Postagens

Mostrando postagens de maio 17, 2014

BRICS: SÓ O ESTADO IMPEDE DESIGUALDADE​

Imagem
Viva Thomas Piketty ! Bye, bye Urubóloga ! Encerrou-se no Rio importante conferência sobre os BRICs, em que uma das ideias centrais de Thomas Piketty – autor de devastadora analise sobre o “Capitalismo no Século XXI” em que desmonta a ideologia neoliberal sobre a desigualdade de renda – foi vitoriosa: o Estado é o melhor instrumento para evitar a desigualdade.

Putin acerta mais uma, não, mais DUAS!

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO Excerto elaborado, traduzido e enviado pelo pessoal da  Vila Vudu PRIMEIRA . - “A imposição de sanções dos EUA contra a Rússia visa apenas ganhar vantagens comerciais na Europa” ou “Ei, caras? Vamos jogar limpo? 23/5/2014, 18h –  RIA Novosti , 18:00 US Imposes Sanctions Against Russia to Gain Business Advantage in Europe – Putin SEGUNDA.  - “Kiev poderia facilitar o diálogo com Moscou se pagasse a dívida do gás” ou “Atenção, Ucrânia... Cadê o nossa grana?!” 23/5/2014 –  RIA Novosti  -20:14 Kiev Could Facilitate Dialogue With Moscow by Paying Gas Debt – Putin Vladimir Putin,  participa do Fórum Econômico Internacional em São Petersburgo O presidente Vladimir Putin da Rússia sugeriu nessa 6ª-feira (23/5/2014) que os EUA concebem as “sanções” econômicas que distribuem pelo mundo como meios para roubar vantagens comerciais e negociais ilegais contra a Rússia, nas negociações com a Europa.

Boilensen: o canalha que veio fazer no Brasil o que não podia fazer na Dinamarca

Imagem
por :   Paulo Nogueira Um canalha, em suma Por sugestão de um amigo do Diário, NX, assisti ontem ao bom documentário  Cidadão Boilesen , de Chaim Litowski. Num momento em que o Brasil reflete tanto — e com tamanho atraso se comparado a vizinhos como a Argentina — sobre a ditadura, ver Cidadão Boilensen é altamente recomendável. Henning Boilesen, em suma, foi um canalha. Ele não apenas financiou a brutal repressão da Oban em São Paulo como, segundo relatos confiáveis, era espectador sádico de sessões de tortura. Boilensen era presidente de uma empresa de gás, o grupo Ultra. Militantes perceberam que em muitas ações da Oban havia caminhões da Ultragaz nos arredores das casas vasculhadas.

Guerra à periferia

Imagem
Em 2012, após o PCC executar dezenas de policiais, PMs e grupos de extermínio mataram centenas de inocentes nas quebradas de São Paulo por  Agência Pública Spensy Pimentel Na entrada do Jardim Rosana, uma cruz foi colocada em memória das sete vítimas da chacina de 04 de janeiro. Na rua à direita, mais adiante, fica o bar onde aconteceu o crime. Fez sol no Por  Fausto Salvadori e William Cardoso* Fez sol no primeiro dia de 2013. Dia bom para a molecada do Jardim Rosana empinar pipa e jogar bola nas ruas da comunidade, localizada no Campo Limpo, periferia sul de São Paulo. Os meninos só pararam de brincar quando viram dois policiais militares se aproximando – quem mora na periferia aprende a temer fardas e viaturas. Os PMs pararam perto de um grupo de quatro adolescentes e um dos policiais deu o aviso: “A    primeiro dia de 2013. Dia bom para a molecada do Jardim Rosana empinar pipa e jogar bola nas ruas da comunidade, localizada no Campo Limpo, periferia sul de Sã

Brasil tem 1051 animais ameaçados mas a baleia jubarte já não está na lista

Imagem
RICARDO GARCIA   23/05/2014 - 18:48 Novo levantamento da fauna brasileira traça um quadro mais completo das espécies em risco de extinção. A baleia jubarte é uma das 77 espécies que deixaram de ser consideradas ameaçadas no Brasil  MIKE HUTCHINGS/REUTERS Em 1980, apenas 500 visitavam as águas do litoral do Brasil. Agora, com mais de 15.000 indivíduos, a baleia jubarte – também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-de-bossa – vai deixar de constar da lista de espécies ameaçadas de extinção no território brasileiro.

Ney, pense nas crianças, mudas, telepáticas…Olhe como morriam no tempo da “saúde exemplar”

Imagem
Autor: Fernando Brito O cantor Ney Matogrosso deu, outro dia,  uma entrevista da TV de Portugal , desancando o Brasil que, na visão dele, é o pior dos mundos, embora isso soe estranho lá no país irmão, assolado por um desemprego que tem taxas cinco vezes maiores que as do Brasil. Logo de início, Ney diz que a saúde no Brasil é um caos e diz que as pessoas são jogadas no chão, “em cima de um paninho”. É verdade, e essas cenas acontecem em muitos lugares, inclusive os mais ricos e desenvolvidos, como no chocante e  recente caso da idosa largada ao chão de um hospital estadual de São Paulo , administrado pelo partido de gente que se diz “perfeita”  na “gestão”. E não é só lá, existe muita coisa errada ainda neste país.

O DEM "tem medo"... de acabar!

Imagem
Por Altamiro Borges O programa do DEM, apresentado em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (22), poderia ter sido encenado num cemitério. No caso dos demos, até mesmo no inferno - se o diabo autorizasse! Num dos trechos, um jovem ator afirma: "Eu não tenho medo de mudar. Eu tenho medo é de que tudo continue como está. Ou até piorar". De fato, este partido da velha oligarquia corrupta e patrimonialista deve estar com muito medo. Medo de acabar! A cada eleição, o DEM - ex-Arena ou ex-PFL - perde força. A sigla, que já teve mais de 120 deputados federais, hoje conta com apenas 28 teimosos direitistas. Sua única governadora, do Rio Grande do Norte, está totalmente desmoralizada.

Sem participação social, não há reforma política, diz presidenta

Imagem
Ao lançar Política Nacional de Participação Nacional, Dilma Rousseff ressaltou o papel da sociedade civil na elaboração e implantação de políticas públicas Najla Passos   Brasília  - A presidenta Dilma Rousseff ressaltou, nesta sexta (23), durante o lançamento da Política Nacional de Participação Nacional, em Brasília, o importante papel da sociedade civil e dos movimentos organizados na elaboração e implementação das políticas públicas que fizeram o país avançar nos últimos 12 anos.   E conclamou os representantes das organizações das sociedade civil, militantes dos movimentos sociais e gestores públicos que participam do evento Arena da participação Social a continuarem lutando para construir uma Brasil menos desigual e mais solidário. “A participação tem potencial transformador”, afirmou.

BOMBA ! FEL-LHA DE SP VAZA MINISTÉRIO DO ARROCHO

Imagem
Príncipe da Privataria será o Embaixador em Paris ! Notável contribuição do Gustavo Castañon‎, no  Facebook : Do Conversa Afiada

Paulo Coelho diz no Twitter que merece ser chamado de “imbecil ao cubo” por Ronaldo

Imagem
Paulo Coelho fez um mea culpa no Twitter por ter ofendido Ronaldo numa entrevista para um jornal francês. “Nós poderíamos usar o dinheiro para construir algo diferente em um país que precisa de tudo: hospitais, escolas, transportes”, disse. “Ronaldo é um imbecil por dizer que não é o papel da Copa do Mundo construir esta infraestrutura. Ele deveria ter calado a boca”. Ontem, Coelho escreveu: “Mereço que  @ClaroRonaldo  me chame de imbecil ao cubo por a] apoiar Brasil como sede da Copa em 2007 b] falar de futebol em entr. (sic) sobre livro”. O ex-jogador não respondeu.

Dilma: Temos bons resultados quanto aos Objetivos do Milênio da ONU

Imagem
Presidenta Dilma durante entrega da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Na 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, nesta sexta-feira (23), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff exaltou as conquistas do País em relação aos Objetivos do Milênio firmados com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ela fez um balanço sobre os resultados apresentados no relatório do PNUD, no qual destacou a redução da desigualdade social, graças a programas como o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria. “Acho que neste ODM, o Brasil de fato mostrou uma grande mudança. Nós, de fato, reduzimos a desigualdade. Não reduzimos tirando de ninguém, reduzimos aumentando o crescimento da renda dos mais pobres, quando se olha o resto do Brasil. A diferença é a seguinte: os mais ricos do Brasil, a renda deles cresceu, mas cresceu menos do que cresceu a dos mais pobres. Esta onda é mais forte naqueles que a gente quer pegar primeiro, os eternamente excluídos da riqueza deste paí

Após ferrovia que Sarney não fez, Dilma duplica estrada que JK implantou e conclui hidrovia que FH parou

Imagem
Autor: Fernando Brito A imprensa brasileira , que não perde chance em se lamuriar pelo tal “custo Brasil” e que praticamente comemora as péssimas posições do Brasil nos rankings de competitividade, deu pouquíssima atenção a três obras que, há décadas, fazem com que as exportações da agricultura brasileira percam preço mundial, por conta dos problemas de frete e que, além disso, torne as estradas brasileiras nessa região armadilhas ou sofrimentos tanto para caminhões quanto para ônibus e automóveis. O primeiro foi, finalmente, a liberação para operação comercial da Ferrovia Norte-Sul, com 1.500 km – 700 feitos por Lula e 800 por Dilma.

Barbárie com características humanas

Imagem
[*] Slavoj Žižek ,  London Review ofBooks, vol. 36, n. 9, pp. 36-37 “ Barbarism with a Human Face ” Traduzido por um amiguinho da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Comentário da Rita Befe merendeira (e tradutora) da Vila Vudu :  O artigo que aí vai é uma merda. Não vale naaaaaaaaaada. É liberal metido a inteligentíssimo. Tem de “inteligente” - “interessante”, o que tem de liberal metido a besta. Nós, Vila Vudu, já decidimos há muitos anos que Stálin não é importante, que foi um acidente histórico, que cresceu no vazio que o destino abriu na história do mundo, só porque Lênin morreu apenas sete anos depois de 1917. SE-TE-A-NOS. De 1917 até 1924, são só sete anos. Nem Deus-Criador-Onipotente-em-Pessoa fez mais pela humanidade, em apenas sete anos, que Lênin. Além do mais, Stálin matou muito menos gente que, por exemplo, Obama ou Israel. Recebemos esse artigo traduzido por um amiguinho nosso, que odeia Putin (e a gente aqui, adooora Putin). E a tradução está excelentem

Ébola “pode resolver” o problema de imigração da Europa, considera Jean-Marie Le Pen

Imagem
RITA SIZA   21/05/2014 - 22:41 Palavras do fundador da Frente Nacional foram captadas por jornalistas antes de um comício em Marselha e causaram furor na campanha francesa. Jean-Marie Le Pen discursa no comício da Frente Nacional em Marselha  AFP/FRANCK PENNANT O fundador da Frente Nacional e patriarca da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen, entrou com estrondo na campanha eleitoral ao considerar que as pressões de imigração que a Europa atravessa poderiam ser resolvidas com o vírus ébola, cuja infecção provoca uma febre hemorrágica com uma elevada taxa de mortalidade.

Uma guerra mundial se aproxima

Imagem
Com os postos avançados da OTAN localizados no Leste Europeu e nos Bálcãs, o último amortecedor que faz fronteira com a Rússia está sendo dividido. John Pilger - CounterPunch Porque toleramos a ameaça de uma nova Guerra Mundial? Porque permitimos mentiras que justificam esse risco? A escala da nossa doutrinação, escreveu Harold Pinter, é um “brilhante, até espirituoso e altamente bem sucedido ato de hipnose,” como se a verdade “nunca tivesse acontecido mesmo quando está acontecendo.” Todo ano o historiador americano William Blum publica seu “sumário atualizado do relatório da polícia externa dos EUA” o qual mostra que, desde 1945, os EUA tentaram derrubar mais de 50 governos, muitos democraticamente eleitos; interferiu grossamente nas eleições de 30 países; bombardeou a civilização de 30 países; usou armas químicas e biológicas; e tentou assassinar líderes internacionais. Em vários casos a Inglaterra colaborou. O nível do sofrimento humano, não só criminalmente falando, não

Alckmin cria estação de metrô fantasma, denuncia Band

Imagem
Mapa das linhas do Metrô  de São Paulo inclui estações que não existem Mapa elaborado pelo Metrô  de São Paulo, governador Geraldo Alckmin (PSDB), inclui estações e novas linhas que são planejadas, mas que ainda sequer foram iniciadas. O Café com Jornal foi às ruas, até os supostos locais de tais estações, e falou com moradores que em grande parte desconhecem o início de obras ou qualquer movimentação do Metrô nas regiões.  Vídeo da reportagem está aqui  no site da Band Por:  Helena™ Do Blog Os Amigos do Presidente Lula

Um luxuoso almoço no Vaticano aborrece o Papa Francisco

Imagem
O papa Francisco, ontem no Vaticano. /  ANDREAS SOLARO (AFP) PABLO ORDAZ   Roma Do El País Em 27 de abril, enquanto milhares de pessoas ocupavam as ruas de Roma para assistir a  canonização dos papas João XXIII e João Paulo II , uma festa muito exclusiva, metade religiosa metade mundana, foi realizada na cobertura da prefeitura vaticana de Assuntos Econômicos situada na praça São Pedro. Umas 150 pessoas, entre as quais se destacavam conhecidos empresários, religiosos e jornalistas italianos, desfrutaram de um generoso buffet que custou 18.000 euros (54.500 reais, aproximadamente) e que, embora tenha sido bancado por dois patrocinadores privados, aborreceu o papa Francisco. O responsável por reconhecer que Jorge Mario Bergoglio está contrariado por uma festa que não quadra com sua ideia de singeleza foi o cardeal Giuseppe Versaldi, presidente da prefeitura vaticana de Assuntos Econômicos: “Não posso revelar o que disse [o Papa]. Informei e só posso dizer que não ficou muito cont

Por que o G1 tem que responder pelos comentários criminosos que publica

Imagem
por :   Paulo Nogueira Tentei, como repórter, entender a política de comentários do G1. Me chamou a atenção um comentário no qual uma pessoa dizia que já era hora de invadir a casa de Genoino e matar as pessoas. Escrevi um texto antes de me lançar ao trabalho de repórter. Perguntei o básico: como um site podia permitir uma coisa delas, o que os acionistas da Globo pensavam sobre isso – e como anunciantes colocavam sua marca num produto frequentado por celerados, bárbaros, selvagens. Este é um ponto que particularmente me intriga: a postura passiva dos anunciantes do G1. Um site, afinal, é os seus leitores, e os leitores do G1 são aqueles. Num mundo menos imperfeito, os anunciantes rejeitam um portal como o G1 – e qualquer outro site que abrigue e incentive brasileiros desagregadores e, usemos a palavra justa, criminosos.

Pesquisa Ibope cai em contradição sobre votos de Aécio

Imagem
Se há inconsistências nos dados sobre Aécio, questionário deveria ser descartado No cenário com dez candidatos, tucano tem menos votos que na simulação em que estão apenas ele, Dilma e Eduardo Campos. Parece haver interesse de mostrar oposição em alta e governo em queda por Helena Sthephanowitz O  relatório da pesquisa Ibope   divulgado na quinta-feira (22) traz alguns números altamente comprometedores pela inconsistência. Se a eleição tivesse dez candidatos, segundo o Ibope, o Aécio Neves (PSDB-MG) teria 20%. Se a eleição tivesse três candidatos, o tucano cairia para 17%.

Balbúrdia institucional

Imagem
Pacato, o ministro Cardozo garante: “A polícia sabe que sua greve é ilegal”. Todos ficamos mais tranquilos A situação fica cada vez mais caótica, mas falta o poder capaz de restabelecer o senso das medidas por  Mino Carta   Folguei por duas semanas em terras estrangeiras, o que, suponho, configurou vantagem para os leitores. O avião que me trouxe pousou em Guarulhos às 5h20 da manhã. Dez minutos depois, alcancei a sala de controle dos passaportes. Ali estava um indivíduo parrudo, provavelmente egresso de malograda experiência como vendedor de abridores de latas em logradouros públicos, para intimar aos berros: “Brasileiros para a esquerda, estrangeiros para a direita”.

Maior gestor de ciência do planeta bate palmas para paraplégico andando com “roupa robótica”: “Maravilhoso!”

Imagem
Atento, Francis Collins (na foto, à direita de Nicolelis) acompanha os passos do jovem paraplégico “vestindo” o esqueleto-robô. Ao final, não resiste. “Encantado”, como ele mesmo diz, abre um sorriso enorme e aplaude por  Conceição Lemes No meio científico, todo mundo conhece o médico e geneticista Francis S. Collins. Pudera. Foi quem coordenou o Projeto Genoma Humano. Desde 2009, é o diretor do maior agente financiador de pesquisa biomédica do mundo: o National Institutes of Health (NIH), dos EUA. Ele tem nas mãos um orçamento de US$ 38 bilhões. É o maior gestor de ciência biomédica do planeta. Pois Francis Collins está em visita oficial ao Brasil e quis conhecer os laboratórios do  projeto Andar de Novo , montados na AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência, em São Paulo.

Bolsonaro diz que aceita ser vice de Aécio Neves

Imagem
sex, 23/05/2014 - 13:10  - Atualizado em 23/05/2014 - 13:10 Jornal GGN -  O deputado Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista reveladora ao portal da revista Info Money, na qual diz que gostaria de ser postulante a presidente da República pelo PP, seu partido, mas na impossibilidade, aceitaria ser candidato a vice-presidente na chapa do senador Aécio Neves (PSDB). Bolsonaro,  que defende um "regime autoritário", afirmou que simpatiza com as propostas de Aécio, pois são muito mais "agressivas" que as ideias de Eduardo Campos (PSB). Aécio, segundo o deputado, representa melhor a oposição e a direita brasileira. "Eu sou uma oposição muito melhor que qualquer um dos dois, mas, se eu não for candidato, simpatizo muito mais com o Aécio, que é o representante da direita atualmente. Se eu não conseguir me candidatar, quero ser vice do Aécio Neves. Claro, nada disso nunca entrou em pauta e bunca ninguém falou sobre isso, mas seria uma grande honra",  disse.

Programa de microcrédito já beneficiou 60 mil empreendimentos no RS

Imagem
Em entrevista à Carta Maior, Guilherme Cassel, vice-presidente e diretor de crédito e marketing do Banrisul, analisa os resultados desse programa. Daniel Cassol Porto Alegre  - Criado em 2011, o Programa Gaúcho de Microcrédito já financiou R$ 354 milhões para 60 mil pequenos empreendedores espalhados em 433 municípios do Rio Grande do Sul. A grande maioria dos empreendimentos – 90% - é informal. O que significa o atendimento a um importante setor da população que, historicamente, não tinha acesso às linhas de crédito tradicionais. "Os mecanismos tradicionais de financiamento não enxergam essa população. Esta economia cresceu rapidamente, mas estava condenada à invisibilidade”, resume Guilherme Cassel, vice-presidente e diretor de crédito e marketing do Banrisul, banco estatal do Rio Grande do Sul.

Conflicts Fórum: Comentário semanal de 2 a 9/5/2014

Imagem
[*] Conflicts Fórum “ Conflicts Forum’s Weekly Comment 2 − 9 may 2014 ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Com os recentes eventos na Ucrânia, essa Zeitgeist  [al. orig., manifestação do “espírito da época”] norte-americana impressa profundamente foi indiscutivelmente esmagada e convertida em “objeto” inamovível: a realidade de que a “política do poder” jamais se afastou ou deixou de reinar, mas permaneceu onde sempre esteve, durante todo o tempo, à espreita sob a superfície. O resultado da guerra no Iraque, a posição do Irã na questão nuclear, o fracasso no Afeganistão, o desafio que vem da China – todos foram sinais de uma deriva geopolítica, com os estados jogando as cartas políticas que cada um possui, e sempre contra os EUA. Mas a Ucrânia emergiu como símbolo icônico dessa colisão de memes. Professor Stephen Walt, Harvard O professor  Stephen Walt  observou com certa ironia, em  artigo recente , que uma das provavelmente piores “pr

PF DO ZÉ INVENTOU O DOLEIRO PARTIDÁRIO

Imagem
O zé inventou o “dolar partidário”, espécime único na História da Malandragem Universal ! Nesta quinta-feira, 22, o PiG (*) destacou, com sarcasmo e desdém, a adesão do PTB à base da Presidenta Dilma, o que reforçará sua vantagem no horário eleitoral gratuito –  terá o triplo do tempo do Arrocho .  Bom mesmo era quando PTB pertencia ao Roberto Jefferson e a Furnas e ele dava “furos” de reportagem à Fel-lha de SP (**) – cuidado, não se aproxime, porque ela tem mau hálito – para denunciar -  e depois des-denunciar – o mensalão do PT (sim, porque o dos tucanos se desfaz como algodão-doce).

O Globo quer que as plataformas explodam?

Imagem
Autor: Fernando Brito Chega ao ridículo  a exploração feita por O Globo  sobre uma “elevação” da queima de gás associado ao petróleo nas plataformas da Petrobras. De tempos em tempos , aliás, isso vira tema de exploração. Ocorre que, como jé óbvio, a quantidade de gás produzida tem relação com a quantidade de petróleo extraída. Se sai mais petróleo, sai mais gás. Então o Globo diz que a queima de gás aumentou “15, 85″ em março. Sem dizer, é claro, que este aumento era em comparação com março de 2013. E omitindo, também, que a produção de petróleo,  na mesma comparação, tinha crescido  14, 4% .

“Não é justo que os mais pobres paguem por um modelo de desenvolvimento que exauriu os recursos naturais”, defende Lula em seminário na Bolívia

Imagem
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Bolívia, Evo Morales, participaram nesta quinta-feira (22), da abertura do seminário “Enfrentar a mudança climática: Uma economia e uma sociedade para viver bem”. O Seminário sobre meio ambiente e mudanças climáticas foi realizado em preparação para a reunião de cúpula do G77+China, que acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, também em Santa Cruz de la Sierra. Lula lembrou que Brasil e Bolívia lutaram juntos para responsabilidades comuns, mas diferenciadas, na questão do meio ambiente, com maior responsabilidade para os países desenvolvidos, que poluem mais e há mais tempo. “Não é justo que os mais pobres paguem por um modelo de desenvolvimento que exauriu os recursos naturais”, disse.

A ENCRUZILHADA DO BRASIL

Imagem
Ano eleitoral apresenta opções de valor histórico para o país Marcelo Zero (*) No Blog do Paulo Moreira Leite A América Latina e o Brasil estão numa encruzilhada. É o que afirma o estudo Pactos para a Igualdade- Rumo a um Futuro Sustentável, lançado pela Cepal em Lima, Peru, no dia 5 deste mês, e já amplamente debatido em seminário promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (GCEE), instituição vinculada ao MCTI brasileiro, na Universidade do Ceará. Elaborado com muita competência, entre outros técnicos, pelo economista brasileiro Antonio Prado, Secretário Executivo Adjunto da Cepal, o documento traça um diagnóstico muito amplo e consistente sobre o recente processo de desenvolvimento com inclusão social da região e os obstáculos atuais para a sua continuidade.

Copa no Brasil baterá todos os recordes financeiros na história do futebol, diz Fifa

Imagem
Ela será a Copa mais cara, a mais lucrativa, a que distribuirá maiores prêmios, a que será vista por um número inédito de pessoas, a que mais teve ingressos pedidos e a que terá em campo os craques mais caros da história do futebol. Das seleções aos clubes, dos atletas aos cartolas, todos sairão do Brasil com um volume de dinheiro inédito nos bolsos. A renda da Fifa ultrapassará a marca de US$ 4 bilhões, mais de US$ 800 milhões acima do que a entidade obteve na África do Sul em 2010. Mas a entidade insiste que nunca gastou tanto com um evento quanto a Copa no Brasil. No total, o investimento da Fifa teria chegado perto de US$ 2 bilhões. Para ter o direito de transmitir a Copa, redes de televisão pagaram um valor recorde para a Fifa: cerca de US$ 1,7 bilhão. A expectativa é de que a audiência seja recorde. Na final da Copa em 2010, 530 milhões de pessoas assistiram a Espanha levantar o troféu. Desta vez, os números devem bater essa marca. No Brasil, mais de 14 mil jornalistas fo