o que se apontava , até então,  em Renan Calheiros eram “crimes de opinião”, embora não lhe devam faltar os de outra natureza. Hoje, as gravações entregues à Globo  em que Renan, no que acreditava ser uma conversa privada , chama Rodrigo Janot  de “mau-caráter”  é a prova que a mídia trabalha para transformar a meganhagem formada pela soma do MP com a Polícia Federal numa espécie de “intocáveis”, sobre os quais não se pode ter juízo crítico ou negativo.

Lava Jato: surgem mais grampos na PF-PR. “Grampolândia”?

Imagem
Marcelo Auler Por Marcelo Auler, em seu  blog A matéria surgiu com exclusividade na  Época on line , na sexta feira (27/10). O título vendia: “Fotos desmentem denunciantes de grampos clandestinos na Lava Jato”. Logo abaixo, a chamada continuava: “Ao contrário do que agente e delegado disseram à CPI da Petrobrás, aparelho de escuta estava instalado desde 2012 na cela de Youssef”. O texto de tal forma assumiu a posição mais favorável aos delegados que chefiam a Operação Lava Jato na Superintendência da Polícia Federal do Paraná (SR/DPF/PR), que não tardaram as comemorações no face book dos mesmos:  “A verdade é como a luz. Não há trevas que consigam esconder”, ressoou a delegada Rosicleya Baron, corregedora da Superintendência e que, segundo um colega dela aposentado, pelo cargo que ocupa deveria, no mínimo, demonstrar imparcialidade e sobriedade.

Lava Jato: Moro reacendeu as suspeitas do grampo ilegal na PF

Imagem
23 de janeiro de 2016 Marcelo Auler Marcelo Auler Sérgio Moro não quis renovar o pedido do resultado que o DPF prometeu mandar em novembro e até hoje não o fez. Foto Ajufe Ao rejeitar, na terça-feira (19/01), o pedido da defesa dos diretores da Odebrecht de renovar a cobrança junto à Corregedoria Geral (Coger) do Departamento de Polícia Federal (DPF) do resultado da sindicância que investiga, pela segunda vez, o grampo ilegal encontrado na cela do doleiro Alberto Youssef, o juiz Sérgio Moro só fez aumentar as suspeitas em torno deste caso. Com isso, certamente a questão caminhará para os tribunais superiores. É uma história que se arrasta há 20 meses e, ao que parece, assusta os operadores da Lava Jato, incluindo o próprio juiz Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Tanto que, contraditoriamente, ao mesmo tempo que garante que “tal escuta ambiental, caso tenha de fato existido, não gerou resultado probatório direto ou indireto que tenha sido utilizado neste processo ou em