Postagens

Mostrando postagens de dezembro 13, 2013

CORVOS DE ALUGUEL

Imagem
do Facebook do Partido dos Trabalhadores Divulgado, hoje pela manhĆ£, pelo IBGE, o Ć­ndice de desemprego no Brasil em novembro, de 4,6%, Ć© um emblema dos tempos em que vivemos, em muitos sentidos. Na seara civilizatĆ³ria, equivale dizer que em meio a um mundo assombrado pela falĆŖncia mĆŗltipla das maiores naƧƵes capitalistas, o Brasil se impƵe como um modelo econĆ“mico ao mesmo tempo sĆ³lido e solidĆ”rio, com antenas voltadas para o futuro e raĆ­zes firmes na realidade presente. Somos um paĆ­s que compra aviƵes de caƧa de Ćŗltima geraĆ§Ć£o, mas que tem como bandeira fundamental a erradicaĆ§Ć£o da fome, da pobreza e da injustiƧa social. No entanto, embora os dados de novembro do IBGE revelem a menor taxa de desemprego da histĆ³ria do Brasil, essa circunstĆ¢ncia serve tambĆ©m para expor, ainda mais, o depositĆ³rio de ressentimentos que virou boa parte da mĆ­dia brasileira.

PENA, CADEIA E JUSTIƇA NO BRASIL.

Imagem
(Carta Maior) - No Brasil (nĆ£o se tem como saber exatamente, jĆ” que nĆ£o existe controle automĆ”tico e unificado), aproximadamente 40% dos 540.000 presos estĆ£o cumprindo “pena” sem ter passado por julgamento, e, logo, sem autorizaĆ§Ć£o judicial. Em alguns estados eles sĆ£o maioria. No PiauĆ­, por exemplo, correspondem a quase 70% da populaĆ§Ć£o prisional. HĆ”, tambĆ©m, cidades, que estĆ£o, ou estiveram, atĆ© recentemente, sob o controle de policiais bandidos. Este Ć© o caso de Rio Real, na Bahia – onde virtualmente toda a guarniĆ§Ć£o da PM responde a inquĆ©ritos por homicĆ­dio ou tortura e estĆ” sendo acusada de formaĆ§Ć£o de quadrilha – por um juiz que teve de retirar a famĆ­lia do local.

“Como mostrar a origem da corrupĆ§Ć£o se a oligarquia controla a mĆ­dia?”

Imagem
Por Luiz Carlos Azenha e Padu PalmĆ©rio Sobre o julgamento do mensalĆ£o, na entrevista exclusiva ao  Viomundo  o jurista FĆ”bio Konder Comparato fez a pergunta que estĆ” no tĆ­tulo deste post. E os corruptores? Para ele, a JustiƧa brasileira Ć© a justiƧa dos ricos. Exemplo? Comparato aguarda uma decisĆ£o do conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que foi instado por ele a provocar no Supremo Tribunal Federal uma decisĆ£o a respeito da condenaĆ§Ć£o, imposta pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, Ć  Lei de Anistia.

HABEMUS PAPAM

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - Acusado por um conservador norte-americano de ser marxista, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, negou sĆŖ-lo, mas disse que nĆ£o se sentia ofendido, por ter conhecido ao longo de sua vida, muitos marxistas que eram boas pessoas. A declaraĆ§Ć£o do Papa, evitando atacar ou demonizar os marxistas, e atribuindo-lhes a condiĆ§Ć£o de comuns mortais, com direito a ter sua visĆ£o de mundo e a defendĆŖ-la, Ć© extremamente importante, no momento que estamos vivendo agora.   A ascensĆ£o irracional do anticomunismo mais obtuso e retrĆ³grado, em todo o mundo - no Brasil, particularmente, estĆ” ficando “chic” ser de extrema direita – baseia-se em manipulaĆ§Ć£o canalha, com que se tenta, por todos os meios, inverter e distorcer a histĆ³ria, a ponto de se estar criando uma absurda realidade paralela.

Suspeitos no propinĆ£o tucano mantĆŖm cargos em estatais paulista

Imagem
Por:  Helena Do Blog Os Amigos do Presidente Lula O MetrĆ“ e a CPTM mantĆŖm em seus altos escalƵes funcionĆ”rios investigados pela PolĆ­cia Federal e pelo MinistĆ©rio PĆŗblico sob suspeita de receberem propina do cartel de trens em SĆ£o Paulo. JosĆ© Luiz Lavorente, diretor de operaĆ§Ć£o e manutenĆ§Ć£o da CPTM, e DĆ©cio Tambelli, assessor tĆ©cnico e ex-diretor de operaƧƵes do MetrĆ“, sĆ£o alvos dos inquĆ©ritos que apuram a existĆŖncia do cartel de trens no Supremo Tribunal Federal e tambĆ©m no MinistĆ©rio PĆŗblico do Estado de SĆ£o Paulo. Outro funcionĆ”rio do MetrĆ“, Nelson Scaglione, tambĆ©m investigado sob suspeita de receber propina, foi exonerado do cargo de gerente de sistemas anteontem. Reportagem do jornal O Globo revelou que uma empresa da qual Scaglione foi sĆ³cio, a Celog, teve participaĆ§Ć£o societĆ”ria em outra empresa, a FaƧon, que foi subcontratada pela multinacional francesa Alstom para obras na Linha 2-Verde do MetrĆ“. A extensĆ£o desse ramal faz parte do grupo de obras em que o cartel denu

FAB considera o caƧa Gripen NG o mais avanƧado do mundo em sua categoria

Imagem
http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php Por: ZĆ© Augusto A escolha do novo caƧa da ForƧa AĆ©rea Brasileira (FAB) representa o melhor pacote tecnolĆ³gico, ao que tudo indica, dentro da EstratĆ©gia Nacional de Defesa, que consiste em nĆ£o comprar apenas aparelhos prontos, mas tambĆ©m desenvolver a indĆŗstria e a tecnologia nacional.

Especial “Os malas sem alƧa do ano”

Imagem
Retrospectiva DCM 2013: Especial “Os malas sem alƧa do ano” Postado em   19 Dec 2013 por :   Kiko Nogueira A Internet tem o dom de amplificar a estupidez das pessoas. Vivemos uma era em que, a cada dia, um panaca fala ou faz alguma besteira. Em homenagem a essas pessoas especiais, criamos a lista dos Maiores Malas de 2013. Queremos agradecer Ć  equipe de especialistas que nos ajudou a chegar a esses nomes que trouxeram diversĆ£o e arte ao Brasil. Vamos a eles: Marco Feliciano O deputado pastor chamou atenĆ§Ć£o para uma comissĆ£o que ninguĆ©m sabia que existia, mas pelas razƵes erradas. HomofĆ³bico, obtuso, oportunista, vaidoso, simonista, ele saiu da obscuridade para a obscuridade. Faz chapinha e canta. Firmou-se como a nova estrela da direita evangĆ©lica e da Teologia da Prosperidade, uma seita que usa a BĆ­blia para justificar que enriquecer Ć© divino, especialmente roubando o dinheiro dos fieis. ComeƧou o ano dizendo que o continente africano era amaldiƧoado e terminou

Aos 26 anos, militante Ć© a mais jovem integrante da Executiva do PT

Imagem
Anne se formou em enfermagem pela universidade estadual ConheƧa a trajetĆ³ria da amazonense Anne Karolyne Moura, eleita com base no sistema de cotas para jovens, mulheres e negros do partido por MarsĆ­lea Gombata — publicado 19/12/2013 Ver a batalha diĆ”ria da mĆ£e, solteira e com trĆŖs filhas para sustentar, inspirou Anne Karolyne Moura a querer militar pela emancipaĆ§Ć£o da mulher em seu estado natal, o Amazonas. “Sempre vi minha mĆ£e batalhando pelas coisas e nos passando essa forƧa. Ela nunca estudou feminismo, mas conseguiu transmitir a ideia de autonomia, uma vontade que fez eu me voltar Ć  minha comunidade e Ć s muitas mĆ£es solteiras que temos aqui.” Nova secretĆ”ria nacional de desenvolvimento econĆ“mico do Partido dos Trabalhadores, Anne, de 26 anos, Ć© tambĆ©m o nome mais jovem a compor a ComissĆ£o Executiva Nacional do PT. Nomeada para o cargo no V Congresso do PT, realizado na semana passada em BrasĆ­lia, Anne faz parte de uma nova geraĆ§Ć£o de jovens, mulheres e negros que chegara

MercenĆ”rios dos EUA sĆ£o enviados Ć  SĆ­ria por paĆ­ses vizinhos

Imagem
Foto divulgada em 2012 mostra que a Blackwater treina paramilitares e mercenĆ”rios que combatem as tropas oficiais do ExĆ©rcito na SĆ­ria. O portal libanĆŖs de notĆ­cias Lebanon Press publicou uma matĆ©ria, nesta quarta-feira (18), sobre o emprego da empresa militar privada estadunidense, Blackwater, pelo prĆ­ncipe Bandar Bin Sultan, chefe da InteligĆŖncia Geral e secretĆ”rio-geral do Conselho de SeguranƧa Nacional da ArĆ”bia Saudita, e pelo governo do Catar. O destino das tropas Ć© o apoio aos grupos paramilitares que lutam na SĆ­ria contra o governo do presidente Bashar Al-Assad, em mais uma evidĆŖncia da ingerĆŖncia externa no conflito. O Catar e a ArĆ”bia Saudita sĆ£o atores diretos conhecidos no conflito armado que afunda a SĆ­ria na violĆŖncia disseminada hĆ” quase trĆŖs anos.

MisĆ©ria afeta idosos espanhĆ³is atendidos pela Cruz Vermelha

Imagem
Cerca de metade dos 360 mil idosos espanhĆ³is atendidos pela Cruz Vermelha estĆ£o abaixo da linha da pobreza por causa do impacto da crise econĆ“mica, segundo revelou um relatĆ³rio dessa organizaĆ§Ć£o publicado nesta quinta-feira (19). Outros dados oferecidos em um relatĆ³rio sobre vulnerabilidade financeira indica que 33% das pessoas registradas pela Cruz Vermelha carece de recursos para instalar calefaĆ§Ć£o neste inverno, quando as temperaturas jĆ” passam de zero grau centĆ­grado para o negativo. Estes Ć­ndices sĆ£o o resultado de um questionĆ”rio realizado pela primeira vez entre 1.112 inscritos nos programas da instituiĆ§Ć£o.

Brasil sediarĆ” reuniĆ£o para discutir governanƧa na internet

Imagem
Uma reuniĆ£o interssetorial no Brasil, em 2014, serĆ” o prĆ³ximo passo na discussĆ£o internacional sobre governanƧa na internet, apĆ³s a aprovaĆ§Ć£o da resoluĆ§Ć£o Direito Ć  Privacidade na Era Digital, por unanimidade, pela Assembleia Geral das NaƧƵes Unidas (ONU). "SerĆ” a contribuiĆ§Ć£o [de todos] para o crescimento de um novo formato. Atualmente, nĆ£o hĆ” uma governanƧa nesse sentido. VĆ”rios setores serĆ£o chamados para um debate, para uma visĆ£o holĆ­stica sobre a defesa de interesses concretos dos cidadĆ£os", disse nesta quinta-feira (19) o ministro das RelaƧƵes Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.

Fidel: Como Cuba ajudou a derrotar o racismo na Ɓfrica do Sul

Imagem
Talvez o impĆ©rio acreditasse que nosso povo nĆ£o honraria sua palavra quando, em dias incertos do sĆ©culo passado, afirmamos que mesmo se a URSS desaparecesse Cuba seguiria lutando. Por Fidel Castro A Segunda Guerra Mundial eclodiu quando em 1Āŗ de setembro de 1939, o nazi-fascismo invadiu a PolĆ“nia e caiu como um raio sobre o povo heroico da URSS, que deu 27 milhƵes de vidas para preservar a humanidade daquela brutal matanƧa que pĆ“s fim Ć  vida de mais de 50 milhƵes de pessoas. A guerra Ć©, por outro lado, a Ćŗnica atividade ao longo da histĆ³ria que o gĆŖnero humano nunca foi capaz de evitar, o que levou Einstein a responder que nĆ£o sabia como seria a terceira Guerra Mundial, mas a quarta seria com paus e pedras.

Novembro teve menor desemprego da histĆ³ria, anuncia IBGE

Imagem
19 de dezembro de 2013 | 11:25  Autor: Fernando Brito A taxa de desemprego de novembro  - 4,6% – atingiu o menor valor para o mĆŖs da sĆ©rie histĆ³rica da  pesquisa realizada pelo IBGE  nas seis principais regiƵes metropolitanas do paĆ­s, atingindo  percentual igual ao que foi verificado em dezembro do ano passado e projetando uma queda maior para dezembro, mĆŖs onde o nĆ­vel de ocupaĆ§Ć£o tradicionalmente tem um salto, para decrescer em janeiro, em razĆ£o do perĆ­odo de fim de ano e festas.

Renata Bueno, Pizzolato e as ironias da vida

Imagem
Juliano e Renata Enviado por Miguel do RosĆ”rio Renata Bueno, deputada brasileira no Parlamento Italiano, ganhou alguma projeĆ§Ć£o nacional hĆ” pouco tempo, quando tentou se vender como alguĆ©m que teria autoridade para descobrir informaƧƵes sobre Henrique Pizzolato, condenado na AĆ§Ć£o Penal 470, que estĆ” foragido na ItĆ”lia. A moƧa deu declaraƧƵes estapafĆŗrdias Ć  imprensa, de que Pizzolato teria conseguido passaporte na Espanha, e de que um “grupo forte” apoiaria Pizzolato. Tudo invenĆ§Ć£o de sua cabeƧa. Pizzolato entrou na ItĆ”lia com um documento comum emitido pelo Consulado do Paraguai. E nĆ£o tem grupo forte nenhum lhe apoiando. Tem, sim, um sobrinho na ItĆ”lia, engenheiro da Ferrari, que Ć© simplesmente um dos executivos mais bem pagos do mundo na sua Ć”rea de atuaĆ§Ć£o. Se este parente estĆ” lhe ajudando de alguma forma, nĆ£o sei. Vamos Ć s ironias mencionadas no tĆ­tulo do post.

PolĆ­tica e ideologia na China contemporĆ¢nea

Imagem
Gruas e guindastes representam mais a China de hoje do que a foice e o martelo. SĆ£o esses os grandes sĆ­mbolos nacionais na atualidade. Vinicius Wu * A polĆ­tica chinesa Ć© um dos maiores enigmas do mundo contemporĆ¢neo. A vitalidade e a estabilidade do regime comunista, duas dĆ©cadas apĆ³s a falĆŖncia de seus congĆŖneres do Leste Europeu, seguem intrigando analistas e observadores de diferentes paĆ­ses e vertentes ideolĆ³gicas. As questƵes levantadas a seguir pretendem refletir sobre a estrutura polĆ­tica que, afinal, darĆ” suporte Ć quela que serĆ”, em breve, a maior economia do planeta.

Elegia Ć  autonomia

Imagem
Salinger mostra que nem todos os conselhos podem nos livrar da inautenticidade contemporĆ¢nea O Apanhador no Campo de Centeio mostra que, se o mundo perdeu o senso, o caminho errado pode ser o certo Por Roberto Taddei O Apanhador no Campo de Centeio Ć© sucesso hĆ” seis dĆ©cadas. O livro mais famoso de J.D. Salinger ultrapassou os 65 milhƵes de exemplares vendidos desde o seu lanƧamento, em 1951, e continua sendo passado de pais para filhos e entre amigos referendado como uma narrativa contemporĆ¢nea de construĆ§Ć£o de identidade e defesa da liberdade. O livro conta a histĆ³ria do adolescente Holden Caulfield, estudante de classe mĆ©dia de 16 anos, reincidente na expulsĆ£o de escolas, Ć s vĆ©speras do feriado de Natal. Nele, Salinger reproduz com tanta eficiĆŖncia o efeito da linguagem adolescente que a leitura sugere um livro de escrita fĆ”cil. No entanto, Ć© preciso lembrar que levou dez anos para ficar pronto, que o livro tinha o dobro de pĆ”ginas antes de sua versĆ£o final e que no meio do

A representaĆ§Ć£o da mulher na mĆ­dia e em produtos

Imagem
Em comerciais de televisĆ£o, produtos e marcas, a mulher Ć© tratada como brinde, imbecil ou hipersexualizada por NĆ”dia Lapa — publicado 18/12/2013 17:33, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 18/12/2013 18:18 Todo mundo jĆ” sabe: em comerciais de cerveja, estarĆ” sempre muito calor e as mulheres vestirĆ£o um biquini fio dental nos corpos belĆ­ssimos. Corpos esses sem lĆ­ngua, diga-se, porque elas nunca falam nada. Quer vender detergente, sabĆ£o em pĆ³ ou qualquer outro produto de limpeza? Direcione as propagandas paras mulheres, porque elas ainda nĆ£o saĆ­ram da cozinha.

Gripen NG Ʃ o novo caƧa brasileiro

Imagem
AVIƃO SUECO DESBANCOU PROPOSTAS DOS ESTADOS UNIDOS E DA FRANƇA E FOI ESCOLHIDO PELA PRESIDENTA DILMA. DISPUTA SE ARRASTAVA DESDE 1998 -FONTE: ISTOƉ (reportagem de Claudio Dantas Sequeira) Contrariando as especulaƧƵes em torno das propostas americana e francesa, a presidenta Dilma Rousseff escolheu o caƧa sueco Gripen NG, da Saab, como opĆ§Ć£o final do programa FX-2. Fontes militares e diplomĆ”ticas confirmaram Ć  ISTOƉ com exclusividade o resultado oficial, que serĆ” divulgado Ć s 17h em coletiva de imprensa pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da AeronĆ”utica, Juniti Saito.

As batatas de AĆ©cio sĆ£o a vitĆ³ria de Serra

Imagem
18 de dezembro de 2013 | 10:44 Autor: Fernando Brito Quincas Borba, o genial personagem de Machado de Assis, descrevia assim certas batalhas: “Ao vencido, Ć³dio ou compaixĆ£o; ao vencedor, as batatas”, ao narrar um histĆ³ria onde duas tribos assoladas pela fome duelam por um campo de batatas capaz de manter viva apenas uma delas. AĆ©cio ganhou as batatas e a chance de sobrevivĆŖncia de sua candidatura. Mas ganhou, com elas, o que dissemos aqui, anteontem Ć  noite: o fatĆ­dico dever de ser JosĆ© Serra. A demissĆ£o, noticiada ontem, do marqueteiro “paz e amor” que sustentava que a campanha nĆ£o deveria ser raivosa e de confrontaĆ§Ć£o, Ć© de uma ligaĆ§Ć£o tĆ£o evidente com isso que atĆ© nossos colunistas polĆ­ticos o compreenderam.

Dilma confirma reforma ministerial em 2014

Imagem
Dilma Rousseff, toma cafĆ© com jornalistas setoristas do PalĆ”cio do Planalto. Ministra-chefe da Secretaria de ComunicaĆ§Ć£o Social da PresidĆŖncia, Helena Chagas e o porta-voz da PresidĆŖncia, Thomas Traumann. Foto: Antonio Cruz/AgĆŖncia Brasil A  presidenta Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (18) que a reforma ministerial do governo vai comeƧar na segunda metade de janeiro. A substituiĆ§Ć£o de ministros estarĆ” concluĆ­da atĆ© o Carnaval, em marƧo, segundo a presidenta. VĆ”rios ministros da equipe de Dilma que pretendem se candidatar nas eleiƧƵes de outubro de 2014 devem deixar o governo e ser substituĆ­dos.  “Vou fazer a reforma ministerial e vai ter um perĆ­odo. Pretendo fazer da segunda metade de janeiro atĆ© o Carnaval", disse em entrevista a jornalistas no PalĆ”cio do Planalto.

A histĆ³ria de militar que ensinava torturadores

Imagem
AudiĆŖncia PĆŗblica sobre o general Paul Aussaresses, ex-agente do serviƧo secreto da FranƧa. A ComissĆ£o da Verdade da Assembleia Legislativa de SĆ£o Paulo ouviu nesta terƧa-feira (17) especialistas na histĆ³ria do general francĆŖs Paul Aussaresses, militar que entre 1973 e 1975 esteve no Brasil ensinando tĆ©cnicas de tortura e combate a guerrilhas aos oficiais brasileiros e de paĆ­ses da AmĆ©rica Latina. Aussaresses morreu no dia 4 deste mĆŖs. Os debatedores que participaram da audiĆŖncia pĆŗblica concordam que a participaĆ§Ć£o francesa nas ditaduras militares na AmĆ©rica Latina Ć© pouco conhecida, sobretudo no Brasil. “Achei bastante material na imprensa argentina sobre a atuaĆ§Ć£o dessa escola do terror que se implantou em toda a AmĆ©rica Latina, mas nĆ£o acho quase nada na imprensa brasileira”, disse o pesquisador e ex-ouvidor da Secretaria Especial de Direitos Humanos da PresidĆŖncia da RepĆŗblica, Fermino Fechio.

O Brasil nĆ£o cabe na agenda de AĆ©cio Neves

Imagem
Em oito mil e 17 palavras, a agenda eleitoral do presidenciĆ”vel AĆ©cio Neves nĆ£o menciona uma Ćŗnica vez o trunfo que mudou o perfil geopolĆ­tico do paĆ­s: prĆ©-sal por: Saul Leblon Pode-se discordar – por razƵes ideolĆ³gicas - da regulaĆ§Ć£o soberana instituĆ­da em dezembro de 2010 para a exploraĆ§Ć£o do prĆ©-sal. Pode-se conceber, nĆ£o sem razĆ£o, que a energia fĆ³ssil Ć© uma fonte crepuscular de abastecimento da civilizaĆ§Ć£o. Da transiĆ§Ć£o dessa dependĆŖncia para uma matriz menos poluente depende uma parte importante  do futuro da sociedade humana.

A FRANƇA E O BRASIL NA ESQUINA DO MUNDO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (JB) - A visita do Presidente francĆŖs ao Brasil, na semana passada, foi um importante instantĆ¢neo das condiƧƵes da polĆ­tica internacional, hoje. Por um lado, Monsieur Hollande age como o representante de uma naĆ§Ć£o saudosa de um poder colonial nostĆ”lgico. A caminho do Brasil, esteve na capital da RepĆŗblica Centro-Africana, onde foi visitar a forƧa de intervenĆ§Ć£o francesa que estĆ” estacionada naquele paĆ­s. Daqui, embarcou para a Guiana Francesa, uma das duas Ćŗltimas possessƵes  europĆ©ias em nosso continente. Por outro lado, ele foi um dos numerosos chefes de estado europeus que – sem direito Ć  palavra – teve que assistir Ć  Presidente Dilma Roussef, trĆŖs dias antes, discursar da tribuna de honra, ao lado de Obama, Ban Ki Moon, de Raul Castro e do vice-presidente chinĆŖs, e do representante indiano, na cerimĆ“nia em homenagem ao Presidente Nelson Mandela, no Soccer City Stadium, em Johannesburgo.

O terrorismo moral que Joaquim Barbosa estĆ” impondo a Genoino e famĆ­lia

Imagem
por : Paulo Nogueira Uma famĆ­lia desesperada e desamparada VocĆŖ tem que fazer muita maldade para que alguĆ©m beba quando vocĆŖ morrer. VocĆŖ tem que despertar muito Ć³dio. Margaret Thatcher, por exemplo. Fui a Trafalgar Square, no centro de Londres, cobrir, como jornalista, a festa que fizeram quando ela morreu. Fazia mais de vinte anos que ela deixara Downing Street, a sede do governo britĆ¢nico, e ainda assim Thatcher era lembrada com uma raiva que fazia vocĆŖ pensar que ela ainda era primeira ministra.

O declĆ­nio do Jornal Nacional

Imagem
Enviado por  Miguel do RosĆ”rio   A perda de audiĆŖncia Ć© um fenĆ“meno natural para a Globo. As pessoas se cansam, querem novidades. A internet chegou para mudar tudo. O triste Ć© que a Globo estĆ” perdendo audiĆŖncia sem ganhar nada em dignidade. Ao contrĆ”rio, o seu jornalismo continua flertando com o pior tipo de golpismo midiĆ”tico, querendo impor seus candidatos atravĆ©s de manipulaƧƵes espĆŗrias. Boa noite pra quem? JN cai 18% sem FĆ”tima Bernardes e tem o pior ano da histĆ³ria William Bonner e PatrĆ­cia Poeta na bancada do JN: jornal caiu 10% ao ano no Ibope em 2012 e 2013 Por DANIEL CASTRO, em 11/12/2013 · Atualizado Ć s 06h30 NO  UOL Dois mil e treze vai ser o pior ano da histĆ³ria do Jornal Nacional. O principal telejornal do paĆ­s vai fechar o ano com mĆ©dia de audiĆŖncia em torno dos 26 pontos na Grande SĆ£o Paulo, referĆŖncia do mercado publicitĆ”rio. Pelo segundo ano consecutivo, o JN ficarĆ” com mĆ©dias inferiores a 30 pontos.

As razƵes de Serra ter jogado a toalha

Imagem
ter, 17/12/2013 - 17:57 Luis Nassif Anunciar publicamente a desistĆŖncia de disputar a candidatura do PSDB Ć  presidĆŖncia nĆ£o foi ato de solidariedade partidĆ”ria de JosĆ© Serra, mas apenas o reconhecimento de que perdeu a batalha. Nos Ćŗltimos meses nĆ£o lograva mais criar fatos, nem factoides. Convidou-se para um evento na FIESP (FederaĆ§Ć£o das IndĆŗstrias do Estado de SĆ£o Paulo) que nĆ£o repercutiu. Experimentou alguns laivos de discurso progressista, e nĆ£o colou. Balbuciou alguns lances de discurso de paz, e ninguĆ©m acreditou. Na morte de Mandela, imaginou-se de novo lĆ­der intelectual de centro-esquerda que deixou de ser hĆ” muitas dĆ©cadas, mas nĆ£o pegou. SĆ³ manteve aplausos da ultradireita que passou a representar e que sĆ³ o aceita enquanto mantiver o discurso de Ć³dio. Ɖ o que lhe resta. Indague de seus eleitores qual a caracterĆ­stica que prezam em Serra e eles dirĆ£o: o Ć³dio, na forma mais obscurantista.

Barbosa produziu crise no sistema prisional de BrasĆ­lia

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Ao produzir um espetĆ”culo midiĆ”tico grotesco para encarcerar os rĆ©us petistas, Joaquim Barbosa trouxe  instabilidade ao sistema prisional do Distrito Federal. E agora, a Globo, por incrĆ­vel que pareƧa, mais uma vez coloca a culpa nos… rĆ©us petistas.  Reportagem do Globo diz que a tensĆ£o na Papuda Ć© causada, “principalmente em razĆ£o das regalias concedidas a eles pela administraĆ§Ć£o penitenciĆ”ria. Entre esses privilĆ©gios estava um dia especial de visitas, medida derrubada pelos juĆ­zes substituos da VEP.”

Os mortos-vivos da Economia

Imagem
“Queremos a inclusĆ£o de teorias crĆ­ticas e de reflexĆ£o”, exigem os estudantes ingleses por  Luiz Gonzaga Belluzzo   Bem informado, o leitor de  CartaCapital  sabe que se multiplicam mundo afora os movimentos de rejeiĆ§Ć£o dos estudantes de Economia aos mĆ©todos e prosopopeias que infestaram e infestam a CiĆŖncia Triste, antes e depois da crise. A mais recente arregimentaĆ§Ć£o de rebelados sacudiu a Universidade de Manchester sob o patrocĆ­nio da Post Crash Economics Society. Em seu manifesto inaugural, os alunos da Manchester sentam a pua nos professores. Argumentam que nĆ£o foram advertidos da iminĆŖncia da crise, muito menos informados dos conceitos ou hipĆ³teses teĆ³ricas que permitiriam compreender o que aconteceu no mundo em que tentam sobreviver os homens de carne e osso.

Dilma anuncia R$ 2,9 bilhƵes para mobilidade urbana em Pernambuco

Imagem
Dilma discursa durante visita Ć s obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terƧa-feira (17), durante cerimĆ“nia de inauguraĆ§Ć£o da plataforma P-62, R$ 2,9 bilhƵes em mobilidade urbana para Pernambuco. O anel viĆ”rio da regiĆ£o metropolitana do Recife, na BR 101, receberĆ” R$ 1 bilhĆ£o. O restante, R$ 1,9 bilhĆ£o, serĆ” investido, em parceria com o governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, na construĆ§Ć£o de corredores exclusivos de Ć“nibus, VeĆ­culo Leve Sobre Trilhos (VLTs) e corredor de transporte pĆŗblico por via fluvial.

ConvĆŖnio entre ministĆ©rios prevĆŖ 900 mil vagas para qualificaĆ§Ć£o profissional

Imagem
Manoel Dias e Mercadante disseram que hĆ” um grande cuidado em evitar fraudes nos convĆŖnios Com o acordo, repasses para ONGs e Oscips deixarĆ£o de existir a partir do ano que vem por Ana Cristina Campos, da AgĆŖncia Brasil publicado 17/12/2013 16:18 BrasĆ­lia – Os ministros do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, e da EducaĆ§Ć£o (MEC), Aloizio Mercadante, assinaram nesta terƧa-feira (17) acordo de cooperaĆ§Ć£o tĆ©cnica que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino TĆ©cnico e Emprego (Pronatec) na modalidade Trabalhador. A partir de marƧo do ano que vem, serĆ£o ofertadas 500 mil vagas de formaĆ§Ć£o e qualificaĆ§Ć£o profissional para trabalhadores desempregados cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), 250 mil vagas para o ProJovem Trabalhador, que atende a pessoas entre 18 e 29 anos, e 150 mil vagas para o Programa Aprendizagem, para jovens entre 15 e 24 anos.

Brasil serĆ” do tamanho que 'quisermos para ele', afirma Dilma na inauguraĆ§Ć£o da P-62

Imagem
Dilma com operĆ”rios em Ipojuca: 'a maior riqueza do paĆ­s' Plataforma construĆ­da em Ipojuca (PE), que mobilizou 5 mil trabalhadores em trĆŖs anos, vai produzir 180 mil barris de petrĆ³leo por RedaĆ§Ć£o RBA publicado 17/12/2013 13:46, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 17/12/2013 16:37 SĆ£o Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (17), durante a inauguraĆ§Ć£o da plataforma P-62, em Ipojuca (PE), que os investimentos no setor petrolĆ­fero irĆ£o fazer do Brasil “um paĆ­s imenso que vai cumprir todo o seu potencial”. Falando a operĆ”rios que trabalharam na construĆ§Ć£o da plataforma, Dilma destacou a retomada desses investimentos – ocorrida a partir do primeiro mandato do presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva, a partir de 2003. “Com essa refinaria, estamos dando mais um passo para que o nosso paĆ­s seja um grande produtor e um grande transformador de petrĆ³leo (…). O nosso paĆ­s Ć© do tamanho do que nĆ³s quisermos para ele. E vocĆŖs quiseram, ao construir essa refinaria, um paĆ­s imenso, um paĆ­s qu

Fernando Haddad enfrenta batalha contra elite paulistana reacionƔria e bandida

Imagem
Cristiane Agostine, lido no  SQN A seguir, trechos da entrevista do prefeito de SĆ£o Paulo Fernando Haddad, concedida ao jornal  Valor EconĆ“mico . Valor: O senhor enfrenta dificuldades para melhorar a aprovaĆ§Ć£o da gestĆ£o atĆ© mesmo entre os mais carentes, que devem ser beneficiados com o Bilhete ƚnico Mensal e as faixa de Ć“nibus. A que atribui isso? Fernando  Haddad:  Jornalista se preocupa muito com pesquisa. Governante tem um outro tempo. O meu tempo Ć© de quadrianual. PeƧo menos ansiedade. Valor: Mas as pesquisas mostram que suas aƧƵes nĆ£o tĆŖm se refletido em apoio, nem entre os que estĆ£o sendo beneficiados… Haddad:  E as campanhas de desinformaĆ§Ć£o que foram feitas? Tem gente em Guaianases [zona leste] achando que o IPTU vai aumentar 200%. Ɖ muita desinformaĆ§Ć£o, sobretudo sobre temas polĆŖmicos como o IPTU. Vi programas de rĆ”dio dizendo que o IPTU ia aumentar 200%, sendo que na periferia vai cair. Valor: O senhor vai mudar a comunicaĆ§Ć£o da prefeitura?

Buscas dos cinco jovens desaparecidos no Meco concentram-se junto Ć  costa

Imagem
ROMANA BORJA-SANTOS   17/12/2013 - 09:53 CondiƧƵes do mar pioraram mas mesmo assim buscas na Ć”gua foram retomadas da Praia do Meco atĆ© ao Cabo Espichel. EstratĆ©gia passarĆ” agora por concentrar os esforƧos junto Ć  costa. Depois de durante a Ćŗltima noite as buscas dos cinco jovens que foram arrastados por uma onda na praia do Meco, no concelho de Sesimbra, terem sido feitas apenas em terra e sem novidades, na manhĆ£ desta terƧa-feira, a partir do momento em que houve condiƧƵes de luz, as operaƧƵes jĆ” voltaram a ser feitas em mar. Contudo, a estratĆ©gia passarĆ” agora por concentrar os esforƧos junto Ć  costa.

Papa Francisco quer acabar com indulgĆŖncias

Imagem
Na nova reforma da Igreja, Papa Francisco quer acabar com indulgĆŖncias Francisco I pretende acabar com as indulgĆŖncias. Trata-se de uma espĆ©cie de bĆ“nus que facilita o perdĆ£o dos pecados e a entrada do pecador no paraĆ­so. Dermi Azevedo Entre as medidas destinadas a reformar a Igreja CatĆ³lica Romana, o papa Francisco I pretende acabar com as indulgĆŖncias. Trata-se de uma espĆ©cie de bĆ“nus que facilita o perdĆ£o dos pecados e a entrada do pecador no paraĆ­so. Essa prĆ”tica foi um dos principais motivos da ruptura do teĆ³logo e frade agostiniano Martinho Lutero com o papa LeĆ£o X, concretizada na publicaĆ§Ć£o das Noventa e Cinco Teses que escrevera em latim e que foram afixadas na porta da Igreja de Todos os Santos, na cidade alemĆ£ de Wittenberg.

O mundo ao redor

Imagem
Da violĆŖncia Ć  mulher Ć s relaƧƵes sociais, recursos tecnolĆ³gicos ajudam os alunos a mapear e refletir sobre o entorno escolar Por Thais Paiva Cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violĆŖncia, seja ela fĆ­sica, sexual, psicolĆ³gica ou econĆ“mica, no decorrer da vida. Ɖ o que afirma um documento da ONU, que tambĆ©m aponta que uma em cada cinco mulheres se tornarĆ” vĆ­tima de estupro ou tentativa de estupro.

As empresas contra a sociedade civil

Imagem
DossiĆŖ revela: para neutralizar ativismo, grandes corporaƧƵes contratam militares, espionam e sabotam grupos que lutam por direitos humanos e meio-ambiente por TaĆ­s Gonzalez [Este Ć© o blog do site Outras Palavras em CartaCapital. Aqui vocĆŖ vĆŖ o site completo] Em marƧo deste ano, quando ativistas brasileiros desmascararam um funcionĆ”rio da Vale que se infiltrara em um encontro de mobilizaĆ§Ć£o, para espionar e registrar imagens, alguns pensaram tratar-se de ato raro, praticado por iniciantes atabalhoados. Acaba de sair nos Estados Unidos um relatĆ³rio que revela, com riqueza de dados, o contrĆ”rio. Nos Ćŗltimos anos, vigiar, ameaƧar e trapacear os movimentos sociais tornou-se prĆ”tica comum entre as grandes empresas transnacionais. Elas passaram a adotar tĆ”ticas idĆŖnticas Ć s de agĆŖncias como a CIA e a NSA – mas talvez provoquem ainda mais danos, pois tĆŖm um nĆŗmero muito maior de alvos. Perseguem ativistas ligados a um amplo leque de causas: entre outras, o ambientalismo, a oposiĆ§Ć£o Ć 

Com medo de morrer, delator do mensalĆ£o tucano se diz perseguido por AĆ©cio

Imagem
Monteiro: um encontro nos bastidores do FĆ³rum Por LĆŗcia Rodrigues, de Belo Horizonte*, especial para o Viomundo Quem vĆŖ aquele homem de cabelo grisalho, algemado, com uniforme de presidiĆ”rio e chinelo de dedo nos pĆ©s, sendo escoltado por dois policiais militares pelos corredores do FĆ³rum Lafayette, no centro de Belo Horizonte, nĆ£o tem ideia de que se trata da mesma pessoa que entregou Ć  PolĆ­cia Federal um esquema de corrupĆ§Ć£o do PSDB. Nilton Monteiro Ć© a principal testemunha contra a cĆŗpula do partido em Minas Gerais. Em 2005, revelou a trama urdida pelos tucanos para desviar dinheiro pĆŗblico para o financiamento das campanhas de Eduardo Azeredo Ć  reeleiĆ§Ć£o ao governo do Estado e de parlamentares de vĆ”rios partidos, em 1998. Preso desde maio de 2013, agora no complexo penitenciĆ”rio de seguranƧa mĆ”xima Nelson Hungria, em Contagem, regiĆ£o metropolitana de BH, sob a acusaĆ§Ć£o de coagir testemunhas em um processo em que aparece como falsĆ”rio, Monteiro decide denunciar quem tem inter

Serra desistiu no nada. E deixa o PSDB em escombros

Imagem
17 de dezembro de 2013 | 11:49  Autor: Fernando Brito Excelente artigo publicado esta manhĆ£ pelo jornalista Paulo Nogueira, do DiĆ”rio do Centro do Mundo, registra com impiedosa precisĆ£o grande realizaĆ§Ć£o de JosĆ© Serra nos Ćŗltimos anos: a conclusĆ£o da destruiĆ§Ć£o polĆ­tico-eleitoral do PSDB. Ɖ Ć³tima leitura, mas me permito fazer um reparo. A transformaĆ§Ć£o de “um PSDB que surgira no centro-esquerda com uma plataforma social-democrata” em partido da direita no Brasil tem origens mais remotas que o serrismo. Data do final dos anos 90, quando MĆ”rio Covas pronunciou o seu famoso discurso propondo um “choque de capitalismo” para o Brasil. FH deu este choque, em altĆ­ssima voltagem e, mesmo depois de dez anos, o Brasil apresenta efeitos dificilmente reversĆ­veis disto, como a privatizaĆ§Ć£o ruinosa da Vale.

DE MANDINGAS E MANDELA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - Uma grande cerimĆ“nia de tributo a Nelson Mandela marcou o programa de homenagens pĆ³stumas ao grande lĆ­der sul-africano. Significativamente, a maioria dos dirigentes escolhidos para discursar, diante de uma plateia da qual formavam parte cerca de 80 chefes de estado, era de paĆ­ses emergentes. Obama falou na condiĆ§Ć£o de Presidente dos Estados Unidos, mas, principalmente, como o lĆ­der negro, descendente de africanos, que conquistou o mais alto cargo da maior economia do mundo. O Presidente Cuba, Raul Castro, foi ovacionado pela multidĆ£o, talvez devido ao papel que Havana teve, quando do envio de milhares de soldados para Angola, para lutar em 1987 e 1988 contra mercenĆ”rios ocidentais e o exĆ©rcito racista sul-africano.

Charge de Bira para A Charge Online

Imagem

Mar leva sete surfistas na praia do Meco

Imagem
    No Meco, sĆ³ a rebentaĆ§Ć£o das ondas quebra o silĆŖncio da espera Maria JoĆ£o Lopes 16/12/2013 - 19:40 As buscas continuaram esta segunda-feira na Praia de Moinho No Meco, sĆ³ a rebentaĆ§Ć£o das ondas quebra o silĆŖncio da espera Maria JoĆ£o Lopes 16/12/2013 - 19:40 As buscas continuaram esta segunda-feira na Praia de Moinho de Baixo, no Meco, mas nenhum dos cinco jovens desaparecidos foi encontrado. Com o passar das horas, a situaĆ§Ć£o torna-se cada vez “mais complicada e difĆ­cil”, admite o comandante do Porto de SetĆŗbal Quando, no domingo, as famĆ­lias comeƧaram a ser chamadas para irem Ć  Praia de Moinho de Baixo, no Meco, saber que nessa madrugada o mar tinha levado seis jovens, ouviram-se gritos, choros, e revolta, houve familiares a desmaiar. Nesta segunda-feira, o desespero nĆ£o era menor e continuava a haver muitas lĆ”grimas e abraƧos no areal, mas o que mais