Postagens

Mostrando postagens de dezembro 22, 2018

Para onde vai o ativismo no país que mais mata ativistas?

Imagem
© Foto: Camila Souza/GOVBA Por Sputnik Brasil - 28/12/2018 O Brasil é um dos países que mais matam ambientalistas, defensores dos direitos humanos e líderes de movimentos relacionados a conflitos de terra. Nesse cenário, declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro, sugerindo o fim dos "ativismos" vem causando sérias preocupações sobre a segurança de movimentos sociais nos próximos anos. O Brasil registra neste ano ao menos 24 assassinatos ligados a conflitos no campo. Embora o número de registros seja inferior às 71 mortes computadas em 2017, isso não representa uma queda na violência, segundo a Comissão Pastoral da Terra, responsável pelo levantamento. Fora isso, o país também lidera o ranking das mortes de ambientalistas, enquanto, em agosto, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos divulgou um comunicado manifestando "profunda preocupação" com os assassinatos de defensores de direitos humanos no Brasil. 

'Existimos e resistimos na PUC', diz filha de doméstica formada em Direito

Imagem
INCLUSÃO X PRECONCEITO Michele Maria Batista Alves ganhou destaque por seu discurso de formatura, em fevereiro. Ela é retrato de uma geração e de uma cultura política de inclusão que incomodou a elite tradicional por Redação RBA - publicado 27/02/2018 REPRODUÇÃO/FACEBOOK 'Somos filhos e filhas dos garis, das empregadas, das faxineiras, dos porteiros. Pessoas que batalham muito' “Eu me dedico à resistência daqueles que cresceram sem privilégios, sem conforto e sem garantias de um futuro promissor. Daqueles que foram silenciados na universidade quando pediram voz e que carregaram desde cedo o fardo do não pertencimento às classes dominantes.” As palavras da bacharel em Direito Michele Maria Batista Alves ganharam espaço nas redes sociais após seu discurso de formatura na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) na semana passada. Nesta terça-feira (27), Michele esteve nos estúdios da  Rádio Brasil Atual  e conversou com a repórter Marilu Cabañas

Tijolaço: A estréia deprimente de Bolsonaro na diplomacia

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/12/2018 . O papel de ‘oferecido’ – perdoem a “caretice” do termo – desempenhado por Jair Bolsonaro em seu primeiro encontro como (quase) chefe de Estado, no encontro de hoje com Benjamin Netanyahu, premier israelense, foi de dar vergonha. Faltou pouco para jogar-se aos pés do líder daquele país e comprometeu-se em fazer negócios “de orelhada”, sem qualquer embasamento técnico, sob o argumento que o relacionamento com Israel era barrado pelos “governos esquerdistas” do Brasil. É verdade que Jair Bolsonaro já esteve em Israel, mas para uma missão religiosa (ou, pelo menos, com essa justificativa) na qual foi batizado pelo Pastor Everaldo no Rio Jordão. Não teve mais que um encontro protocolar com o  Knesset , o parlamento israelense.

Jeferson Miola: Ninguém acredita nas mentiras do Queiroz, com exceção da Lava Jato

Imagem
. Por Jeferson Miola - em seu blog - 28/12/2018 Se nem mesmo os integrantes e figuras centrais do governo Bolsonaro acreditam nas lorotas do Queiroz, ninguém teria justificativa para acreditar nas suas mentiras, certo? Errado! Sérgio Moro, Deltan Dallagnol, Marcelo Bretas e os justiceiros da Lava Jato não só aceitam como legitimam a versão mentirosa do Queiroz. Depois da conversa de vigarista do Queiroz no SBT [ ler aqui ], ninguém acreditaria que o farsante seria levado a sério. Errado!

Raio x no relatório do Coaf que cita Michele Bolsonaro e o foro privilegiado do marido. Por Joaquim de Carvalho

Imagem
Publicado por Joaquim de Carvalho - no DCM - 28 de dezembro de 2018 Bolsonaro no banco Fabrício José Carlos de Queiroz é apresentado no item 81 do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do governo federal criado para combater a lavagem de dinheiro. As informações relativas a Queiroz ocupam sete das mais de 400 páginas do relatório (veja abaixo). De acordo com o documento, que faz parte da investigação conduzida pelo Ministério Público Federal, Fabrício foi alvo de comunicação ao Coaf por operação suspeita em uma conta de pessoa jurídica que ele mantém no banco Itaú. “Ele foi objeto de comunicação de operação suspeita referente à sua conta número 006980, agência CNPJ 7816 Personnalite Freguesia, no banco Itaú, na cidade do Rio de Janeiro. Ele movimentou nessa conta o total de R$ 1.286.838,00,    entre 01/01/2016 e 31/01/2017, o que foi considerado suspeito”, informa o relatório.

Netanyahu quer distrair o público da corrupção com eleição antecipada, dizem analistas

Imagem
© AP Photo / Gali Tibbon Por Sputnik News - 26/12/2018 Ao convocar uma eleição geral antecipada, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu está tentando distrair o público da investigação de corrupção em andamento sobre suas atividades, disseram especialistas à Sputnik. De acordo com os mesmos analistas, em última instância, a ideia é desacreditar as investigações, mas o resultado da votação e os desenvolvimentos futuros em torno de possíveis acusações são mais difíceis de prever. Na segunda-feira, os líderes da coalizão governista de Israel decidiram antecipar as eleições parlamentares de novembro para 9 de abril de 2019, com a atual legislatura do Knesset sendo dissolvida. Netanyahu disse que estava confiante de que venceria as eleições antecipadas e que a maioria do eleitorado israelense concordou com a agenda de seu governo.

Suspeito de vários crimes, Netanyahu é a estrela adequada à posse de Bolsonaro. Por Kiko Nogueira

Imagem
Publicado por Kiko Nogueira - no DCM - 28 de dezembro de 2018 Netanyahu e seu parceiro Bolsonaro: estrela da posse Na falta de Donald Trump, que enviou o sub Mike Pompeo em seu lugar, Benjamin Netanyahu é a grande estrela da posse de Jair Bolsonaro. Trata-se da primeira vez em que um premiê de Israel visita o Brasil. Netanyahu, outro imitador de Trump no estilo truculento e na hiperatividade no Twitter, foi tietado de maneira constrangedora por Jair e seu filho Eduardo ao longo da semana. “Israel é a Terra Prometida, e o Brasil é a terra da promessa”, retribuiu Netanyahu num encontro com o admirador.

Fernando Haddad e Emídio de Souza visitam Lula em Curitiba antes do ano novo

28/12/2018

Eduardo Bolsonaro disse que deputados do PSL eram “favelados” eleitos por causa do pai

Imagem
Foto: Agência Brasil Jornal GGN - 28/12/2018 A jornalista Mônica Bergamo divulgou nesta setxa (28) que ouviu relatos de vários parlamentares, de estados diferentes, que afirmam que Eduardo Bolsonaro teria dito que os deputados do PSL eram "favelados" antes da eleição do pai, Jair Bolsonaro. O filho do presidente decidiu passar na cara dos deputados novatos que eles só chegaram à Câmara por causa da popularidade e dos votos de Bolsonaro pai. Por causa disso, eles não têm razão para pedir cargos ou espaço no governo federal. O prêmio já é o "salário polpudo" que ganharão no Parlamento.

Mercado de trabalho só abre vagas sem carteira. Desalento atinge 4,7 milhões

Imagem
EFEITO REFORMA País criou 1,2 milhão de empregos em 12 meses, nenhum com carteira, segundo o IBGE. São mais 522 mil sem carteira e 771 mil "por conta própria". Desalento cresce 10% em um ano por Redação RBA - publicado 28/12/2018  Número de pessoas desalentadas, que desistiram de procurar trabalho, é estimado em 4,7 milhões São Paulo – A taxa oficial de desemprego recuou para 11,6% no trimestre encerrado em novembro, segundo o IBGE, ante 12,1% em agosto e 12% em igual período do ano passado. A estimativa é de 12,206 milhões de desempregados, 501 mil a menos no trimestre (-3,9%) e 364 mil a menos em 12 meses (-2,9%). O dado estatístico é positivo, mas o mercado de trabalho tem, basicamente, criado vagas entre trabalhadores sem carteira e por conta própria, reduzindo os vínculos formais. De agosto para novembro, o país tem 1,108 milhão de ocupados a mais (alta de 1,2%), em um total de 93,189 milhões. Mas, dessas vagas criadas, nenhuma é com carteira assinada. Já

Joaquim de Carvalho: Queiroz de Bolsonaro pensa que somos trouxas

Imagem
DCM TV 27/12/2018

Bob Fernandes/6 mais ricos do Brasil têm fortuna igual a soma da grana de 100 milhões de pobres - (18/01/2017)

Imagem

Assista: o povo quer Lula Livre em 2019

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert Em 2019, nosso grito será Lula Livre. Porque o Brasil precisa de Justiça. Essa é a mensagem do Comitê Lula Livre para todos aqueles que acreditam na democracia e na justiça social. Feliz Ano Novo para todos os brasileiros é brasileiras. Assista o vídeo da campanha em defesa da libertação do ex-presidente Lula: lula.com.br - 27/12/2018

Sergio Saraiva: Um escândalo na família

Imagem
Por Sergio Saraiva - no Oficina de Concertos Gerais e Poesia - dezembro 27, 2018 Gilberto Dimenstein foi muito feliz ao descrever o futuro governo Bolsonaro: “Bolsonaro está começando seu governo no estado em que outros presidentes acabam”. Isso porque escândalos e casos que costumam vitimar governos no seu final estão presentes no governo Bolsonaro, mesmo antes de sua posse. A bem da verdade, as sombras de Fernando Haddad e do PT são o principal escudo de Bolsonaro. Porém, por quanto tempo o antipetismo defenderá Bolsonaro? Eis a questão. Há pelos menos três casos – dois escândalos de alta octanagem – que colocam o TSE, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal na encruzilhada do governo Bolsonaro.

Netanyahu quer aproveitar eleições para intensificar a 'limpeza étnica', acusa OLP

Imagem
© AP Photo / Amr Nabil ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA Sputnik News - 00:45 28.12.2018 Secretário do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, alertou na quarta-feira que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, usará a "limpeza étnica" para expandir os assentamentos judaicos nos territórios palestinos ocupados. Em um comunicado à imprensa, Erekat denunciou como parte desse plano a "judaização de Jerusalém", dizendo que também servirá para encorajar a campanha eleitoral para as eleições israelenses de 9 de abril. Erekat acrescentou que a intenção de Netanyahu é usar assentamentos judaicos para "destruir a solução de dois Estados e impedir o estabelecimento de um Estado palestino independente e soberano".

Chanceler de Bolsonaro: “Deus uniu ideias de Olavo de Carvalho ao patriotismo do presidente”

Imagem
Ernesto Araújo publica texto na edição de janeiro da publicação conservadora dos EUA ‘The New Criterion’. "Meus detratores me chamaram de louco por acreditar em Deus e por acreditar que Deus atua na história, mas eu não me importo" POR RICARDO DELLA COLETTA - NO EL PAÍS - Brasília 27 DEZ 2018 - 21:01 CET Ernesto Araújo, o futuro chanceler do Brasil, em foto tirada em 10 de dezembro. EVARISTO SA AFP Avesso a entrevistas,  o futuro chanceler do Brasil, Ernesto Araújo , assina um artigo na revista norte-americana  The New Criterion  no qual diz que a "Divina Providência (em maiúsculas) uniu as ideias de  Olavo de Carvalho  à determinação e ao patriotismo do presidente eleito,  Jair Bolsonaro ". O texto, de três páginas, consta na edição de janeiro da publicação de tendência conservadora. Trata-se de uma pouco usual manifestação de Araújo, diplomata que foi indicado ministro das Relações Exteriores de Bolsonaro por recomendação do filósofo  Olavo de Carva

Chico Buarque e Miúcha: Maninha

Imagem

Cantora Miúcha morre aos 81 anos

Imagem
© AP Photo/ Eraldo Peres Sputnik Brasil - 27/12/2018 Morreu nesta quinta-feira, aos 81 anos, a cantora e compositora Miúcha, vítima de uma parada respiratória em decorrência do tratamento contra um câncer. Irmã do também cantor, compositor e escritor Chico Buarque, mãe da cantora Bebel Gilberto e filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda, Heloísa Maria Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1937. Iniciou sua carreira profissional em 1975, se tornando um destaque nos ritmos bossa nova, samba e MPB.  Ao longo de sua carreira, Miúcha lançou 14 discos e fez parcerias com nomes de grande peso do cenário musical brasileiro, incluindo Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho e João Gilberto, com quem se casou e teve Bebel. Hoje Miúcha nos deixou…

Carta de natal de Rosa Luxemburgo

Imagem
Rosa Luxemburgo escreve sobre árvores de natal, livros e bagas. Sobre a alegria com que enfrenta a prisão e a compaixão com os búfalos maltratados. A sua carta é um documento histórico produzido por uma figura destacada do movimento comunista do século passado. E apenas um relato íntimo. esquerda .net - 25/12/2018 Foto de William Avery Hudson/Flickr Em meados de dezembro de 1917, Rosa Luxemburgo escreveu esta carta a Sophie Liebknecht. Foi o último dos três natais que passaria na prisão. Apesar de só ter sido libertada em novembro do ano seguinte. A partir daí o tempo acelerou tragicamente. Até janeiro de 1918. Karl está na prisão de Luckau desde há um ano. Tenho pensado tanto nisso neste mês e sobre como apenas passou um ano desde que me vieste ver a Wronke e me deste aquela adorável árvore de Natal. Desta vez arranjei uma aqui. Mas trouxeram-me uma árvore raquítica com alguns dos ramos partidos – não tem comparação com a tua. Nem sei como vou conseguir colocar-lhe toda

Tijolaço: Temer, a quem ninguém chorará

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/12/2018 . Michel Temer parece fadado a ser um destes personagens que a história lançará no quarto de despejo. Mesmo que Jair Bolsonaro seja um grotesco reacionário, Michel Temer, sem ser tão reacionário como o sucessor, ganha dele porque junto a pompa à mediocridade. No fecho de seu período como usurpador da Presidência, presenteia-se com memoriais não se sabe do quê e pronunciamentos que ninguém ouve ou lê. Já não é o homem “bonito” ou “romântico” com que os bajuladores da mídia o alcunhavam – com o perdão do trocadilho – no início, quando tudo seriam flores de pois do “desastre Dilma”. Alguns colunistas “sinceros” ainda têm a decência de reconhecer que ele prestou “bons serviços”: cortou os gastos sociais, iniciou a preparação da venda de nosso petróleo, entregou a Embraer e o que resta como estatal do setor elétrico para a venda.

Ladislau Dowbor: Bolsonaro no poder dá vazão à dimensão da bestialidade coletiva

Imagem
DESUMANO Com gigantesco esforço de mídia, de fake-news e de dinheiro, foi eleito um presidente cujo objetivo é simplesmente acelerar a marcha com Deus e a Família rumo ao absurdo por Redação RBA - publicado 27/12/2018 REPRODUÇÃO Os meios de comunicação invadem o inconsciente coletivo pelas narrativas mais absurdas, sempre favoráveis aos dominadores São Paulo – A  desigualdade  está explodindo no mundo, e as propostas dos governos – aí incluído o do presidente eleito Jair  Bolsonaro  (PSL) – têm na  austeridade  a estratégia para resolver o problema – mas uma dita austeridade que afeta a vida dos que mal sobrevivem, e não a dos ricos. Ao mesmo tempo em que o planeta está sendo destruído, o consumismo irresponsável prevalece sobre iniciativas para o consumo inteligente. Para enfrentar a  violência  que se espraia, elegem a liberação de mais  armas . “O  homo demens  transforma a burrice em bandeira. Uma visão construtiva é fácil de identificar: é só fazer o contrário”,

Lula, condução coercitiva; Queiroz, bajulação no SBT. Por Eduardo Guimarães

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 27 de dez de 2018

Pepe Escobar: Na estrada pela Karakoram

Imagem
22/12/2018, Pepe Escobar,  Asia Times Traduzido pelo  Coletivo Vila Mandinga Postado por   Dario Alok   O Passo Khunjerab, ponto de partida do Corredor Econômico China-Paquistão. Foto: Asia Times O desfiladeiro Khunjerab nevado lá está magicamente silencioso aos 4.934 metros, numa manhã gelada de fim do outono. Do lado paquistanês, uma casa de madeira serve como pequeno escritório de alfândega, sob uma placa em que se lê “a mais alta caixa de atendimento automático do mundo” – mas nada é garantido, se você só tiver cartão de crédito de outro país. O lado chinês exibe uma estrutura blindada à moda James Bond, sem humanos à vista. Aqui é o marco zero do Corredor Econômico China-Paquistão (CECP), de onde parte a rodovia Karakoram restaurada – “oitava maravilha do mundo” –, para serpentear de Xinjiang na China até as Áreas do Norte do Paquistão, e ainda mais para o sul, até Islamabad e Gwadar, no Mar da Arábia. Daqui, são 420 quilômetros até Kashgar, e duros 1.890

Keiser Report en Español: La cuestionable propiedad del bitcóin

Imagem
RT en Español Publicado em 27 de dez de 2018

"Libertem o Lula inteiro, mesmo que seja por etapas", diz Renan Calheiros

Imagem
Foto: El País Jornal GGN - 27/12/2018 "Libertem o Lula inteiro. Mesmo que seja por etapas", clamou o senador Renan Calheiros (MDB), em publicação em seu Twitter. "Dirijo-me àqueles defensores desse encarceramento, medieval porque sem prova de crime", escreveu.   "Vocês não aceitariam uma proposta de conciliação mas poderiam libertar o Lula aos pouquinhos, primeiro liberando a perna, depois um braço, noutro dia o joelho... Mesmo esquartejado, trucidado, quem sabe salgado e com pedaços expostos em praças públicas – mas pelo menos soltavam Lula, seria bem melhor do que isso que estão fazendo com ele", concluiu.   Leia abaixo:

O combate à corrupção da Lava Jato acabou com a democracia no Brasil, afirma jurista

Imagem
Após 39 anos de profissão, Afrânio Jardim larga carreira depois da decisão de Dias Toffoli Por Lia Bianchini - no Brasil de Fato | Curitiba, 27 de Dezembro de 2018 O jurista Afrânio Jardim anuncia abandono do Direito após decisão de Dias Tofolli / Leandro Taques Na última semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tofolli,  derrubou a liminar expedida pelo outro ministro da Corte Marco Aurélio Mello . A medida de Tofolli evitou que presos condenados em segunda instância, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  pudessem responder em liberdade até o fim de todos os recursos judiciais . Por conta disso, no dia seguinte à decisão de Tofolli, o jurista Afrânio Silva Jardim, considerado um dos maiores processualistas do Brasil,  anunciou que estava se retirando da atividade jurídica . "A minha decepção e desgosto é muito grande. Como lecionar direito com um Supremo Tribunal Federal como este??? Estou me retirando deste 'mundo' falso

Tijolaço: Fabrício gagueja, fala, mas a história segue mal-contada

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/12/2018 . A entrevista “dócil” de Fabrício Queiroz a Debora Bergamasco,  arranjada pelo SBT não convenceu ninguém. Não posso, claro, colocar em dúvida que tenha problemas de saúde, mas não saber dizer o nome do hospital onde esteve internado é demais. Assim como não dizer nada sobre os motivos da movimentação financeira. A história da “compra e venda” de automóveis é descrita como algo de seu passado de “fazedor de dinheiro”, mas não é a isso que ele atribui os movimentos de dinheiro vivo em sua conta, diretamente. E ainda que fossem, não explicaria o movimento “picado” de dinheiro, não ultrapassando os R$ 5 mil que soam o alarme do COAF. A não ser muito “caidinho”, carro por menos de R$ 5 mil é negócio de ferro velho.

Entrevista com Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro | SBT Brasil

Imagem
SBT Jornalismo Publicado em 26 de dez de 2018

Eduardo Guimarães: Esquece Lula e fala dos R$ 24 mil, Madame Bolsonaro!

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 26 de dez de 2018

Ex-governador Gerson Camata é assassinado a tiros no Espírito Santo

Imagem
Por Fábio Góis - no Comgresso em Foco -26 dez, 2018 - 18:32 . O ex-senador e ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata foi assassinado a tiros na tarde desta quarta-feira (26) em Vitória, capital do estado. O assassinato foi na Praia do Canto, em frente a um dos restaurantes do local. A Polícia Civil já realizou perícia na cena do crime e investiga o caso. A Polícia Militar confirmou que o ex-governador foi morto por disparo de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado, mas o político aposentado de 77 anos não resistiu ao ataque. A morte também foi confirmada, por meio de nota, pela Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo. Ainda não há informações sobre os motivos do crime. Um suspeito já foi preso e foi levado para interrogatório no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Thierry Meyssan: Os Estados Unidos recusam bater-se para os financeiros transnacionais

Imagem
REDE VOLTAIRE  | DAMASCO (SÍRIA)  | 25 DE DEZEMBRO DE 2018   DEUTSCH    ENGLISH    ESPAÑOL    FRANÇAIS    ITALIANO    ROMÂNĂ    РУССКИЙ    TÜRKÇE    ΕΛΛΗΝΙΚΆ   Donald Trump recusa que os seus concidadãos continuem a pagar para realizar o sonho imperial dos financeiros globais. O anúncio da retirada parcial das forças norte-americanas do Afeganistão, e total da Síria, soou como um trovão, a 19 de Dezembro de 2018. Ele foi seguido, no dia seguinte, pela demissão do Secretário da Defesa, James Mattis. Contrariamente às afirmações dos opositores do Presidente Trump, os dois homens estimam-se e a sua divergência não tem a ver com estas retiradas, mas, antes com a maneira de gerir as suas consequências. Os Estados Unidos estão perante uma escolha que vai marcar uma ruptura e fazer bascular o mundo. Antes de mais, para não se entrar num contra-senso, convêm lembrar as condições e o objectivo da colaboração de Trump e Mattis. Aquando do seu acesso à Casa Branca, Donald Trump havi