Postagens

Mostrando postagens de agosto 6, 2015

São Paulo: Material distribuído pela Polícia Militar reforça o racismo

Imagem
Movimentos sociais e juristas querem retratação da Polícia Militar por material que coloca homens negros como referencial de bandidos. Redação da Rede Brasil Atual São Paulo – Um material de divulgação distribuído pela Polícia Militar paulista em Diadema (região do Grande ABC) causou indignação de juristas e movimentos sociais. O que era para ser um informativo com dicas de segurança pública virou alvo de críticas, por reforçar preconceito e racismo. Nas ilustrações, personagens que simbolizam criminosos e despreparados são negros.   O material foi elaborado e distribuído pelo Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo. Thaís Rosa, que integra o coletivo Dia de Nega, mostrou sua indignação ao receber o panfleto, que a filha de sete anos havia recebido na escola, e cobrou providências.

Thierry Meyssan: Síria, retórica e verdade

Imagem
Desde há duas semanas que a imprensa internacional espalha rumores anunciando o início de uma operação militar norte-americana contra a Síria. Thierry Meyssan, que havia denunciado uma manipulação do general John Allen e dos seus amigos tendo em vista sabotar o acordo E.U./Irão, retoma aqui o absurdo desta proposição. Ele explica o porquê do apoio estratégico da Rússia e da China a uma Síria laica não ser negociável. REDE VOLTAIRE | BEIRUTE (LÍBANO) | 11 DE AGOSTO DE 2015 FRANÇAIS    ESPAÑOL    РУССКИЙ    فارسى    ITALIANO    DEUTSCH    عربي   General John Allen, no Fórum de Segurança Aspen. A 27 de julho, o  New York Times  anunciava a criação de uma zona de segurança na Síria, por Washington e Ancara, para abrigar refugiados sírios, actualmente estacionados na Turquia [ 1 ]. Pouco após, a Casa-Branca desmentia esta informação. Eu expliquei, num artigo precedente, que o  New York Times  havia sido intoxicado, ao mesmo tempo, tanto pelo general John Allen, enviado especia

Miro: Cunha é novo líder dos fascistas mirins?

Imagem
Por Altamiro Borges - 12/08/2015 Nas convocatórias para as marchas golpistas do próximo domingo (16), os grupelhos fascistoides que dizem lutar “contra a corrupção e pelo Fora Dilma” evitam mencionar o nome de Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal. Quando questionados nas redes sociais, alguns dos jovens direitistas afirmam desconsiderar as denúncias contra o lobista, que inclusive foi citado na midiática Operação Lava-Jato, por considerá-lo vital à luta contra o atual governo. No final da patética marcha a Brasília, em maio, os líderes do “Movimento Brasil Livre”, “Revoltados Online” e “Vem pra Rua” inclusive fizeram questão de posar para fotos junto com o seu novo líder messiânico, famoso pela postura ética e republicana.

Eric Toussaint apresenta conclusões da auditoria à dívida (legendado em português)

Imagem
infoGrécia - 12/08/2015 A Comissão para a Verdade sobre a Dívida Pública Grega apresentou as suas primeiras conclusões em junho de 2015. É nesse quadro que Eric Toussaint, que coordena os trabalhos da comissão, resumiu em 17 de junho de 2015 os resultados, numa sessão pública no Parlamento helénico. 

Margaridas gritam contra o golpe e Dilma emenda: 'Eu envergo, mas não quebro'

Imagem
TRABALHADORAS DO CAMPO Ao participar do ato no estádio Mané Garrincha, a presidenta promete estímulos à produção no campo, critica a violência e assume compromissos pela saúde das mulheres por  Eunice Pinheiro, para a RBA   publicado  12/08/2015 19:16,  última modificação  12/08/2015 20:08 LULA MARQUES/APT/FOTOS PÚBLICAS Dilma cita Lenine – "Eu envergo, mas não quebro" – e diz que não permitirá retrocessos sociais e democráticos Brasília – A presidenta Dilma Rousseff encerrou hoje (12) a Marcha das Margaridas, no estádio Mané Garrincha, citando um trecho da canção  Envergo, Mas Não Quebro , de Lenine. "E em noite assim como esta, eu cantando numa festa, ergo o meu copo e celebro os bons momentos da vida, e nos maus tempos da lida eu envergo, mas não quebro", disse a petista. Ela emendou dizendo que segue em frente, co mo as Margaridas. Disse ainda que continuará trabalhando para realizar os sonhos dos brasileiros. " Juntas, nós Margaridas, n

Prisão de Dirceu já impede crimes de acusados na "lava jato", diz Sergio Moro

Imagem
12 de agosto de 2015, 19h42 - no Conjur   Por  Pedro Canário Para o juiz federal Sergio Moro, a prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu já é suficiente para “interromper a atividade delitiva” de um dos grupos investigados na operação “lava jato”. Em  despacho  desta quinta-feira (12/8), Moro revoga as prisões processuais de três investigados sob a suspeita de terem se juntado a Dirceu a para lavar dinheiro e praticar atos de corrupção por entender que prender o ex-ministro da Casa Civil, um dos “principais responsáveis pelos delitos praticados no âmbito deste específico grupo delitivo”, basta. Moro afirma que prisão preventiva serve para debelar a corrupção sistêmica. Agência Brasil Moro mandou soltar Roberto Marques e Luiz Eduardo de Olveira e Silva, irmão do petista, e Pablo Alejandro Kipersmit. O juiz afirma que eles, “pelas provas colhidas”, são auxiliares do ex-ministro da Casa Civil na “operacionalização de recebimento de propinas e lavagem de dinheiro”. Sobre Mar

Wadih Damous: “A República fascista do Paraná é comandada por fanáticos”

Imagem
publicado em 12 de agosto de 2015 às 17:13 - no Viomundo Marcha da insensatez por Wadih Damous, em O Globo Está em curso um processo de criminalização da vida. Da política a torcidas organizadas de futebol, tudo é visto pelo olhar punitivo e de presunção de culpa: são todos culpados até prova em contrário. Em alguns casos, até com prova em contrário. Agressões a pessoas que usam camisetas vermelhas ou que simpatizam com determinado partido, bomba lançada contra o escritório de um ex- presidente da República são alguns dos exemplos dessa escalada.

Paulo Nogueira: Onde estava a bomba contra Lula anunciada para hoje por um blogueiro da Globo?

Imagem
Postado em   12 ago 2015 por :   Paulo Nogueira É um chapéu, não uma bomba: Lula na Festa das Margaridas Me mandaram ontem uma messagem assustada no Facebook. “Tá sabendo?” Era um tuíte de Ricardo Noblat. Noblat comunicava, num tom de agente secreto, que haveria uma “bomba” nesta quarta. Contra Lula. “Não levo a sério esse tipo de coisa”, respondi. Mas fui verificar, hoje, a que Noblat se referia.

Pesquisas mostram que resistência à ditadura não foi apenas de pequenos grupos

Imagem
Criado em  12/08/15 17h37  e atualizado em  12/08/15 18h34   Por  Vinícius Lisboa  Edição: Maria Claudia  Fonte: Agência Brasil A repressão à comunidade LGBT e à população negra, as agressões sexuais contra mulheres militantes e o controle social das favelas no período da ditadura militar mostram que as restrições da liberdade foram além do confronto com a militância armada e alcançaram maior abrangência na sociedade.

Safra brasileira de grãos 2014/2015 é recorde: 208,8 milhões de toneladas

Imagem
Sputnik News - 12/08/2015 A produção de grãos no Brasil bateu novo recorde e deve atingir 208,8 milhões de toneladas. Este volume representa um aumento de 7,9% em relação à safra 2013/2014, que foi de 193,62 milhões de toneladas. A informação é da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.

Contra golpismo, juristas lançam manifesto e pedem respeito às urnas

Imagem
Renomados juristas lançaram nesta terça-feira (11), Dia do Advogado, um manifesto em defesa da democracia, pela legalidade e em apoio ao governo da presidenta Dilma, contra os intentos golpistas. Foto: CTB   O manifesto foi lançado em evento na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, em ato convocado pela Frente Todos Pela Democracia, que reúne movimentos sociais, juristas, advogados, centrais sindicais e partido políticos. O documento defende o respeito ao voto e à soberania popular. É assinado por juristas como Sérgio Salomão Shecaira, Professor da Faculdade de Direito da USP, Marcelo Semer, ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia e ex-presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, e Marcio Sotelo Felippe, ex-Procurador-Geral do Estado de São Paulo. O documento ressalta que “é preciso deixar claro que a tentativa de retirar a Presidenta da República de seu cargo sem quaisquer elementos jurídicos para tal é um desrespeito inegável a ordem vigente e a soberania da

Dissidentes do PMDB abandonam Cunha e procuram reingresso na base governista.

Imagem
Por Zé Augusto - 12/08/2015 Hoje que na coluna do Ilimar Franco diz que os deputados federais do PMDB "oposicionista" estão achando que entraram em uma roubada ao seguirem o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e estão querendo virar a casaca para o lado governista de novo: Bem que a Helena escreveu na nota " Pautas bomba são demonstração de desespero e impotência para 'impichar' " A bancada hoje cunhista não vai esperar para as escaramuças de Cunha com o governo sem resultado, e a ficha está caindo de que o impeachment é inviável. Isto faz os parlamentares passarem a buscar outros canais de interlocução com ministérios para voltar à paz com o governo para ver suas demandas atendidas.

PT: um sonho à procura dos seus personagens

Imagem
A operação em curso quer fazer esquecer toda a história do PT e colar na sigla a imagem de única responsável pelas tragédias da democracia brasileira. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 12/08/2015 Florestan Fernandes, que o Brasil perdeu há vinte anos (10-08-1995), dizia que o seu socialismo era a democracia levada às últimas consequências. Uma democracia para valer, uma democracia de todos. Sobretudo para todos. O marxista que foi professor de Fernando Henrique Cardoso, entre outros, rompeu com o pupilo a quem ironizava a pretensão de ser um cavalo de Tróia das elites –querer reformar o capitalismo por dentro, em parceria com seus donos. De origem humilde, Florestan começou a trabalhar aos seis anos. A pobreza afastou-o da escola aos nove, para devolve-lo só aos 17. Em 1943 estava formado: sociólogo. Autor de 53 livros, foi cassado e exilado. A filiação ao PT só aconteceria em 1986, seis anos após a criação do partido, do qual foi deputado constituinte em 1988, sen

Cruzada contra corrupção não pode prejudicar direito de ampla defesa

Imagem
OPINIÃO 12 de agosto de 2015, 6h00 - no Conjur Por  Antonio Tovo A temática da corrupção é segmento indissociável dos movimentos de conformação e desenvolvimento da burocracia estatal brasileira. Ao longo dos mais de 500 anos de nosso país[ 1 ], o direcionamento da esfera pública para fins privados foi diversas vezes constatado. Tais fatores levam à criação de uma mentalidade nacional — exagerada, diga-se de passagem — de que vivemos no Estado mais ímprobo do mundo. A partir do período de redemocratização e da promulgação da Constituição da República de 1988, a malversação de recursos por agentes públicos torna-se uma das principais pautas de mobilização da sociedade civil, bem como passa a ser assunto cerne de diversos veículos de comunicação de massa. A maior visibilidade dos casos de corrupção e improbidade possui consequência nítida: ocorre crescente demanda por incremento de criminalização, seja pelo agravamento de penas/regimes cominados, seja pelo julgamento sumário

Fernando Brito: Curitiba ainda mira Lula e planta “descoberta” velha em O Globo

Imagem
12 de agosto de 2015 | 12:29  Autor: Fernando Brito Uma velha e improvada acusação,  feita em dezembro do ano passado , foi ressuscitada hoje pelo O Globo, a partir da “soprada” de alguém da “turma de Moro”. É a história do tal “triplex” de Lula num edifício no Guarujá, cuja propriedade o ex-presidente nega e o proprio jornal não tinha como provar, na ocasião, pois o imóvel pertence, segundo o registro em cartório, à Construtora OAS. Virou manchete de novo . Algum integrante da República Curitibana ou do MP paulista “soprou” ao jornal que o “apartamento de Lula”, que não é de Lula, foi dado em hipoteca a uma empresa que teve negócios com uma empresa de Alberto Youssef.

Estudante de Medicina é atacada após discurso em cerimônia do Mais Médicos

Imagem
Estudante de Medicina da UFRN é atacada por médicos e alunos após discursar na cerimônia de dois anos do Programa Mais Médicos. Ana Luiza Lima falou sobre as transformações que a educação provocou na sua vida a partir de incentivos de políticas públicas e foi chamada de “Vadia”, “ignorante”, “médica vagabunda pobre”, entre outros impropérios no Pragmatismo Politico Médicos Populares se solidarizam com Ana Luiza Lima, estudante de Medicina atacada por discurso sobre políticas de saúde A estudante de medicina Ana Luiza Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), denunciou, em seu perfil no Facebook, as ofensas sofridas após discurso ( vídeo abaixo ) na cerimônia de dois anos do   Programa Mais Médicos , em Brasília. Luiza falou sobre as transformações que a educação provocou na sua vida, a partir da oportunidade de estudar medicina por políticas públicas do governo Dilma Rousseff. “Vadia”, “ignorante”e “médica vagabunda pobre” foram alguns dos adjetivos

Paulo Nogueira: Onde foram parar os valentes jornalistas da Globo que defendiam o impeachment?

Imagem
Postado em   11 ago 2015 por :   Paulo Nogueira O patriarca morreu, mas o papismo foi mantido pelos três herdeiros Uma coisa eu preciso reconhecer na família Marinho: ela sabe dar ordens. Nisso, é bem diferente da família Civita, que não consegue pedir um café para o mordomo. Nem bem João Roberto Marinho disse aos senadores do PT que transmitiria a seus editores o que ouvira deles, o noticiário da Globo mudou consideravelmente. Em todas as mídias. O que João ouviu é o que todos já sabiam: que a cobertura da Globo vinha sendo escandolasamente enviesada contra o governo. João prometeu aos senadores que iria avisá-los do diagnóstico prontamente. Presumo, pelo que conheço da Globo, que ele mandou um email sintético, que é seu estilo, aos integrantes do Conedit, o Conselho Editorial. Acabou.

Agenda Renan ( é de Renan?) joga Cunha ao espaço. É negócio, mas melhor que o de Levy

Imagem
11 de agosto de 2015 | 15:44  Autor: Fernando Brito Ainda não estão claros os detalhes – e talvez nem fiquem, a não ser na hora de sua implementação – dos pontos da tal Agenda Brasil, apresentada por Renan Calheiros como base de um acordo político para superar a crise instalada no país. O que está claro, claríssimo é que a agenda não é de Renan, mas representa uma espécie de programa mínimo do empresariado para o Governo Dilma, muito mais eficaz do que o contracionismo puro e simples proposto – e só executado do lado amargo – pelo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, até por falta de apoio congressual, mas não só.

"Algumas pessoas não perceberam que a eleição acabou", diz Lula à Marcha das Margaridas

Imagem
Foto: RIcardo Stuckert / Instituto Lula Milhares de trabalhadoras do campo, das cidades, das florestas e das águas estiveram presentes na abertura da 5ª edição da Marcha das Margaridas ,  que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  na noite desta terça-feira (11), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O ato é  organizado pela Contag. "Foi a dignidade de vocês que construiu esse país", elogiou Lula, na abertura de seu discurso.  "A presidenta Dilma deve estar agora orgulhosa de presidir um país que tem um povo da  qualidade das margaridas que estão aqui hoje", disse o ex-presidente. "Hoje é um dia para celebrar a força das mulheres e do povo brasileiro", continuou.

Lula diz que voltará a viajar pelo país para defender governo e o PT

Imagem
Criado em  12/08/15 00h09  e atualizado em  12/08/15 00h15   Por  Ivan Richard e Maiana Diniz - Repórteres da Agência Brasil  Edição: Aécio Amado Fonte: Agência Brasil Como respostas às críticas ao governo da presidenta Dilma Rousseff e ao PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na noite dessa terça-feira (11) que está preparando a retomada de suas viagens pelo país. Em discurso na abertura da 5ª Marcha das Margaridas, Lula defendeu a gestão de Dilma.  Ex-presidente Lula participa da abertura da Marcha das Margaridas, em Brasília Fabio Rodrigues-Pozzebom /Agência Brasil “Queria dizer para vocês que há cinco anos deixei a Presidência e tem gente que me encontra e se queixa de que não falo com a imprensa, e não falo porque não é papel de um ex-presidente falar, porque o papel é da presidenta", disse. " Agora, estou quieto no meu canto, mas todo santo dia tem uma provocação, tem uma coisa e eu estou quieto. Mas quero dizer agora estou dizendo que estou prepar

PHA: EUA fazem no México o que Cerra quer no Brasil

Imagem
Empresas americanas foram beneficiadas por projeto aprovado durante o governo Peña Nieto Saiu na TeleSur: HILLARY CLINTON IMPULSÓ REFORMA ENERGÉTICA EN MÉXICO La exsecretaria de Estado y actual precandidata demócrata a la presidencia de Estados Unidos (EE.UU.), Hillary Clinton, impulsó la polémica reforma energética en México, según informaciones desclasificadas por el Departamento de Estado nortamericano. Según el portal web Desmog, que dio a conocer el contenido de los correos electrónicos de Clinton, la exfuncionaria gubernamental tuvo a disposición un equipo de colaboradores que defendió los intereses de trasnacionales Exxon Mobil, Chevron y BP en territorio azteca. “Como responsable de la política exterior de EE.UU., Hillary Clinton impulsó con colaboradores suyos la privatización de la industria energética mexicana, concretada por el gobierno del presidente Peña Nieto”, indica Desmog en su portal web.  (…)

Portugal sofre de submissão à ‘grande finança internacional’

Imagem
Sputnik News O jornal britânico Financial Times publicou recentemente uma matéria com ênfase na situação grave da economia portuguesa. Para compreender os problemas econômicos de Portugal e as possíveis soluções da crise, a Sputnik falou em exclusividade com o candidato à presidência portuguesa Paulo Morais e mais dois especialistas. O  Financial Times  escreve que a dívida combinada de Portugal (dívida pública, das empresas e das famílias) é estimada em cerca de 360 por cento do PIB, um dos mais altos rácios da zona euro. Este valor é suscetível de restringir o ritmo de recuperação, que é inferior ao de Espanha, o maior parceiro comercial de Portugal, e pesa sobre as perspectivas de crescimento a médio prazo, diz a edição citando o FMI.  

Kerry diz que se EUA romperem acordo nuclear com Irã, dólar será afetado

Imagem
afp.com / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Andrew Burton O secretário de Estado americano, John Kerry, fala sobre o acordo nuclear iraniano, em Nova York, no dia 11 de agosto de 2015 AFP - 11/08/2015 Se os Estados Unidos romperem com o acordo histórico alcançado sobre o programa nuclear do Irã, especialmente em caso de rejeição pelo Congresso, o dólar seria afetado como moeda internacional, declarou nesta terça-feira o secretário de Estado americano, John Kerry. Se "recuarmos e rejeitarmos o acordo (...) é uma receita muito rápida, meus amigos, para que o dólar deixe de ser a moeda de reserva global", alertou Kerry durante uma conferência em Nova York organizada pela agência de notícias Thomson Reuters. "Se os Estados Unidos agirem desta maneira, não só perderemos o apoio (de alguns parceiros de Washington) em matéria de sanções, mas também seu apoio se tivermos que usar a força militar", argumentou o chefe da diplomacia americana. Kerry

GGN: Procurador da Lava Jato defende teoria do domínio do fato e pena maior para políticos

Imagem
TER, 11/08/2015 - 19:43 Jornal GGN -  O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima defendeu, em artigo publicado pelo Estadão nesta terça-feira (11), que a teoria do domínio do fato seja empregada na Operação Lava Jato e que políticos envolvidos nos esquemas sejam condenados com penas maiores que àquelas decretadas para empresários, doleiros e outros operadores dos casos de corrupção na Petrobras. No artigo, Lima diz que as críticas feitas à teoria do domínio do fato após seu uso no julgamento do mensalão não fazem sentido. Para ele, o que faz sentido é que esse instrumento seja novamente utilizado agora, para atingir a cúpula política que teria ordenado a maior parte dos crimes praticados contra a Petrobras, ainda que não haja provas documentais de cada passo dado por esses autores.

Luis Nassif: Eduardo Cunha tem que sair da presidência da Câmara

Imagem
TER, 11/08/2015 - 19:48 ATUALIZADO EM 11/08/2015 - 20:07 Luis Nassif São visíveis os sinais de descontrole de Eduardo Cunha, por enquanto presidente da Câmara Federal. Não se avalie apenas pelo olhar alucinado, que não consegue se fixar em nenhum ponto, pela fala descontrolada, pelos tiros que dispara a esmo, contra qualquer alvo que o descontente. Ele está clara e ostensivamente desequilibrado.

Lula participa da Marcha das Margaridas

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 11/08/2015 Trabalhadoras do campo e da floresta começaram a chegar ontem à cidade para a 5a Marcha das Margaridas, que ocorre amanhã, a partir das 6h. Cerca de 70 mil mulheres se concentrarão no estádio Mané Garrincha para marchar pela Esplanada dos Ministérios por igualdade, democracia, fim da violência, agroecologia e cumprimento de direitos básicos. Às 19h de hoje, será realizada a abertura oficial da marcha com a participação de representantes de movimentos e organizações de mulheres do País e do mundo e de representantes do Governo Federal. A partir das 15h de amanhã, Dilma  anunciará o compromisso político com a pauta das Margaridas. A marcha é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e por 11 entidades parceiras. Lula participa da Marcha das Margarid a s