Postagens

Mostrando postagens de marƧo 28, 2014

A baixaria comeƧou, preparem-se

Imagem
  Por Miguel do RosĆ”rio, no blog O Cafezinho : Uma amiga no Face me mandou um texto que estĆ” circulando na internet, contando uma histĆ³ria escabrosa que liga a refinaria de Pasadena Ć  eleiĆ§Ć£o de Lula e Dilma. Ɖ um texto delirante, mas que eu parei para analisar como um desses cientistas que encontram uma borboleta rara. De cara, lembrou-me a atmosfera paranĆ³ica e acusatĆ³ria do Ćŗltimo romance de Umberto Eco, CemitĆ©rio de Praga. As redes sociais reinventaram a imprensa marrom e seus delĆ­rios antissemitas, os quais, no Brasil de hoje, e sobretudo nesse ano eleitoral, transmutaram-se num antipetismo psicĆ³tico.

Eduardo abandona rota de Arraes, troca o povo ou a naĆ§Ć£o pelo mercado

Imagem
Miguel Arraes A CHAPA VERDE-ENCARNADA por Michel Zaidan Filho* O repĆ³rter de um veĆ­culo de comunicaĆ§Ć£o exibiu trechos do pronunciamento dos integrantes da chapa “Verde-encarnada”, para que fossem comentados por mim,  numa entrevista ao vivo, logo depois do lanƧamento dessa chapa. O que mais chama atenĆ§Ć£o nesse discurso — para eleitores e ouvintes desavisados — Ć© como um  todo um legado de polĆ­ticas de desenvolvimento regional integrada, cujo foco era povo e naĆ§Ć£o, foi torcido e retorcido pelos candidatos em funĆ§Ć£o das novas conveniĆŖncias polĆ­ticas da hora.

No supermercado dos exibidos

Imagem
[*] Terry Eagleton − London Review of Books , vol. 21, n. 10, pp. 3-6 “ In the Gaudy Supermarket ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu   Postado por Castor Filho Ć s 22:41:00     Resenha de: A Critique of Post-Colonial Reason: Toward a History of the Vanishing Present , Gayatri Chakravorty SPIVAK , Harvard, 448 pp (junho 1999) − ISBN 0 674 17763 0 Nesse supermercado de exibidos da mente, em que tudo Ć© permitido, qualquer ideia pode, aparentemente, ser trocada por qualquer outra. O que alguns talvez chamem de pensamento dialĆ©tico Ć©, para outros, uma inabilidade patolĆ³gica de manter-se atento ao problema. A linha entre o hibridismo pĆ³s-colonial e o vale-tudo-ismo pĆ³s-moderno Ć© embaraƧosamente tĆŖnue. A ĆŖnfase pĆ³s-estruturalista na “posiĆ§Ć£o do sujeito” Ć© parente prĆ³xima da obsessĆ£o existencialista com a autenticidade: o que vocĆŖ diz conta menos que o fato de vocĆŖ estar dizendo [qualquer coisa]. O liberalismo, muito sem

DoaƧƵes de empresas, esse absurdo, jorraram para o PSDB-MG. Que nem tinha candidato em BH

Imagem
Autor: Fernando Brito   Globo publica um levantamento sobre esta monstruosidade que se tornaram as  doaƧƵes empresariais para as eleiƧƵes, cuja continuidade foi garantida, aos 45 minutos do 2° tempo. SĆ£o mostrados os valores  repassados pelos cinco maiores doadores nas eleiƧƵes de 2012: Andrade Gutierrez, Camargo Correia, Queiroz GalvĆ£o, OAS – todas empreiteiras – e o frigorĆ­fico JBS.

1950-2014: o grito e a ferida da democracia

Imagem
Depende das organizaƧƵes populares, como dependeu em 64, responder duas perguntas: a ferida de 1950 vai prevalecer? Os adversĆ”rios vĆ£o ganhar no grito?  Wanderley Guilherme dos Santos Uma ferida hĆ” mais de 50 anos machuca o inconsciente popular. Mais precisamente, desde julho de 1950. Naquele julho fatĆ­dico o que era uma conquista certĆ­ssima transformou-se em chaga incandescente na alma do povo: a seleĆ§Ć£o brasileira, imbatĆ­vel, fora derrotada pela celeste do Uruguai, MaracanĆ£ lotado por cerca de 200 mil pessoas, placar de 2x1. A foto de um Zizinho, o mestre Ziza, cabeƧa baixa, no vestiĆ”rio, segurando um pĆ© de chuteira, significava ao mesmo tempo a tristeza e o pontapĆ© humilhante no orgulho nacional. O gigantesco silĆŖncio do estĆ”dio, depois do apito final, evocava o grito engasgado da dor reprimida. Os uruguaios venceram no grito. Grito que nunca demos.

Nova maioria circunstancial restitui a Suprema Corte ao PaĆ­s

Imagem
    O Supremo Tribunal Federal voltou a comportar-se como uma Suprema Corte que analisa as controvĆ©rsias e decide de forma juridicamente fundamentada.    Antonio Lassance (*) VĆ­cios estavam se tornando virtudes HĆ” algo de novo no Supremo Tribunal Federal. O Ć³rgĆ£o voltou a comportar-se como uma Suprema Corte que analisa as controvĆ©rsias e decide de forma juridicamente fundamentada; zela por seu espĆ­rito colegiado; respeita divergĆŖncias; evita a formaĆ§Ć£o de panelinhas; e onde as decisƵes que prevalecem nĆ£o sĆ£o aquelas dos ministros que gostam de ganhar no grito e intimidar os demais.

Charge do Latuff: Obama e o ServiƧo de IntromissƵes dos EUA

Imagem
Depois de IrĆ£ e RĆŗssia, a prĆ³xima "vĆ­tima" das sanƧƵes norte-americanas deve ser a Venezuela  O cartunista e ativista Carlos Latuff Ć© colaborador de Opera Mundi . Seu trabalho, que jĆ” foi divulgado em diversos paĆ­ses, Ć© conhecido por se dedicar a diversas causas polĆ­ticas e sociais, tanto no Brasil quanto no exterior. Para encontrar outras charges do autor, clique aqui .

ReduĆ§Ć£o da maioridade penal: professora desconstroi senador em rede nacional

Imagem
Senador Aloysio Nunes (dir.) apresentou proposta para reduzir a maioridade penal no Brasil ( Pragmatismo PolĆ­tico ) Em rede nacional, professora desconstrĆ³i senador Aloysio Nunes e seu discurso a favor da reduĆ§Ć£o da maioridade penal O programa “Alexandre Garcia”, no canal a cabo Globo News, levou ao ar tema do Projeto de Lei Suplementar 23/2012 de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). AlĆ©m do propositor da pauta, marcou presenƧa no programa a pesquisadora em criminologia pela Universidade de BrasĆ­lia (UNB) Beatriz Vargas.

Dilma: Privilegiar o pequeno negĆ³cio Ć© estratĆ©gico para o desenvolvimento do paĆ­s.

Do Blog do Planalto A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (3), no 1Āŗ FĆ³rum Nacional da ConfederaĆ§Ć£o das AssociaƧƵes Comerciais e Empresariais do Brasil, que privilegiar o pequeno negĆ³cio Ć© estratĆ©gico para o desenvolvimento do paĆ­s. “Precisamos dirigir nossas prioridades para um dos setores mais dinĆ¢micos e includentes da economia, que cresce mesmo contra tudo e contra todos, que Ć© o micro e pequeno negĆ³cio. Esse setor tem de ser privilegiado como parte de uma verdadeira estratĆ©gia de desenvolvimento produtivo do paĆ­s (…) precisamos de um olhar diferenciado para as micro e pequenas empresas”.

O pensamento vivo de Wanderley Guilherme

Enviado por Miguel do RosĆ”rio Esse material Ć© obrigatĆ³rio para os leitores do blog. AtĆ© porque ainda iremos discuti-lo muito por aqui. Wanderley nĆ£o fala apenas da ditadura. Ele analisa tambĆ©m a conjuntura polĆ­tica presente. Na questĆ£o de 64, ele destaca o papel central da imprensa de paralisar as forƧas legalistas e democrĆ”ticas. Hoje, ele acha que o risco do governo Ć© ficar aquĆ©m das prĆ³prias conquistas que desencadeou. Alertou para o hiato que tende a ser crescente entre a expectativa de novas mudanƧas e o tempo necessĆ”rio para implementĆ”-las. Eu acrescentaria que o espaƧo aberto por esse hiato serĆ”, necessariamente, o das demandas, das pressƵes, contrapressƵes, e resultados concretos positivos dependerĆ£o da existĆŖncia de um pacto entre as diferentes partes para que as soluƧƵes jamais ultrapassem o marco democrĆ”tico.

GestĆ£o tucana na Cemig sacrifica cliente com capitalismo mais selvagem do que ItaĆŗ

Imagem
NĆ£o satisfeita com reajuste autorizado por agĆŖncia reguladora, estatal mineira quer promover aumento que chega a quase 30% na conta de energia. Pensa no acionista, esquece do cidadĆ£o por Helena Sthephanowitz  A Companhia EnergĆ©tica de Minas Gerais (Cemig) – que tambĆ©m Ć© dona da Light, no Rio de Janeiro – tem lucro tĆ£o elevado na conta de luz dos mineiros e cariocas que nem sabe o que fazer com tanto dinheiro. Mesmo assim, parece que a empresa achou pouca a dinheirama em caixa e resolveu mexer no bolso do consumidor

Ruy Guerra: O Ovo da Serpente

Imagem
Quem nĆ£o quer ou nĆ£o consegue reconhecer uma verdade tĆ£o simples nĆ£o Ć© burro - Ć© perverso. E perigoso. Um filme de Ingmar Bergman – belĆ­ssimo. Aqui, nesta crĆ“nica, a mesma metĆ”fora.   Gosto de metĆ”foras ou eu nĆ£o gostasse de palavras, que sĆ£o metĆ”foras mortas, segundo Jorge Luiz Borges.   HĆ” 30 anos escrevi uma crĆ“nica sobre o golpe de 1964.   Naquele momento nunca imaginei que voltaria a tocar no assunto tantos anos depois, porque pensei que as instituiƧƵes militares jĆ” teriam se redimido desse momento sujo de sua histĆ³ria com um pedido de desculpas Ć  naĆ§Ć£o.  

Janot dĆ” pistas de que castigo por incitar ao crime, se sair, sairĆ” daqui a mil e uma noites

Imagem
 de abril de 2014 | 15:36  Autor: Fernando Brito A gente registrou aqui o fato de o Procurador-Geral da RepĆŗblica ter dado curso Ć  representaĆ§Ć£o da deputada Jandira Feghali contra o SBT e a apresentadora Rachel Sheherazade. Parecia bom, parece bom atĆ© demais para ser verdade. Porque Janot escapa  pela tangente em declaraƧƵes ao  Congresso em Foco , afirmando ter mandado a representaĆ§Ć£o para SĆ£o Paulo – embora Sheherazade tenha aplaudido em rede nacional o acorrentamento, pelo pescoƧo, de um jovem a um poste no Rio de Janeiro e, ainda mais incrĆ­vel, dizendo que nĆ£o ia dar opiniĆ£o por “nĆ£o ter assistido o vĆ­deo”, o que Ć© inacreditĆ”vel nestes tempos de  Youtube .

BilionƔrios enfurecidos

Imagem
A ideia de que Ć s vezes o seu sucesso ou fracasso nĆ£o tĆŖm a ver com seus talentos e virtudes lhes parece profundamente ofensiva por  Paul Krugman   LĆ” vem mais um bilionĆ”rio que acha que qualquer pessoa que fale sobre desigualdade de renda Ć© um nazista; desta vez Ć© Ken Langone, cofundador da Home Depot. Deve haver muitos desses caras. Quer dizer, nĆ£o existem tantos bilionĆ”rios. Diversos exemplares do gĆŖnero que nĆ£o apenas acredita que os progressistas sĆ£o iguais a Hitler, como diz isso em pĆŗblico, devem indicar que uma parcela substancial de nossos bilionĆ”rios compartilha essa crenƧa.

A PALAVRA FINAL SOBRE 1964

Imagem
Almino Afonso disse tudo quando definiu o golpe de 64 como traiĆ§Ć£o, a ser punida pelo CĆ³digo Militar com 20 anos de prisĆ£o e atĆ© pena de morte Foi preciso esperar meio sĆ©culo para que surgisse a palavra final sobre o golpe de 64. Foi uma traiĆ§Ć£o, um crime previsto no CĆ³digo Penal Militar, explicou Almino Afonso em sua entrevista no programa Roda Viva. Aqui explico em mais detalhes. O CĆ³digo Penal Militar prevĆŖ, em grau mĆ”ximo, pena de morte e, em grau mĆ­nimo, 20 anos de reclusĆ£o, para crimes como “coaĆ§Ć£o ao comandante”, o que inclui, no artigo 358, “entrar em conluio, usar de violĆŖncia ou ameaƧa, provocar tumulto ou desordem com o fim de obrigar o comandante a nĆ£o empreender ou cessar aĆ§Ć£o militar, a recuar ou render-se;”

Pedidos de falĆŖncia caem 12,6% em marƧo, revela Serasa

Imagem
ESTABILIDADE ECONƔMICA Dos 132 requerimentos de falĆŖncia efetuados no mĆŖs, 65 foram de micro e pequenas empresas, 31 de mĆ©dias e 36 de grandes. Em relaĆ§Ć£o a marƧo de 2013, recuo foi de 15,9% Foram realizados em marƧo 132 pedidos de falĆŖncia em todo o PaĆ­s, queda de 12,6% em relaĆ§Ć£o aos 151 requerimentos efetuados em fevereiro de 2014.

Governo nĆ£o tem medo de investigaĆ§Ć£o sobre a Petrobras, diz ministro

Imagem
Andreia VerdĆ©lio - RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil -  AgĆŖncia Brasil 03.04.2014 - 12h46 | Atualizado em 03.04.2014 - 12h48 O ministro Gilberto Carvalho fala sobre as investigaƧƵes de irregularidades na Petrobras  Arquivo/AgĆŖncia Brasil O ministro da Secretaria-Geral da PresidĆŖncia da RepĆŗblica, Gilberto Carvalho, disse hoje (3) Ć   AgĆŖncia Brasil  que o governo da presidenta Dilma Rousseff nĆ£o tem medo da investigaĆ§Ć£o que estĆ” sendo feita na Petrobras sobre as denĆŗncias de pagamento de suborno por parte da empresa holandesa SBM Offshore a empregados da estatal.

MĆ©dica que cortou pĆŖnis de noivo mantĆ©m perfil no Facebook

Imagem
Integrante de uma famĆ­lia rica e tradicional, mĆ©dica Myriam Priscilla orquestrou a vinganƧa trĆŖs dias apĆ³s noivo acabar com o relacionamento. Myriam Priscilla de Rezende Castro, a mĆ©dica mineira que mandou cortar o pĆŖnis do noivo (ReproduĆ§Ć£o) Policiais civis de Minas Gerais prenderam a mĆ©dica mineira Myriam Priscilla de Rezende Castro, de 34 anos, no interior de SĆ£o Paulo, durante a manhĆ£ desta terƧa-feira (1Āŗ). Condenada a cumprir pena de seis anos de reclusĆ£o por ter contratado trĆŖs homens para cortar o pĆŖnis do ex-noivo, ela teria se mudado para a cidade paulista de Pirassununga, com o intuito de escapar da prisĆ£o.

Filha de Prestes pede revisĆ£o da Lei de Anistia: Ɖ um absurdo, um escĆ¢ndalo

Imagem
Para Anita LeocĆ”dia Prestes, sĆ³ revisĆ£o da Lei de Anistia e puniĆ§Ć£o de culpados por crimes podem fazer do golpe de 64 uma pĆ”gina virada no PaĆ­s.  MaurĆ­cio Thuswohl Rio de Janeiro – Somente a revisĆ£o da Lei de Anistia promulgada em 1979 e a puniĆ§Ć£o dos culpados pelos crimes cometidos Ć  sombra do Estado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) poderĆ£o fazer com que o golpe que tirou do poder o entĆ£o presidente JoĆ£o Goulart, ocorrido hĆ” 50 anos, possa se tornar de fato uma pĆ”gina virada da histĆ³ria nacional. Essa Ć© a opiniĆ£o da historiadora Anita LeocĆ”dia Prestes que, durante um debate sobre a ditadura militar promovido na terƧa-feira (31) pelo Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon) na sede da AssociaĆ§Ć£o Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro, tambĆ©m criticou a Rede Globo e outros setores conservadores da sociedade por estarem aproveitando o aniversĆ”rio do golpe para tentar construir novas teses e narrat

Alckmin autoriza 'bico oficial' de policiais militares

Imagem
  O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira, 02, o inĆ­cio da DiĆ”ria Especial por Jornada ExtraordinĆ”ria (DEJEM) que colocarĆ” nesta primeira etapa mil policiais militares a mais por dia nas ruas da regiĆ£o metropolitana de SĆ£o Paulo, da Baixada Santista e de Campinas. Como exemplo de onde os PMs irĆ£o atuar na capital, o governador citou o LadeirĆ£o do Morumbi e a zona leste.

Alemanha cede Ć  pressĆ£o social e cria salĆ”rio mĆ­nimo

Imagem
AgĆŖncia de Emprego na Alemanha Reuters   RFI  O governo alemĆ£o adotou nesta quarta-feira (2) uma medida inĆ©dita: a criaĆ§Ć£o de um salĆ”rio mĆ­nimo. Nenhum trabalhador no paĆ­s poderĆ” ganhar menos de 8 euros e 50 centavos por hora, o equivalente a 26 reais e 50 centavos, valor bruto. A medida entra em vigor a partir de 2015. Um perĆ­odo de transiĆ§Ć£o estĆ” previsto atĆ© 2017 para todas as empresas se adaptarem. Os trabalhadores com menos de 18 anos, os estagiĆ”rios e os desempregados de longa duraĆ§Ć£o nĆ£o serĆ£o afetados pela mudanƧa.

Oligarca em dose dupla: Pai do AƩcio na lista dos financiados pela CIA no prƩ-golpe de 64

Imagem
 O senador AĆ©cio Neves (PSDB-MG) nĆ£o descende apenas da oligarquia polĆ­tica mineira dos Neves, por parte de mĆ£e, filha de Tancredo. Por parte pai tambĆ©m descende da oligarquia Cunha. Seu avĆ“ TristĆ£o Ferreira da Cunha foi deputado federal de 1946 a 1963 , pelo PR da Ć©poca, de ideologia conservadora. Em 1962 passou a heranƧa polĆ­tica para o filho, elegendo AĆ©cio Cunha para deputado federal, pai do atual senador tucano.

Lula, lembre Dilma que nĆ£o tem mais jogo fĆ”cil no futebol nem na polĆ­tica

Imagem
Autor: Fernando Brito Faltam dois meses e meio para a Copa do Mundo e as metĆ”foras de futebol na polĆ­tica vĆ£o comeƧar a ser inevitĆ”veis. EntĆ£o, comeƧo logo com elas, a partir do comentĆ”rio postado pelo Ricardo Kotscho no seu Balaio . “Faltam apenas seis meses e cinco dias para as eleiƧƵes presidenciais. Com o Marco Civil da Internet aprovado na CĆ¢mara (ainda falta o Senado) e concluĆ­da a reforma ministerial, a tendĆŖncia do governo Dilma daqui para frente Ć© fechar a defesa e tocar a bola de lado, sem arriscar grandes jogadas. O clima no PalĆ”cio do Planalto Ć© de “ no news, good news “, ou seja, se nĆ£o acontecer mais nada de relevante atĆ© as eleiƧƵes, jĆ” estĆ” de bom tamanho.”

A histĆ³ria secreta da renĆŗncia de Bento XVI

Imagem
Eduardo Febbro Paris - Os especialistas em assuntos do Vaticano afirmam que o Papa Bento XVI decidiu renunciar em marƧo passado, depois de regressar de sua viagem ao MĆ©xico e a Cuba. Naquele momento, o papa, que encarna o que o diretor da Ɖcole Pratique des Hautes Ɖtudes de Paris (Sorbonne), Philippe Portier, chama “uma continuidade pesada” de seu predecessor, JoĆ£o Paulo II, descobriu em um informe elaborado por um grupo de cardeais os abismos nada espirituais nos quais a igreja havia caĆ­do: corrupĆ§Ć£o, finanƧas obscuras, guerras fratricidas pelo poder, roubo massivo de documentos secretos, luta entre facƧƵes, lavagem de dinheiro. O Vaticano era um ninho de hienas enlouquecidas, um pugilato sem limites nem moral alguma onde a cĆŗria faminta de poder fomentava delaƧƵes, traiƧƵes, artimanhas e operaƧƵes de inteligĆŖncia para manter suas prerrogativas e privilĆ©gios a frente das instituiƧƵes religiosas.

A debacle da esquerda europeia

Imagem
    A maior derrota da esquerda Ć© a inexistĆŖncia de grandes mobilizaƧƵes contra a polĆ­tica de austeridade, aplicada tanto pela direita, como pela social-democracia. por Emir Sader A FranƧa era, nas palavra de Engels, o “laboratĆ³rio de experiĆŖncias polĆ­ticas, berƧo de 1879, 1848, da Comuna de Paris de 1871, no sĆ©culo passado da Frente Popular, das barricadas de 68. A maior virada polĆ­tica e ideolĆ³gica operada na Europa foi exatamente na FranƧa, que passou de nĆŗcleo mais progressista a bastiĆ£o mais conservador do continente.

"Tanto faz Lula ou Dilma", diz AĆ©cio

Imagem
"Tanto faz para mim enfrentar a presidente Dilma ou o ex-presidente Lula. O importante Ć© derrotar esse modelo", disse AĆ©cio Neves em evento com empresĆ”rios AĆ©cio Neves diz que nĆ£o tem medo de enfrentar Lula e Dilma (IlustraĆ§Ć£o: Pragmatismo Politico ) O presidenciĆ”vel AĆ©cio Neves nĆ£o perdeu a chance, na manhĆ£ da Ćŗltima segunda-feira, em SĆ£o Paulo, de lanƧar uma pedra de divisĆ£o polĆ­tica no campo governista. - Escuto dizer por aĆ­, todos os dias, que eles podem querer trocar de candidato, mas para mim tanto faz enfrentar a presidente Dilma ou o ex-presidente Lula, disse AĆ©cio em almoƧo diante de associados do Grupo de LĆ­deres Empresariais (Lide). “O importante Ć© derrotar o modelo de governo que estĆ” aĆ­”, concluiu ele, que encerrou seu pronunciamento, seguido de perguntas e respostas, recebendo aplausos de pĆ©.

Chamada de "golpista" por manifestantes, ex-deputada opositora critica Maduro no Brasil

Imagem
  AgĆŖncia Efe MarĆ­a Corina Machado participou nesta quarta-feira de sessĆ£o da ComissĆ£o de RelaƧƵes Exteriores do Senado brasileiro  Do Opera Mundi MarĆ­a Corina Machado foi convidada pelo Senado brasileiro para falar sobre a onda de protestos que atinge a Venezuela A ex-deputada venezuelana MarĆ­a Corina Machado, que teve o mandato cassado no Ćŗltimo dia 24 de marƧo , esteve nesta quarta-feira (02/04) no Senado brasileiro e afirmou que o paĆ­s passa por uma “repressĆ£o brutal”, por parte do que ela chamou de “regime sem escrĆŗpulos”, ao se referir ao governo do presidente NicolĆ”s Maduro. Ela foi convidada pela ComissĆ£o de RelaƧƵes Exteriores da Casa para falar sobre a onda de protestos que atinge a Venezuela.  No inĆ­cio da sessĆ£o, ela foi vaiada e chamada de "golpista" por manifestantes.

Berzoini diz que CPI Ć© aĆ§Ć£o de quem tem 'preguiƧa' de discutir projetos

Imagem
O recĆ©m-empossado ministro das RelaƧƵes Institucionais classificou aĆ§Ć£o como inciativa eleitoral da oposiĆ§Ć£o e tentativa de preencher vazio de propostas por  RedaĆ§Ć£o RBA WIKIMEDIA COMMONS/CC O ministro classificou a proposta de CPI como 'mais uma iniciativa eleitoral da oposiĆ§Ć£o' SĆ£o Paulo - Em entrevista veiculada hoje (2) pela RĆ”dio Brasil Atual , o recĆ©m-empossado ministro das RelaƧƵes Institucionais,  Ricardo Berzoini, analisou a tentativa do bloco oposicionista ao governo federal de instalar a CPI da Petrobras. O ministro classificou a aĆ§Ć£o como apenas “mais uma inciativa eleitoral da oposiĆ§Ć£o”, o que, segundo ele, ocorre em todos os anos de eleiĆ§Ć£o e Ć© uma tentativa de preencher o vazio de propostas de quem “tem preguiƧa de discutir projetos para o Brasil”. “Costumo dizer que tenho a sensaĆ§Ć£o que a oposiĆ§Ć£o tem preguiƧa de discutir projetos para o Brasil, tem preguiƧa de discutir propostas para a saĆŗde, para a educaĆ§Ć£o, para moradia e vem sempre com

Batemos recorde na cooperaĆ§Ć£o com o Rio, afirma Dilma Rousseff

Imagem
Posted: 02 Apr 2014 10:36 AM PDT Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta e posa para foto ao lado de trabalhadores, durante visita Ć s obras da EstaĆ§Ć£o SĆ£o Conrado. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (2), no Rio, que a cooperaĆ§Ć£o com o estado foi recorde e citou como exemplo os mais de R$ 20 bilhƵes investidos em mobilidade urbana. Dilma participou hoje de cerimĆ“nia de assinatura do contrato de concessĆ£o do Aeroporto Internacional AntĆ“nio Carlos Jobim – GaleĆ£o e visitou obras da linha 4 do metrĆ“ do Rio. “Eu queria aqui, aproveitar essa oportunidade no aeroporto, para falar de outra forma de mobilidade: que Ć© a mobilidade urbana. E dizer que aqui no Rio de Janeiro nĆ³s batemos, de fato, recordes na nossa cooperaĆ§Ć£o, tanto com o estado quanto com os vĆ”rios municĆ­pios, incluindo o Rio de Janeiro. Para se ter uma ideia, nĆ³s estamos aqui com projetos totalizando R$ 20,688 bilhƵes, nĆ³s estamos nos seguintes municĆ­pios: Campos dos Goytac

Crescimento da indĆŗstria em fevereiro foi generalizado, diz IBGE

Imagem
Principal influĆŖncia positiva foi registrada pelo setor de veĆ­culos automotores, que cresceu 7% AgĆŖncia Brasil O crescimento industrial de 0,4% em fevereiro deste ano, na sĆ©rie com ajuste sazonal, reflete um comportamento de alta da atividade na passagem de janeiro para fevereiro, com expansĆ£o em trĆŖs das quatro categorias de uso e 19 dos 27 ramos pesquisados. Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal ProduĆ§Ć£o FĆ­sica Brasil (PIM/PF Brasil), divulgado hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatĆ­stica (IBGE) entre as atividades, a principal influĆŖncia positiva foi registrada por veĆ­culos automotores, que cresceu 7% nesse mĆŖs.

O revelador jantar oferecido a AĆ©cio pelo 1%

Imagem
por :   Paulo Nogueira AĆ©cio com o casal DĆ³ria NĆ£o poderia ser mais revelador o jantar oferecido pelo relaƧƵes pĆŗblicas JoĆ£o DĆ³ria a AĆ©cio em sua casa em SĆ£o Paulo. (Aqui, vocĆŖ tem o  vĆ­deo  da fala de AĆ©cio.) Foi um jantar do 1%, pelo 1% e para o 1%. Para a sentenƧa se completar, sĆ³ falta AĆ©cio obter 1% dos votos em outubro. No caminho para isso ele estĆ”. O que chama a atenĆ§Ć£o Ć© a desconexĆ£o entre o mundo reunido em torno de AĆ©cio por DĆ³ria, um ex-Cansei, e a realidade ululante das ruas.

Dilma se emociona ao lembrar a volta de exilados ao paĆ­s

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff se emocionou nesta quarta-feira (2) no aeroporto do GaleĆ£o, no Rio de Janeiro, ao citar o   Samba do AviĆ£o , de Tom Jobim. Dilma participou de assinatura da concessĆ£o do aeroporto. Ao falar da mĆŗsica de Jobim, que retrata a chegada ao Rio de aviĆ£o, a presidenta lembrou dos exilados polĆ­ticos da ditadura. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimĆ“nia de assinatura do contrato de concessĆ£o do Aeroporto Internacional AntĆ“nio Carlos Jobim – GaleĆ£o. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR "O  Samba do AviĆ£o  descreve a chegada ao Brasil, em especial ao GaleĆ£o, dos brasileiros que voltavam ao Brasil, apĆ³s a anistia [...] Ɖ uma sĆ­ntese perfeita do que Ć© a saudade do Brasil, a lembranƧa do Brasil, e melhor de tudo, voltar ao Brasil chegando ao GaleĆ£o", disse Dilma.

ComissĆ£o aprova fim de doaƧƵes de empresas a candidatos

Imagem
A ComissĆ£o de ConstituiĆ§Ć£o, JustiƧa e Cidadania (CCJ) aprovou, em decisĆ£o terminativa, nesta quarta-feira (2), substitutivo ao projeto de lei da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) proibindo doaƧƵes de empresas em dinheiro, ou por meio de publicidade, a candidatos e partidos polĆ­ticos. Se nĆ£o houver recurso para votaĆ§Ć£o pelo PlenĆ”rio do Senado, a matĆ©ria serĆ” enviada Ć  CĆ¢mara dos Deputados. Senadora Vanessa Grazziotin. O substitutivo foi apresentado pelo relator, senador Roberto RequiĆ£o (PMDB-PR), e altera dispositivos da Lei das EleiƧƵes. Originalmente, o PLS pretendia proibir apenas a oferta de recursos por empresas com dirigentes condenados em instĆ¢ncia final da JustiƧa por corrupĆ§Ć£o ativa. A intenĆ§Ć£o de Vanessa era estender aos doadores de campanha, sejam pessoas fĆ­sicas ou jurĆ­dicas, as limitaƧƵes jĆ” impostas aos candidatos pela Lei da Ficha Limpa. O PLS tratou, assim, de transpor os mesmos critĆ©rios de elegibilidade definidos na Lei da Ficha Limpa para classificaĆ§Ć£o

Janot quer investigar os deputados JosƩ Anƭbal e Rodrigo Garcia, ambos secretƔrios Alckmin

Imagem
Por  Helena™ Foi aberta uma verdadeira "caixa de Pandora", com a vinda Ć  tona dos escĆ¢ndalos tucanos.E somente um jornal, o Estado de SĆ£o Paulo, vem divulgado. Trata-se da propina em licitaƧƵes para a compra de equipamentos, a construĆ§Ć£o e a manutenĆ§Ć£o de linhas de trem e metrĆ“ em SĆ£o Paulo. O negĆ³cio Ć© bilionĆ”rio. Os cabeƧas da trama jĆ” comeƧam a aparecer. E nĆ£o sĆ£o peixes pequenos, nĆ£o. A coisa toda chega atĆ© a governadores tucano,Mario Covas, Geraldo Alckmin, JosĆ© Serra. Ɖ um salve-se quem puder.

O “novo” AĆ©cio Ć© a volta do Brasil de sempre. O da senzala social

Imagem
 Autor: Fernando Brito A “coluna social” de Monica BĆ©rgamo, na  Ilustrada  da  Folha  de hoje Ć© um retrato sem retoques do que representa AĆ©cio Neves. Representa Fernando Henrique Cardoso, nada mais, nada menos. Leia. Ɖ uma visĆ£o dantesca do Brasil que, tomara, tenha ficado sempre para trĆ”s. O Brasil governado para o capital. NĆ£o para o povo.

O golpista que defendia o voto aos analfabetos

Imagem
O rĆ”dio e a alfabetizaĆ§Ć£o exerciam nos anos 60 o mesmo papel que a quebra do monopĆ³lio da mĆ­dia desempenha hoje na disputa pelo desenvolvimento. por: Saul Leblon   Em audiĆŖncia no Senado dos EUA , em 1966, o embaixador  no Brasil, Lincoln Gordon, indicado entĆ£o para o posto de subsecretĆ”rio de Assuntos Interamericanos -- regalo pelos serviƧos prestados na derrubada de Jango dois anos antes-- ao ser arguido sobre a arbitrariedade do golpe respondeu:  ‘AtĆ© fins de janeiro eu ainda considerava ser possĆ­vel desviĆ”-lo (Jango)  de subverter o regime (...) entre janeiro e a deposiĆ§Ć£o eu me convenci de que jĆ” nĆ£o havia maiores possibilidades (...) Ele estava terminantemente resolvido a derrubar o regime -- a menos que outros o impedissem de faze-lo’. (07/02/1966; ComissĆ£o de relaƧƵes Exteriores do Senado norte-americano)

AgressĆ£o fantasiada de idealismo − Obama: sonĆ¢mbulo que caminha para a guerra

Imagem
[*] Paul Craig Roberts ,  Couterpunch “ Dressing Up Aggression as Idealism − Obama’s Sleepwalk Toward War ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Barack Obama - The Warlord ( Barack Obama - O Senhor da Guerra SerĆ” que Obama dĆ”-se conta de que estĆ” arrastando os EUA e seus estados-fantoches rumo Ć  guerra com RĆŗssia e China? Ou estarĆ” sendo manipulado nessa rota de desastre pelos seus funcionĆ”rios e redatores de discursos neoconservadores? A IĀŖ Guerra Mundial (e tambĆ©m a IIĀŖ Guerra Mundial) foi resultado das ambiƧƵes e erros de um nĆŗmero bem pequeno de pessoas. SĆ³ havia um Chefe de Estado realmente envolvido: o presidente da FranƧa. Em  The Genesis of the World War , Harry Elmer Barnes mostra que a IĀŖ Guerra Mundial foi obra de quatro ou cinco pessoas. TrĆŖs se destacam: Raymond PoincarĆ©, Presidente da FranƧa; Sergei Sazonov, Ministro de RelaƧƵes Exteriores da RĆŗssia; e Alexander Izvolski, Embaixador da RĆŗssia na FranƧa. PoincarĆ© queria arr