Postagens

Mostrando postagens de dezembro 3, 2013

SĆ³cio de Teixeira pode ter dado golpe de €40 mi na compra de Neymar, diz jornal

Imagem
9 de Dezembro de 2013 | 15:21  Autor: Fernando Brito O  TijolaƧo  estĆ” marcando em cima o noticiĆ”rio sofre Sandro Rossel – apelido de Alexandre Rosell Feliu -, o polĆŖmico presidente do Barcelona, amigo e sĆ³cio de  negĆ³cios de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. Por isso,  relatou aqui – com provas no DiĆ”rio Oficial  e sob o silĆŖncio da imprensa – o “sumiƧo” de R$ 12 milhƵes da empresa de marketing esportivo que tinha aqui, acusada de ter lucros estratosfĆ©ricos com aquele famoso amistoso Brasil x Portugal nos tempos do Governo Arruda, em BrasĆ­lia.

O mito do apagĆ£o de engenheiros

Imagem
A demanda Ć© por profissionais experientes e qualificados e o gargalo estĆ” em Ć”reas especĆ­ficas Estudo nega escassez 
de profissionais da Ć”rea estagnada nos anos 80 e 90 Por Tory Oliveira Estudo realizado em conjunto por pesquisadores do Instituto de Pesquisa EconĆ“mica Aplicada (Ipea) e da USP revela que o Brasil nĆ£o corre o risco de sofrer um apagĆ£o de engenheiros – o que existe Ć© uma falta de profissionais qualificados e experientes. Apesar de sinais de pressĆ£o no curto prazo no mercado de trabalho, o nĆŗmero de vagas de emprego e formados trabalhando na Ć”rea vem crescendo desde 2000, puxados pelo crescimento econĆ“mico do PaĆ­s.

Brasil cigano, formado por mais de 500 mil pessoas, ainda Ć© pouco conhecido

Imagem
'VocĆŖ nos vĆŖ assim, com roupas bonitas, danƧando, deve imaginar que nossa vida Ć© linda. A roupa Ć© bonita, mas nossa histĆ³ria Ć© triste', diz uma cigana de Campinas (SP) RamificaƧƵes de trĆŖs etnias vivem, hoje, em 291 acampamentos instalados em 21 estados do paĆ­s. As famĆ­lias reclamam de dificuldades para acesso a programas sociais e educaĆ§Ć£o para os filhos por Hylda Cavalcanti BrasĆ­lia – Por trĆ”s da diversidade cultural e Ć©tnica do Brasil existe um mundo cigano, formado por acampamentos em municĆ­pios localizados interior afora, que ainda Ć© pouco conhecido da grande populaĆ§Ć£o. SĆ£o mais de 500 mil pessoas, divididas em ramificaƧƵes de trĆŖs etnias distintas, que sofrem com falta de infraestrutura adequada, dificuldade para ter acesso a programas sociais e para inserir os filhos em escolas pĆŗblicas, alĆ©m de serem submetidos a cenas constantes de discriminaĆ§Ć£o e violĆŖncia. Tais famĆ­lias vivem em 291 acampamentos ciganos registrados por entidades da sociedade civil, prefeitura

Ministro da CGU diz que sĆ­mbolos da corrupĆ§Ć£o continuam soltos

Imagem
Hage considera que a adoĆ§Ć£o do financiamento pĆŗblico de campanha Ć© importante no combate Ć  corrupĆ§Ć£o Questionado sobre mensalĆ£o, Jorge Hage afirma que ainda hĆ” muitos casos graves sem puniĆ§Ć£o e que 'nos Ćŗltimos dez anos Brasil despertou' para o combate ao desvio de recursos pĆŗblicos por RedaĆ§Ć£o RBA SĆ£o Paulo –  O ministro-chefe da Controladoria Geral da UniĆ£o (CGU), Jorge Hage, disse hoje (9), que a prisĆ£o dos condenados da AĆ§Ć£o Penal 470, o mensalĆ£o, “Ć© importante para mostrar que as instituiƧƵes, quando querem, funcionam, mas estou convencido que eles [os condenados] nĆ£o simbolizam a corrupĆ§Ć£o no paĆ­s. Os sĆ­mbolos da corrupĆ§Ć£o estĆ£o soltos”.

A face da esperanƧa brilha sobre a mƭdia

Imagem
Autor: Fernando Brito Hoje cedo falei das contorƧƵes acacianas da Folha para nĆ£o registrar que o povo brasileiro, majoritariamente, acredita na aĆ§Ć£o do Estado para trazer o progresso e o bem-estar social, embora a imprensa do seu paĆ­s passe os dias reclamando e vociferando contra o intervencionismo estatal. Outra pesquisa, do Ibope e da ConfederaĆ§Ć£o da IndĆŗstria, publicada pelo EstadĆ£o, apresenta um sentimento popular completamente diverso daquele que seria de esperar de um paĆ­s que Ć© mostrado como Ć s vĆ©speras de uma crise e Ć  beira de uma voragem recessiva e inflacionĆ”ria.

Pelo Twitter, presidenta condena violĆŖncia nos estĆ”dios

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff postou nesta segunda-feira (9) em sua conta no Twitter que Ć© necessĆ”ria a presenƧa da polĆ­cia nos estĆ”dios de futebol, a prisĆ£o em flagrante em casos de violĆŖncia e a criaĆ§Ć£o de uma delegacia do torcedor para coibir brigas como a ocorrida no domingo (8) entre torcedores do Clube de Regatas Vasco da Gama e do Clube AtlĆ©tico Paranaense, em Joinville (SC).

Dilma e ex-presidentes viajam para funeral de Mandela

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff partiu para a Ɓfrica do Sul acompanhada dos ex-presidentes Sarney, Lula, Fernando Henrique e Collor (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) A presidenta Dilma Rousseff embarcou nesta segunda-feira (9) para a Ɓfrica do Sul, onde deve acompanhar in loco o funeral do ex-presidente sulafricano Nelson Mandela, que morreu na Ćŗltima quinta-feira (5), vĆ­tima de complicaƧƵes respiratĆ³rias. 9 DE DEZEMBRO DE 2013 - 14H38 Acompanhada de quatro ex-presidentes brasileiros (Fernando Henrique Cardoso, Lula, Fernando Collor e JosĆ© Sarney), o aviĆ£o presidencial deixou a base aĆ©rea do aeroporto do Santos Dumont (RJ) no inĆ­cio da tarde desta segunda (9), e deve chegar no fim da noite em Johanneburgo, cidade que receberĆ” o funeral de Mandela.

Expor espionagem dos EUA Ć© vitĆ³ria para WikiLeaks, diz Assange

Imagem
Julian Assange dĆ” declaraƧƵes Ć  imprensa na Embaixada do Equador no Reino Unido, onde estĆ” asilado. Provocar a debilitaĆ§Ć£o do serviƧo de inteligĆŖncia dos Estados Unidos foi uma grande vitĆ³ria para as denĆŗncias do WikiLeaks, o portal que vazou documentos diplomĆ”ticos sensĆ­veis que mostravam articulaƧƵes controversas. A declaraĆ§Ć£o foi feita pelo fundador do portal, Julian Assange, citado pela emissora persa HispanTV, nesta segunda-feira (9). “Se um pequeno editor Ć© capaz de acertar um golpe contra o PentĆ”gono [o Departamento de Defesa norte-americano], entĆ£o fortes grupos polĆ­ticos, de diferentes paĆ­ses, nĆ£o deveriam ter motivos para temer os Estados Unidos como tinham antes”, enfatizou Assange, em entrevista ao diĆ”rio esloveno “Delo”.

Homens ao mar! Chamem os tubarƵes

Imagem
Antonio Lassance O PSDB se prepara para jogar homens ao mar. Eduardo Azeredo e JosĆ© AnĆ­bal sĆ£o sĆ©rios candidatos a serem expulsos. SĆ£o considerados figuras difĆ­ceis de defender. O PSDB encara 2014 com o otimismo de um Titanic frente a um iceberg. Seus dirigentes continuam dando declaraƧƵes de que nĆ£o irĆ£o afundar de maneira alguma. Mas a verdade Ć© que sentem o frio percorrer a espinha. As mĆ”s notĆ­cias das pesquisas de opiniĆ£o sobre as eleiƧƵes presidenciais sĆ£o o de menos. Aquilo que realmente os apavora Ć© o ataque sofrido ao que tĆŖm de mais caro, Minas Gerais e SĆ£o Paulo, sua repĆŗblica particular do cafĆ© com leite.

A aposta na democracia contra o caos

Imagem
SĆ£o Paulo elegeu neste domingo 1.125 representantes para governar a cidade com Haddad, o maior conselho popular da histĆ³ria brasileira. por: Saul Leblon  A cidade de SĆ£o Paulo elegeu neste domingo o maior conselho popular da histĆ³ria brasileira. Com pouco espaƧo na imprensa e uma divulgaĆ§Ć£o despolitizada de parte da prĆ³pria prefeitura,  ele representa, paradoxalmente, talvez a resposta mais arrojada ao anseio de participaĆ§Ć£o ecoado nas ruas de junho. SĆ£o Paulo reĆŗne 32 sub-prefeituras.

MudanƧa de atitude

Imagem
O governo altera sua relaĆ§Ć£o com o setor privado e colhe frutos nos leilƵes de infraestrutura, o que tende a reduzir o grau de incerteza que inibe os investimentos por  Delfim Netto  —  publicado  09/12/2013 O futuro serĆ” nosso se percebermos que nĆ£o hĆ” oposiĆ§Ć£o entre governo e empresĆ”rios. HĆ” uma perspectiva de cooperaĆ§Ć£o. HĆ”, sobretudo, vontade polĆ­tica do governo de cooperar com todos os empresĆ”rios e empresĆ”rias de pequeno porte, mĆ©dio porte e grande porte.” Selecionei esse pequeno trecho da fala da presidenta Dilma Rousseff na abertura, em 18 de novembro, do Congresso da FederaĆ§Ć£o das AssociaƧƵes Comerciais do Estado de SĆ£o Paulo, em Campinas, porque ele veio confirmar de forma muito enfĆ”tica os sinais claros de uma nova postura polĆ­tica de seu governo que, a meu ver, terĆ” enorme influĆŖncia na reduĆ§Ć£o das incertezas a inibir a aceleraĆ§Ć£o dos investimentos privados em nossa economia.

Privilegiados e perseguidos

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". No paĆ­s da novilĆ­ngua, direito assegurado em lei Ć© tratado como privilĆ©gio HĆ” muito tempo nĆ³s sabemos que o uso de palavras inadequadas Ć© uma das formas menos inocentes e mais eficazes de manipulaĆ§Ć£o polĆ­tica. Permite esconder a realidade, confundir o cidadĆ£o comum e estimular reaƧƵes que nĆ£o tĆŖm apoio nos fatos.

A INTERNET E A NACIONALIZAƇƃO DOS BITES.

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - O Governo Federal, atravĆ©s do Ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, insiste em incluir no Marco Civil da Internet, em votaĆ§Ć£o no Congresso, a obrigatoriedade de instalaĆ§Ć£o no Brasil de bases de dados locais, por parte de empresas como o Google ou o Facebook. O pior Ć© que, diante da argumentaĆ§Ć£o de que a instalaĆ§Ć£o dessa infraestrutura incorreria em altos investimentos por parte das empresas, acena-se com o estabelecimento de “compensaƧƵes” na forma de financiamento subsidiado, ou de isenĆ§Ć£o de impostos, para alcanƧar esse objetivo.

Por que a Globo faz o que faz

Imagem
Crescer ou morrer: Roberto Marinho por : Paulo Nogueira Existe uma passagem no livro DossiĆŖ Geisel – uma compilaĆ§Ć£o de papeis do arquivo pessoal de Geisel – que conta muito sobre o espĆ­rito da Globo. O governo militar – que  criara  a Rede Globo para receber apoio maciƧo na televisĆ£o – comeƧara a ficar preocupado com o monopĆ³lio da emissora. Os militares nĆ£o queriam que a emissora crescesse mais. A Globo, por isso, nĆ£o receberia novas concessƵes. Roberto Marinho se insurgiu. Numa conversa com um ministro de Geisel, registrada e depois guardada pelo ex-presidente, Roberto Marinho explicou a filosofia da Globo. Ele queria que tirassem os freios Ć  expansĆ£o de seu negĆ³cio. Uma empresa que nĆ£o cresce declina, afirmou Marinho.

Churrasquinho gourmet pode?

Imagem
Nos Ćŗltimos nove anos, houve uma reduĆ§Ć£o de 91,6% dos trabalhadores com autorizaĆ§Ć£o nas ruas da cidade Lei municipal atende a lobby de empresĆ”rios da alta gastronomia em SĆ£o Paulo. Enquanto isso, trabalhadores ambulantes enfrentam dificuldades. Leia nota pĆŗblica de entidades que tratam do assunto por RedaĆ§Ć£o RBA publicado 08/12/2013 SĆ£o Paulo – A aprovaĆ§Ć£o, no dia 27 de novembro, na CĆ¢mara de Vereadores de SĆ£o Paulo, do Projeto de Lei (PL) 311/2013, que dispƵe sobre as regras para comercializaĆ§Ć£o de alimentos em vias e Ć”reas pĆŗblicas e cria Termos de PermissĆ£o de Uso (TPU) exclusivos para pessoas jurĆ­dicas provoca indignaĆ§Ć£o entre os trabalhadores ambulantes da cidade e entidades que acompanham a categoria. O projeto tem a autoria dos vereadores Andrea Matarazzo (PSDB), Arselino Tatto (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Marco AurĆ©lio Cunha (PSD) e Ricardo Nunes (PMDB).

Venezuela vai Ơs urnas contra guerra econƓmica da direita

Imagem
Realizam-se neste domingo (8) na Venezuela eleiƧƵes municipais que escolherĆ£o prefeitos e vereadores. A RevoluĆ§Ć£o Bolivariana enfrenta um importante teste num momento em que a direita, com apoio do imperialismo, promove uma guerra econĆ“mica para desestabilizar o paĆ­s. "Este domingo Ć© um dia de recordaĆ§Ć£o, de compromisso, um dia de combate pela vida, por nossa pĆ”tria, disse no sĆ”bado (7) o presidente NicolĆ”s Maduro, em mensagem endereƧada aos venezuelanos sobre as eleiƧƵes municipais que transcorrem neste domingo (8) em todo o paĆ­s.

Jornalismo nas sombras

Imagem
(Na foto, um jornalista da Folha matutando uma matĆ©ria sobre o trensalĆ£o). Autor: Miguel do RosĆ”rio Lembro-me de um comentĆ”rio de um parlamentar nore-americano, feito hĆ” alguns anos, sobre a relaĆ§Ć£o orgĆ¢nica entre a Fox e o Partido Republicano. O deputado, que era republicano, falou algo assim: “por muito tempo pensĆ”vamos que a Fox trabalhava para a gente, mas agora descobrimos que somos nĆ³s que trabalhamos para a Fox”. Era um chiste corajoso e autocrĆ­tico, inspirado na constataĆ§Ć£o que a Fox havia se tornado o principal cabide de empregos para republicanos sem mandato. Todo republicano com alguma projeĆ§Ć£o, em alguns casos mesmo sem projeĆ§Ć£o nenhuma, nĆ£o conseguindo se eleger, tinha emprego garantido na empresa de Rupert Murdoch.

A vinganƧa de Tuma Jr, o amigo do chefe da mĆ”fia chinesa de SĆ£o Paulo

Imagem
Postado por : Paulo Nogueira Para quem quer entender como funciona a mĆ­dia. Li Kwong Kwen foi preso, em 2010. A PolĆ­cia Federal apurou que ele, conhecido como Paulo Li, era chefe de uma mĆ”fia chinesa que promovia contrabando de celulares falsificados procedentes da China. A quadrilha tambĆ©m intermediava vistos de permanĆŖncia no Brasil para imigrantes chineses em situaĆ§Ć£o irregular. GravaƧƵes mostraram conversas comprometedoras de Li com o entĆ£o secretĆ”rio nacional da JustiƧa, Romeu Tuma Jr. Nas conversas, Tuma Jr chegou a fazer encomendas a Li.

OS CORTES NA DEFESA

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (JB) - O novo corte no orƧamento do MinistĆ©rio da Defesa, de quase um bilhĆ£o de reais, anunciado hĆ” uma semana pelos Ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega – que tambĆ©m teve seu orƧamento amputado em 900 milhƵes – tem que ser visto com muito cuidado pelo governo. Ɖ preciso assegurar que projetos prioritĆ”rios nĆ£o venham a ser atingidos, sob pena de interrupĆ§Ć£o e atraso em Ć”reas estratĆ©gicas para a evoluĆ§Ć£o da  indĆŗstria bĆ©lica e o desenvolvimento tecnolĆ³gico nacional.

FuncionƔrio de redes fast-food promovem "McGreve"

Imagem
"Covers" de Ronald McDonald engrossam os protestos por melhores salĆ”rios nas redes de fast-food Milhares de empregados vĆ£o Ć s ruas dos EUA para denunciar trabalho degradante e exigir aumento do salĆ”rio mĆ­nimo por Eduardo GraƧa — publicado 07/12/2013 11:10, Ćŗltima modificaĆ§Ć£o 07/12/2013 14:36 De Nova York  Sem uniformes, apoiados por uma legiĆ£o de professores, estudantes universitĆ”rios, manifestantes herdeiros do Ocupem Wall Street, grupos de defesa de imigrantes nĆ£o-documentados, lideranƧas sindicais e um massa de trabalhadores “low-budget”, que recebem, dependendo do estado, entre 7 e 8 dĆ³lares por hora de trabalho, milhares de funcionĆ”rios de empresas conhecidas dos brasileiros, como McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Walgreens, Macy’s e Sears, tomaram as ruas de uma centena de cidades americanas na quinta-feira 5 exigindo o aumento do salĆ”rio mĆ­nimo para 15 dĆ³lares por hora.

RENUNCIA DE GENOƍNO Ɖ UM ALERTA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o General da Casa" Capaz de enfrentar a ditadura de armas na mĆ£o deputado concluiu que nĆ£o teria direito a ampla defesa de seu mandato no Congresso  Minha hipocrisia nĆ£o chega a ponto de me dizer contente com a renĆŗncia de JosĆ© GenoĆ­no a seu mandato de deputado federal.    NĆ£o tenho biografia para julgar um personagem com sua histĆ³ria. Mas Ć© uma decisĆ£o preocupante em vĆ”rios sentidos. NĆ£o por ele. Mas por nĆ³s.

A alegria na misƩria alheia.

Imagem
Paulo Nogueira Olavo de Carvalho ocupou a Veja A presenƧa de Olavo de Carvalho Ć© visĆ­vel a 10 mil quilĆ“metros. Basta ver as contrataƧƵes feitas pela publicaĆ§Ć£o nos Ćŗltimos meses. Bandeira de Mello fez uma das melhores definiƧƵes de 2013, pela brevidade e pela acurĆ”cia: Joaquim Barbosa Ć© um homem mau. Poderia estar na lĆ”pide de Barbosa: “Foi um homem mau”. Seria justo. Finalmente Joaquim Barbosa e a justiƧa se encontrariam, e juntos permaneceriam per omnia seculae seculorum. Existem coisas na mĆ­dia para as quais a definiĆ§Ć£o de Bandeira de Mello sobre JB se aplicam perfeitamente.

MP-SP diz que corrupĆ§Ć£o do metrĆ“ foi maior na gestĆ£o de Serra

Imagem
A ediĆ§Ć£o desta semana da semanĆ”ria IstoĆ© revela que a mĆ”fia que superfaturou contratos com o MetrĆ“ de SĆ£o Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agiu de forma muito intensa durante o governo de JosĆ© Serra (PSDB), embora o ex-governador negue. De acordo com a publicaĆ§Ć£o, a documentaĆ§Ć£o em poder do MinistĆ©rio PĆŗblico de SĆ£o Paulo indicam que as irregularidades ocorreram entre 2008 e 2011. No perĆ­odo em que a maior parte dos contratos irregulares foi assinada, perĆ­odo do governo do ex-governador JosĆ© Serra (entre 2007 e 2010).

Lula: Imprensa que fala de Dirceu esconde 445 KG de cocaĆ­na

Imagem
Nesta sexta-feira (6), o ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva comparou a diferenƧa de tratamento dado pela imprensa conservadora quando se refere ao ex-ministro JosĆ© Dirceu, condenado na AĆ§Ć£o Penal 470, e ao helicĆ³ptero do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), flagrado transportando 445 quilos de cocaĆ­na. Durante encontro de vereadores do PT paulista em Itupeva (SP) para promover a prĆ©-candidatura a governador do ministro Alexandre Padilha, Lula disparou: "Me incomoda a preocupaĆ§Ć£o da imprensa com os condenados, sobretudo com o emprego do ZĆ© Dirceu. E essa mesma imprensa, que em nome da moral fala tanto do ZĆ© Dirceu, esconde o outro lado que estava com 445 quilos de cocaĆ­na num helicĆ³ptero".

Video: Manuela D’Ɓvila depena tucano machista

Imagem
7 de Dezembro de 2013 | 13:21  Autor: Miguel do RosĆ”rio O discurso de Manuela D’Ɓvila, lĆ­der do PCdoB na CĆ¢mara dos Deputados, Ć© mais do que um exemplo de que o Congresso tem figuras honradas, que merecem o respeito dos eleitores e da sociedade, enquanto hĆ” outros que procuram fugir ao debate atravĆ©s de estrategemas covardes e atĆ© mesmo machistas. * Manuela D’Ɓvila depena tucano machista Por Renato Rovai, em seu blog: O vĆ­deo abaixo Ć© uma resposta da deputada Manuela D’Ɓvila (PCdoB-RS) a uma grosseria machista do deputado Duarte Nogueira, ruralista e lĆ­der da bancada do PSDB. Na ida do ministro JosĆ© Eduardo Cardozo Ć  CĆ¢mara dos Deputados para tratar do cartel que envolve o governo de SĆ£o Paulo, Siemens e Alston, o tucano insinuou que Manuela teria referendado a fala de Cardozo porque, segundo ele, “o coraĆ§Ć£o tem razƵes, que a prĆ³pria razĆ£o desconhece”.

Um retrato de Marina

Imagem
SĆ³ ela, segundo as pesquisas, levaria Dilma ao segundo turno A ex-senadora transpĆ“s as barreiras sociais. Caiu, porĆ©m, nas velhas armadilhas por Mauricio Dias — publicado 07/12/2013 Marina silva, ex-senadora (PT) e candidata (PV) Ć  PresidĆŖncia da RepĆŗblica em 2010, obteve votaĆ§Ć£o surpreendente e retumbante. Projetou-se com mais de 19 milhƵes de votos, expressando 19,33% do total de vĆ”lidos no primeiro turno.

Janio de Freitas: Esconde-esconde

Imagem
Estar encoberto Ć© o traƧo da sequĆŖncia que termina no arquivo do MinistĆ©rio PĆŗblico Federal em SĆ£o Paulo. Janio de Freitas A acusaĆ§Ć£o do senador AĆ©cio Neves e de outras eminĆŖncias do PSDB ao ministro da JustiƧa, JosĆ© Eduardo Cardozo, de envolvĆŖ-los em ilicitudes para desviar as atenƧƵes postas nos petistas presos, nĆ£o resiste a um simples olhar aos jornais ou telejornais. AtĆ© um exame mĆ©dico de JosĆ© GenoĆ­no continuou mais importante do que a distensĆ£o EUA/IrĆ£, do que um pronunciamento conservador do papa aparentemente inovador, do que manifestaƧƵes de entidades de magistrados e da OAB contra o presidente do STF – e, claro, do que o tal envolvimento de peessedebistas.

SerĆ” que o trensalĆ£o paulista pode descarrilar para Minas?

Imagem
Helena Sthephanowitz, via RBA O que levou o senador AĆ©cio Neves (PSDB) a se envolver pessoalmente na batalha perdida da comunicaĆ§Ć£o sobre o escĆ¢ndalo de corrupĆ§Ć£o da Alstom e da Siemens nos trens e empresas de energia nos governos tucanos de SĆ£o Paulo? AĆ©cio vem da escola polĆ­tica mineira que cultiva a prudĆŖncia e esperteza. Essas caracterĆ­sticas recomendariam manter seu nome o mais longe possĆ­vel do caso. Estava claro que haveria o alto risco de que atacar o ministro da JustiƧa, JosĆ© Eduardo Cardozo, pelas investigaƧƵes da PolĆ­cia Federal, viraria um tiro no pĆ©, pois a opiniĆ£o pĆŗblica veria o caso como pressĆ£o pelo engavetamento. E foi o que aconteceu, apesar dos esforƧos editoriais da imprensa oposicionista em dar uma mĆ£ozinha aos tucanos, para tentar colocĆ”-los na posiĆ§Ć£o de vĆ­timas.

“Com essa imagem de pĆ© de cana e de farinheiro?”

Imagem
Postado em 07 Dec 2013por : Paulo Nogueira Em geral, ver a seĆ§Ć£o de comentĆ”rios dos portais brasileiros Ć© uma experiĆŖncia para masoquistas. Ɖ uma boƧalidade torrencial, exuberante, universal. E nĆ£o hĆ” ninguĆ©m que modere, ao contrĆ”rio do que acontece em grandes sites mundiais, como a BBC. Quase todos os comentĆ”rios sĆ£o de pessoas arquirreacionĆ”rias, analfabetas polĆ­ticas que regurgitam o que lĆŖem ou ouvem na mĆ­dia. Uma das melhores definiƧƵes sobre LobĆ£o veio disso, e apareceu no Twitter depois do Roda Viva com o neo-olavete: “O LobĆ£o parece um comentĆ”rio do G1 que fala.” Clap, clap, clap.

O homem do PanamĆ” e a grana da Globo na FĆ³rmula-1 em SĆ£o Paulo. Conta essa, GalvĆ£o…

Imagem
Autor: Fernando Brito O Miguel do RosĆ”rio levantou a histĆ³ria da   Chibcha Investment Corporation ,  empresa criada no PanamĆ”  por dois dos trĆŖs filhos de Roberto Marinho, pelo diretor da Globo e filho do Ministro do ExĆ©rcito de JosĆ© Sarney – entĆ£o presidente da RepĆŗblica, que Deus se apiede de nĆ³s – e por um certo JosĆ© Manuel Aleixo, sobre quem RosĆ”rio nĆ£o conseguiu informaƧƵes. Mas o leitor CW ( preservo-lhe o nome  ) conseguiu. Aleixo foi diretor financeiro da Globo e, depois, virou seu sĆ³cio na Interpro- International Promotions , com os dois – sĆ³ dois – filhos de Marinho: JoĆ£o Roberto e Roberto Irineu.

O triste fim de Merval

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio Merval Pereira tem um  blog  no Globo, onde publica sua coluna. As chamadas para seus textos aparecem na capa, com destaque. Mesmo com toda essa visibilidade, Ć© um espaƧo que fica Ć s moscas. Fui lĆ” dar uma olhada, nesta madrugada.  Tirei uma fotografia a 1:30 da manhĆ£ do dia 06/12/2013. O texto estĆ” cortado, para aparecer apenas o parĆ”grafo inicial, a barrinha de compartilhamentos e a caixa de comentĆ”rios. O post de hoje, publicado antes das 10 da manhĆ£ do dia 05/12/2013, passadas mais de 15 horas, sĆ³ tinha um comentĆ”rio – de um sujeito discordando radicalmente da opiniĆ£o de Merval.

Dois filhos de Marinho e um do general no PanamĆ”? E o outro irmĆ£o? O velho sabia?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Miguel do RosĆ”rio, parceiro deste  TijolaƧo , nĆ£o descansa. Aceitou a provocaĆ§Ć£o da polĆŖmica sobre o emprego oferecido ao ex-ministro Jose Dirceu por um empresĆ”rio com negĆ³cios no PanamĆ” – um paraĆ­so fiscal – e foi buscar os documentos que provam que tambĆ©m os irmĆ£os Marinho tambĆ©m andaram fazendo seus negĆ³cios por lĆ” – e na Ć©poca em que o velho Roberto ainda estava vivo e mandando muito.

Rede Globo esta perdendo sua influĆŖncia e relevĆ¢ncia no paĆ­s.

Imagem
Ato contra a Globo no dia 11 de julho de 2013 /  foto UJS-divulgaĆ§Ć£o Jornal Nacional tem pior audiĆŖncia de sua histĆ³ria nesta semana A audiĆŖncia registrada na quarta-feira (4) bateu recorde negativo para um dia da semana: o Jornal Nacional (JN), considerado o principal telejornal do paĆ­s, obteve 21 pontos, nĆŗmero bem abaixo da meta estipulada pela Globo, que Ć© de 30 pontos. Outros programas da emissora tambĆ©m estĆ£o enfrentando problema de audiĆŖncia. Assim, a Rede Globo vai assim perdendo sua influĆŖncia e relevĆ¢ncia no paĆ­s. Considerado o principal telejornal do paĆ­s, o Jornal Nacional fechou em 21 pontos, sua segunda prior audiĆŖncia do ano e a pior de sua histĆ³ria para um dia de semana. A menor, que foi de 20 pontos, se deu em um sĆ”bado, quando geralmente hĆ” menos televisores ligados.

MANDELA E A DERROTA DE SEUS INIMIGOS

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOƉ em BrasĆ­lia, Ć© autor de "A Outra HistĆ³ria do MensalĆ£o". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direĆ§Ć£o na VEJA e na Ɖpoca. TambĆ©m escreveu "A Mulher que Era o Outro General da Casa". Ao contrĆ”rio do que se diz hoje, a luta contra o apartheid nĆ£o foi um conto de fadas Nelson Mandela morreu na condiĆ§Ć£o rara e merecida de herĆ³i da humanidade.  A derrota do apartheid sul-africano marcou uma derrota fundamental do sistema colonial, construĆ­do ao longo de cinco sĆ©culos de histĆ³ria.       A estatura atual de Mandela nĆ£o deve obscurecer o cidadĆ£o concreto nem a situaĆ§Ć£o real de onde ele emergiu.  Sua luta envolveu adversĆ”rios poderosos e bem colocados na economia mundial, que tiveram um papel decisivo na preservaĆ§Ć£o de um regime que sempre causou horror na maioria das pessoas do sĆ©culo XX – mas era mantido e alimentado em funĆ§Ć£o dos ganhos que gerava a seus beneficiĆ”rios, dentro e fora do paĆ­s.

A direita quer desemprego

Imagem
por  AntĆ“nio David A  ata da Ćŗltima reuniĆ£o do ComitĆŖ de PolĆ­tica MonetĆ”ria (Copom) , foi divulgada nesta quinta-feira, 5, pelo Banco Central. Destaco  este trecho: O Copom destaca a estreita margem de ociosidade no mercado de trabalho e pondera que, em tais circunstĆ¢ncias, um risco significativo reside na possibilidade de concessĆ£o de aumentos de salĆ”rios incompatĆ­veis com o crescimento da produtividade. Para manter o emprego, o governo atĆ© agora tem sido “tolerante” tanto com a inflaĆ§Ć£o  um pouco  acima da meta como com o aumento dos juros. No fundo, quando a direita dĆ” ĆŖnfase para a necessidade de conter a inflaĆ§Ć£o (como se houvesse risco de hiperinflaĆ§Ć£o!), defende o aumento dos juros e ataca a “gastanƧa” do governo. Na prĆ”tica, essa ĆŖnfase, essa defesa e esse ataque sĆ£o meios para forƧar o  aumento de desemprego . As consequĆŖncias seriam duas: na economia, inibiĆ§Ć£o das greves e, consequentemente, maior porĆ§Ć£o da renda para o empresariado e menor porĆ§Ć£o da renda par

Quem matou Rachel e TaynĆ”? Mulheres contra a impunidade

Imagem
TaynĆ”, 14 anos,  Rachel, 9: VĆ­timas da violĆŖncia e da impunidade por  Fernando CĆ©sar Oliveira Movimentos feministas e de mulheres de Curitiba e regiĆ£o metropolitana promovem nos prĆ³ximos dias duas manifestaƧƵes contra a impunidade observada nos casos dos assassinatos da menina Rachel Genofre e da adolescente TaynĆ” Silva. O primeiro protesto acontece nesta sexta-feira (6/12), a partir das 17 horas, na RodoferroviĆ”ria de Curitiba. O segundo, no prĆ³ximo dia 10 de dezembro, ao meio-dia, em frente ao edifĆ­cio-sede do Tribunal de JustiƧa do ParanĆ”, no Centro CĆ­vico, tambĆ©m em Curitiba. ” Quem matou TaynĆ”? Quem matou Rachel Genofre? ” , questiona o panfleto que serĆ” distribuĆ­do pelos movimentos Ć  populaĆ§Ć£o. “O que une estas duas meninas, alĆ©m da violĆŖncia da qual foram vĆ­timas, Ć© o fato de que ninguĆ©m sabe quem sĆ£o os responsĆ”veis por suas mortes. As autoridades nĆ£o se mostraram competentes para desvendar os casos.”

Aqui jaz um homem que cumpriu seu dever na Terra

Imagem
A naĆ§Ć£o perdeu seu maior filho. Mandela deve receber a lĆ”pide que pediu em vida: aqui jaz um homem que cumpriu o seu dever na Terra. "A naĆ§Ć£o perdeu seu maior filho". Essa foi a mensagem do presidente sul-africano, Jacob Zuma, ao anunciar a morte de Nelson Mandela. Ɖ praticamente impossĆ­vel encontrar alguĆ©m que jamais tenha ouvido falar em Nelson Mandela, prova de sua importĆ¢ncia histĆ³rica. Ɖ igualmente notĆ”vel quantos conhecem bastante sua histĆ³ria, pelo menos, os fatos essenciais. O fato de ter sido ele o lĆ­der da luta contra o racismo e o sistema de apartheid, a segregaĆ§Ć£o entre brancos e negros, na Ɓfrica do Sul. O fato de ele ter ficado preso por dĆ©cadas e, depois, ter sido eleito presidente da RepĆŗblica.

A casa-grande goza da leniĆŖncia da JustiƧa

Imagem
Se JosĆ© Genoino tivesse nascido na ItĆ”lia, seria tratado como herĆ³i O primado da incompetĆŖncia Sem esquecer, por parte de quem estĆ” por cima, a prepotĆŖncia, a ignorĆ¢ncia, a arrogĆ¢ncia, a hipocrisia, o descaso, etc. etc. por  Mino Carta   Regresso ao paĆ­s depois de duas semanas de ausĆŖncia nesta pĆ”gina, passadas em cidades onde Ć© possĆ­vel dispensar o carro, porque o transporte pĆŗblico funciona Ć  perfeiĆ§Ć£o. Figuram no mapa de paĆ­ses atingidos gravemente pela crise global e ainda assim firmes nas prĆ”ticas do Estado de Bem-Estar Social. Falo daquele que apelidamos de Velho Mundo, cuja propalada velhice teima em nos oferecer bons exemplos.

OS EUA E A CONTA DA NSA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (HD) - As revelaƧƵes feitas pelo ex-analista de informaƧƵes da NSA, Edward Snowden, sobre o monitoramento pelas agĆŖncias de espionagem norte-americanas, de empresas e governos estrangeiros, e a quebra da privacidade e do sigilo na internet de milhƵes de cidadĆ£os de todo o mundo, nĆ£o teve repercussĆ£o apenas nos meios polĆ­ticos e estratĆ©gicos. EmpresĆ”rios que trabalham com grandes grupos e empresas na internet tĆŖm manifestado sua insatisfaĆ§Ć£o com o comportamento dos Estados Unidos e as consequĆŖncias, para os seus negĆ³cios, da crescente desconfianƧa dos consumidores com tudo o que cerca o universo da Tecnologia da InformaĆ§Ć£o.       Na semana passada, na Inglaterra, Mark Zuckenberg tocou no assunto no programa semanal da emissora inglesa de televisĆ£o BBC -  “The Week”. “O governo – norte-americano – estragou tudo com esse problema da espionagem” – afirmou o fundador e principal executivo do Facebook.

Propineiro diz a Aloysio Nunes como arrumar dinheiro no Banco Mundial para obra da Alstom

Imagem
  CĆ³pia de e-mail em posse da PolĆ­cia Federal mostra que Jorge Fagali Neto, apontado como lobista da multinacional francesa Alstom e intermediador de propinas, fez sugestƵes, no fim de 2006, sobre como o governo estadual deveria agir no setor metroferroviĆ”rio ao tucano Aloysio Nunes Ferreira, entĆ£o coordenador da campanha de JosĆ© Serra (PSDB) ao comando do Estado. Uma dessas sugestƵes - a busca de dinheiro externo para obras de uma linha do MetrĆ“ -acabou concretizada depois de Serra ser eleito e Aloysio assumir a Casa Civil do Estado. A obra foi tocada por um consĆ³rcio que tinha a Alstom como sĆ³cia.

PolĆŖmica sobre aborto marca debate da mortalidade materna

Imagem
  Termina nesta quinta-feira (5) o 1Āŗ seminĆ”rio de parlamentares da AmĆ©rica Latina e Caribe para debater a saĆŗde reprodutiva, materna, neonatal e infantil. Ontem (4), o primeiro dia do evento, houve polĆŖmica em torno da legalizaĆ§Ć£o do aborto. A discussĆ£o comeƧou quando Carmen Barroso, membro do Grupo Independente de Especialistas da ComissĆ£o de InformaĆ§Ć£o e PrestaĆ§Ć£o de Contas sobre a SaĆŗde das Mulheres e das CrianƧas (CoIA) da OrganizaƧƵes das NaƧƵes Unidas (ONU), recomendou a busca de soluƧƵes para o aborto inseguro na AmĆ©rica Latina, que Ć© uma das principais causas de mortalidade materna na regiĆ£o.

Deputado tucano ataca de machista contra denĆŗncia de corrupĆ§Ć£o

Imagem
Manuela acusou o deputado Duarte Nogueira de partir para baixaria por nĆ£o ter respostas para dar sobre a situaĆ§Ć£o do seu partido no estado de SĆ£o Paulo. De BrasĆ­lia MĆ”rcia Xavier A lĆ­der do PCdoB na CĆ¢mara, deputada Manuel D'Ɓvila (RS), denunciou, em discurso indignado no PlenĆ”rio da CĆ¢mara, na noite desta quarta-feira (4), a “atitude machista e leviana” do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) na audiĆŖncia pĆŗblica da ComissĆ£o de ConstituiĆ§Ć£o e JustiƧa (CCJ) que debatia com o ministro da JustiƧa, JosĆ© Eduardo Cardozo, as denĆŗncias de corrupĆ§Ć£o do metrĆ“ de SĆ£o Paulo que envolve os governos tucanos.

A crise da direita latinoamericana

Imagem
Depois de ter governado a grande parte dos paĆ­ses do continente por vĆ”rias dĆ©cadas, a direita vive uma situaĆ§Ć£o de profunda debilidade polĆ­tica e social. por Emir Sader Este comeƧo de sĆ©culo nĆ£o foi particularmente favorĆ”vel Ć  direita latino-americana. Depois de ter governado a grande parte dos paĆ­ses do continente por vĆ”rias dĆ©cadas – com ditaduras militares e governos neoliberais, entre outros – a direita vive uma situaĆ§Ć£o de profunda debilidade politica e isolamento social na regiĆ£o.

Lula: “Lendo a imprensa, a gente pensa que o paĆ­s acabou”

Imagem
do DiĆ”rio de Centro do mundo Lula recebeu na tarde desta quarta-feira o TĆ­tulo de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do ABC. A cerimĆ“nia ocorreu no campus de SĆ£o Bernardo do Campo, em SĆ£o Paulo. Este Ć© o 26Āŗ tĆ­tulo desse tipo recebido por Lula apĆ³s os seus oito anos de governo, entre 2003 e 2010. Na ocasiĆ£o, ele afirmou que, apesar de nĆŗmeros positivos do PaĆ­s, como a taxa de desemprego em torno de 5% da populaĆ§Ć£o economicamente ativa, “lendo a imprensa, a gente pensa que o paĆ­s acabou”. “Desde o inĆ­cio da crise mundial, nenhum paĆ­s manteve o ritmo de crescimento de empregos que o Brasil. Temos hoje Ć­ndice de desemprego menor do que o dos Estados Unidos e da Europa. A principal mudanƧa do perĆ­odo Ć© que aprendemos a confiar em nĆ³s mesmos. Sem o complexo de vira-latas que permeou o nosso PaĆ­s no sĆ©culo 20″, disse, a uma plateia de estudantes. Saiba Mais:  Terra

Projeto mapeia quem manda no Brasil

Imagem
Especial da RepĆ³rter Brasil mostra quem sĆ£o e como estĆ£o conectadas as pessoas que controlam as maiores empresas em atividade no paĆ­s Por RepĆ³rter Brasil | Categoria(s):  NotĆ­cias VocĆŖ sabia que grandes empresas brasileiras estĆ£o conectadas atravĆ©s de pessoas que tĆŖm assento em seus conselhos? A  RepĆ³rter Brasil  identificou essas relaƧƵes existentes, que envolvem as maiores corporaƧƵes e fundos de pensĆ£o do paĆ­s. Elos que muita gente nem imagina que existam. O resultado dessa investigaĆ§Ć£o estĆ” disponĆ­vel em uma  plataforma digital   na qual o internauta pode criar suas prĆ³prias redes, descobrindo relaƧƵes nos setores que mais lhe interessam. O leitor tambĆ©m pode imprimir esses mapas criados ou enviĆ”-los por redes sociais. O objetivo Ć© transformar um assunto importante, mas que pode ser bem chato, em algo divertido. Textos de apoio acompanham a plataforma para ajudar a explicar o que significam tantas conexƵes. ReproduĆ§Ć£o de diagrama gerado a partir de pesquisa no site d

ConheƧa oito fatos marcantes sobre integraĆ§Ć£o regional na AmĆ©rica Latina

Imagem
Mercosul, Unasul, Celac, AlianƧa do PacĆ­fico: regiĆ£o Ć© marcada por acordos e assimetrias. Gabriela NĆ©spoli, via  Opera Mundi Na quinta-feira, dia 28/11,  Opera Mundi  disponibilizou o quarto programa da sĆ©rie “Aula PĆŗblica”, que responderĆ” a pergunta: “A prioridade diplomĆ”tica Ć  AmĆ©rica Latina Ć© benĆ©fica para o Brasil?”. Antes disso, foi publicada uma lista de oito fatos relevantes sobre a integraĆ§Ć£o latino-americana. 1. Mercosul  – O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi o primeiro bloco de integraĆ§Ć£o regional da AmĆ©rica Latina do qual o Brasil faz parte. Sua origem remete ao Tratado de IntegraĆ§Ć£o, CooperaĆ§Ć£o e Desenvolvimento estabelecido entre Brasil e Argentina, em 1988, no contexto da redemocratizaĆ§Ć£o de ambos os paĆ­ses. Em 1991, a assinatura do Tratado de AssunĆ§Ć£o e a aderĆŖncia de Paraguai e Uruguai efetivaram a criaĆ§Ć£o do bloco

Alckmin e Serra batem recorde de corrupĆ§Ć£o: Superfaturamento de quase R$ 1 bilhĆ£o

Imagem
O Jornal Nacional da TV Globo foi atĆ© o PanamĆ” procurar saber o controle acionĆ”rio do hotel privado que ofereceu emprego a JosĆ© Dirceu, mas nĆ£o foi atĆ© o gabinete do promotor Marcelo Milani, no centro de SĆ£o Paulo, como fez a TVT, para ouvir o que ele tinha a dizer sobre o rombo  de quase R$ 1 bilhĆ£o no MetrĆ“ de SĆ£o Paulo. Por ZĆ© Augusto do Blog Os Amigos do Presidente Lula Os governos tucanos de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e JosĆ© Serra  (PSDB-SP) deixaram a fama do antecessor Paulo Maluf (PP-SP) no chinelo, e bateram todos os recordes de corrupĆ§Ć£o imaginĆ”veis. O MinistĆ©rio PĆŗblico de SĆ£o Paulo quer a suspensĆ£o imediata do contrato, para estancar o rombo nos cofres pĆŗblicos. Deu no  Portal Terra :

Por que o Uruguai nĆ£o Ć© aqui?

Imagem
Natural de MontevidĆ©u, a capital, o escritor Eduardo Galeano costuma dizer que o Uruguai Ć© “o paradoxal paĆ­s em que nasci e voltaria a nascer”. Festa de rua celebra o paĆ­s que conquistou casamento homossexual, direito a aborto e legalizaĆ§Ć£o maconha. O que tornou isso possĆ­vel? por Gabriela Leite —  publicado  04/12/2013 15:11,  Ćŗltima modificaĆ§Ć£o  04/12/2013 16:47 [Este Ć© o blog do site Outras Palavras em CartaCapital.  Aqui   vocĆŖ vĆŖ o site completo] ƀs 3 da tarde deste domingo (8/12), uma bandeira uruguaia serĆ” hasteada, de modo performĆ”tico, no centro de SĆ£o Paulo. EstarĆ” dado o sinal de largada para uma sucessĆ£o de intervenƧƵes artĆ­sticas, oficinas, rodas de conversa, cenas de mĆŗsica, teatro, graffiti. ƀs 18h33, haverĆ” cerimĆ“nia simbĆ³lica de casamento coletivo e beijaƧo. Centenas de pessoas celebrarĆ£o, em festa, as notĆ”veis conquistas polĆ­tico-culturais alcanƧadas pelo paĆ­s vizinho, nos Ćŗltimos anos: reconhecimento do casamento gay, direito ao aborto e, muito em bre