Postagens

Mostrando postagens de junho 11, 2016

BBC: Temer manda deixar refugiados sírios fora do Brasil. O mal está em seu DNA

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 17/06/2016 Quando Michel Temer usurpou o poder, afora as comemorações em altas rodas, só um lugar teve “festa na rua”. A pequena  Btaaboura , de 300 habitantes,de onde migraram os Temer, como milhões de outros libaneses que foram recebidos de braços abertos, festejou. Achavam que o gigante Brasil, que tem mais libaneses que o Líbano, tinha tudo para iniciar um período de cooperação. Agora, vê-se que festejou antes da hora.

Ocupa MinC RJ Imprensa Internacional Contra o Golpe com Gleen Greenwald, David Miranda e Monique Figueiras

Temer deve cuidar da sanidade mental depois de dizer que é sempre aplaudido. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   17 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Na realidade paralela de Temer, ele é amado Temer virou piada hoje na internet ao dizer que é aplaudido onde quer que vá. Isso me lembrou Machado. O real Machado. O de Assis. Não o delator Sérgio. Temer, pelo visto, está vivendo uma realidade paralela. É uma situação parecida com a que viveu Rubião, o personagem principal de Quincas Borba, de Machado. Play Unmute Loaded : 0% Progress : 0% Fullscreen Rubião é um mineiro ingênuo que herda uma fortuna e vai para o Rio de Janeiro. Conhece um casal de espertalhões que acabam tirando quase todo o seu dinheiro.

Plano Temer sofrerá resistência social e parlamentar

Imagem
Crise Engessar gastos com saúde e educação? Estão loucos', diz cientista político. Líder aliado é contra por  André Barrocal  — na Carta Capital -  publicado  17/06/2016 17h45 Agência Brasil Michel Temer e Henrique Meirelles: dificuldades pela frente O presidente interino Michel Temer tem um plano duro:  segurar gastos com saúde, educação e aposentadorias  para facilitar o pagamento da dívida pública. Um plano impopular, como reconhece um colaborador “temerista”, e que tem tudo para enfrentar resistência social e parlamentar, apesar de o atual Congresso ser o mais conservador desde o fim da ditadura militar. 

Usina de propinas enterrou o governo usurpador.

Imagem
. JEFERSON MIOLA - 17/06/2016 Sérgio Machado, tucano por quase dez anos [foi deputado federal e senador pelo PSDB] e peemedebista nos últimos quinze anos, denunciou nominalmente mais de 20 caciques políticos do PMDB, PSDB, DEM e PP, partidos que historicamente se beneficiam de esquemas de propinas e corrupção montados na Petrobrás.

Ministério Público apura superfaturamento de tucano em escolas digitais

Imagem
por Helena Sthephanowitz - 17/06/2016 Documentos indicam sobrepreço de 100% na implantação de unidades do Uaitec; ex-secretário do governo do PSDB em Minas, Nárcio Rodrigues já está preso por desvios  O suposto esquema de desvio de recursos públicos que envolve o nome do ex-presidente do PSDB mineiro Narcio Rodrigues está sendo investigado em duas frentes distintas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o que pode agravar a situação do ex-deputado tucano, detido desde o último dia 30 na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Além da operação Aequalis, que prendeu outros seis suspeitos de fraudes nos projetos da Fundação Hidroex, em Frutal, outro inquérito, aberto em 2013, apura indícios de superfaturamento de no mínimo 100% no Programa Universidade Aberta e Integrada de Minas (Uaitec).

Delação da Odebrecht terá Temer, 13 governadores e 100 parlamentares

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 17/06/2016 A resposta “veemente” que o presidente interino Michel Temer deu hoje sobre a delação de Sergio Machado, de que teria pedido recursos ilícitos no valor de R$ 1,5 milhão para a campanha de Gabriel Chalita, não deve ser a última sobre seu eventual envolvimento com o esquema investigado pela Lava Jato.  No acordo preliminar para  sacramentar  a delação premiada da construtora Odebrecht, um dos executivos promete falar sobre uma doação de R$ 50 milhões para o PMDB, que teria tido a intermediação de caciques do partido, inclusive de Temer.   Os termos preliminares de uma delação podem acabar não figurando  nos depoimentos oficiais, que ainda não foram tomados,  mas esta revelação, segundo fontes do Ministério Público, aparece no termo preliminar.

Paulo Nogueira: E eis que Reinaldo Azevedo me chama de Paulo Nojeira.

Imagem
Postado em   17 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Polemista de sarjeta E Reinaldo Azevedo me chama de Paulo Nojeira na resposta que fez a meu artigo sobre sua ligação com Luiz Carlos Mendonça de Barros, citado por Sérgio Machado. Mendonça foi o mecenas da revista Primeira Leitura, que Azevedo enterrou antes de inaugurar o colunismo de famulagem na Veja, no qual o principal atributo exigido de alguém é a defesa estrepitosa e contínua dos interesses da plutocracia e, consequentemente, dos barões da imprensa. Minha  pergunta  era de onde vinham os recursos que bancavam a Primeira Leitura, dados os novos fatos sobre Mendonça. Só isso.

Padilha desespera e pede o fim da Lava Jato

Imagem
17 de junho de 2016 - 12h05  A vaca subiu no telhado. Como evidenciaram as gravações feitas por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro e delator da Lava Jato, a solução Michel Temer foi para barrar as investigações e pôr fim ao que o senador Romero Jucá (PMDB) chamou de "sangria". Lula Marques   O cerco se fechou e Sérgio, considerado um dos operadores do esquema de propinas da cúpula do PMDB, resolveu gravar e delatar. Apesar da grande mídia atuar como bombeiro, o efeito imediato foi a queda de três ministros do governo provisório. Todos ligados diretamente a Michel Temer. Sentindo que a vaca que está no telhado pode cair sobre as suas cabeças, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em um discurso a empresários de São Paulo, resolveu fazer um apelo e defendeu que a operação Lava Jato seja caminhada “rumo a uma definição final”, isto é, que ela acabe antes que eles acabem fora do governo.

Vem mais por aí. A máquina de moer a política não vai parar

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 17/06/2016 Dificilmente entraremos na próxima semana sem novas revelações estarrecedoras sobre os esquemas envolvendo as delações de Sérgio Machado. Há muitas pontas que foram puxadas e o clima de animosidade entre Renan Calheiros e Rodrigo Janot é um convite para vazamentos e inconfidências. O que não falta ao governo são conflitos intestinos a resolver, a começar da mega-bomba Eduardo Cunha.

Nassif: Xadrez de um interino com a marca da suspeita

Imagem
SEX, 17/06/2016 - 00:40 Luis Nassif . 1.    Ecos da delação de Sérgio Machado. Eco 1  - Segundo o repórter Jorge Bastos Moreno, em frase atribuída a um Ministro Palaciano: “O presidente, citado injusta, mentirosa e irresponsavelmente, não deixaria, por coerência, Henriquinho sair só por isso. Seria, paradoxal, com a indignação do governo com essas mentiras. Seria referendar essas mentiras”.  ( http://migre.me/u7K5J ) Henriquinho é amigo de Jorge, que é amigo de Temer, que é amigo do Ministro que é amigo do Henriquinho, que vem a ser o Ministro do Turismo demissionário. Todos são amiguinhos e atuam em corrente – com exceção de Jorge, que é apenas o Américo Vespúcio das caravelas cabralinas. O índice 3 de adjetivação do amigo do Jorge e do Henriquinho demonstra elevado grau de preocupação.

Queijo suíço, produção mineira

Imagem
Prejuízo Aécio e Anastasia fecharam os olhos para desfalque calculado em 18 mi por  Henrique Beirangê  —na Carta Capital -   publicado  16/06/2016 O negócio da MGI ocorreu na gestão Aécio; Anastasia deu de ombros M inas Gerais virou um reduto do PSDB durante 12 anos, passando pelos mandatos consecutivos dos senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia . Entre 2003 e 2014, os dois expoentes do tucanato sempre fizeram deferência ao  combate à corrupção , pregando pela cartilha da boa gestão da coisa pública e por transparência na administração. O discurso agradava aos ouvidos, mas se confrontava com a realidade dos fatos.

Jornalistas do jornal Valor se queixam de ‘pressões’ da direção para falar mal de Dilma

Imagem
Postado em  16 de junho de 2016 . Um amigo do DCM com boas conexões em Brasília enviou o texto abaixo: A direção de redação de Brasília do jornal Valor Econômico baixou uma ordem aos seus repórteres: ignorar qualquer ato ou palavra da presidenta afastada Dilma Rousseff. Exceto, quando a notícia seja negativa, ainda que mentirosa. (O Valor é uma sociedade entre a Globo e a Folha.)

Brexit – O fim do universo.

Imagem
16/6/2016, Mathew D. Rose, Berlim ( in  Naked Capitalism ) Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Outro dia, assisti estarrecido a uma entrevista na emissora de rádio estatal alemã. Foi na  Deutschlandfunk , especializada em noticiário e temas correntes, e considerada por muitos a emissora de rádio mais séria e objetiva de toda a Alemanha. Neste caso, o moderador entrevistava o Deputado do Parlamento Europeu Sven Giegold, dos Verdes, sobre o próximo  referendum , também chamado  Brexit , na Grã-Bretanha, sobre o país deixar a União Europeia. Giegold é inteligente, de fato um dos raros talentos ativos em Bruxelas. Uma das primeiras questões do moderador foi se não seria melhor se o ministro das Finanças da Alemanha Wolfgang Schäuble, o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu fossem à Grã-Bretanha para defender o lado do "Fica" [ing.  Remain ] na União Europeia, com vistas ao próximo  referendum .

Em nota, Machado reafirma que Temer pediu recursos para campanha de Chalita

Imagem
. Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil -  16/06/2016 19h21 O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, divulgou hoje (16) uma nota pública em resposta ao pronunciamento do presidente da República interino, Michel Temer. A  delação premiada  de Machado, no âmbito da Operação Lava Jato, tornou-se pública ontem (15). Em um dos trechos, Machado diz que Michel Temer pediu recursos ilícitos para a campanha do então candidato à prefeitura de São Paulo, em 2012, Gabriel Chalita. Em pronunciamento hoje, o presidente interino classificou de “manifestação irresponsável”, “leviana”, “criminosa” e “mentirosa” a declaração do ex-presidente da Transpetro. 

Lula, Marisa e filhos vão a Janot contra abusos da Lava Jato

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/06/2016 Nota distribuída hoje pelos advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin informando que Lula e sua família representaram à Procuradoria Geral da República pedindo que sejam investigadas as  arbitrariedades sofridas nas ações de busca e apreensão e na condução coercitiva do ex-presidente:

Carta aberta a Aécio Neves. Por Paulo Nogueira

Imagem
Postado em   16 Jun 2016 por :   Paulo Nogueira Cavou sua sepultura Caro Aécio: Que diferença um ano e meio faz, hem? Lembro você fazendo uma campanha à base da palavra corrupção contra Dilma. Você chegou a empregar a expressão mar de lama, a mesma com que o corvo Lacerda martelou criminosamente Getúlio até levá-lo a dar um tiro no peito. Você se comportava como um cidadão acima do bem e do mal, um homem tão incorruptível como Robespierre, um exemplo de retidão como o romano Catão.

Henrique Eduardo Alves é o terceiro ministro de Temer a pedir demissão

Imagem
Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil -  16/06/2016 17h12 Depois de um mês no cargo, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, pede demissão. Ele foi citado nos depoimentos de Sérgio Machado, dados em acordo de delação premiada à força-tarefa da Lava Jato José Cruz/Agência Brasil Após ser citado na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, pediu hoje (16) demissão do cargo. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da Presidência da República. O ex-presidente da Câmara Henrique Alves teria recebido, segundo Machado, R$ 1,55 milhão em doações eleitorais com recursos ilícitos.

Dilma diz em cerimônia que ‘Esse golpe foi feito por parasitas implacáveis’. (VÍDEO)

Em pronunciamento de última hora, Temer chama delação de Machado de 'leviana'

Imagem
REAÇÃO Presidente interino negou acusações e afirmou que não irá se calar. Oposição estuda pedir novo processo de impeachment. Base aliada se preocupa com governabilidade do país a partir de agora por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  16/06/2016  MARCOS CORRÊA/PR Michel Temer acusa o golpe e mostra irritação com delação premiada que o citou como receptor de dinheiro ilegal como doação de campanha Brasília – O Palácio do Planalto sentiu, nas últimas horas, o peso das repercussões políticas sobre as informações repassadas em delação premiada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que envolvem o presidente interino, Michel Temer. Enquanto ontem (15) Temer divulgou apenas uma nota negando que tivesse se encontrado com Machado e recebido dinheiro de forma ilícita para campanhas políticas do esquema da Petrobras, conforme este afirmou na delação, hoje a avaliação do governo provisório foi de que essa resposta apenas não bastava. Temer tinha escalado o ministro

The Wall Street Journal diz que Temer está ligado a corrupção e propina

Imagem
por Helena Sthephanowitz - 16/06/2016 Matéria publicada nesta quinta-feira (16) no The Wall Street Journal, conta que ex-senador Sérgio Machado, que participa de um acordo de delação premiada referente à Operação Lava Jato, disse na quarta-feira (15) que Michel Temer recebeu R$ 1.5 milhão em propina durante a campanha eleitoral de Gabriel Chalita para a prefeitura de São Paulo, em 2012. Segundo a reportagem do Journal, a propina veio junto com o financiamento de campanha oferecido pela empreiteira Queiroz Galvão.

Lançamento de livro sobre golpe terá Dilma e ato político

Imagem
Posted by  eduguim  on 16/06/16 • Categorized as  Ativismo político No mês passado, iniciativa relâmpago de um grupo de intelectuais cariocas que participa do grupo de Whats App “Os Carbonários” – grupo que conta com juristas, jornalistas, enfim, com intelectuais de várias partes do Brasil –, que integro, ocupou-se de selecionar 103 textos que simbolizassem a luta que o setor pensante da sociedade empreendeu contra o vergonhoso golpe parlamentar que afastou da Presidência da República uma mulher honesta e, em seu lugar, colocou um picareta acusado de corrupção na Operação Lava Jato. Foi assim que nasceu o livro “A Resistência ao Golpe de 2016”, organizado pelos acadêmicos cariocas Carol Proner, Gisele Cittadino, Márcio Tenenbaum e Wilson Ramos Filho.

Oposição impede que golpistas aprovem isenção de imposto para mídia

Imagem
16 de junho de 2016 . Vermelho.org A oposição consegui impediu a inclusão de emenda de autoria do PMDB que isentava de impostos os grandes veículos de comunicação, na votação nesta quarta-feira (15) no plenário da Câmara da Medida Provisória (MP) que reduz de 25% para 6% o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre as remessas de dinheiro ao exterior. Agência Câmara A oposição  impediu o PMDB, do presidente ilegítimo Temer, que fala que o Brasil está quebrado, de favorecer as empresas de jornais com a compra de papel subsidiado pelo governo.  O deputado Givaldo Vieira (PT-ES), vice-líder do PT, avalia que impedir o favorecimento de empresários da comunicação foi uma vitória política. “Nossa obstrução foi eficiente e feita dentro do Regimento da Casa e trata-se de uma obstrução política contra o governo interino e golpista que se apossou indevidamente do governo. Foi uma vitória ter impedido o PMDB, do presidente ilegítimo Temer, que fala que o Brasil está quebrado, mas pro

Globo ladeira a baixo: No sufoco, Vídeo Show apela ao baú da Globo e vira 'filial' do Viva

Imagem
REPRODUÇÃO/TV GLOBO Rodrigo Santoro e Ana Paula Arósio em cena de Hilda Furacão reprisada na segunda-feira DANIEL CASTRO - Publicado em 16/06/2016, às 05h32 Com a liderança constantemente ameaçada, o Vídeo Show virou o programa mais cameleão da TV brasileira _e não apenas porque vive mudando os apresentadores. Há um ano, quando recebia quase todo dia um ator da Globo em sua bancada, era a "casa da mãe-joana", na definição de Monica Iozzi. No final de 2015, tentou combater o quadro Hora da Venenosa, do Balanço Geral, com fofocas. Não hesitou em acompanhar a rumorosa separação da cantora Joelma, "porque dava ibope". Hoje, o Vídeo Show vive uma fase retrô. Fofocas e convidados deram lugar ao baú da Globo. Na edição de ontem (15), quase metade dos videotapes do programa (ou 17 minutos e meio de um total de 39) era de material do arquivo da emissora, como musicais do Fantástico, humorísticos e novelas dos anos 1980 e 1990. Na terça (14) e na segunda (13),

O que levou à “curitibanização” de Janot?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 16/06/2016 Não pense o leitor que, por esquerdista e alérgico ao PMDB desde o final dos anos 70, quando a abertura política começou a permitir que se pudesse fazer oposição ao regime militar, este blogueiro se compraz com o festival de imundícies que vem à tona. Ou melhor, com a revelação dos detalhes sórdidos que eram e são sabidos de quem vive a política real, onde o compromisso com os sonhos de uma vida inteira não se desgrudam daquilo que, a cada momento, é possível fazer. Por isso, não posso deixar de dizer que não me empolga esta “fulano também roubou; beltrano levou tanto; sicrano está na lista”.