Postagens

Mostrando postagens de maio 2, 2017

Belluzzo: Capitalismo? Nem pensar

Imagem
Portal Vermelho -  8 de maio de 2017 O Brasil é um país que se precipita na decadência sem experimentar a civilização. Por Luiz Gonzaga Belluzzo* Foto: Eduardo Maretti RBA   Relembrar e reescrever velhos temas é obrigatório no Brasil, país que se precipita na decadência sem experimentar a civilização. O tema é velho, mas não tão velho quanto as traquitanas que os atuais donos do poder pretendem nos impingir. O leitor de CartaCapital há de perdoar minha insistência nas velharias contemporâneas. Vou bater na tecla da industrialização e no seu contrário, a desmontagem do arranjo institucional que levou o Brasil a transitar do modelo primário-exportador para a etapa industrial. Ao longo do período de 1930 a 1980, o Estado constituiu formas superiores de organização capitalista, consubstanciadas: 1. Num sistema financeiro público. 2. Em grandes empresas estatais, replicando o “capitalismo organizado” das industrializações avançadas. O fato de o Estado coordenar e capitanear a indu

VIDEO - Dossier Walter Martínez: Rusia Filipinas Siria Portugal Francia Grecia Argentina Venezuela

Imagem
Apolinar Rea  - 08/05/2017

Guerra Suprema: Janot quer anular decisão de Gilmar sobre Eike

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 08/05/2017 . Abriu-se a porteira da guerra entre o Supremo Tribunal Federal e o Ministério Público. Rodrigo Janot quer a decretação da nulidade do habeas corpus dado por Gilmar Mendes a Eike Batista  para que responda sob fiança às acusações da Lava Jato. Motivo: a suspeição do ministro pelo fato de que sua mulher, Guiomar, trabalha do escritório de Sérgio Bermudes, que advoga – em outras causas – para o empresário. Nunca, ao que me recorde, o Tribunal decidiu pela suspeição de um de seus ministros. Quando isso aconteceu foi porque o próprio ministro declinava da condição de julgador. Há duas possibilidades em jogo. Leia mais >>

VIDEO - Bob Fernandes/O “Novo” e o “Velho”. Com mentiras e escondendo informações avançam as tais “Reformas”

Imagem
Jornal da Gazeta  - 08/05/2017

Frente Brasil Popular promete 30 mil em Curitiba em apoio a Lula

Imagem
Portal Vermelho -  8 de maio de 2017 - 18h39   O movimento social e sindical realizará a partir desta terça-feira (9) em Curitiba uma programação política e cultural em defesa dos direitos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na quarta-feira (10), Lula prestará depoimento ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Operação Lava Jato. Por Railídia Carvalho   Ricardo Stuckert   Vigílias, aulas públicas, assembleias e conferências fazem parte da programação, que deve se iniciar às 10h da manhã desta terça e prosseguirá até as 18h de quarta-feira. O depoimento de Lula está programado para as 14h. A previsão da organização é que Lula participe do ato político de encerramento. O depoimento do ex-presidente em Curitiba sobre o caso do tríplex no Guarujá deveria ter ocorrido no dia 3 de maio; no entanto, o juiz Moro alegou na ocasião que não havia condições de segurança para a realização do depoimento. 

Abrir identidade de quem regularizou ativos tem "elevado risco institucional", diz Receita

Imagem
SIGILO DO SIGILO . CONJUR - 08 de maio de 2017, 18h15 Permitir que todos os auditores fiscais da Receita Federal tenham acesso a quem aderiu ao programa de regularização de ativos mantidos no exterior “possui elevado risco institucional”. Por isso, os CPFs e os CNPJs de quem participou do programa, conhecido como “repatriação de divisas”, foi trocado pelo CNPJ da Secretaria da Receita Federal, explica o órgão em nova nota de esclarecimento enviada à  ConJur . O novo pronunciamento da Receita foi enviado na tarde desta segunda-feira (8/5) para explicar, mais uma vez, por que nem mesmo seus auditores têm acesso a informações internas a respeito de quem aderiu ao programa de regularização. A Receita explica que apenas os auditores destacados para atuar nas equipes relacionadas ao programa podem ver quem são os declarantes, que aderem à repatriação por meio da Declaração de Regularização Tributária (Dercat). Leia mais >>

Enem terá 1 milhão de inscritos a menos neste ano

Imagem
Exame não serve mais para obter certificação de ensino médio Inscrições foram abertas nesta 2ª, e vão até 19 de maio . PODER360 - 08 maio 2017 O Ministério da Educação espera, de acordo com o ministro Mendonça Filho, 1 milhão de inscritos a menos na edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em comparação com o número do ano passado. Cerca de 7 milhões de estudantes deverão prestar a prova, de acordo com Mendonça. O teste não servirá mais como meio de obter certificação de conclusão do ensino médio. Este seria o motivo da queda na procura.

A juíza do Paraná que proibiu manifestações pró Lula em Curitiba jogou gasolina na fogueira. Por Kiko Nogueira

Imagem
A juíza Diele Denardin Zydek Por Kiko Nogueira - no DCM - 8 de maio de 2017 Não se sabe se os “seguidores” de Sergio Moro vão atendeu a seu apelo em vídeo para ficar em casa no dia do depoimento de Lula em Curitiba — mas uma colega já se manifestou e foi da maneira mais atabalhoada possível. A juíza Diele Denardin Zydek proibiu atos pró Lula. Não quer montagem de estruturas nos arredores do fórum e determinou que apenas pessoas autorizadas adentrem o perímetro estabelecido pela Secretaria de Segurança do Paraná. Diele Zydek escreveu em seu despacho que “são esperadas aproximadamente 50.000 (cinquenta mil)” pessoas (um chute), e que isso vai atrapalhar a “livre circulação” de quem mora e trabalha na região.  Pedestres e veículos não autorizados que adentrarem a área restrita serão multados em 100 mil reais por dia. 

Establishment leva Luciano Huck a sério. Por Helena Chagas

Imagem
O apresentador Luciano Huck passeia pelo jardim do Palácio do Planalto durante gravação de seu programa. Brasília, 30/07/2001 - Foto Orlando Brito por Helena Chagas - no site Os Divergentes - 08/05/2017 Nunca pensei escrever isso, mas por tudo o que tenho ouvido nos últimos dias, é prudente levar a sério uma hipotética candidatura do apresentador Luciano Huck à presidência em 2018. Juro que não estou surtando, e demorei a me convencer. Mas o establishment político e econômico anda em tal desespero com a resiliência do ex-presidente Lula – que continua bem nas pesquisas – que vai se agarrar a qualquer alternativa capaz de derrotá-lo. Huck entra no figurino do “novo”, assim como, em tese, seria João Doria, num momento em que as demais lideranças tucanas estão sendo dizimadas pela Lava Jato.

VIDEO - Lula quer o depoimento ao vivo!

Imagem

José Paulo Bisol: 'Eu até gostaria de uma convulsão social. Aí nós teríamos de fazer uma constituinte'

Imagem
ENTREVISTA | JOSÉ PAULO BISOL Para o ex-senador Bisol, companheiro de chapa de Lula na disputa presidencial de 1989, só uma forte reação popular vai barrar a violência brutal dos golpes. "O diabo é que ela não acontece" por  Cida de Oliveira e Leonardo Melgarejo   publicado  07/05/2017  10  /  10 000106A.jpg Bisol discursa ao lado de Lula em comício em Mauá, durante campanha à Presidência da República. Era o dia 13 de julho de 1989.  (Cibele Aragão) São Paulo – O avanço acelerado de reformas prejudiciais aos trabalhadores, como da Previdência e trabalhista e a terceirização, pelo governo de Michel Temer, além do congelamento de gastos sociais por 20 anos, entre outras medidas, em tão pouco tempo, são de uma "violência brutal". Nem assim há no horizonte sinais de uma reação popular mais forte e ampla na sociedade brasileira, capaz de reverter perdas e barrar ameaças.

Porque os EUA jamais vencerão no Afeganistão

Imagem
06.05.2016, Douglas Wissing -  Politico Trump quer uma nova escalada afegã. Isso é uma ideia terrível – alguém precisa esclarecer ao presidente que ele nunca vencerá no Afeganistão. tradução de  btpsilveira Postado por   Dario Alok   O Comboio de MRAPs  (veículos especialmente construídos para resistir a minas terrestres caseiras – NT) se arrasta através da paisagem lunar da província de Helmand no centro do Afeganistão, epicentro da guerra inútil que os EUA travam há meio século para reconstruir o Afeganistão à sua própria imagem. Gerações de pensadores e soldados norteamericanos pretendiam transformar essa terra austera em um celeiro e bastião para os valores democráticos. Em vez disso, criaram a maior plantação de papoulas para colheita de ópio do mundo e o coração da insurreição Talibã, cada vez mais próspera.

Revistas vestem Moro de tucano, inimigo de Lula; MST leva 20 mil a Curitiba, mas fica a pergunta: quem é o juiz do caso? A Globo!

Imagem
. Redação do Viomundo - 07/05/2017 As revistas  Veja  e  IstoÉ  apresentaram na capa o juiz Sergio Moro vestido, apropriadamente, nas cores do PSDB. Lula, no vermelho anarco-sindicalista. Veja bem, caro leitor: não foi o  Conversa Afiada  quem definiu assim. Nem o  blog da Maria Frô . Estamos falando em revistas financiadas pelo establishment que pretende prender Lula. Ora, se é  Moro vs. Lula , quem fica no papel de juiz? Ah, não tem juiz isento e imparcial! Portanto, é  lawfare , como vem denunciando a defesa de Lula.

Emir Sader: Curitiba, capital democrática do Brasil

Imagem
. por Emir Sader - 07/05/2017 Se disputa muito no encontro entre a democracia e seus detratores. Antes de tudo, o que é melhor para o Brasil: a violação da democracia supostamente para salvar o Brasil ou a reafirmação da democracia para salvar o Brasil. Seus detratores nem se preocupam em dizer que lutam pelo resgate da democracia, até porque teorizam que viveríamos uma situação excepcional, que demandaria e autorizaria métodos excepcionais, que se chocam com o Estado de direito e com a democracia. Quem defende que a democracia e' o caminho certo da historia, não transige com o Estado de Direito e com os direitos de todos.

NO DESESPERO, GLOBO APELA PARA BAIXARIA CONTRA LULA

Imagem
. Grupo de comunicação Globo, da família Marinho, parece tratar como uma questão de vida ou morte sua guerra particular contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já arrastou a economia brasileira para o fundo do poço, quebrando várias empresas nacionais; neste fim de semana, a revista Época, dos Marinho, inventa propinas de R$ 80 milhões de Lula; lista inclui as palestras que ele realizou (inclusive para a Globo), o triplex que ele não comprou, a sede que o Instituto Lula não ganhou e outras bobagens; o que ninguém sabe é que mal tão grande Lula fez à Globo, além de salvar a empresa, que enfrentava sérias dificuldades financeiras no fim do governo FHC, e trazer a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro, dois eventos em que os Marinho ganharam rios de dinheiro

Filho de Jango anuncia desfiliação do PDT por aliança com Rollemberg

Imagem
TRABALHISMO João Vicente critica aliança do partido com o governador do Distrito Federal, que vetou a construção de um memorial e a quem chama de "covarde" e "golpista" por  Redação RBA   publicado  05/05/2017 12h47 LUCIANA WHITAKER/RBA Para João Vicente, aliança com governo do Distrito Federal, 'traidor de nossas causas e doutrinas', não é admissível São Paulo – Herdeiro direto do trabalhismo, o filho mais velho do ex-presidente João Goulart, João Vicente, anunciou hoje (5) sua desfiliação do PDT, "que ajudei a construir nos momentos mais difíceis, e onde sempre estive presente", conforme  escreveu em sua conta no Facebook.  O motivo, segundo ele, é a aliança mantida pelo partido no Distrito Federal com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que João Vicente chama de "covarde",  por inviabilizar a construção de um memorial . Com isso, diz, ele "cassou Jango, meu pai, pela segunda vez".

VIDEO - Tchaikovsky : Overture 1812 (Full, Choral) (Sure, best version ever) - Ashkenazy*

Imagem

VIDEO - Keiser Report en español: Pacto con el diablo (E1067)

Imagem
RT en Español  - 06/05/2017

SANTAYANA: PROCURADORES DA LAVA-JATO NÃO QUEREM SER FILMADOS NO DEPOIMENTO DE LULA.

Imagem
. por Mauro Santayana - 05/05/2017 Rematada peça de cinismo a decisão dos procuradores da Lava Jato de evitar que se grave a imagem de todos os participantes do encontro de Lula com Moro, com a desculpa de impedir que se quebre o sigilo da comunicação entre o depoente e seus advogados, quando foi justamente a defesa que pediu que a audiência fosse gravada em todos os detalhes. Tomada de depoimento a portas fechadas e com os holofotes na cara do depoente todo o tempo é típico da justiça nazista, stalinista, ou dos EUA nos tempos do Macartismo.

Nassif: Xadrez dos processos de Moscou e de Curitiba

Imagem
. por Luis Nassif - no GGN - 06/05/2017 Peça 1 – os processos de Curitiba e os de Moscou O interrogatório de Renato Duque lembra os processos de Moscou de 1938, onde foram condenados bolchevistas históricos como Lev Khamenev, Gregori Zinoviev,  Nikolai Bukharin, Leon Trostsky, Leon Sidov (filho de Trotsky), todos condenados à morte após confissões. Trostsky e seu filho fugiram antes.

VIDEO - Encontro com Pepe Mujica em São Paulo - Gravação do live

Imagem
CartaPlay  - 06/05/2017

VIDEO - Lava Jato: os processos de Moscou e os de Curitiba. Por Luis Nassif

Imagem
TV GGN  - 06/05/2017

VIDEO: GREG NEWS com Gregório Duvivier | Odebrecht ou Odebras

Imagem
HBO Brasil  - 06/05/2017

VIDEO - Requião: Como vejo o depoimento de Renato Duque.

06/05/2017

Centrais sindicais de Pernambuco dizem sim à nova greve geral

Imagem
Depois da ampla adesão de trabalhadores e trabalhadoras de Pernambuco à greve geral e o comparecimento de milhões de pessoas à passeata, no Recife, no dia 28 de abril, as centrais sindicais, os movimentos sociais e a classe trabalhadora no estado já se mobilizam para novas lutas contra as tentativas de retrocesso de direitos sociais urdidas pelo governo Temer, como as reformas Trabalhista e da Previdência, que tramitam no Congresso Nacional. Marlon Costa/Pernambuco Press Centrais e frentes avaliam a realização de greve geral por 48 horas  Alinhados com as direções nacionais de suas entidades, dirigentes da CTB, CUT, CSP Conlutas, Força Sindical, Intersidical, Nova Central, Pública e UGT no estado e das Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular se reuniram ontem (quinta-feira,4) na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) e decidiram pela convocação de nova greve geral, desta vez com duração de 48 horas. O presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, informou que a in

Lula desafia Globo: 'Não vou permitir que continuem mentindo'

Imagem
. Sputnik Brasil - 23:38 05.05.2017(atualizado 23:45 05.05.2017) O ex-presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, participou na noite desta sexta-feira (5) do Congresso Estadual do PT de São Paulo ao lado do ex-presidente urugaio Pepe Mujica. Lula fez forte discurso e reafirmou a disposição de disputar as  eleições presidenciais de 2018 .   "Eles conseguiram aflorar em mim, aos 72 anos, uma coisa que eu pensei que já havia passado. Agora, que resolveram tentar destruir uma biografia, que eu não devo a eles, que só devo ao povo, terão que me enfrentar outra vez nas ruas deste país", disse o ex-presidente. 

Constrangido com perguntas da Lava Jato, Temer admite que havia caixa dois

Imagem
Patricia Faermann - no GGN - 05/05/2017 Em entrevista à Rede TV, o presidente manifestou respostas sarcásticas, ironias e estava nitidamente desconfortável     Jornal GGN -  Nitidamente constrangido com as perguntas sobre a Operação Lava Jato e as acusações da Odebrecht que o colocam em risco no processo que poderia encurtar seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Michel Temer tentou fugir das respostas sobre o uso de caixa dois, admitiu que atuou na arrecadação de recursos para a campanha presidencial de 2014 com um "valor insignificante" e teve uma das perguntas cortadas por Reinaldo Azevedo, da Revista Veja.   A jornalista Amanda Klein questionou: "Presidente, antes de o senhor assumir, o grande foco de corrupção da Lava Jato era o PT. Agora, pelas últimas revelações com as delações da Odebrecht vê-se que a corrupção era generalizada, e atingiu principalmente, também, o seu partido, o PMDB em cheio, com oito ministros investigados, atingiu

STF deve julgar constitucionalidade da condução coercitiva no dia 11 de maio

Imagem
DIREITO PENAL Consultor Jurídico , 5 de maio de 2017, 20h12 Condução coercitiva de Lula  Está pautado para a  próxima quinta-feira (11/5)  o julgamento da ação ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores no Supremo Tribunal Federal pedindo que a condução coercitiva para a realização de interrogatório, prevista no artigo 260 do Código de Processo Penal, seja declarada inconstitucional. Na ação, o PT  afirma  que a manutenção da regra, que data da década de 1940, viola a liberdade individual e ameaça preceito fundamental que veda a autoincriminação, “opção política dos constituintes de 1988”. Esse tipo de condução ganhou repercussão no ano passado, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  foi levado à superintendência da PF  em São Paulo. 

VIDEO - TVT: Chão de Fábrica - Ep 09

Imagem
Rede TVT  - 05/05/2017

Quem recusou a proposta de delação do dono da Engevix sobre Temer? Saiba o que ele pretendia dizer sobre o usurpador

Imagem
VIOMUNDO - 05 de maio de 2017 às 22h32 “Te respondo só com uma frase. Não fui eu quem desistiu. Você me perguntou por que eu desisti. Estou dizendo que não fui eu quem desistiu. Ponto”.  José Antunes Filho, dona da Engevix, que passou seis meses preso em Curitiba, sobre a delação premiada que pretendia fazer, em entrevista ao Valor Econômico. Trechos de reportagens publicadas pela revista  Época , dos irmãos Marinho, portanto para serem lidos com uma boa dose de sal: O AMIGO DO TEMER Em 2009, a pequena Argeplan, empresa paulistana de arquitetura e engenharia, ganhou um belo contrato. Por R$ 232 mil, iria reformar o forro da biblioteca do Tribunal de Justiça de São Paulo. A sede da empresa é uma casa de dois andares numa viela residencial da Vila Madalena, na capital, onde não há letreiro. A Argeplan é “especializada em obras públicas no Estado de São Paulo”, conforme revela seu próprio portfólio na internet. É comandada por dois sócios: o arquiteto Carlos Alberto da Costa

Quem paga pelo ódio em Curitiba? Os outdoors espalhados e as responsabilidades de Sérgio Moro

Imagem
O Cafezinho - 05/05/2017 Escrito por  Bajonas Teixeira , Postado em  Bajonas Teixeira  É muito conhecido o dito de Nietzsche de que se deus morreu tudo é permitido. Sem perder um pingo de verdade, pode-se dizer que se a justiça está morta nada é proibido. Esse é o caso dos outdoors que brotaram como cogumelos em Curitiba. São trinta outdoors em áreas movimentadas da cidades incitando a ira da população contra Lula. Coisa bem organizada, feita com o intuito óbvio de insuflar ondas de ódio, e certamente de alto custo. Quem permite uma coisa dessas? Por que Sérgio Moro não manda retirar esses outdoors e investigar os responsáveis?

Pepe Mujica e Lula falam no congresso do PT em São Paulo!

MIDIA NINJA

“Refis do Temer” beneficia mais de 100 parlamentares com débitos à União. Por Tereza Cruvinel

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 05/05/2017 O “Refis do Temer”, perdão e redução de dívidas tributárias contidas na Medida Provisória 766, aprovado em comissão especial na noite de quarta-feira como “prenda” pela aprovação da reformas trabalhista e previdenciária, contempla uma centena de deputados e quase 20 senadores que devem à União ou são co-responsáveis por débitos de terceiros. Nestas duas situações, as dívidas somam mais de R$ 270 milhões. Já os débitos de empresas que têm parlamentares a elas vinculados (como sócios, quase sempre), embora eles não sejam devedores diretos, somam mais de R$ 600 milhões. Como já sabido, a MP permite a redução dos juros e multas em até 99% e o parcelamento do principal em até 240 vezes. Mamão-com-açúcar.

VIDEO - Mino Carta: "Chamem o doutor Pinel"

Imagem
CartaPlay  05/05/2017

VIDEO - Venezuela: resistência popular frente ao avanço conservador na América Latina

Imagem
Por Aline Piva - Nocaute TV - 05/05/2017

VIDEO - Chuck Berry's 1965 Belgium TV Appearance

Imagem

O real motivo da perseguição a Dirceu. Por Paulo Nogueira

Imagem
Por Paulo Nogueira - no DCM - 4 de maio de 2017 A vida é complicada para quem desafia a plutocracia Originalmente publicado em março. Republicado agora por motivos óbvios. Um jornalista americano escreveu uma coisa que me marcou profundamente. Ele disse que num certo momento da carreira ele era convidado para programas de tevê, recebia convites seguidos para dar palestras e estava sempre no foco dos holofotes. Num certo momento ele se deu conta de que tudo isso ocorria porque ele  jamais  escrevera algo que afrontasse os interesses dos realmente poderosos. Foi quando ele acordou. Entendeu, por exemplo, as reflexões de Chomsky sobre as grandes empresas jornalísticas. Para encurtar a história, ele decidiu então fazer jornalismo de  verdade.  Acabou assassinado.

VIDEO - Abujamra: A gente se acostuma...

Imagem

STF pode decretar fim dos “sequestros de Moro”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 04/05/2017 . A  BBC noticia  que está marcado para o dia 18 o julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, da ilegalidade mais flagrante das muitas cometidas pelo juiz Sérgio Moro e, agora, reproduzida por outros magistrados: a condução coercitiva – ou mais propriamente o sequestro temporário – de cidadãos que sequer foram intimados a depor, seja como testemunhas ou investigados. É, como já disse em plenário o Ministro Marco Aurélio Mello, um abuso que não poderia ter sido tolerado desde o início. O Código de Processo Penal, nos diversos artigos em que prevê a condução coercitiva, refere-se sempre ao fato de que ela será usada quando alguém se furtar, sem motivo justificado, a comparecer a interrogatório para o qual tenha sido regularmente intimado. Jamais como “pega ele e leva para a PF”. Leia mais >>

Para advogados, caso de Dirceu mostra que Moro usa preventiva como pena

Imagem
  Consultor Jurídico , 4 de maio de 2017, 17h24 Por  Pedro Canário Juízes afirmam que se o STF revogou a preventiva, seria impossível mandar Dirceu para domiciliar, como sugere Moro. Reprodução Chamou a atenção de advogados o despacho em que o juiz Sergio Moro mandou colocar tornozeleira no ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O magistrado afirma, na peça, que não determinaria prisão cautelar porque “a gravidade em concreto” do crime não autoriza “o cumprimento da pena em casa, o que seria o efeito prático do recolhimento domiciliar, considerando a detração”. Detração é o tempo que o réu fica em recolhimento processual, antes de ser condenado. Esse tempo é depois descontado do total da pena. Mas se Moro não queria que a prisão provisória descontasse do tempo da pena, por que manteve a provisória de Dirceu por dois anos e meio?  Para advogados, o despacho deixou claro que o magistrado usa a preventiva como antecipação de pena. Juízes ouvidos pela  ConJur  contam que se o Su

Thierry Meyssan: Porquê Trump bombardeou Shairat ?

Imagem
Contrariamente às aparências, longe de se comportar de maneira errática, a Administração norte-americana tenta fixar o quadro da sua política externa. O Presidente Donald Trump trava negociações com um porta-voz do Estado Profundo que governa o país desde o 11 de Setembro de 2001. Parece que terão encontrado um esboço de acordo, cujos detalhes permanecem por revelar. Membros da Administração deverão clarificar a nova política externa da Casa Branca, no final de Maio, perante uma Comissão do Congresso. REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 3 DE MAIO DE 2017   . A quando do bombardeamento de Shairat, eu havia observado que se tratava apenas de um gesticular e que o Secretário de Estado tinha utilizado este ataque para fazer pressão sobre os seus Aliados europeus, e forçar o verdadeiro organizador desta guerra, o Reino Unido, a expor-se. Entretanto, hoje em dia, sabemos um pouco mais a respeito.