Postagens

Mostrando postagens de julho 22, 2015

Cientista político avalia Dilma, Aécio e Cunha: “Brasil vive momento muito difícil”

Imagem
Sputnik News - 28/07/2015 O Brasil está vivendo um momento político muito difícil, e, com a reabertura do Congresso Nacional na próxima semana, a temperatura política tende a subir ainda mais. A avaliação é do cientista político Antônio Celso Alves Pereira, que falou com exclusividade para a Sputnik Brasil. Vinculado a duas das mais importantes instituições de ensino superior do país, a UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, o professor de Direito Antônio Celso avaliou a conjuntura nacional e, em especial, os mais recentes acontecimentos envolvendo a Presidenta Dilma Rousseff, o Senador Aécio Neves (presidente nacional do PSDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

AFP: Guia supremo iraniano critica europeus

Imagem
afp.com / Iranian leader's website / HO / HO O guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, durante reunião com líderes do país em Teerã, no dia 23 de junho de 2015 O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, criticou os europeus nesta terça-feira, o dia da primeira visita ao Irã da chefe da União Europeia (UE), Federica Mogherini. "Os europeus causaram as maiores guerras da história que mataram muitas pessoas (...) que nos fizeram muito mal", escreveu o guia em sua conta no Twitter. "Eu li a história europeia. Estes senhores europeus provocaram duas devastadoras guerras mundiais no século passado, duas guerras mundiais em menos de um século", acrescentou. "Foi depois de estas guerras que o perigoso e mortal sionista (Israel) foi criado no coração do mundo islâmico", tuítou. Estas palavras foram escritas no dia da visita a Teerã de Mogherini, que busca discutir a implementação do acordo nuclear concluído em 14 de julh

Kiko Nogueira: O mundo bizarro de Eduardo Cunha, João Doria Jr e Batzarro.

Imagem
Postado em   28 jul 2015 por :   Kiko Nogueira Eles O conceito de “Mundo Bizarro” foi criado pela editora de quadrinhos DC nos anos 60. Um planeta fictício, em forma de cubo, chamado Arret, é habitado por clones esquisitos do Super Homem, Lois Lane e outros personagens, incluindo o Batzarro, o “Pior Detetive do Mundo”. Num hotel desse universo paralelo, aconteceu um almoço em torno de Eduardo Cunha. Ele deu uma palestra para 502 empresários. O tema era “democracia participativa e relação com a sociedade civil”, seja lá o que isso signifique.

Vannuchi: 'Juros da dívida sugam esforço do ajuste fiscal'

Imagem
Analista político analisa os desdobramentos econômicos e políticos do processo de elevação dos juros com o aumento da Selic por  Redação RBA   publicado  28/07/2015  MARCELO CAMARGO/ AGÊNCIA BRASIL Manifestação organizada pela CUT em Brasília contra política econômica adotada pelo governo São Paulo – Os desdobramentos econômicos e políticos da escalada de juros foram o tema do comentário do cientista político Paulo Vannuchi hoje (28) na  Rádio Brasil Atual . "A elevação dos juros faz com que o governo eleve seus gastos. O juros da dívida que sugam todo esforço do ajuste fiscal. Você corta investimentos,  introduz medidas provisórias que cerceiam os direitos do trabalhador e tudo isso é sugado inteiramente por cada meio ponto percentual que a taxa de juros sobe", afirmou. O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne hoje (28), e deve anunciar amanhã uma nova taxa de juros. O aumento estimado para a taxa Selic é de 0,5 ponto percentual, de 13,75% para 1

Marcelo Galli: "Brasil vive ambiente de hostilidade ao exercício da advocacia"

Imagem
PROFISSÃO CRIMINALIZADA 28 de julho de 2015, 16h42 - no Conjur Por  Marcelo Galli Para professor Luiz Moreira Gomes Júnior, MP tem de ser responsabilizado por denúncias inconsistentes O clima criado com vazamentos de informações sigilosas e prisões preventivas, o que tem ocorrido ultimamente no Brasil em operações policiais como a "lava jato", faz com que o advogado muitas vezes seja criminalizado por defender o seu cliente. A opinião é do professor  Luiz Moreira Gomes Júnior , ex-integrante do Conselho Nacional do Ministério Público e professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Contagem (MG). Em entrevista à revista eletrônica Consultor Jurídico , ele afirma que está sendo “gestado” no Brasil um ambiente de hostilidade ao exercício da advocacia, criando uma imagem de que o advogado atrapalha a investigação e o andamento dos processos. “Sorrateiramente, o corporativismo, de setores que compõem o sistema de Justiça, tem conjugado uma lógica do ‘nós

Paulo Nogueira: Deus vai atender às súplicas do procurador da Lava Jato?

Imagem
Postado em   28 jul 2015 por :   Paulo Nogueira À espera de Deus: o procurador Dallagnol Pobre Deus. Tanta coisa para cuidar do mundo – crianças que morrem de fome na África, que são estraçalhadas por bombas americanas no Oriente Médio etc – e o procurador Deltan Dallagnol ainda quer que ele tome conta da Lava Jato. Nem Super-homem faria tanta coisa ao mesmo tempo. Dallagnol, coordenador da Lava Jato, evocou Deus numa igreja batista no Rio de Janeiro, diante de 200 fieis. Afirmou que Deus abriu uma “janela de oportunidade” para o combate à corrupção no Brasil. Foi chamado pelos presentes de “servo” e “irmão”.

Fernando Brito: Os eleitos de Deus para livrar o Brasil de todo o mal. Nem que seja com fogueira.

Imagem
28 de julho de 2015 | 20:34  Autor: Fernando Brito O coordenador do Ministério Público na Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, como noticiou a Folha, fez ontem uma pregação numa igreja evangélica defendendo a antecipação de penas e outros agravamentos para os que, segundo a ótica do MP, estiverem envolvidos em corrupção. Nem vou falar da impropriedade de fazer este tipo de campanha num púlpito de igreja, muito menos do absurdo  de dizer que ” acredita que “Deus colabora com a Lava Jato” ( segundo o repórter Bernardo Mello Franco ), ou que misturar religião e sistema judicial e suas penas, ao que eu saiba, deu na Inquisição e suas fogueiras. Chamo atenção para outro aspecto.

Moro converte prisão preventiva de presidente da Eletronuclear em temporária

Imagem
PENSOU MELHOR 28 de julho de 2015, 17h33 Por  Sérgio Rodas  - no Conjur Após “refletir melhor”, o juiz federal Sergio Fernando Moro reconheceu que exagerou ao decretar a prisão preventiva do presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e do executivo da Andrade Gutierrez Flávio David Barra. A medida foi convertida em prisão temporária, que tem prazo limitado de cinco dias. Os dois foram  presos  pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (28/7) no Rio de Janeiro. A ação faz parte da 16ª fase da operação “lava jato”, denominada “radioatividade”, que investiga a formação de cartel e o prévio ajustamento de licitações nas obras de da usina nuclear Angra 3, além do pagamento indevido de vantagens financeiras a empregados da Eletronuclear, uma subsidiária da Eletrobras.  

Luis Nassif: A prisão do pai do programa nuclear brasileiro

Imagem
TER, 28/07/2015 - 18:37 Luis Nassif Na operação Eletrobrás, a Lava Jato prendeu o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva. Seu nome apareceu na delação premiada de Danton Avancini, diretor da Camargo Correia, que lhe teria feito três pagamentos. Ainda há que se esperar o processo final. Hoje em dia tem-se um grupo de procuradores e delegados avalizados por um juiz e, por um conjunto de circunstâncias históricas, donos do poder absoluto de levantar provas, julgar e condenar sem a possibilidade do contraditório, valendo-se de forma indiscriminada da parceria com grupos jornalísticos.

Dilma, manda a S&P à m…! O Putin deixava prender o Othon?

Imagem
É o irremediável complexo de vira-latas! O Putin deixava um juizeco de província  prender um almirante , um engenheiro nuclear, responsável pelo programa russo de enriquecimento de urânio, pela bomba atomica ? A Índia deixava o engenheiro construtor da sua bomba atômica ir em cana por ordem de um juizeco de província ? O Paquistão deixava o construtor de sua bomba atômica ir em cana por ordem de um juizeco de província ? E Israel, deixava um juizeco de província prender o construtor de seus cem artefatos ? E os Estados Unidos, a França, a Inglaterra ? O  Príncipe da Privataria  , entre outros atos de lesa-pátria, assinou o Tratado de Não-Proliferação das Armas Nucleares e o Brasil se fez impedido de produzir a a bomba atômica ! Crime de Estado !

Janine: Novo programa tem sentido ético urgente de proteger jovens em situação de vulnerabilidade

Imagem
“Em vez da escola do crime, queremos a escola do acerto”, defende o ministro da Educação. Foto: RafaB/Blog do Planalto Proteger adolescentes em situação de vulnerabilidade é um dos sentidos fundamentais do  Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa , avaliou o ministro da Educação,  Renato Janine Ribeiro , nesta terça-feira (28). De acordo com ele, o programa é uma saída efetiva para resgatar jovens do trabalho infantil, em situação de medidas sócio-educativas. É uma proposta que não estimula o agravamento da criminalidade. “O que é particularmente cativante nessa iniciativa, é que que está aliada com um sentido ético muito forte e urgente, que é esse de  proteger jovens em situação de vulnerabilidade” , disse Janine.

WikiLeaks: Hackeando o Brasil

Imagem
Vazamento do WikiLeaks detalha investidas da empresa italiana Hacking Team para vender software espião a polícias de todo o país, de olho nas Olimpíadas. Natália Viana - Agência Pública  Carta Maior A notícia de que a empresa Hacking Team teve seus e-mails hackeados em junho foi um choque para o mercado da vigilância digital. Normalmente acostumada a espionar e-mails alheios, a companhia viu suas comunicações internas vazarem a conta-gotas na internet. Em 8 de julho, o WikiLeaks publicou nada menos que 1 milhão de e-mails,  organizados em um banco de dados  que pode ser explorado através de buscas por palavras-chave.   Os documentos mostram como a empresa – que vende somente para governos e tem entre seus clientes desde o FBI e o exército americano até regimes que reprimem e perseguem oposicionistas como Marrocos, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Azerbaijão – atua para fazer lobby e conquistar novos clientes. No Brasil, a Hacking Team tem atuado fortemente junt

Firma da Malásia comercializará vacina cubana contra o câncer

Imagem
                            Havana, 28 jul (Prensa Latina) A firma de biotecnologia Bioven da Malásia, que realiza ensaios clínicos de Fase III de uma promissora vacina cubana contra o câncer, planeja cotar em Londres depois de uma frutífera colaboração com Cuba. A relação do país caribenho com a empresa Bioven, da qual o governo malaio é um dos principais acionistas, é um exemplo da colaboração Sul-Sul, disse a Prensa Latina Elnartd Blanco, gerente comercial de Cimab, entidade comercializadora do Centro de Imunologia Molecular (CIM), que criou a vacina. Desde 2008, mediante um acordo com o CIM, Bioven realiza o desenvolvimento clínico dessa vacina cubana na Europa e parte da Ásia e Oceania, dimensionou Blanco.

Casa Branca recusa pedido de perdão a Edward Snowden

Imagem
Sputnik News - 28/07/2015 Em resposta a uma petição para perdoar Edward Snowden, a conselheira do presidente norte-americano Barack Obama para Segurança Interna e Contraterrorismo, Lisa Monaco, disse nesta terça-feira (28) que o ex-agente da NSA colocou em risco a segurança dos EUA e deve voltar ao país para ser julgado. “A perigosa decisão do Sr. Snowden de roubar e divulgar informações secretas teve consequências graves para a segurança do nosso país e para as pessoas que trabalham dia após dia para protegê-lo", afirmou a assessora.

PML: Dallagnol tenta pôr Lava Jato acima do bem e do mal

Imagem
Por Paulo Moreira Leite - 28 de Julho de 2015 Nunca tive religião. Só frequentei igrejas, templos e sinagogas por razões sociais, como assistir a casamentos, batizados e cerimônias fúnebres. Essa situação me ajudou a ter um convívio enriquecedor com várias correntes religiosas, usufruindo da diversidade cultural de nossa época, a partir da compreensão de que a diferença não nos afasta, mas pode nos aproximar e fortalecer.

Lula: “A escola tem que fazer parte da vida das pessoas como a novela faz”

Imagem
Instituto Lula - 28/07/2015 16:19 Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula Nessa terça-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Mangabeira Unger, ministro-chefe da secretaria de assuntos estratégicos da presidência da república, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo e ex-ministro da educação, os secretários da capital paulista Gabriel Chalita (educação) e Alexandre Padilha (relações governamentais), secretários municipais de educação de cidades da Grande São Paulo governadas pelo PT e diretores do Instituto Lula. 

Celso Amorim: Acusar Lula de lobby é absurdo.

Imagem
O embaixador, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, afirma ainda que a mídia é “mais conservadora que a média da elite nacional” Escrito por: Isaías Dalle • Publicado em: 28/07/2015 - no Site da CUT O aprofundamento da crise política não interessa para a classe trabalhadora Depois de participar de um debate na manhã desta terça, dia 28, na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em São Bernardo, Celso Amorim deu breve entrevista a jornalistas que compareceram ao local. Um dos principais elaboradores da política externa e de relações exteriores do Governo Lula, tarefa que incluiu uma participação ativa do ex-presidente em viagens e contatos pelo mundo, em missões políticas, diplomáticas e também comerciais, o ex-ministro classificou como absurdas as acusações de que Lula teria cometido lobby, e portanto algo condenável do ponto de vista jurídico ou ético, ao defender interesses brasileiros, e também empresas, na luta pela construção de acordos bilat

Direitos de transmissão e o monopólio de decisão do Grupo Globo

Imagem
No Brasil, clubes e federações dependem cada vez mais das emissoras para sobreviver. Direitos de transmissão e direitos de imagem – pagos pelas TVs – superam qualquer tipo de receita. Essa dependência, bem como os recentes escândalos envolvendo o mundo do futebol, são objeto de debate no Ver TV.  Video 2

Marcos Coimbra: O lulismo, ontem e hoje

Imagem
Análise por Marcos Coimbra — publicado na Carta Capital - 28/07/2015 O contingente que vota ou poderia votar em Lula continua majoritário entre os eleitores As pesquisas mostram, no fundo, a força de Lula, mesmo quando se considera o mau momento que a presidenta Dila Rousseff e o PT atravessam. A   última pesquisa do  Instituto Vox Populi , realizada em maio, perguntou aos entrevistados como se sentiam em relação à possibilidade de votar em  Lula . Não se especificou se em uma eleição presidencial e menos ainda se na próxima, mas é razoável supor que muitos responderam com a cabeça em 2018. Havia seis opções de resposta, da simples “certamente votaria nele” à inversa “nunca votei e nunca votaria nele”. A primeira foi escolhida por 29% dos entrevistados e a segunda por 16%.

Grécia: Declaração sobre o "Plano B" do Grupo de Trabalho do Min.Fin. & o sistema paralelo de pagamentos

Imagem
Yanis Varoufakis Γιάνης Βαρουφάκης Янис Варуфакис يانيس فاروفاكيس   Declaração do Gabinete de Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças, Membro do Parlamento, República Helênica Durante as negociações do governo grego com o Eurogrupo, o ministro Varoufakis supervisionou um Grupo de Trabalho com a tarefa de preparar planos de contingência contra os esforços dos credores para minar o governo grego e em vista de forças que operavam dentro da Eurozona para que a Grécia fosse expulsa do euro. O Grupo de Trabalho foi criado pelo ministro, por ordem do primeiro-ministro, e foi coordenado pelo professor James K. Galbraith. (No  blog  [ing. gr.], pode-se ler, com data de hoje, uma declaração do professor Galbraith sobre o assunto). Vale observar que, antes de o ministro Varoufakis ter confirmado a existência do referido Grupo de Trabalho, o ministro era amplamente criticado por ter negligenciado o trabalho de criar planos de contingência desse tipo. O Banco da Grécia, o Banco Centr

Luis Nassif: A hora do grande acerto de contas nacional

Imagem
Luis Nassif  - 28/07/2015 Ainda não caiu a ficha dos principais atores públicos – governo, oposição, Congresso, mídia, Ministério Público Federal – sobre o tamanho da crise que se avizinha. Quadro fiscal   – não há nenhuma possibilidade do ajuste fiscal de Joaquim Levy dar certo. Criou-se uma dinâmica perversa em que cada corte de despesas aumenta mais a recessão provocando uma queda proporcionalmente maior na receita; e a elevação descomunal da taxa Selic impede qualquer estabilização no déficit nominal. Era um quadro previsível que, agora, confirma-se com os últimos dados divulgados:

Catta Preta subiu no telhado. Por quê?

Imagem
No escritório de advocacia dos Catta Preta militam ativos membros da confraria digital dos apoiadores de Aécio e militantes anti-Dilma Redação da Carta Maior A saída abrupta da advogada Beatriz Catta Preta da Lava Jato, e a sua anunciada intenção de morar em Miami, gerou inúmeras interrogações pouco ou nada contempladas pelo furor investigativo da mídia isenta.   Catta Preta ocupou papel decisivo na trama, tendo sido parceira e braço direito do juiz Moro na condução das delações premiadas --que alguns preferem denominar de delações chantageadas. O rumo do processo responsável por alvejar  a Petrobras, fragilizar o pré-sal e alimentar o cerco golpista ao governo Dilma possivelmente não seria o mesmo sem a sua azeitada parceria com o juiz Moro, que saiu em sua defesa contra a tentativa de integrantes da CPI da Petrobras de convocá-la a depor.

Fernando Brito: Moro não é o juiz natural. É o juiz sobrenatural, o Rei do Brasil “republicano”

Imagem
28 de julho de 2015 | 11:19  Autor: Fernando Brito O sistema judicial brasileiro vai adquirindo ares  sui-generis . Há uma nova instância judicial instalada: o Supremo Tribunal do Moro, que deixou de ser uma vara judicial entre as cerca de 800 existentes no país e passou a ser o responsável por todas as investigações sejam aonde forem. Agora, chega à Eletronuclear. Depois, quem sabe a Belo Monte. A seguir, que tal  às obras do Porto de Pecém, no Ceará ou à transposição do Rio São Francisco ou às estradas de rodagem do Centro-Oeste ou ainda, talvez, aos trilhos da Ferrovia Norte Sul.

RBA: Centrais protestam, indústria reclama, mas juros devem subir

Imagem
Comitê do Banco Central reúne-se pela quinta vez em 2015 e deve aprovar a sétima elevação seguida. "Ajuste do ajuste" aumentou aposta em alta maior por  Redação RBA   publicado  28/07/2015 10:19 MARCOS SANTOS/USP IMAGENS Juros altos: para as centrais, política monetária é "ineficaz" no combate à inflação, principal argumento do BC São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reúne-se pela quinta vez este ano, hoje e amanhã (28/29), e deve aprovar a sétima elevação consecutiva da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano. Se duas semanas atrás a aposta majoritária era em uma alta "moderada" – de 0,25 ponto percentual – nos últimos dias cresceu a especulação sobre um aumento de meio ponto, o que levaria a Selic a 14,25%, no maior nível em nove anos. O resultado sai na noite de amanhã. A contínua elevação dos juros – que no início de 2013 estavam em 7,25%, menor índice da história – provocam reclamaçõ

Janot afirma que, se reconduzido à PGR, vai encerrar carreira em 2017

Imagem
27 de julho de 2015, 18h33 Por  Felipe Luchete  - no Conjur O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, declarou nesta segunda-feira (27/7) que quer “mais um e único mandato” na chefia do Ministério Público da União para encaminhar “ótimos processos em curso” iniciados em 2013 e depois encerrar sua carreira. “Evoluir é tão importante quanto não retroceder”, declarou durante debate com outros três candidatos à vaga, promovido por associações dos procuradores do Trabalho (ANPT), do Ministério Público do Distrito Federal (AMPDFT) e do Ministério Público Militar (ANMPM). Janot pede que seu trabalho seja julgado pelos seus pares no Ministério Público. Reprodução Para ele, os membros do Ministério Público da União devem julgar seu trabalho “pela atividade que foi feita [durante o último biênio], pelos compromissos assumidos, pelo cumprimento ou não desses compromissos e pelo exercício profissional do cargo”. O procurador-geral pode ser reconduzido por diversas vezes, mas é praxe

Cidadania: Marcha das Margaridas quer fortalecimento da agricultura familiar

Imagem
Hoje é dia de declarar nosso amor e gratidão pela terra e, ao mesmo tempo, às pessoas que sabem cultivá-la com o suor de seu trabalho. As mulheres da terra que estão prestes a antecipar nossa primavera para o mês de agosto na Marcha das Margaridas. Pessoas que conhecem os segredos e os ciclos da vida: hora de plantar, tempo de colher, tudo isso, com mão paciente que presta atenção à intensidade do sol, da chuva, e das estações do ano. Tudo para que não falte o alimento na nossa mesa.

Fernando Brito: Como o Brasil vai se imbecilizando com uma mídia imbecil

Imagem
27 de julho de 2015 | 22:34  Autor: Fernando Brito “Os principais veículos da imprensa se transformaram em panfletos políticos e vasculhar o noticiário em busca de jornalismo que valha uma referência tem sido como buscar um fio de cabelo no palheiro”. A frase, parte da despedida do excepcional comentário radiofônico de Luciano Martins Costa, do Observatório da Imprensa, é um triste retrato do que restou a nós que, sem estruturas profissionais suficientes para produzir apuração própria de informações no dia-a-dia, queimamos a nossa escassa mufa comentando o que se passa na imprensa brasileira. A coisa ficou tão rastaquera que, só de sexta-feira para cá, há uma coleção de bobagens nos jornais brasileiros que deixaria exausta uma reencarnação de Sérgio Porto e seu Stanislau Ponte Preta, com o Festival de Besteiras que Assola o País.

Janot vai ao Supremo contra lei que submete Ministério Público a CPI

Imagem
AUTONOMIA DE FUNÇÃO 27 de julho de 2015, 21h53 = no  Conjur A Procuradoria-Geral da República apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma ação contra a lei que obriga o Ministério Público a priorizar investigações iniciadas por comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.351, o procurador-geral da República Rodrigo Janot alega que a Lei 10.001/2000 é uma forma de controlar as atividades do Ministério Público. A norma definiu os procedimentos a serem adotados pelo órgão para dar andamento às conclusões das CPIs.

Para defesa de Odebrecht, Lava Jato é “reality show” e Moro faz “ouvidos de mercador”

Imagem
Postado em  27 de julho de 2015 no DCM Do  Jota : Leia peça em que a defesa do empresário Marcelo Odebrecht se pronuncia sobre o conteúdo do celular dele, obtido pelos agentes da Operação Lava Jato: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA 13ª VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Pedido de Busca e Apreensão Criminal no 5024251-72.2015.4.04.7000 MARCELO BAHIA ODEBRECHT, nos autos do Pedido de Busca e Apreensão em epígrafe, vem, por seus advogados, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, em atenção ao r. despacho lançado no Evento 437, expor o quanto segue:

Saul Leblon: A conversa que faz a hora e a que espera acontecer

Imagem
As recaídas da crise mundial mostram a urgência de um poder capaz de colocar as coisas no papel de coisas; e devolver à sociedade o comando do seu destino por: Saul Leblon  - Carta Maior Lula e ou Dilma conversar com FHC, Sarney ou Collor? Nenhuma anomalia. Em política conversa-se com quem representa parcelas da sociedade.  Em plena Guerra Fria, com mísseis e artefatos atômicos mutuamente direcionados, mandatários dos EUA e da então União Soviética, no caso, Kennedy e Kruschev mantinham a conversa em dia.  O famoso telefone vermelho, uma linha exclusiva de telex –um avô do twitter--  entre os respectivos gabinetes, assegurava a comunicação direta entre as lideranças dos dois lados. Algum bom senso bilateral cuidou disso, em meio à lógica demencial da guerra nuclear. Outra coisa bem diferente é enxergar aí a chave para a superação dos gargalos que ora engessam a transição de ciclo de desenvolvimento brasileiro. Cometer essa impropriedade, equivale, mutatis mutandis,