GGN: Documentário analisa problemas do ensino público nos EUA

Enviado por Adilsonbb
Para aqueles que insistem em propogar o "complexo de vira-lata" e, por conseguinte, para aqueles que são contra o ENEM, cotas raciais nas universidades, FIES, PROUNI, PRONATEC, Ciência sem Fronteiras, dentre outras políticas educacionais implementadas pelo Brasil, sugiro para aqueles que ainda não assistiram, que assistam o documentário: "Esperando pelo 'Super Man". Chega a ser comovente ver as crianças pobres serem alijadas do sistema educacional público estadudinense, especialmente, pela sua condição social, digo, pela falta de uma condição social digna. É surreal, para dizer o mínimo, que num país de primeiro mundo crianças, jovens e adolescentes tenham que participar de uma espécie de loteria para ter o direito de estudar numa escola pública de qualidade. É chocante observar o envolvimentos dos alunos, não obstante, é estarrecedor ver a reação daqueles infortunados que não tiveram a sorte grande de ser sorteado.

"Um filme que todo o pai ou educador (ou burocrata da educação) deveria assistir.
O sistema público de ensino nos EUA está a pique, gerações inteiras irão se perder. Crianças sendo afastadas de oportunidades de vida, ficando vulneráveis ao que uma existência sem estudos pode acarretar.
O documentário mostra que a receita para mudar os péssimos resultados das escolas públicas é simples: maior carga horária, mais salas de aulas por alunos, mais motivação aos professores. Mas apesar de ser simples, tem-se que lutar contra o  sistema...
Há grandes exemplos dos que desafiaram esse sistema em locais onde o nível de aprendizado o mais baixo da região, onde era quase impossível levar algum aluno à Universidade, conseguiu-se que mais de 90% dos seus alunos conseguissem esse feito."
Insisto, quem não viu, veja. Assim, podemos criar um senso crítico entre o sistema educacional do Brasil e dos EUA. O documentário nos lembra que as estatísticas educacionais têm nomes, cujas histórias são a base deste filme. Esperando Pelo Super-homem acompanha algumas crianças norteamericanas e seus pais que desejam obter uma educação pública decente, mas que acabam tendo que entrar em uma loteria, em formato de bingo, para obterem uma boa escola, porque os colégios próximos às suas casas são fracassos estrondosos. O destino do país não será decidido em um campo de batalha, será determinado em uma sala de aula.

Comentários