GLOBO DESABA DEPOIS DA COPA

Anunciantes começam a rever a tabela de preços.



A seção “Outro Canal” da Fel-lha (*), a cargo de Vitor Moreno, revela neste sábado (2) que a audiência daGlobo Overseas caiu 14% de 1º a 13 de julho, no pós-Copa.

À noite, no horário nobre (das 18h à meia-noite), quando a onça bebe água, a queda foi de 12%.

As que não exibiram a Copa foram as que mais se beneficiaram: Record e SBT cresceram.

A Band desabou com a matriz.

Navalha
Tudo isso sem falar no desencaixe publicitário depois da Copa.
O ansioso blogueiro voltou a conversar, no Templo de Salomão, com David Ogilvy, notável publicitário.
(A propósito, o PiG (**) pretende destruir o Templo de Salomão. Depois dos Babilônios e dos Romanos, os Mesquita (os que sobraram), o Otavinho e os filhos do Roberto Marinho – que não têm nome próprio – se munem de arcabuzes para por abaixo o templo do Brás. Vão chorar no muro das lamentações, breve.)
Mas, dizia Ogilvy que começam a surgir as primeiras manifestações de insatisfação de anunciantes com a tabela da Globo.
Ela mantém cerca de 76% da verba publicitária destinada à tevê, com 40% da audiência.
Mas, como a audiência cai vertiginosamente – ver aquiaqui e aqui – ,os anunciantes começam a exigir uma redução nos valores da tabela, correspondente à queda do número de consumidores atingidos.
A Globo reage com práticas e ameaças que podem vir a comprometer o bônus dos diretores de marketing das empresas anunciantes.
Mas, essa é uma pressão inevitável.
Daqui a pouco, os acionistas das empresas, muitas delas multinacionais, vão se perguntar: mas, por que eu vou pagar por um comercial de 30″ no jornal nacional o valor que eles cobram desde quando o jn dava 50% de audiência – e agora caiu para a metade ?
A Globo tem uma arma poderosa: o BV, que, na Inglaterra, se chama de “kick back”.
O BV é a maior fatia do faturamento das 40 maiores agências de publicidade do Brasil !!!
E é por aí – na análise de Ogilvy – que a Globo tenta segurar a revisão drástica da tabela.
Essa batalha se intensificará neste segundo semestre, porque as verbas governamentais foram cortadas, por causa da eleição.
Farinha pouca, meu pirão primeiro…
E, no primeiro trimestre, com a Dilma já reeleita e a iminência de uma Ley de Medios ?
A publicidade cairá e o encaixe da Copa já foi para o beleléu …
Como disse o imortal Galvão Bueno, quando, na África do Sul, a Holanda empatou: “a coisa já esteve melhor para a seleção brasileira”…
Pra Globo também, conclui Ogilvy, o notável publicitário inglês (o Renato Machado diria “britânico”).
Ou como diz o ansioso blogueiro sobre o leilão da 4G: a Globo está ficando parecida com o telefone fixo.




Paulo Henrique Amorim


(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é,  porque o dono é o que é; nos anos militares, a  Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

(**) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

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