Postagens

Mostrando postagens de agosto 16, 2016

Com adesão de trabalhadores no Brasil e no exterior, servidores do Itamaraty entram em greve

Imagem
. Opera Mundi - Patrícia Benvenuti | São Paulo - 22/08/2016 Categoria exige receber mesmo valor designado às demais carreiras típicas de Estado; serviços de atendimento ao público serão afetados no Brasil e no exterior Servidores do Ministério das Relações Exteriores entraram em greve por tempo indeterminado ao meio-dia desta segunda-feira (22/08) reivindicando equiparação salarial dos integrantes do SEB (Serviço Exterior Brasileiro) às demais carreiras típicas de Estado do Poder Executivo. A categoria quer receber o mesmo valor designado a profissionais de áreas como Receita Federal, Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e Planejamento. Até o momento, porém, o governo ofereceu apenas reajustes salariais que são rejeitados pelos servidores.

'Por que nos privam de nossos sonhos?'

Imagem
. Sputnik News - 22/08/2016 A imprensa da Rússia lançou um projeto chamado #вопреки (#apesar) em apoio aos atletas paralímpicos russos, impedidos de participar dos Jogos Rio 2016 em virtude do escândalo de doping que atingiu o país. Graças a essa iniciativa, os mais prejudicados por essa proibição têm tido a oportunidade de se expressar diante do mundo inteiro. Elena Gorlova, lançadora de disco bicampeã da Rússia, se dirigiu ao chefe do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Philip Craven, pedindo uma explicação razoável sobre a suspensão de toda a delegação russa das Paralimpíadas do Rio de Janeiro.

Temer cozinha e frita. Isso ele sabe fazer

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/08/2016 . Depois do pacote de bondades, Michel Temer anuncia que acabou a temporada de reajustas ao funcionalismo. O maior deles, que muda o vencimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal e, claro, se espalha como cascata para para os juízes federais e estaduais, assim como para uma série de cargos que neles se referencia. Está prontinho para ser aprovado,  como está também o do Ministério Público. Mas Temer fez o senador Ricardo Ferraço dar parecer contrário ao reajuste nos subsídios dos ministros, ameaçando roer a corda do acordo que  havia sido costurado com o Supremo. Alguém acredita que não vá sair?

Após dois anos e meio, o que motivou uma mudança da PGR em acordos de delação?

Imagem
SEG, 22/08/2016 - 19:00 ATUALIZADO EM 22/08/2016 - 21:19 Patricia Faermann . Jornal GGN -  O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, já se defendeu da notícia que sequer o acusou sobre a possível relação com o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, não quis se manifestar sobre a suspensão do acordo entre o empresário e os investigadores da Lava Jato. Mas neste conflito, quando figuras da Justiça se mesclam às da política e as investigações, o dano tem uma só frente: as contribuições de Léo Pinheiro além do que a Lava Jato tenta restringir.   Se a reportagem da revista Veja não faz nenhuma imputação ao ministro, ao contrário, afirma que apesar de manter um contato com o ex-executivo da OAS, Toffoli teria recebido em sua residência engenheiros indicados por Léo, que fizeram um serviço de infiltração, mas teria arcado com todos os custos, ainda assim o ministro reiterou que não cometeu nenhum ilícito e que

Jeferson Miola: Dilma no tribunal de exceção

Imagem
. Por Jeferson Miola Expectativas e mistério rondam o comparecimento da Presidente Dilma no próximo 29 de agosto no Senado da República, o tribunal de exceção da fase final da farsa do impeachment. Com freqüência o processo da Dilma é equiparado ao de Getúlio Vargas, atacado covarde e implacavelmente pela oligarquia golpista e seus meios de comunicação até o último instante de vida, quando deferiu um tiro no próprio peito. A  Carta Testamento , deixada para o povo brasileiro em 24 de agosto de 1954, tem sido evocada como referência para o pronunciamento de Dilma no Senado. É uma referência necessária, porém de eficácia histórica parcial.

Líderes partidários tentam antecipar votação de processo contra Cunha

Imagem
. Iolando Lourenço e Luciano Nascimento - Repórteres da Agência Brasil -  22/08/2016 21h48 Líderes partidários da Rede Sustentabilidade, do PSOL, PT, PCdoB, PDT, PPS e PSB apresentaram hoje (22) requerimento ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para antecipar para amanhã (23) a votação em plenário do processo de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A votação está marcada para o dia 12 de setembro. Autor do requerimento, o líder da Rede, deputado Alessando Molon (RJ), disse que a data definida por Maia para a votação é “perigosa” por ser uma segunda-feira – quando o quórum na Câmara é baixo – e pela proximidade com as eleições municipais.

OEA enviou documento “besta” e “mal feito” sobre impeachment, diz Serra

Imagem
Postado em  22 de agosto de 2016  DCM Do  Valor : . O ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou nesta segunda-feira que o documento enviado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) ao Ministério das Relações Exteriores pedindo esclarecimentos sobre o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff deve ser respondido pelo Congresso. “A OEA mandou um documento besta, mal feito e quem tem que responder pelo impeachment evidentemente é o Congresso. Impeachment não tem nada a ver com o Executivo, foi uma decisão do Congresso e quem tem que responder é o Congresso brasileiro. Portanto, a OEA deveria ter se dirigido a eles e nós encaminhamos para eles”, disse Serra.

Janot diz que acordo de delação da OAS “está rompido”. E isso basta?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 22/08/2016 . Na Folha, a Procuradoria Geral da República confirma que está  oficialmente “rompida”  a negociação da delação premiada do empreiteiro Léo Pinheiro, , ex-presidente da OAS. Como se  comentou mais cedo aqui , a partir do noticiário de O Globo, é estranho que Janot trate isso como um simples “rompimento”, como se a relação entre o MP e os delatores fosse um namorico inconsequente. Não é.

Pepe Escobar: Estratégia russo-iraniana muda o jogo

Imagem
21/8/2016, Pepe Escobar,  Strategic Culture Foundation Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Os bombardeiros russos Tu-22M3 Backfire – além dos jatos Sukhoi-34 – decolam do campo de pouso iraniano em Hamadan para bombardear jihadistas e sortimento variado de "rebeldes moderados" na Síria, e imediatamente nos vemos diante de movimento geopolítico da mais alta importância, não previsto, que muda tudo. Os registros mostram que a última vez que a Rússia esteve militarmente presente no Irã aconteceu em 1946; e essa é a primeira vez, desde a Revolução Islâmica de 1979, que o Irã autoriza outra nação a usar território iraniano para operação militar.

Emir Sader: Vaza, Temer!

Imagem
. Por Emir Sader - 22/08/2016 Na última vez em que você foi candidato sozinho, a deputado federal por São Paulo, não teve votos suficientes, ficou em último lugar na lista do partido, e teve que contar com o voto de legenda para se eleger. Você foi escolhido por seu partido para ser o candidato a vice da presidente Dilma, porque era o presidente do partido. Foi eleito e reeleito vice-presidente com o programa de governo que o PT punha em prática desde 2003, mas que se tornou o programa das duas chapas em que você foi eleito.

Janot atribui vazamentos a Léo Pinheiro e suspende negociação de delação da OAS

Imagem
. ATAQUES A TOFFOLi 22 de agosto de 2016, 12h26 - CONJUR O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, suspendeu as negociações dos acordos de delação premiada de executivos da empreiteira OAS devido à disseminação de informações prestadas no pré-acordo, conforme informa o jornal  O Globo . Janot atribui os vazamentos a Léo Pinheiro, ex-presidente da empresa.   Para a PGR, os executivos quebraram a cláusula da confidencialidade ao delatar supostas irregularidades do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli. As acusações foram capa da revista  Veja , e geraram repercussão do meio jurídico. Na visão de Janot, a divulgação desse dado teria o objetivo de forçar a procuradoria a aceitar o acordo de delação de forma mais favorável aos investigados. Leia mais >>

Nassif: Xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada

Imagem
O XADREZ DO GOLPE SEG, 22/08/2016 - 11:02 ATUALIZADO EM 22/08/2016 - 11:48 Luis Nassif . Entramos em um dos mais interessantes quebra-cabeças da Lava Jato: a operação fruto da árvore envenenada, possivelmente montada para livrar Aécio Neves e José Serra das delações da OAS. Trata-se do vazamento parcial da delação do presidente da OAS Léo Pinheiro, implicando o Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Peça 1 – o teor explosivo das delações Já circularam informações de que as delações da OAS serão fulminantes contra José Serra e Aécio Neves. Até um blog estreitamente ligado a Serra – e aos operadores da Lava Jato – noticiou o fato.

Ex-ministro dos Esportes explica a mesquinharia de Nuzman ao tentar apagar Lula da Rio 2016. Por Kiko Nogueira

Imagem
Postado em   22 Aug 2016 por :   Kiko Nogueira Orlando Silva, Nuzman, Paes e Lula no Parque Olímpico de Londres O ponto baixo da bonita festa de encerramento da Olimpíada do Rio foi o discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente eterno do COB, Comitê Olímpico do Brasil. Nem tanto pelo palavrório, pelas gafes — a bandeira “vermelha e amarela” — e pela megalomania, mas pela profunda mesquinharia e pelo tom auto congratulatório. No melhor estilo stalinista, apagou Lula e Dilma da fotografia. Nuzman se apropriou de um evento que, no máximo, ajudou a executar. “Quando ganhamos os Jogos, eu disse que o Rio ia fazer história. Agora repito, sete anos depois, o Rio fez história para sempre”, falou.

Campus Party Recife: aplicativos usam tecnologia a favor de causas sociais

Imagem
OLHAR ELETRÔNICO por  Sumaia Villela, da Agência Brasil   publicado  21/08/2016  CC MATEUS REPPUCCI/CAMPUS-PARTY.ORG Participantes da edição pernambucana da Campus Party debateram, entre outras atividades, aplicações humanizadas das novas tecnologias Brasília – Um aplicativo para ajudar mulheres a sair de relacionamentos abusivos, outro para alfabetizar crianças com deficiência ou dificuldade de aprendizagem, um que atua na geração de dados para localizar e prevenir epidemias. Com temas diferentes, esses projetos têm uma coisa em comum: usam a tecnologia para ajudar a resolver problemas coletivos, um dos principais focos da  Campus Party Recife . O evento de inovação e tecnologia realizado neste fim de semana (20 e 21) na capital pernambucana abriu espaços para atividades que discutem como usar o conhecimento tecnológico para atuar em causas sociais de diversas áreas. Há também uma área de exibição de 20 startups – embriões de empresas com ideias inovadoras em busca

Das palavras aos atos: Eixo Teerã-Pequim-Moscou muda tudo

Imagem
21/8/2016,  Ruslan Ostashko,  PolitRussa  (trad. ru-ing. J. Arnoldski)  Fort Russ News Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu No espaço de apenas uns poucos dias, a situação no Oriente Médio em geral e na Síria em especial passou por mudanças radicais. Mais importante, são boas mudanças, das quais podemos nos orgulhar, daquelas que fazem muita gente no Pentágono perder o sono. Putin está extraindo completa vantagem da paralisia institucional em que os EUA afundam-se em período de campanhas eleitorais e está, literalmente diante dos olhos vesgos e confusos dos norte-americanos, redistribuindo esferas de influência numa das regiões chaves do mundo.  Comecemos pelas notícias de que a Rússia acaba de instalar base aérea russa no Irã. Honestamente falando, não é verdade. Não é base russa. O Irã nos 'emprestou' a base por algum tempo para atacarmos terroristas do ISIS e amigos deles na Síria, porque os ataques são mais fáceis, se partem do Irã. O contexto dessas notícias é

Leonardo Boff: 'assusta-nos que os EUA estejam negociando duas bases militares com Macri'

Imagem
Martín Granovsky | Buenos Aires | Página/12 - 21/08/2016 'Há um projeto de recolonização da América Latina para torná-la cada vez mais uma zona de exportação de commodities e não agregue valor aos seus produtos' Franciscano até 1992, Leonardo Boff concedeu uma entrevista ao jornal argentino  Página/12 , na qual narrou sua própria experiência perante a Inquisição e questionou o rumo do Brasil e da Argentina com a subordinação aos capitais transnacionais. Wikicommons 'Minha causa era justa: a dos pobres do mundo. Continua a ser a mesma. Do contrário, olhe para o que está acontecendo no continente' Segue sem gostar de ficar calado. Boff recebe este jornal em um hotel simples de Palermo. Ao meio-dia esteve conversando com a presidente da Associação das Mães da Praça de Maio, Hebe Bonafini, no programa de rádio do ex-embaixador no Vaticano Eduardo Valdés, seu amigo.

O RIO OFERECE A RAFAELA AO BRASIL

Imagem
E o que a Fel-lha tem a oferecer?

‘O que tu fez pelas Olimpíadas, golpista e usurpador?’: como as pessoas responderam a um post autocongratulatório de Temer sobre a Rio 16. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   21 Aug 2016 por :   Paulo Nogueira Dickens tem uma abertura de romance que passou para a história do melhor da literatura mundial. É do livro Conto de Duas Cidades. Vou simplificar. “Foram os melhores dos tempos, foram os piores dos tempos, foi a era da sabedoria, foi a era da estupidez, foi a estação da luz foi a estação das trevas.” É a perfeita definição dos Jogos do Rio. Foram sublimes e foram deprimentes. A beleza esteve na competência com que o Brasil administrou a Olimpíada, a despeito dos vaticínios da imprensa abutre.

Melhor e Mais Justo: Democracia à Beira do Abismo

Imagem
Na TVT a TV dos Trabalhadores

Medalha de lata para os vira-latas

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 21/08/2016 . Cariocas “velhos” não estranham. Nossa grande imprensa é inimiga do Brasil, mas tem um “gostinho especial” quando pode ser fazer suas campanhas de viralatice usando o Rio de Janeiro. A Globo, então, que se nutriu da força criativa do carioca mas odeia o Rio com todas as suas forças, nem se fala A estrangeira, com o combustível que nossos detratores locais lhes fornece abundantemente,  encarrega-se de traduzir os latidos em diversos idiomas.

Dilma é a entrevistada do Conexão Repórter deste domingo no SBT

Imagem
21 de agosto de 2016 - 15h22 - Vermelho.org A presidenta eleita Dilma Rouseff será a entrevistada no programa Conexão Repórter de Roberto Cabrini, do SBT, deste domingo (21), A entrevista é resultado de três dias de reportagem e muitas perguntas do programa que acompanhou a rotina da presidenta no Palácio da Alvorada. Divulgação   Aos 68 anos, Dilma conta como é enfrentar o impeachment, fala sobre a luta contra a ditadura militar e a tortura que sofreu naquele período. Sobre a crise política, Dilma fala as traições que sofreu em seu governo encabeçada pelo seu vice, Michel Temer, a relação com Luiz Inácio Lula da Silva e a luta para resistir o golpe contra o seu mandato. Sob o título “Crepúsculo no Alvorada”, ao que tudo indica, o objetivo da reportagem é tenta construir a imagem de uma Dilma abandonada e isolada. E conferir para saber. O Conexão Repórter vai ao ar a partir da da meia noite, apos o Programa do Silvio Santos.

Melhor e Mais Justo: Direitos Trabalhistas

Imagem
Rede TVT

Lula propõe criação de uma rede nacional da esquerda na Internet

Imagem

O escândalo que pode pôr fim à campanha de Hillary Clinton

Imagem
. Sputnik News - 21/08/2016 O jornalista e cientista político russo-israelense Israel Shamir deu algumas informações sobre o que Trump disse relativamente aos comentários de Obama e Clinton de terem criado o Daesh. Segundo o jornalista, estes comentários poderão fazer fracassar totalmente a campanha pré-eleitoral de Hillary Clinton. "Ela tem o presidente vigente do seu lado. Ela tem New York Times e Washington Post ao seu lado, bem como as redes de televisão nacionais.  Até pode parecer que tem as eleições no papo. Isso podia ter sido o caso há poucos anos. Ninguém nessa altura teria ouvido falar do seu rival Donald Trump. Mas agora na época das tecnologias de internet, as coisas não estão tão fáceis para ela", disse Trump.

Raduan denuncia violência judicial e midiática contra Lula

Imagem
LULA .com.br - 21/08/2016 Paulo Pinto / Divulgação Em artigo publicado hoje na  Folha de S.Paulo , o escritor Raduan Nassar condena o "artificioso esquema de linchamento a que Lula vem sendo exposto, depois de ter conduzido o mais amplo processo de inclusão social que o Brasil conheceu em toda a sua história". Raduan Nassar é escritor, autor de "Lavoura Arcaica" e "Um Copo de Cólera", e vencedor do Prêmio Camões 2016.  Leia o artigo na íntegra: Cegueira e linchamento Por  Raduan Nassar O inglês Robert Fisk, em artigo no jornal londrino "The Independent", afirma que, segundo as duras conclusões do relatório Chilcot sobre a invasão do Iraque, o ex-primeiro ministro Tony Blair e seu comparsa George W. Bush deveriam ser julgados por crimes de guerra, a exemplo de Nuremberg, que se ocupou dos remanescentes nazistas.

Edward Snowden revela que documentos da NSA foram hackeados

Imagem
. Sputnik News - 20/08/2016 O site The Intercept divulgou informações de Edward Snowden, ex agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos), de que documentos e códigos secretos da Agência foram hackeados. O site The Intercept tem à sua frente o jornalista Glenn Greenwald, a quem Snowden revelou os segredos da NSA. © REUTERS/ MARK BLINCH Snowden revela que a NSA espia todo o mundo no Japão Os segredos (entre os quais a vigilância sobre o Brasil, sobre a Presidente Dilma Rousseff e sobre a Petrobras) foram publicados numa série de matérias para o jornal inglês The Guardian em que Greenwald trabalhava.  Snowden vive na Rússia desde 23 de junho de 2013 onde chegou procedente de Hong Kong Era de Hong Kong que Snowden se comunicava virtualmente com Greenwald. Recentemente, houve um debate sobre a autenticidade de um código publicado online por um misterioso grupo denominado Shadow Hackers (Piratas nas Sombras). A NSA não fez comentários sobre o assun

Depois de imagens virarem piada, assessoria de Doria pede que ele não seja fotografado enquanto come

Imagem
Postado em  20 de agosto de 2016 DCM Da  Folha : . A assessoria de João Doria não quer que ele seja fotografado enquanto come. Em mensagem a jornalistas neste sábado (20), um dos auxiliares do candidato tucano solicitou que não sejam tiradas fotos ou feitas filmagens “quando ele estiver se alimentando”. Fotos do empresário fazendo careta ao comer um pastel na rua e ao beber um cafezinho viraram piadas na internet. O pedido foi feito por meio do WhatsApp a um grupo de jornalistas que cobre a campanha de Doria à Prefeitura de São Paulo.

Ex-coordenador alerta: Se a MP do Mais Médicos não for votada até 29 de agosto, 25 milhões de brasileiros ficarão sem assistência já em janeiro

Imagem
. por Hêider Pinto, especial para o Viomundo A relação do governo provisório de Michel Temer e Ricardo Barros com o Programa Mais Médicos é pautada por incompetência ou covardia ou irresponsabilidade ou tudo isso junto. Essa é a única conclusão possível diante do iminente desmonte do Programa, que mudou a cara da atenção básica no Brasil. Além de garantir acesso à assistência para 63 milhões de brasileiros, antes sem atendimento, melhorou significativamente os indicadores de saúde. O desmonte – atenção! — poderá acontecer ainda em 2016.

No JN tem espaço para o gringo bobalhão. Para Lula, nunca; Dilma, jamais

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 20/08/2016 . O  Jornal Nacional  anuncia para hoje uma “entrevista exclusiva”  com o nadador Ryan Lochte, protagonista do espetáculo de mau-caratismo do “assalto que era bebedeira” nos Jogos Olímpicos. Repaginado, pelo que se vê na foto divulgada no site, para ficar com cara de bom-moço – em lugar do “bad boy” que era seu marketing pessoal – o mais importante órgão da imprensa brasileira, depois de ter dedicado longos oito minutos ontem para o caso, vai fazer o contrário do que este sujeito merecia: ser reduzido ao esquecimento.

Em vídeo, Flávio Dino fala sobre pacote anticrise no Maranhão

Imagem
20 de agosto de 2016 - Vermelho .org Em vídeo divulgado neste sábado (20) pelo  Conversa Afiada , o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) falou sobre o pacote de ações anticrise com o objetivo de ativar a economia do estado. Dentre as medidas está o programa “Mais Emprego”, que dará desconto mensal de R$ 500,00 no imposto de empresas, por cada novo posto de trabalho com carteira assinada. Reprodução   Segundo Flávio Dino, as medidas buscam, principalmente, combater os efeitos sociais da grave crise econômica, que afeta principalmente a população mais pobre. “Ao todo serão investidos mais de R$ 100 milhões em programas de governo que são essenciais para dotar o Estado do Maranhão de uma economia moderna, tendo como base a dinamização das dez cadeias produtivas que alavancam o desenvolvimento de nosso estado. As ações que hoje anunciamos e que esperamos contar com o apoio da Assembleia têm esse objetivo”, frisou Flávio Dino.

Palácio do Planalto e Itamaraty organizam viagens de Michel Temer ao exterior

Imagem
. Sputnik News - 20/08/2016 O Palácio do Planalto e o Ministério das Relações Exteriores estão trabalhando na organização de uma extensa agenda de viagens do Presidente interino Michel Temer. A agenda começa já no final de agosto quando o Presidente segue para a China onde participará em Xangai da reunião do G20.

Pepe Escobar: E se Trump aparecer com uma coalizão pós-partidos?

Imagem
17/8/2016, Pepe Escobar,  SputnikNews Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Hillary Clinton, Rainha do Caos, Senhora da Guerra,  Golden Goldman Girl , GGG [Garota Goldman Dourada] é atualmente, para todas as finalidades práticas, candidata oficial bipartidária, representante seja dos neoconservadores seja dos neoliberais conservadores. Além desses, devem-se incluir também Wall Street; fundos  hedge  selecionados, garotos(as)-propaganda da Parceria Trans-Pacífico [ing.  TPP ], os intervencionistas reunidos no Conselho de Relações Exteriores [ing. Council on Foreign Relations, CFR); os barões da mídia-empresa; as feras das empresas multinacionais; de fato, virtualmente todo o establishment  excepcionalista dos EUA, devidamente subscrito pelo mega-ricos e bipartidários 0,0001%. Assim sendo, Donald J. Trump acaba relegado à surpreendente posição de marginal bilionário ególatra o qual, não se sabe como, delira que pode(ria) fazer o que bem entenda de todo o sistema, movi

Reportagem da Veja sobre Toffoli reflete briga entre justiceiros e Justiça

Imagem
. NOVO CAPÍTULO Revista  Consultor Jurídico , 20 de agosto de 2016 Por  Márcio Chaer ,  Pedro Canário  e  Marcelo Galli A revista  Veja  que acaba de chegar às bancas traz mais um capítulo na luta entre os justiceiros e a Justiça no Brasil. O alvo da vez está na capa e é o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Recentemente, ele adotou posições que desagradaram os titulares da noção de que o papel do juiz hoje é condenar e não julgar. Nada irrita mais os poderosos procuradores do Ministério Público Federal do que a concessão de um Habeas Corpus. Um deles publicou na  Folha de S.Paulo  uma reprimenda a Toffoli por esse motivo.