Postagens

Mostrando postagens de março 24, 2014

O ser e o nada

Imagem
O ego inflado de Barbosa enfrenta a elegância de D'Ávila    O retorno de Roberto D’Ávila à TV trouxe uma interessante entrevista, do ponto de vista do entrevistador, com Joaquim Barbosa.   por Nirlando Beirão Roberto D’Ávila tem aquele jeito de moço fino, bonzinho e elegante, mas pode ser maquiavelicamente cruel. Em seu retorno à tevê, a bordo do Globo News, o suave D’Ávila elegeu uma notável vítima. Na estreia, sábado de madrugada (com incansáveis repetições), anunciou que iria levar ao ar o lado humano do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF. Os telespectadores continuam procurando por ele. O apresentador esperou sete meses pelo sim de Joaquim Barbosa. O que mostra a férrea premeditação de sua malvadeza.

Aécio e Eduardo

Imagem
  José Cruz/Agência Brasil   A estratégia do tucano contribui para consolidar a cultura democrática. A de Campos baseia-se no velho personalismo   por Marcos Coimbra     A prevalecer o quadro hoje desenhado, faremos neste ano uma eleição presidencial diferente de todas as outras desde a redemocratização. Pela primeira vez, os dois principais candidatos são genuínos representantes de seus partidos. Do lado do PT, isso não é novidade e Dilma Rousseff está escalada. Vem do PSDB a inovação. Está claro que é cedo para decretar que chegaremos a outubro com as intenções de voto no padrão de hoje. Mas as pesquisas são unânimes ao mostrar que, somados, os candidatos dos demais partidos mal alcançam 10%. Em outras palavras, a polarização entre PT e PSDB tem boa chance de se repetir.

Folha descobre que Pasadena dá lucro

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Enfim um grande jornal brasileiro enviou um repórter à Pasadena! A jornalista Isabel Fleck viajou para lá e publicou hoje sua primeira matéria sobre o tema. E o que ela descobriu? Que nos últimos dois anos, a refinaria teve seu melhor desempenho desde 2005, “operando com uma boa margem”. E com “média de 95% de aproveitamento”! Ou seja, Pasadena dá lucro! Trecho da matéria:

Capas da Veja: Quem quer ser a próxima vítima a perder dinheiro?

Imagem
  Por: Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Essa estória de que a pesquisa Ibope influenciou tanto a Bolsa de Valores está muito mal contada, e quem conhece minimamente como funciona os bastidores do mercado financeiro é muito difícil engolir essa versão que estão contando. O cheiro é de tubarões espalhando boatos para pegar o rico dinheirinho de calouros na Bolsa, ingênuos e amadores que aplicam conforme os boatos realimentados no noticiário.

Ditadura matou 1.196 camponeses, mas Estado só reconhece 29

Imagem
Financiada pelo latifúndio, a ditadura "terceirizou" mortes e desaparecimentos forçados de camponeses. Reportagem de Najla Passos.  Najla Passos Arquivo Carta Maior   Brasília - Financiada pelo latifúndio, a ditadura “terceirizou” prisões, torturas, mortes e desaparecimentos forçados de camponeses que se insurgiram contra o regime e contra as péssimas condições de trabalho no campo brasileiro. O resultado disso é uma enorme dificuldade de se comprovar a responsabilidade do Estado pelos crimes: 97,6% dos camponeses mortos e desparecidos na ditadura militar foram alijados da justiça de transição. “É uma exclusão brutal”, afirma o coordenador do Projeto Memória e Verdade da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência, Gilney Viana, autor de estudo inédito sobre o tema.

Somos educados para o analfabetismo econômico

Imagem
Somos treinados a concordar com coisas que não fazem sentido. Por exemplo, pagamos um Mineirão dia, em juros da dívida, e achamos que a Copa é o problema.  Por Antonio Lassance Os barões ladrões que rebaixam o Brasil A agência Standard & Poors, uma das que fazem classificação de risco de países e empresas, alterou a nota do Brasil para pior: de BBB para BBB-. E se alguém acha que esse é um debate econômico, está redondamente enganado. A economia continua sendo um assunto importante demais para ficar restrito aos economistas. A elevação ou o rebaixamento da nota de um país são entendidas, mundo afora, como um sinal do quanto um país é rentável e confiável.

Escolas de Nova York têm maior índice de segregação racial dos EUA

Imagem
Estudo da UCLA revela modelo "apartheid" na educação: em 32 distritos escolares, pelos menos 19 não têm nem 10% de alunos brancos Wikicommons Foto histórica dos anos 70 de DJ Afrika Bambaataa no Bronx: negros sofrem com educação precária em Nova York "Alunos das escolas públicas da cidade estão cada vez mais isolados em grupos étnicos, econômicos e sociais, evidenciando a severa segregação racial de Nova York". Está é a conclusão do estudo divulgado nesta quinta-feira (27/03) pela UCLA

Pepe Escobar: “EUA desesperados para isolar a Rússia em todos os fronts”

Imagem
  [*] Pepe Escobar ,  Rússia Today “ US desperate to isolate Russia on all fronts ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Reunião do G7 na residência oficial do Primeiro Ministro holandês em Haia (24/3/2014) discutem as linhas de contorno do  Nuclear Security Summit (NSS).- Foto: Jerry Lampen O governo Obama não carregará prisioneiros em sua sanha para tentar “isolar” a Rússia em todos os  fronts  possíveis – até agora, sem resultados importantes. Já listei algumas razões pelas quais a  Ásia não isolará a Rússia . E também algumas razões pelas quais a  União Europeia não pode isolar a Rússia . Mesmo assim, o governo Obama prossegue, incansável, e continua a atacar em três grandes  fronts  – o G-20, o Irã e a Síria.

Continuidade e mudança... Sempre para pior − O paradoxo Obama

Imagem
[*] Andrew Levine ,  Counterpunch “ Continuity and Change ... For the Worse − The Obama Paradox ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO O IVº Reich − por  Maurício Porto Barack Obama, candidato, prometeu mudanças; eleito, só entregou continuidade, continuísmo. Mas, na sequência, tanto continuísmo provocou mudança – para pior. Em 2008, “mudança” significava qualquer coisa que os eleitores desejassem que significasse. Como o candidato, a palavra era como uma mancha de  teste Rorschach .

Discurso do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 18/3/2014 na Crimeia

Imagem
Sebastopol e Crimeia – Sayed Hasan Comemoração do acesso da Crimeia e Sebastopol à Federação Russa  Vídeo  (3' 48")  transcrito, legendado e enviado por Salah PRESIDENTE DA RÚSSIA VLADIMIR PUTIN: Caros amigos,    Hoje é dia de muita alegria e felicidade para nós todos, cidadãos da Rússia, residentes na Crimeia e em Sebastopol! Depois de longa, difícil, exaustiva viagem, Crimeia e Sebastopol estão voltando ao porto, às suas águas nativas, ao seu porto natal, a Rússia.

Empresas alemãs temem consequências de sanções econômicas à Rússia

Imagem
Especialistas afirmam que medidas punitivas podem refletir negativamente na economia da Europa, além de afetar diretamente empresas europeias. Rússia permanece impassível diante de ameaças ocidentais. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou determinado à Europa. "Nós concordamos que a Rússia precisa pagar por suas ações até o momento. Intensificar as sanções trará consequências significativas para a economia russa", declarou na terça-feira (25/03) em Amsterdã, após encontro com o chefe de governo holandês, Mark Rutte. Ele se referia ao procedimento do Ocidente em retaliação pelo procedimento russo na Crimeia.

Dilma: Realidade desmentirá conclusões precipitadas sobre a economia brasileira

Imagem
Presidenta Dilma Rousseff durante sessão inaugural da LV Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste sábado (29), durante sessão inaugural da LV Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que acontece na Costa do Sauípe, na Bahia, que a realidade desmentirá julgamentos apressados e conclusões precipitadas sobre a economia brasileira. “Estamos convencidos da absoluta necessidade de preservar a solidez dos fundamentos macroeconômicos (…) Este compromisso não será alterado. Tampouco nos abalaremos com julgamentos apressados e por conclusões precipitadas, que a realidade desmentirá. Todos sabemos que, em economia, a realidade sempre se impõe. Em alguns momentos, expectativas, especulações, avaliações subjetivas e até mesmo interesses políticos podem obscurecer a visão objetiva dos fatos”.

Aécio sabia do que falava. Há mesmo o “mensalão da Internet”: o da direita…

Imagem
Autor: Fernando Brito No final de maio do ano passado, o senador Aécio Neves publicou um artigo na  Folha , fazendo coro às acusações de Marina Silva de que havia um  ”Mensalet” ou “mensalão da internet”, “uma indústria subterrânea voltada a disseminar calúnias e a tentar destruir reputações”. “Fingindo espontaneidade, perfis falsos inundam as áreas de comentários de sites e blogs com palavras-chaves previamente definidas; robôs são usados para induzir pesquisas com o claro objetivo de manipular os sistemas de busca de conteúdo; calúnias são disparadas de forma planejada e replicadas exaustivamente, com a pretensão de parecerem naturais. “, escreveu Aécio.

O problema não é o decote, é o poder

Imagem
Da Carta Maior Mais do que revelar um quadro de crenças confusas, a pesquisa aponta um quadro de tolerância macabra com a violência contra as mulheres. A pesquisa do IPEA "Tolerância social à violência contra as mulheres"  revela um quadro macabro sobre a disposição delinquente de abusar mulheres, no Brasil. Pesquisas baseadas em sistema de indicadores de percepção têm por objeto um conjunto necessariamente vago e confuso de crenças, desejos, conhecimentos mais ou menos refletidos e quase nunca científicos; a percepção é um pântano, algo necessariamente obscuro. Valem como uma fotografia borrada. Ainda assim, a pesquisa tem questões muito claras e respostas, idem.

Resposta (russa), na lata, ao “jornalismo” imundo da imprensa-empresa

Imagem
Te cuida, Tacanhêde! 8-)   Russia Today  (em espanhol) “ El embajador ruso ante la ONU contesta a los insultos de una periodista de CNN ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Vitaly Churkin, Embaixador da Rússia na ONU Christiane Amanpour, na 5ª-feira (20/3/2014), em seu programa na  CNN : Continuamos tentando fazer contato com o governo russo para que comente [o que acontece na Ucrânia], incluindo com ocupantes de altos cargos, como o embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin. Até agora não tivemos sorte, mas talvez pessoas como Churkin sintam que não devam abandonar sua zona de conforto.

A ditadura que ainda não vencemos!

Imagem
Enviado por Miguel do Rosário Ainda não estamos preparados para enfrentar o passado. Até mesmo alguns “ex-guerrilheiros” me parecem às vezes mais preocupados em fazer auto-críticas do que em contribuir para uma reflexão moral e política sobre o que significou a ditadura. O ambiente não é adequado, porque as paixões acesas pela ditadura e pela resistência à ela ainda estão muito inflamadas. Pessoas que foram torturadas barbaramente ainda estão vivas, entre elas a própria presidenta Dilma Rousseff. Ao contrário do que dizem alguns, querendo enterrar o assunto, a ditadura não é passado. Ela é presente. Um presente palpitante, de sangue, dor, medo. Muitos intelectuais, jornalistas ou não, precisam sobreviver, e os únicos empregadores são os mesmos patrões da ditadura.

Com Berzoini, Dilma segue para fechar reforma ministerial fortalecida

Imagem
Dilma tem até dia 8 de abril para concluir a reforma ministerial Para colunista da Rádio Brasil Atual, a presidenta teve oportunidade de tomar decisões mais cômodas, mas assumiu riscos do confronto e se fortaleceu, inclusive sobre o 'sabotador' Eduardo Cunha por Redação RBA São Paulo – O cientista político Paulo Vannuchi considerou positiva a indicação de Ricardo Berzoini para o Ministério de Relações Institucionais, substituindo Ideli Salvatti, segundo afirmou em seu comentário de ontem (28) na Rádio Brasil Atual. Ele elogiou o que considera uma reta final de reforma ministerial. Para ele, Dilma sinalizou que manterá perfil de centralizadora. “Eu chamo atenção porque ela não cedeu ao PMDB, como que diz: ‘Ó, quer fazer chantagem, faça, mas a caneta está comigo. Tenho recursos para governar e aprovação popular’”. Assim, avalia Vannuchi, a presidenta obteve vitória espetacular sobre Eduardo Cunha, “o líder do PMDB que trabalha dentro do governo como uma espécie de sabo

Franklin Martins: "todas as concessões são reguladas. Só rádio e televisão não"

Imagem
"O rádio e a TV têm que ter mecanismos de proteção à criança, tem que ter regras que impeçam a defesa do racismo", observou o ex-ministro de Lula. Da Carta Maior Um erro estratégico pode ter comprometido a Lei da Mídia – o projeto de Lei Geral da Comunicação Social, que, apesar de ter sido elaborado em 2010 propondo a criação da Agência Nacional de Comunicação (ANC) para dispor sobre as possíveis irregularidades nas transmissões de rádio e televisão e proibindo que políticos em posse de mandatos detenham concessões públicas de rádio e TV, como estabelece a Constituição, não chegou a ser apresentado pelo governo Dilma Rousseff. A revelação foi feita por Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em um debate realizado quarta-feira à noite no Teatro Casa Grande na zona sul do Rio. 

O FANTASMA DO COMUNISMO E O GENERAL DE CHUMBO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Não satisfeitos em mentir descaradamente os golpistas que saíram às ruas, na semana passada - e não conseguiram  reunir  mais do que algumas centenas de pessoas, em suas marchas, em três capitais brasileiras -resolveram agora partir diretamente para o fake, a falsidade ideológica e a mais pura e simples fantasia. Já há algum tempo circulam, na internet, cartas, textos, e “diretrizes” atribuídas a  um certo General Mário Márcio Von Brenner, com acusações ao governo, movimentos populares e à UNASUL.   Segundo informações, plantadas aqui e ali na rede, o General Von Brenner - assim mesmo, com um certo “quê” de nostalgia nazista -  seria comandante de um pelotão “especial” de fronteira, e, portanto, da ativa. Nessas condições, fazer declarações políticas, seria crime e levaria à  possibilidade de um quadro de grave crise institucional.

Pessimistas, tremei: super porto do Açu, em fim de obra, investe R$ 3,3 bi para atender o pré-sal

Imagem
Por Zé Augusto Com a quebra de Eike Batista, muito urubu vibrou achando que o super porto do Açu, em São João da Barra (RJ), iria virar uma obra parada. Teve gente que falou até que o porto estava afundando. Pois o controle acionário mudou de mãos para a EIG Global Energy Partners, e a antiga LLX virou Prumo logística. Foram investidos R$ 1,4 bilhão no ano passado e mais R$ 1,9 bilhão está sendo investido neste ano. Com obras aceleradas, as operações estão previstas para começar em junho.

1964 e a Batalha de Itararé

Imagem
Cenas cômicas, narradas por um general, do primeiro dia de um confronto que não houve, mas gerou uma trágica ditadura de 21 anos por  Mauricio Dias O golpe que derrubou o presidente João Goulart, desferido no dia 31 de março de 1964, foi antecipado por alguns dias. O movimento era para ser desencadeado entre 2 e 10 de abril. Havia uma razão transcendental. Uma crença. “O movimento não pode ser entre 2 e 8 porque é quarto minguante; tudo que começa em quarto minguante não dá certo. Ou será antes do dia 2 ou será depois do dia 8”, afirmou, sem disposição de recuar, o general Carlos Luiz Guedes, da 4ª Infantaria Divisionária (ID-4).

TEATRO DE RUA PARA 31 DE MARÇO DE 64

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Cinquenta anos depois, balanço fatalista do golpe militar ajuda a adormecer e confortar consciencias diante de um ataque a democracia   Cinquenta anos depois, fico espantado ao reparar que o golpe    de 64 chega a ser visto como seja    fatalidade.   José Serra era presidente da UNE e discursou no comício de 13 de março.  Conforme registra Jorge Ferreira em sua biografia de João Goulart, numa intervenção “inflamada”, Serra exigiu a extinção da “política de conciliação” que as organizações revolucionárias enxergavam em Goulart, acusado de “populista” e “reformista” pela maioria delas.

Com Berzoini, enfim, Governo dá sinal de vida

Imagem
 Autor: Fernando Brito As primeiras declarações do novo ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, parecem mostrar uma mudança de postura do Governo. — Não há motivo para ficarmos na defensiva. Vamos para a ofensiva, vamos mostrar o que foi a Petrobras no governo Fernando Henrique (Cardoso) e o que é a Petrobras nos governos Lula e Dilma. Está claro que o interesse é eleitoral, não há qualquer interesse de investigação sério, disse a  O Globo . É isso aí.

No golpe dos empresários, a “mais beneficiada foi a Globo”

Imagem
por Luiz Carlos Azenha Fabio Venturini fez o mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo sobre os empresários e o golpe de 64. Está concluindo o doutorado sobre os empresários e a Constituição de 1988. Ele esmiuçou os detalhes de “como a economia nacional foi colocada em função das grandes corporações nacionais, ligadas às corporações internacionais e o Estado funcionando como grande financiador  e impulsionador deste desenvolvimento, desviando de forma legalizada — com leis feitas para isso — o dinheiro público para a atividade empresarial privada”. Segundo ele, é isto o que nos afeta ainda hoje, já que os empresários conseguiram emplacar a continuidade das vantagens na Carta de 88.

Agência chinesa que rebaixou EUA dá nota ‘A’ ao Brasil

Imagem
  Do Diário do Centro do Mundo A milhares de quilômetros de Nova York, uma agência de classificação de risco vê o Brasil em posição muito mais confortável do que a Standard & Poor’s, a Moody’s e a Fitch. Para a chinesa Dagong Global Credit Rating, o Brasil tem rating “A-”. Assim, a agência de classificação de risco estatal da China coloca o Brasil três patamares acima da avaliação anunciada na segunda-feira pela Standard & Poor’s.

FHC acha CPI “eleitoreira”. Quá, quá, quá !

Imagem
Dudu acha infantilismo botar Suape na roda. Ele vai ver o que é a maioridade … Saiu no UOL a 765a. entrevista do Príncipe da Privataria neste mês:   FHC diz que incluir caso Alstom na CPI é ‘eleitoreiro’ O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou nesta sexta-feira, 28, a intenção de parlamentares governistas de incluir as investigações do caso Alstom numa possível CPI da Petrobras. O tucano classificou a estratégia como “puramente eleitoreira”. “Neste momento, o importante para o País é esclarecer o mau manejo da Petrobras, como é que a tal ponto”, disse o ex-presidente.

O Brasil não quer ser selvagem. Porque liberdade não é selvageria

Imagem
Autor: Fernando Brito Punir a agressão, o preconceito, a injúria racial e  social não é um ato de ódio ao agressor ou ao racista. É uma tarefa civilizatória, porque é pedagógica. Ensina aos integrantes de uma sociedade que não se pode incitar ao ódio. Ontem, todos nos chocamos com a pesquisa do Ipea que revelou que a maioria dos brasileiros acha que a roupa usada por uma mulher poderia justificar ataques sexuais. É o resultado tanto da falta de punição aos abusos sexuais quanto, também, de uma mídia que estimula a erotização do corpo como a essência das relações humanas.

As filhas e os filhos das vítimas da ditadura militar no Brasil

Imagem
A clandestinidade salvou, talvez, milhares de filhas e filhos de vítimas da ditadura militar no Brasil de cair nas mãos de torturadores e da repressão.  Milton Pomar Quando Carlos Alexandre Azevedo, filho de Dermi Azevedo e Darcy Andozia, suicidou-se em fevereiro de 2013, e sua trágica história foi amplamente divulgada, muita gente se espantou ao saber que no Brasil, na década de 1970, crianças foram levadas para os locais (DOPS, DOI-CODI etc.) onde seu pai ou sua mãe (ou os dois) estava(m) sendo torturado(s), para assistirem o sofrimento e servirem de pressão adicional – a ameaça de também serem torturadas desmontava de vez os presos, que acabavam falando o que os criminosos queriam saber.

Pepe Escobar: Por que a União Europeia não pode “isolar” a Rússia

Imagem
[*] Pepe Escobar , Asia Times Online – The Roving Eye Why the EU can't “isolate” Russia Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Angela Merkel ensinando... A chanceler alemã Angela Merkel pode ensinar umas coisinhas ao presidente Barack Obama dos EUA sobre como estabelecer um diálogo com o presidente Vladimir Putin da Rússia. Mas... Obama nada ouve. Obama prefere detonar o próprio currículo de professor de Direito Constitucional e pôr-se a emitir bobagens pomposas para uma plateia de pressuposta elite eurocrática, no coruscante Palais des Beaux-Arts em Bruxelas, como fez na 4ª-feira (26/3/2014), sobre Putin ser a maior ameaça à ordem global gerenciada pelos EUA desde a IIª Guerra Mundial. Mas não deu muito certo: a maioria dos eurocratas de escol estava ocupada fotografando selfies ou tuitando. Putin, enquanto isso recebia, em casa, em sua residência oficial nos arredores de Moscou, o presidente da Siemens, conglomera

"O GOLPE DESTRUIU MINHA FAMÍLIA"

Imagem
    "Nós saímos daqui correndo, deixamos tudo para trás. A gente passou a viver com sofrimento" Aos 73 anos, a viúva do ex-presidente João Goulart fala dos dias que antecederam o golpe militar, revela como era a vida do casal e lembra a angústia dos anos de exílio Eliane Lobato (elianelobato@istoe.com.br) Viúva do ex-presidente João Goulart (1919/1976), Maria Thereza Goulart tem planos frugais para a segunda-feira 31 de março, data da efeméride dos 50 anos do golpe militar que depôs seu marido: viajará para Porto Alegre (RS) com a filha, Denise, e desfrutará do descanso com a família. Há quase meio século, em 1º de abril de 1964, ela, o marido e os dois filhos tiveram de sair às pressas do País em direção ao Uruguai, onde iriam se exilar. Antes de partirem de Porto Alegre, o então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola (1922/2004) sugeriu um

Wall Street e o golpe econômico do século

Imagem
Se a lei Johnson-Crapo passar, os pagadores de impostos dos EUA serão responsáveis por qualquer resgate considerado necessário pelos reguladores Os líderes do Comitê Bancário do Senado dos EUA, os senadores Tim Johnson e Mike Crapo, lançaram no último domingo um projeto de lei que proveria garantias explícitas por parte do governo sobre títulos lastreados em hipotécas (MBS, em inglês) gerados por bancos privados e instituições financeiras. Um giganteco lucro para Wall Street colocaria a corda no pescoço dos pagadores de impostos norte-americanos pelos 90% de perdas dos MBS envenenados, como aqueles que quebraram o sistema financeiro em 2008 e atolaram a economia no maior pântano desde a Grande Depressão. Defensores da lei dizem que as novas regras feitas pelo Escritório de Proteção ao Consumidor (CFPB, em inglês) - que coloca padrões para o que seria uma “hipoteca qualificada” - garantem que aqueles que pegarem emprestado terão condições de pagar suas dividas, o que reduziria

O inoportuno velório dos farejadores de carniça.

Imagem
Por Wanderley Guilherme dos Santos. O Ibovespa e a volta à normalidade do STF Ao remeter o mensalão tucano à instância apropriada de julgamento, o STF, em autocrítica, definiu a etiqueta da AP 470: foi mesmo um julgamento de exceção. Segundo a versão da imprensa, o Ibovespa teria subido esta semana devido ao rebaixamento de grau do País patrocinado pela Standard&Poor’s e pelo o IBOPE aquecendo as oposições com a pesquisa sobre avaliação do governo. Finalmente, colhidas as necessárias assinaturas, o Senado pode instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os negócios entre a Petrobras e a Astra a propósito da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, também promovendo a alegria antecipada dos pré-candidatos oposicionistas, prevendo uma devastação do governo. Leitores amadurecidos devem estar tão entediados com a versão da imprensa quanto com o estilo modorrento deste parágrafo. Vamos a outra.

O contra-ataque do governo na CPI da Petrobras

Imagem
sex, 28/03/2014 - 15:17  - Atualizado em 28/03/2014 - 15:17 Luis Nassif Já se delineou no Senado e começa a ser montada na Câmara o contra-ataque do governo à CPI da Petrobras. Partem-se de dois pontos iniciais. O primeiro, o que o Planalto entende como articulação mídia-oposição em torno da CPI. Ficou claro ontem – segundo fonte do Palácio – com o Jornal Nacional preparando o terreno para o pronunciamento, em horário eleitoral, de Eduardo Campos e Marina Silva. O JN enfatizou a perda de valor de mercado da Petrobras, abrindo espaço para o discurso da dupla.

Setor público brasileiro tem superávit primário de R$ 2,13 bilhões em fevereiro

Imagem
RECEITAS Resultado ficou acima do esperado no mercado. A economia que é feita para pagar juros da dívida atingiu 1,76 % do PIB em 12 meses, próximo da meta de 1,9% para este ano O setor público consolidado brasileiro, que inclui o governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registrou um superávit primário de R$ 2,130 bilhões em fevereiro, informou nesta sexta-feira (28) o Banco Central. O superávit primário é o saldo das receitas públicas menos as despesas, excluídos os juros da dívida e outros encargos. O desempenho de fevereiro surpreendeu positivamente o mercado, que apostava em um resultado negativo. Com esse resultado, a economia para pagamento de juros da dívida ficou em 1,76 % do Produto Interno Bruto (PIB) em 12 meses, aproximando-se da meta ajustada de 1,9% para este ano, de acordo com BC.

“QUEM GOVERNOU PERNAMBUCO FOI LULA”

Imagem
“Os Filhos da Esperança foram adotados pela família do atraso.” O  Conversa Afiada  se solidariza com Fernando Brito, que teve que assistir à dupla esperançosa: OS “FILHOS DA ESPERANÇA” FORAM ADOTADOS PELA FAMÍLIA DO ATRASO O “casal benzinho” Eduardo Campos-Marina Silva  exibiu-se ontem na televisão . Um programa até bonitinho, mas absolutamente ordinário em matéria de comunicação. Francamente, uma fórmula “cult” – cor desbotada, quase preto e branco,  imagens abertas do estúdio, closes intimistas – é muito pouco adequada para um personagem como Eduardo Campos cuja obra administrativa é praticamente desconhecida do país.

"Este país será o que queremos se conseguirmos garantir a democracia", diz Lula sobre golpe militar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Em sua mensagem, ele lembra que que aquele momento histórico “suspendeu nosso regime democrático, revogou liberdades essenciais, prendeu milhares de militantes políticos e fez com que outros tantos tivessem que sair do país”. Lula ressalta que as lembranças da ditadura devem servir para valorizarmos “ainda mais o período democrático que o Brasil vive hoje”. Apenas em períodos de democracia “trabalhadores, mulheres, todos os segmentos sociais podem chegar ao poder pois têm o pleno direito de expressão e manifestação”, afirma o ex-presidente. O direito à livre manifestação é enfatizado por Lula, que ressalta a importância da participação popular na democracia: “Apenas em uma democracia o povo pode ir às ruas reivindicar seus direitos pois a democracia não é nenhum pacto de silêncio, é a sociedade em movimento buscando novas conquistas”. “Devemos sim lembrar nosso passado, la

Moscou já sabe que, depois do golpe em Kiev, o “ocidente” tentará o golpe na Rússia

Imagem
  [*] Sergei Markov ,  The Moscow Times “ After Kiev Coup, the West Will Focus on Moscow ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Dica do prof.  Luiz Alberto Moniz Bandeira , por  e-mail. Grácias ! POSTADO POR  CASTOR FILHO Ver também: 9/2/2014,  redecastorphoto  em:  “ O Ocidente e a Ucrânia: cenários possíveis ” , Irina  Lebedeva,  Strategic Culture. Barack Obama e Angela Merkel Em conversa com o presidente Barack Obama dos EUA há algumas semanas, a chanceler alemã Angela Merkel teria dito que tinha a impressão de que o presidente Vladimir Putin viveria em outro mundo. A frase, mal interpretada e fora de qualquer contexto, foi rapidamente repetida na imprensa-empresa ocidental e foi manchete durante dias. Mas tudo sugere que Merkel – se disse o que se diz que teria dito – só o teria feito por não compreender a realidade da Rússia, o que acontece com muita frequência entre os “especialistas” ocidentais.