"Lojas híbridas" se anunciam como tendência em Berlim
Unir forças é uma maneira criativa de viabilizar negócios, como no Enten und Katzen, em Prenzlauer Berg Na cada vez mais badalada capital alemã, combinar dois ou mais negócios sob o mesmo teto, como autoescola e loja de vinhos, vira saída para fugir dos preços altos de aluguel e atrair públicos distintos. A combinação é improvável – um estabelecimento que une autoescola e loja de vinhos. Mas reflete o que parece se anunciar como uma tendência em Berlim, cidade que tem, como poucas outras no mundo, uma abertura especial à experimentação. A loja, no bairro de Friedrichshain, foi ideia do mecânico Andreas Wittwer. Ao lado da mulher, ele cuida da autoescola. Seu irmão Matthias é responsável pelos vinhos. Desde 2002, essa combinação de negócios familiares vem atraindo a curiosidade de quem passa pela Grünbergerstrasse. Seus donos garantem, porém, que os clientes não procuram o estabelecimento para aulas de condução e para comprar vinho ao mesmo tempo. "De jeito nenhum&quo