Após ferrovia que Sarney não fez, Dilma duplica estrada que JK implantou e conclui hidrovia que FH parou

Autor: Fernando Brito
nortedopais
A imprensa brasileira , que não perde chance em se lamuriar pelo tal “custo Brasil” e que praticamente comemora as péssimas posições do Brasil nos rankings de competitividade, deu pouquíssima atenção a três obras que, há décadas, fazem com que as exportações da agricultura brasileira percam preço mundial, por conta dos problemas de frete e que, além disso, torne as estradas brasileiras nessa região armadilhas ou sofrimentos tanto para caminhões quanto para ônibus e automóveis.
O primeiro foi, finalmente, a liberação para operação comercial da Ferrovia Norte-Sul, com 1.500 km – 700 feitos por Lula e 800 por Dilma.

O segundo foi a licitação, hoje, da implantação completa – com pista duplicada -da BR-153, que é nada mais do que a famosa “Belém-Brasília” implantada por Juscelino Kubitschek e ainda hoje precaríssima. São 624,8 quilômetros, entre Anápolis, em Goiás, e Aliança do Tocantins, onde se liga a Palmas, capital do Estado, por uma rodovia estadual. Vão custar R$ 4,3 bilhões, com pedágio de R$ 5 reais para cada 100 km.
E o terceiro é na próxima sexta-feira, quando serão abertas as propostas para a retirada das rochas do Pedral do Lourenço, um trecho de rio de 43 km, próximo a Marabá que impede a utilização perene das eclusas de Tucuruí, obra que se arrastou por todos os governos entre Geisel e FHC  e que Lula terminou em 2010.
Elas, porém, só servem à navegação entre dezembro e maio, época das chuvas, quando o Rio Tocantins está cheio.
As três obras vão mudar completamente o fluxo de grãos do porto de Santos para o de Barcarena, no Pará, e Itaqui, no Maranhão, este mais ligado ao minério.
Uma necessidade para um país que ampliar a sua produção de grãos em mais de 60% em 10 anos e duplicou as suas exportações no mesmo período.

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