Rede Globo esta perdendo sua influência e relevância no país.



Ato contra a Globo no dia 11 de julho de 2013 /  foto UJS-divulgação

Jornal Nacional tem pior audiência de sua história nesta semana

A audiência registrada na quarta-feira (4) bateu recorde negativo para um dia da semana: o Jornal Nacional (JN), considerado o principal telejornal do país, obteve 21 pontos, número bem abaixo da meta estipulada pela Globo, que é de 30 pontos. Outros programas da emissora também estão enfrentando problema de audiência. Assim, a Rede Globo vai assim perdendo sua influência e relevância no país.

Considerado o principal telejornal do país, o Jornal Nacional fechou em 21 pontos, sua segunda prior audiência do ano e a pior de sua história para um dia de semana. A menor, que foi de 20 pontos, se deu em um sábado, quando geralmente há menos televisores ligados.



A perda de audiência significa redução da influência do principal telejornal da TV, que, ano após ano, vem enfrentando uma sangria no seu número de telespectadores. A meta da Globo para o horário é de 30 pontos. A audiência registrada nesta quarta-feira foi muito baixa para o que a Globo espera dos seus produtos. Como o dia foi de altas temperaturas na Grande São Paulo, a maioria dos programas teve queda de audiência.

Mas, no caso do JN, a queda tem sido constante. O telejornal que já fez o Brasil parar durante a sua exibição no passado, tem perdido, atualmente, muito da sua relevância diante dos meios digitais, que oferecem informação a todo momento e através das mais diferentes plataformas.

Durante os protestos de junho, uma das palavras de ordem mais repetidas em meio à multidão nas ruas foi o "Fora Globo", que representava a insatisfação da população, que não se sente representada na programação da emissora. Além disso, muitos fatos narrados em seus telejornais, ocorridos nas manifestações de junho e em outras ocasiões, vêm sendo contestados em vídeos, fotos e depoimentos feitos em diversos sites, blogs e redes sociais na rede mundial de computadores, que garante que toda e qualquer informação que circule pela rede tenha receba o mesmo tratamento, a chamada neutralidade da rede.

Além do Horizonte?

Há um mês no ar, a novela “Além do Horizonte” já é o maior problema da história da dramaturgia da Globo. O folhetim das 19h registrou anteontem média de 14,6 pontos de audiência, quase a mesma da reprise de “O Cravo e a Rosa”, no “Vale a Pena Ver de Novo”, que alcançou 13,6 pontos. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.

Além de ser o pior índice da história do horário, a novela viu a Record encostar em ibope. Durante alguns minutos, Marcelo Rezende e o seu “Cidade Alerta” marcaram 11 pontos, ante 12 de “Além do Horizonte”.

Para se ter uma ideia do problema, o “Vale a Pena” tem share (participação no total de televisores ligados no horário) maior que o da novela das 19h, o que nunca aconteceu na Globo.

“O Cravo e a Rosa” registrou anteontem share de 39,5% ante 30% de “Além do Horizonte”. O share de uma novela desta faixa fica na casa dos 40%. O que leva a crer que o público está fugindo da Globo no horário das 19h.

Preocupada, a emissora está inserindo novos personagens e tramas na história, o que tem bagunçado a edição dos capítulos. A ‘novela-pesadelo’, como é chamada nos bastidores da rede, também deve ter o seu período de permanência na programação encurtado.

Com informações Brasil 247 e coluna Outro Canal da Folha de S. Paulo


Comentários