OEA decide apoiar Argentina em negociação pelos "fundos abutres"

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou na noite desta quinta-feira (3), após reunião em Washington, uma declaração de respaldo à posição da Argentina no caso da reestruturação da sua dívida. Segundo o texto aprovado, “é essencial para a estabilidade e previsibilidade da arquitetura financeira internacional garantir que os acordos alcançados sejam respeitados”.


Reprodução
Os “fundos abutres” são um capital de risco que consiste na compra de títulos da dívida de um Estado em situação econômica difícil (normalmente a 20% ou 30% de seu valor nominal).Os “fundos abutres” são um capital de risco que consiste na compra de títulos da dívida de um Estado em situação econômica difícil (normalmente a 20% ou 30% de seu valor nominal).
O documento não foi apoiado pelo Canadá e Estados Unidos. No caso dos EUA, foi incluída uma nota em que o país afirma “não poder dar apoio” e que o tema continua nas mãos de seu sistema judicial. As delegações do Brasil e do Uruguai haviam preparado um projeto de declaração em favor da Argentina antes da reunião.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, afirmou na abertura do encontro que a ação dos chamados fundos abutres contra a Argentina representa "perigo" para o sistema financeiro internacional. Segundo ele, "não lhes importa se isso [sua atitude] resulta em um aumento de pobreza para os países".



Leia também:
Fundos abutres: "Argentina não vai se suicidar", diz chanceler à OEA
Mark Weisbrot: Quem atirou na Argentina?
América Latina é contra "fundo abutre" que ataca a soberania argentina

Insulza deu as declarações em reunião da OEA para discutir a crise da dívida argentina, em Washington. O encontro de ministros das Relações Exteriores dos estados-membro foi convocado a pedido dos argentinos. O chanceler e o ministro da Economia argentinos, Héctor Timerman e Axel Kiciloff, respectivamente, estavam presentes, bem como o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo.

Em sua fala, Timerman afirmou que a Argentina vai negociar, mas que não vai abandonar seu povo para favorecer os fundos abutres. Kiciloff disse que a decisão do juiz norte-americano Thomas Griesa sobre a questão criou um problema que não é exclusivo da Argentina, mas de todos os países. De acordo com o ministro, o problema "não é só financeiro, nem judicial, nem de jurisdição, mas do mundo inteiro e mostra uma falha de financiamento dos países".

No último dia 26 de junho, a Argentina depositou US$1 bilhão destinado ao pagamento de 93% dos credores que aceitaram a reestruturação da dívida com o país. Entretanto, Griesa ordenou a restituição da verba ao país, entendendo que os argentinos devem pagar a fundos especulativos, conhecidos como fundos abutres, que reclamam 100% do valor nominal dos títulos.

Mais cedo, o chefe da Casa Civil argentino, José Capitanich, disse esperar que a partir de 7 de julho, data estabelecida por Daniel Pollak, mediador escolhido pelo juiz Griesa, tenha inicio o diálogo “para determinar as condições de negociação” com os fundos abutres.

Fonte: Agência Brasil

Comentários