Centro-esquerda se consolida na Itália

 Autor: Miguel do Rosário
ScreenHunter_5496 Jan. 31 11.48
Já que a barra tá pesada no Brasil, vamos relaxar um pouco olhando para o outro lado do oceano.
O sábado começou com uma boa notícia para a Itália.
O novo presidente da Itália é Sergio Mattarella, veterano da centro-esquerda italiana.

A decisão do parlamento italiano configura uma importante vitória do atual primeiro-ministro Matteo Renzi, do Partido Democrático, principal partido da esquerda italiana e hoje o mais importante no Congresso da pátria de Ettore Scola.
A vitória de Mattarella foi uma sova sobre a oposição, como se vê no gráfico acima. Ele ganhou bem mais votos do que o necessário.
Com este movimento, o Berlusconismo e a extrema direita italiana dão um passo atrás.
*
sábado, 31 de janeiro de 2015 10:25
ROMA (Reuters) – Parlamentares italianos elegeram neste sábado Sergio Mattarella, um juiz do tribunal constitucional e veterano político de centro-esquerda, como presidente, dando uma vitória política ao primeiro-ministro Matteo Renzi.
Após três rodadas inconclusivas de votação nesta semana, em que era necessária uma maioria de dois terços, Mattarella, o candidato de Renzi, foi eleito na quarta rodada, quando o quorum exigido caiu para uma maioria simples.
À medida que os votos foram contados em voz alta na Câmara dos Deputados, os 1.009 parlamentares e autoridades regionais elegíveis para votar explodiram em aplausos quando o nome de Mattarella ultrapassou os 505 votos necessários, fazendo-o décimo-segundo presidente da Itália desde a Segunda Guerra Mundial.
(Reportagem de Steve Scherer)

Comentários