Dilma: Temos bons resultados quanto aos Objetivos do Milênio da ONU
Presidenta Dilma durante entrega da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Na 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, nesta sexta-feira (23), em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff exaltou as conquistas do País em relação aos Objetivos do Milênio firmados com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ela fez um balanço sobre os resultados apresentados no relatório do PNUD, no qual destacou a redução da desigualdade social, graças a programas como o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria.
“Acho que neste ODM, o Brasil de fato mostrou uma grande mudança. Nós, de fato, reduzimos a desigualdade. Não reduzimos tirando de ninguém, reduzimos aumentando o crescimento da renda dos mais pobres, quando se olha o resto do Brasil. A diferença é a seguinte: os mais ricos do Brasil, a renda deles cresceu, mas cresceu menos do que cresceu a dos mais pobres. Esta onda é mais forte naqueles que a gente quer pegar primeiro, os eternamente excluídos da riqueza deste país. Temos orgulho disso”, comentou.
Dilma ainda saudou os 30 vencedores do 5º Prêmio ODM Brasil. Os troféus foram entregues aos representantes de práticas inovadoras que buscam desenvolver as comunidades locais. A presidenta cumprimentou tanto os ganhadores na cerimônia quanto os benefícios das iniciativas de pessoas espalhadas pelo Brasil.
“A gente sabe bem que o Brasil não é feito por aquilo que é divulgado na mídia. O Brasil é feito por milhões de movimentos, organizações, de pessoas anônimas que lutam para construir um processo de participação de defesa dos seus interesses, e de fato esse conjunto de pessoas não aparece. Então em um premio como o ODM, de dimensão nacional, mas que tem implicações internacionais, aqui elas estão nítidas, e todos devemos reconhecer a iniciativa desses homens e mulheres, que levaram algo significativo para o nosso País”, exaltou.
Depois do evento, pelo Twitter, Dilma listou os bons resultados detalhados no 5º relatório nacional do ODM Brasil. Além da redução da desigualdade, a presidenta destacou que 98% das crianças e adolescentes em idade escolar estão no sistema educacional, que o país alcançou a meta de redução da mortalidade na infância, além de reduzir os índices de desmatamento em todos os nossos principais biomas e o nosso déficit habitacional através do “Minha Casa, Minha Vida”.
Comentários