Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 7, 2015

Crise na Europa: Colossais transferências de recursos

Imagem
As crises do capitalismo na Europa (e no mundo) são marcadas por colossais transferências de recursos no plano internacional e entre classes dentro de cada país. A recuperação da alma social da Europa passa por uma renegociação bem sucedida da crise na Grécia.  A recuperação da alma social da Europa passa por uma renegociação bem sucedida da crise na Grécia. Por  Alejandro Nadal Em 1941, a  Wehrmacht  nazi aniquilou em semanas a resistência grega. A ocupação foi brutal: mais de 325 mil civis morreram na Grécia até ao fim da guerra. Durante a ocupação, Berlim impôs a Atenas um empréstimo forçado de 476 milhões de marcos, com o qual o povo grego acabou por pagar o custo da sua própria ocupação pelas tropas nazis. O empréstimo nunca foi reembolsado.

Lava Jato: Ali Babá e os 40 tucanos

Imagem
Vai voar pena de tucano – gordo e magro também Paulo Henrique Amorim

Fernando Brito: As razões de um canalha contra o Brasil

Imagem
Autor: Fernando Brito O Globo   oferece espaço ao ladrão Paulo Roberto Costa, hoje, para atacar a decisão da Petrobras de construir navios e sondas de petróleo no Brasil. Diz ele que a decisão foi “política”, não técnica. É claro que foi: foi uma decisão de política industrial que privilegia a produção nacional, o emprego nacional e a capacidade tecnológica nacional. Ou seja, que privilegia o Brasil.

Brics ratifica agenda de cooperação sobre questões populacionais

Imagem
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - que juntos formam o Brics - ratificaram nesta quinta-feira (12), em Brasília, uma agenda de trabalho para a cooperação sobre questões populacionais até 2020. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil Brics ratificam agenda de cooperação sobre questões populacionais De acordo com representantes dos governos dos cinco países, além de problemas populacionais comuns, eles também têm “bolsões de excelência” que podem ser úteis para resolver, de forma mais eficiente, algumas questões já superadas por nações do grupo. Os maiores desafios estão em temas como mortalidade materna, aids e doenças sexualmente transmissíveis, migração rural-urbana e urbanização, envelhecimento e diferenças de gênero no mercado de trabalho. “Todos temos grandes desafios populacionais pela frente, e para vencê-los vamos precisar de políticas inovadoras e melhorar a qualidade das políticas que já temos”, afirmou o subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assunt

Sabesp ainda premia grandes consumidores, em plena crise hídrica

Imagem
Lista obtida pelo EL PAÍS contém clientes com contratos que incentivam consumo Consulte a lista de 294 clientes de demanda firme da Sabesp MARÍA MARTÍN   São Paulo  Avenida Paulista em São Paulo. /  R. N. (FOTOS PÚBLICAS) Há 500 grandes consumidores de água da Sabesp que pagam preços excepcionalmente bons. Eles têm um contrato que premia o consumo, quanto maior ele for, menor será o preço pago por litro de água. É a lógica contrária à aplicada ao restante dos usuários. Mimar os melhores clientes é uma estratégia comum no mundo empresarial, exceto pelo fato de que São Paulo atravessa a pior crise hídrica em 84 anos.

“Há uma obsessão na mídia local por denegrir o Brasil”

Imagem
Celso Amorim fala sobre Irã, em 2012. /  ANTONIO CRUZ (ABR) No El País Primeiro, ele confiava na memória. Depois, até espaços em branco em cardápios de restaurantes foram sendo preenchidos em centenas de viagens. Foi só um ano e meio depois de estrear como chanceler do governo Lula que Celso Amorim ganhou um presente: “Quem me deu um caderninho foi a Dilma. No Equador. Ela era ministra de Minas e Energia e ela me disse: ‘Olha aqui, para você escrever’.”

Brasil e Alemanha se comprometem a facilitar visto de trabalho

Imagem
Steinmeier deixa o país após encontro com Dilma, acordo para criar programa de férias-trabalho para jovens e estabelecimento de diálogo bilateral de alto nível, a ser iniciado com visita de Merkel em agosto. DW Brasil O ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, encerrou nesta sexta-feira (13/01) sua visita ao Brasil, marcada por um encontro com a presidente Dilma Rousseff; o avanço no estabelecimento de um diálogo bilateral de alto nível; e pela assinatura de um entendimento visando a facilitar a concessão de vistos de trabalho a jovens brasileiros e alemães.

DCM EXCLUSIVO: Ministério Público investiga “máfia” do vazamento de água da Sabesp

Imagem
por :   Pedro Zambarda de Araujo Com este texto, inauguramos a série de reportagens sobre a verdadeira história da crise de falta de água em São Paulo. É o quarto projeto financiado pelos leitores do DCM através de crowdfunding no site Catarse. O repórter Pedro Zambarda de Araújo está apurando o caso. Fique ligado.

Um oásis na comunicação: Facebook do Ministério da Justiça surpreende.

Imagem
https://www.facebook.com/JusticaGovBr Por:  Zé Augusto - do blog Os Amigos do Presidente Lula Acho que é consenso geral que o ponto mais fraco do governo Dilma está na área de comunicação e na má ocupação de espaços no enfrentamento do debate político (o que, na prática, é a batalha pela pauta política, que se mistura com a batalha da comunicação). Vamos ser claros: comunicação ideal é aquela que cai na boca do povo. 

Militares venezuelanos são detidos por suspeita de envolvimento em golpe

Imagem
Por  Da Agência Lusa  Fonte: Agência Brasil O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou hoje (13) que cinco oficiais da Força Aérea foram detidos pelas autoridades, por suspeita de envolvimento em plano para um golpe de Estado, com o apoio de vários opositores.

Ucrânia: O “acordo” de Minsk

Imagem
12/2/2015,  [*] Alexander Mercouris ,  The Vineyard of the Saker The Minsk “Agreement”   [1] Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHo Os 13 pontos do "Acordo de Minsk" (em espanhol) Já há debates sobre quem “ganhou” e quem “perdeu” nas conversações de Minsk. Resposta mais curta é, como disse corretamente o Ministro Steinmeier, de Relações Exteriores da Alemanha, que não houve nenhuma grande novidade, mas os russos e as Forças Armadas da Novorrússia fizeram progressos. É preciso explicar um ponto, ou reiterá-lo, porque já expliquei várias vezes.

Grécia – Ministros do Eurogrupo a Syriza: Danem-se! Morram!

Imagem
11/2/2015,  [*] Yves Smith ,  Naked Capitalism Eurogroup Ministers to Syriza: Drop Dead Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILH - Você precisa apertar seu cinto Apesar de os EUA terem-se intrometido no impasse Grécia versus  Troika  para pressionar os funcionários da Eurozona a suavizar a posição deles sobre o arrocho [ também chamado “austeridade”  (NTs)], parece que as linhas de batalha só endurecem cada vez mais.

Depois do “vazamento seletivo”, temos o “jornalismo seletivo”

Imagem
Autor: Fernando Brito Muitos me perguntam porque não falei dos depósitos feitos por 8.667 brasileiros no HSBC da Suíça, revelado pelo chamado  SwissLeaks . Simples. Porque não sei quem são. Só uma pessoa – o jornalista Fernando Rodrigues – e uma empresa – o UOL – sabem. Hoje, ele publicou alguns, de donos da Odebrecht e de algumas pessoas citadas na tal Operação Lava Jato.

A afronta a Dilma tornou-se uma afronta à Câmara

Imagem
Segunda-feira, quando li a notícia da eleição da nova Câmara, indaguei-me se a próxima Câmara, a de 2019, poderá ser ainda pior. Porque esta... Saturnino Braga - Na Carta Maior Mário Henrique Simonsen, inveterado apreciador da ópera, contava uma história ocorrida num importante teatro da Itália que encenou certa vez o Rigoleto de Verdi. Logo na primeira cena, o tenor (o Duque de Mântua) canta uma das áreas celebradas da ópera, a “Questa o quella”, e naquela noite o cantor desagradou tanto que foi vaiado. 

Contas secretas do HSBC paralisam o mundo, menos o Brasil

Imagem
Patricia Faermann  - No GGN Enquanto veículos internacionais a cada dia publicam novas informações e nomes de pessoas envolvidas, aqui, o jornalismo aguarda resposta Jornal GGN -  A lista de nomes de mais de 100 mil correntistas da filial do HSBC em Genebra, que construiu uma indústria de lavagem de dinheiro, intermediada por empresas offshore como forma de fugir da fiscalização dos países de origem, está correndo pelo mundo. Aos poucos, cada uma das pessoas e entidades estão sendo reveladas. França, Espanha, Suíça, Dinamarca, Índia, Angola, Bélgica, Chile, Argentina, e outros países, divulgam reportagens detalhadas a cada dia, com novas informações. Menos o Brasil.

As contas criminosas do HSBC não são uma exceção

Imagem
O dinheiro do tráfico de drogas e de armas, de corrupção e até mesmo do terrorismo internacional circula no sistema financeiro legal com desenvoltura muito além do imaginado A filial suíça do banco atraía seus clientes pelo sigilo e pelos baixos impostos oferecidos no paraíso fiscal por  Carlos Drummond   -  Na Carta Capital A existência de milhares de contas bancárias de sonegadores, corruptos, traficantes, empresários, banqueiros e ditadores no HSBC, denunciada recentemente por um grupo de veículos de comunicação da Europa e dos Estados Unidos, não é uma exceção, nem na história dessa instituição nem no mundo bancário. O dinheiro do tráfico de drogas e de armas, de corrupção e até mesmo do terrorismo internacional circula no sistema financeiro legal com desenvoltura muito além do imaginado.

DW: ONG indica deterioração global da liberdade de informação

Imagem
Relatório anual da Repórteres sem Fronteiras aponta piora generalizada nas condições de trabalho de jornalistas e da mídia independente no mundo. Brasil melhora no ranking e é considerado "motivo de relativa satisfação". Em seu relatório anual publicado nesta quinta-feira (12/02), a ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) indica uma piora generalizada na liberdade de imprensa no mundo. Dois terços dos 180 países avaliados apresentaram piora em seus desempenhos. Entre as principais razões para a deterioração no ranking de 2015 estão a opressão ou a manipulação dos meios de comunicação em regiões de conflito como Ucrânia, Síria, Iraque e territórios palestinos.

Mauro Santayna: O DRAGÃO E O URSO

Imagem
Por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - Depois de afirmar - sob pressão de um Congresso majoritariamente republicano - que pretendia enviar armamento letal "defensivo" para ser usado pelo governo ucraniano contra  “rebeldes” de cultura e etnia russa, o presidente dos EUA, Barack Obama, amenizou suas declarações, após se encontrar com Angela Merkel na Casa Branca. A chanceler alemã e o presidente francês, François Hollande, se reuniram com Petro Poroshenko e Putin nesta semana, para tentar estabelecer as bases de um acordo de paz que evite uma escalada do conflito, que já deixou um saldo de mais de 6.000 mortos e um milhão e meio de refugiados. 

A “urgência gay” de Cunha está pegando mal

Imagem
Autor: Fernando Brito Este blog não diferencia as pessoas pelo sexo ou por sua orientação sexual, nem faz do sexismo bandeira política. Isso é um problema de cada um. Ou, melhor ainda, não devia ser um problema para ninguém. Mas está pegando mal a “urgência gay” que Eduardo Cunha está mostrando na presidência da Câmara.

8 razões pelas quais o preço do petróleo está voltando a subir

Imagem
Apesar da conspiração entre árabes e americanos para baratear o petróleo e pressionar economicamente a Rússia, Irã e Venezuela, os preços voltam a subir. Nazanín Armanian Se ainda alguém não sabe, a Aramco – a empresa de petróleo da Arábia Saudita, e também a maior do mundo –, até bem pouco tempo, em 1977, se chamava Arabian American Oil Co., sendo de propriedade comum entre a família saudita e várias empresas da Califórnia e do Texas. Por isso, não se pode ficar surpreso se a dupla Washington-Riad tiver algo a ver com a queda brusca dos preços de 115 dólares o barril para 45 dólares entre junho e dezembro passados, levando em conta que o mercado de petróleo não é “livre”: ele é controlado por um cartel chamado OPEP e por grandes empresas petrolíferas ocidentais. E mais, o combustível gorduroso e malcheiroso, antes de tudo, é uma arma que nesse caso foi apontada contra a Rússia, o Irã e a Venezuela com a finalidade de conseguir mudanças em suas políticas via afundamento de s

Mídia tucana esconde greve no Paraná

Imagem
Por Altamiro Borges O Paraná está vivendo dias de convulsão social. O governador Beto Richa (PSDB) tentou impor um “pacotaço de maldades” contra o funcionalismo público e detonou uma onda de revolta no Estado. Várias categorias paralisaram suas atividades. Os grevistas ocuparam a Assembleia Legislativa. Nesta quinta-feira (12), os deputados que tentaram aprovar o projeto, “às escondidas”, foram transportados em camburões da polícia. Apesar do clima de tensão, a sociedade brasileira simplesmente desconhece estes fatos. A mídia privada, sempre tão seletiva na sua cobertura jornalística, faz de tudo para invisibilizar a greve e para proteger o governante tucano. Os protestos não são manchete nos jornalões nacionais e nem destaque na TV Globo. Os blogueiros paranaenses, sempre tão perseguidos pelo censor Beto Richa, são os únicos que furam o bloqueio informativo.

O Paraná se afunda em uma crise política

Imagem
Em meio a greves de vários setores, o governador Beto Richa (PSDB) apela a "tapetão" legislativo para aprovar pacote de cortes por René Ruschel, de Curitiba, com redação da Carta Capital René Ruschel O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná ocupado: governistas realizaram sessão no restaurante da Casa As sessões de quarta-feira 11 e quinta-feira 12 na Assembleia Legislativa do Paraná deverão entrar para os anais do absurdo. Na quarta-feira, c om o plenário tomado pelos servidores públicos em greve, os parlamentares que compõem a base de apoio do governador Beto Richa (PSDB) se reuniram no restaurante da Casa para discutir e aprovar um requerimento de Luís Claudio Romanelli (PMDB), líder da bancada governista, que prevê a votação "expressa" de um pacote de medidas administrativas e financeiras do Executivo.

Terceirização é a grande vilã na explosão da plataforma, diz Sindipetro

Imagem
Diretor do sindicato afirma que condições de trabalho e segurança dos terceirizados são inferiores às dos trabalhadores da Petrobras por  Redação RBA   AGENCIA PETROBRAS Sindicato quer combate à terceirização para garantir segurança dos trabalhadores São Paulo – Em entrevista à  Rádio Brasil Atual , o diretor do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) do Espírito Santo Davidson Lomba afirma que a grande vilã do acidente com um navio-plataforma a serviço da estatal, ocorrido ontem (11), no litoral do Espirito Santo, é a terceirização.  O navio-plataforma é fretado e pertence à empresa norueguesa BW Offshore; dos 74 tripulantes que trabalhavam a bordo, apenas um era da Petrobras, relata o sindicalista. "O sindicato vem cobrando, há muito tempo, o combate à terceirização  desenfreada que vem acontecendo nos postos de trabalho da Petrobras ", ressalta Lomba. Ele  afirma que as condições de trabalho e segurança do terceirizado são "muito inferiores&qu

Gilmar Mendes, flagrado, brinca com fogo

Imagem
Por que Gilmar Mendes telefonou para um político investigado por corrupção? E ainda disse que iria 'conversar' com Dias Toffoli, relator do caso... Luiz Flávio Gomes O ministro Gilmar Mendes foi flagrado (por interceptação telefônica autorizada pelo próprio STF) numa conversa com o ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, no dia em que este fora preso em Cuiabá-MT (veja  Época 6/2/15 ). Diz a reportagem que "em 15 de maio do ano passado (2014), o Supremo Tribunal Federal, a pedido da Procuradoria-­Geral da República, autorizou a Polícia Federal a vasculhar a residência do então governador de Mato Grosso,  Silval Barbosa , do PMDB, à cata de provas sobre a participação dele num esquema de corrupção. Cinco dias depois, uma equipe da PF amanheceu no duplex do governador, em Cuiabá. Na batida, os policiais acabaram descobrindo que Silval Barbosa guardava uma pistola 380, três carregadores e 53 munições. Como o registro da arma vencera havia quatro anos, a PF pre

#SalaSocial: Funcionários da Petrobras se mobilizam online contra estigma

Imagem
BBC - Brasil Segundo Thelma Wiegert, movimento não tem caratér político ou institucional Funcionários da Petrobras deram início a uma mobilização para expressar indignação e lutar contra o estigma causado pelo esquema de corrupção que assola a estatal. Nas redes sociais, usando a hashtag #soupetrobras, empregados da petrolífera vêm postando, desde o início de quarta-feira, fotos de si mesmos segurando cartazes com a frase "sou melhor que isso #soupetrobras".

Lindberg vira o jogo para colocar Dilma bem, na boca do povo.

Imagem
https://www.facebook.com/lindbergnarede O senador Lindberg Farias (PT-RJ) tem, desde 2011, projetos necessários, simples e diretos e com apelo popular suficiente para colocar o governo Dilma "bem na fita" na boca do povo. Por exemplo, a proposta de aumentar impostos sobre o lucro dos bancos, taxar jatinhos e helicópteros, etc. São medidas que atingem só os milionários e combate a desigualdade social.

E se fosse um governo petista no Paraná?

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Um governador pouco amado Publicado no  literatortura . A escolha de pauta nos grandes jornais brasileiros é muito interessante, veja bem: No Paraná, 100% das escolas estaduais estão em greve. Três, das quatro universidades estaduais, também. Policiais e bombeiros, não, porque sua greve é inconstitucional. Há poucos dias, os ônibus de Curitiba pararam. Pelo governo estadual. Nesta semana, Beto Richa (PSDB) propôs um “pacote de maldades” para ser aprovado em critério de urgência pelos seus deputados mandados. Entre os desejos, além de aumentar impostos, Richa quer pegar 8 bilhões da Previdência Paraná. Pegar (pra não dizer roubar) porque esse dinheiro tem dono. Esse dinheiro é do contribuinte.

CUT: crise se combate com crescimento econômico e inclusão social

Imagem
Central também vê tentativa de 'desestabilização da ordem democrática'. No próximo dia 24, será lançado manifesto em defesa da Petrobras. Marcha das centrais, prevista para o dia 26, terá nova data por  Redação RBA   publicado  12/02/2015 13:00,  última modificação  12/02/2015 13:12 CUT-PA/REPRODUÇÃO Central Única dos Trabalhdores reafirma defesa do 'projeto vitorioso nas urnas', em vez de arrocho São Paulo – Apesar de reconhecer que a crise atual "é uma das mais graves da nossa história recente", a CUT avalia que o cenário político e econômico fortalece setores que se opõe ao governo interessados – com apoio da mídia – na "desestabilização da ordem democrática". Mas na avaliação da executiva da central, que se reuniu nesta semana em São Paulo, também há expectativas frustradas com a atual política econômica. " A crise se combate com o crescimento econômico, com a inclusão social e a diminuição das desigualdades, com o fortaleci

Núcleo “tô podendo” trabalha para afastar Lula de Dilma

Imagem
Autor: Fernando Brito A matéria da Folha, hoje, anunciando  um encontro, hoje, entre o ex-presidente Lula e a Presidenta Dilma Rousseff –  e especulando que nele a Presidenta vai fazer um mea-culpa sobre os erros de seu governo – é típica “plantação” de quem quer afastar (mais ainda)  o ex-presidente do centro da política do Governo. Ora, para começar, não cabe, em relação a Lula, um encontro formal, de agenda, com hora para terminar, com Dilma.

Carla Liane: Massacre da juventude

Imagem
“A carne mais barata do mercado é a carne negra”: contra o extermínio da juventude negra e a a favor do Estado Democrático de Direitos. Por Carla Liane*, para o  Vermelho Reprodução "Se não formos capazes de traçar caminhos alternativos priorizando a participação social, garantia de direitos, efetividade de nossas leis, reconhecendo e respeitando as diferenças, então nos declaremos vencidos pelas armas e pelo derramamento de san Há algumas semanas atrás assistimos de cá o apelo da presidenta da República para que as autoridades da Indonésia poupassem as vidas de dois brasileiros presos no país asiático e condenados à morte por tráfico de drogas. Disse ela, ainda, que o ordenamento jurídico brasileiro não comporta a pena de morte, e que seu "enfático apelo pessoal" expressava o sentimento de uma mãe bem como de toda a sociedade brasileira. Semanas depois treze jovens negros foram executados em Salvador-Ba, na Vila Moisés situada na Estrada das Barreias, no bairro d