Postagens

Mostrando postagens de setembro 22, 2015

Em 10 frases, o discurso de Putin na ONU

Imagem
Sputnik News - 28/09/20105  -  70ª Assembleia Geral da ONU  O presidente da Rússia, Vladimir Putin, protagonizou um esperado discurso na 70ª Assembleia Geral da ONU, nesta segunda-feira, quando esclareceu as posições tomadas por seu país. Leia um resumo do que ele disse. Putin não surpreendeu em seu discurso, apesar do que vem sendo relatado recentemente como uma escalada na tensão após seu envio de ajuda à Síria e o compartilhamento de informações relacionadas à luta contra o Estado Islâmico. O pronunciamento do líder russo, contudo, contrastou fortemente com o discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, que tenta impor sua ideologia e pede o fim do governo de alguns líderes de estados soberanos.

Premiê grego convida Dilma para cerimônia de acendimento da tocha olímpica

Imagem
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsípras, convidou a presidenta Dilma Rousseff  para participar da cerimônia de acendimento da tocha olímpica que acontece em Olímpia, na Grécia, em fevereiro do ano que vem. O convite foi feito durante encontro bilateral entre os dois governantes em Nova Iorque nesta segunda-feira (28), após a presidenta abrir a Assembleia-Geral das  Nações Unidas . Em encontro bilateral, nesta segunda-feira, Dilma e o premiê da Grécia, Aléxis Tsípras, falaram sobre a crise econômica que atinge o país europeu desde 2010. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR No encontro, os dois líderes falaram também sobre a crise econômica que atinge a Grécia desde 2010 e sobre a possibilidade de ampliação da cooperação bilateral entre gregos e brasileiros. No encontro, Dilma e Tsípras fecharam também a criação de um grupo de trabalho para analisar as possibilidades de cooperação entre os dois países. Revezamento da tocha Depois de acesa na cidade histórica de Olímpia, na Gré

GGN: Novo delator da Lava Jato diz que abriu conta na Suíça para pagar Eduardo Cunha

Imagem
SEG, 28/09/2015 - 18:41 ATUALIZADO EM 28/09/2015 - 18:43 Jornal GGN -  O lobista do PMDB João Henriques disse à Polícia Federal, na semana passada, que abriu uma conta na Suíça para pagar propina referente a um negócio da Petrobras na África, a pedido de Felipe Diniz, filho do deputado Fernando Diniz (PMDB), morto em 2009. Segundo o delator, há dois meses ele descobriu, por meio de autoridades suiças, que o destino do repasse era o deputado Eduardo Cunha (PMDB). O Estadão publicou o trecho da delação de Henriques nesta segunda-feira (28). Nela, o lobista afirma que teve problemas com a conta, que acabou passando por processo de bloqueio. A Folha de S. Paulo apurou que o empresário é investigado na Suíça, mas as autoridades não quiseram informar a situação de Eduardo Cunha, que seria o titular da conta que recebeu a propina.

Ministro Fachin: fim de doações de empresas vale para 2016 e não precisa ser rediscutido

Imagem
Criado em  28/09/15 21h40  e atualizado em  28/09/15 21h53   Por  Mariana Tokarnia  Edição: Jorge Wamburg  Fonte: Agência Brasil O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fachin defendeu hoje (28), em entrevista ao programa  Brasilianas.org , da TV Brasil, que a proibição da  doação de empresas  a partidos políticos já está valendo para as próximas eleições, em 2016, conforme a decisão tomada pelo STF no dia 17 de setembro último. O ministro  Gilmar Mendes  defende que a Corte retome o debate e defina a vigência da decisão. "Eu estou subscrevendo o entendimento de colegas ministros daqui da Corte que, na sua composição majoritária, pelo menos até o presente momento, entendem que essa decisão já é aplicável para as próximas eleições. A decisão tomada aqui é uma decisão já publicada e que está já surtindo os seus efeitos", disse Fachin.

Tijolaço: Delegados da PF vão calar em CPI. É medo do seu colega Fanton? Leia o que ele diz

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/09/2015 - NO TIJOLAÇO O  Valor , hoje, anuncia que “Os delegados que atuam na Lava-Jato no Paraná já se prepararam para enfrentar os parlamentares que os convocaram para depoimento à comissão instalada na Câmara relacionada às irregularidades na Petrobras desvendadas pela operação”. Por que tanta preocupação de autoridades policiais que, quando querem, vazam depoimentos, delações e tudo quanto lhes convenha? A razão pode estar em um dos depoimentos marcados para amanhã na CPI da Lava Jato, que tem tudo para jogar luz sobre a obscura rede de intrigas e ilegalidades que se formou na Polícia Federal do Paraná.

Escola francesa introduz prática nazi e obriga alunos judeus e muçulmanos a usar identificação

Imagem
Escola do ensino básico de Piedalloues, em Auxerre, França obriga alunos judeus e muçulmanos a usar sinais vermelhos na roupa. População revoltou-se com a decisão. ESQUERDA.NET - 28/09/2015 Dos 1.500 alunos da escola, 18 foram obrigados a usar estes sinais na roupa, até que os pais se revoltaram. “Faz-nos lembrar tempos tenebrosos. Práticas como estas não são aceitáveis. Ninguém tem o direito de impor isto às crianças”, disse ao jornal Metro Malika Ounes. Segundo esta publicação, o objetivo será identificar aqueles que não podem comer carne de porco na cantina. Discos amarelos identificam aqueles que não comem carne de todo. Dos 1.500 alunos da escola, 18 foram obrigados a usar estes sinais na roupa, até que os pais se revoltaram Também o responsável da comunicação da Câmara de Piedalloues disse que os seus colegas “caíram das cadeiras” quando tomaram conhecimento da decisão e abriram uma investigação. 

Helena Sthephanowitz: Juiz condena Sanguessugas e diz que delação 'não pode ser alforria para todos'

Imagem
Por Helena Sthephanowitz - 28/09/2015 E  José Serra  ficou de fora A Justiça Federal condenou por estelionato, a cinco anos e oito meses de prisão, a cúpula da Máfia das Sanguessugas - organização criminosa que, entre 2002 e 2006, montou esquema de fraudes a licitações para venda de ambulâncias superfaturadas a prefeituras de vários Estados - na ocasião, foram desviadas verbas federais obtidas por meio de emendas parlamentares. A sentença põe em xeque a delação premiada, mecanismo supervalorizado na Operação Lava Jato, investigação que abriga pelo menos 30 colaboradores.

A CIA investe no jornalismo

Imagem
REDE VOLTAIRE | 28 DE SETEMBRO DE 2015 FRANÇAIS    DEUTSCH    ESPAÑOL   O Poynter Institute (Instituto Poynter), um instituto de formação muito importante para os jornalistas, acaba de anunciar a criação de uma rede mundial de verificação de factos (fact-checking), envolvendo 64 organizações em todo o mundo. O Instituto Poynter foi criado por um magnata da imprensa norte-americana, Nelson Poynter. O ensino é dispensado sob a direcção de um patrão de imprensa (mídia-br) (o do  Tampa Bay Times ), com a possibilidade para os mais prestaveis de serem contratados, por ele, no final do ciclo. A nova rede de verificação de factos é financiada pelo fundador da E-Bay, Pierre Omidyar [ 1 ], e pelo National Endowment for Democracy (N.E.D.- ndT), uma organização não governamental alegadamente criada durante a Guerra Fria, pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela Austrália, para alargar, de modo mais ou menos legal, as ações ilegais da CIA e seus aliados [ 2 ].

Stiglitz e Piketty nomeados conselheiros do Partido Trabalhista britânico

Imagem
O vencedor do prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, e Thomas Piketty, autor do best-seller “O capital no século XXI”, vão integrar o comité económico que será supervisionado pelo porta-voz das finanças do partido, John McDonnell. ESQUERDA.NET - 28/09/2015 A par de Stiglitz e Piketty  integrarão este comité David Blanchflower, ex-membro do Comité de Políticas Monetárias do banco central inglês, Mariana Mazzucato, da Universidade de Sussesx, Anastasia Nesvetailova e Ann Pettifor, da City University de Londres. Em comunicado, McDonnel afirmou-se satisfeito por “reunir este Comité Conselheiro Económico que vai assessorar o desenvolvimento de uma política radical, mas pragmática e plausível para nosso país”, sublinhando que o mesmo vai apoiar o “desenvolvimento de uma alternativa mais justa e próspera baseada no investimento e crescimento que alcance todos os segmentos da sociedade”. John McDonnell, que é um aliado do novo líder do partido, Jeremy Corbyn, propõe medida

Martín Granovsky: A ira dos fósseis

Imagem
O xenófobo Donald Trump é somente a caricatura do grupo de poder que se empenha em fazer dos Estados Unidos um país cada vez mais desigual Por Martín Granovsky, para o Página/12, da Argentina Os últimos dias deram à presidenta argentina Cristina Fernández de Kirchner a deixa para dois temas que ela deveria abordar em seu discurso nas Nações Unidas. Sua intervenção será na próxima segunda-feira (28/9), e a mandatária dificilmente resistirá à tentação de mencionar as opiniões do Papa sobre o elitismo do Conselho de Segurança e sobre o caráter predador da dívida. Mais ainda quando os organismos multilaterais trabalham a favor dos credores e dos abutres e não impedem suas ações.   Na primeira etapa de sua turnê norte-americana, de Washington a Nova York, Francisco falou com crudeza, se transformou num furacão para o sistema político dos Estados Unidos. A prova é a renúncia anunciada ontem mesmo pelo agora ex-presidente da Câmara dos Deputados, o republicano John Boehner, de Ohio

Paulo Nogueira: O problema da foto de Sérgio Moro com João Dória.

Imagem
Postado em   28 set 2015 por :   Paulo Nogueira Mais sorridente que Dória O problema da foto de Sérgio Moro com João Dória é a absoluta falta de noção demonstrada por Moro. Dória é político e homem de negócios, e então se entende que ele se faça de papagaio de pirata. Mas Moro é um  juiz . E um juiz que detém um enorme poder em suas mãos neste momento. Juízes devem transmitir uma imagem de imparcialidade, ou viram políticos de toga como é o triste caso de Gilmar Mendes. E a foto é a completa negação disso. No plano do simbolismo, ela aparece como uma aliança entre Moro e as forças que Dória representa, num primeiro nível, o seu partido, o PSDB, e num nível mais profundo, a plutocracia. Joseph Pulitzer, o grande nome por trás do jornalismo moderno, tinha uma frase que se aplica a jornalistas e a juízes igualmente. “Jornalista não tem amigo”, dizia ele.

Luis Nassif: O dia em que Sérgio Moro prestigiou o maior operador do PSDB paulista

Imagem
SEG, 28/09/2015 - 14:15 Luis Nassif No site de  Veja , foi consagrador o relato da palestra de Sérgio Moro ao público de empresários ligados à LIDE, de João Dória Jr. Cerca de 580 empresários e consultores almoçaram hoje com o juiz Sergio Moro, encarregado da Operação Lava Jato, no hotel Grand Hyatt em São Paulo. O público presente ao evento, promovido pelo grupo empresarial LIDE, era maior que o público do almoço que a LIDE organizou com Aécio Neves durante a campanha eleitoral do ano passado. Aplaudido de pé, Moro foi elogiado pelos presentes por sua ‘postura comedida’, ‘humilde’ e sua capacidade de evitar o deslumbramento apesar de ter todos os holofotes do País sobre ele. Moro disse que a iniciativa privada acaba cedendo à tentação de pagar propina para obter facilidades. “A corrupção é um problema que sempre vai existir, mas a questão é o nível de corrupção,” disse ele, acrescentando que há diversos indícios de que, no caso investigado pela Lava Jato, a corru

Califórnia classifica herbicida Roundup como cancerígeno

Imagem
O Roundup, o emblemático herbicida da Monsanto, é utilizado nos cultivos de todo o mundo e é o mais conhecido dos antipragas dos EUA. Lorraine Chow - EcoWatch - Carta Maior A primeira do país, a Agência de Proteção Ambiental da Califórnia (Cal/EPA, por sua sigla em inglês) informou que pensa em reclassificar o glifosato – ingrediente tóxico ativo do herbicida Roundup, da Monsanto – por saber que provoca câncer.   Segundo uma "notícia de intenção”, publicada recentemente pelo Escritório de Avaliação de Risco Sanitário Ambiental (OEHHA, por sua sigla em inglês), pertencente à Cal/EPA, a ação entra no âmbito da Proposta 65, da Califórnia, que obriga o Estado a publicar uma lista de produtos químicos conhecidos por serem causa de câncer, defeitos pré-natais e outros danos reprodutivos.   A mesma lei, também conhecida como Lei de Responsabilidade pela Água Potável Segura e os Tóxicos, de 1968, exige também que certas substâncias identificadas pela Agência Internacional de P

Video: Dilma Rousseff Abre Debate Das Naçôes Unidas - 28/09/2015

Imagem

RBA: Na ONU, Dilma cita Mujica e afirma que é preciso aprimorar a democracia

Imagem
Presidenta reafirmou compromisso no acolhimento aos refugiados, pediu reforma no Conselho de Segurança e disse que, apesar da crise, processo de inclusão social não foi interrompido por  Redação da RBA   publicado  28/09/2015 12:25,  última modificação  28/09/2015 13:06 CIA PAK/ONU Dilma lembrou que avanços dos últimos anos foram obtidos em um ambiente de consolidação e aprofundamento democracia São Paulo – Em discurso que abriu o debate geral da 70ª Assembleia Geral da ONU hoje (28), a presidente Dilma Rousseff ecoou o ex-presidente uruguaio José Mujica e lembrou que "a democracia não é perfeita porque os homens não são perfeitos. Mas devemos trabalhar para melhora-la, não para sepulta-la". Em discurso proferido na sede das Nações Unidas, em Nova York, Dilma garantiu que o Brasil segurá trilhando o caminho da democracia e não abrirá mão das conquistas sociais. "No Brasil, o processo de inclusão social não foi interrompido", lembrou a presidenta,

André Barrocal: Manobras empresariais ilícitas tiram US$ 170 bi do País em 10 anos

Imagem
Sonegação Subfaturar exportação e superfaturar importados permitem evasão de divisas e sonegação. Brasil tem o 7º maior fluxo ilícito, diz estudo internacional por André Barrocal — na Carta Capital - publicado 28/09/2015 Tânia Rêgo / ABr Porto do Rio de Janeiro: muitos empresários subfaturam exportações, causando prejuízos bilionários ao País O Brasil vive um  drama orçamentário , com o governo a propor a volta da CPMF para fechar as contas do ano que vem sem ter de  cortar programas sociais  como Bolsa Família ou subsídios à moradia popular (Minha Casa Minha Vida) e a universitários pobres (Fies). É um problema que beira o incompreensível, diante da revelação de  certos hábitos do empresariado local  capazes de desfalcar os cofres públicos em bilhões.

Os cobradores. Xico Sá, sobre os “arrastões”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 28/09/2015 Um amigo envia um artigo idiota do Rodrigo Constantino, da  Veja  – acho que cometi um pleonasmo, será? – colocando em Leonel Brizola, morto há 11 anos e fora do Governo há 21, a “culpa” pelos “arrastões”  nas praias da Zona Sul. Dispensei-me de ler, porque não vejo arruaças como “insurreições”, embora ache que a polícia deve, sim, cuidar para que não ocorram, mas que só mentes primárias pode reduzir a um simples problema “de segurança”. Prefiro ler o artigo inteligente e bem escrito de Xico Sá, no  El Pais , o qual ajudo a difundir, agora que a Folha de S. Paulo dispensou um dos textos mais saborosos do jornalismo, hoje. E de quebra, ao final, ainda coloco o tema, tão bem sacado pelo Xico, do velho e sempre lindo Nélson Cavaquinho.

O discurso anticapitalista do papa

Imagem
por Jean-Michel Dumay - Le Monde Diplomatique - 28/09/2015 Após trabalhar pela reaproximação dos países, o chefe da Igreja Católica visita Cuba e Estados Unidos em setembro. Nos últimos dois anos, Francisco, primeiro papa não europeu em treze séculos, descentralizou o olhar da Igreja no mundo. Defensor de uma ecologia “integral” socialmente responsável, desafia as consciências  Diante de uma multidão reunida na Praça do Cristo Redentor, em Santa Cruz, a capital econômica da Bolívia, um homem vestido de branco repreende “a economia que mata”, o “capital transformado em ídolo”, “a ambição sem limites do dinheiro que comanda”. No dia 9 de julho, o chefe da Igreja Católica não se dirigia apenas à América Latina, que o viu nascer, mas ao mundo todo, que ele procura mobilizar para colocar um fim na “ditadura sutil” que exala o mau cheiro do “esterco do diabo”.1 “Precisamos de uma mudança”, proclama o papa Francisco três dias antes de incitar os jovens paraguaios a “desafiar a orde

Rússia vai lançar ataques contra Daesh na Síria

Imagem
28.09.2015 | Fonte de informações: Pravda.ru Fontes de inteligência dos EUA dizem que o governo russo está pronto para realizar uma operação militar contra o grupo terrorista Daesh, na Síria. Como indicado na sexta-feira o diário de “Los Angeles Times”, um relatório secreto de inteligência dos EUA estima que o Kremlin ordenou ataques militares à Síria para apoiar o governo do presidente Bashar al-Assad e deter o avanço de Daesh e outros grupos terroristas . Os ataques aéreos seriam realizadas por mais de 20 aviões de guerra russos, que foram alegadamente transferidos para a Síria na semana passada. Autoridades norte-americanas têm argumentado que os pilotos russos desativada seus transponders de aeronaves para evitar a detecção e selecionaram vôos comerciais vias aéreas Iraque e no Irã, utilizando aviões russo Antonov An-124.

Investigação à “Lista Lagarde” já recuperou 80 milhões

Imagem
infoGrécia A lista entregue em 2010 ao governo grego contém 1725 nomes. Mas a investigação só começou a dar frutos este ano e 170 pessoas e empresas já pagaram multas e impostos em atraso no valor de 80 milhões de euros. Os procuradores Panagiotis Athanasiou e Galinos Bris são os responsáveis pelo combate ao crime financeiro dos depositantes no ramo suíço do banco HSBC. Com base na lista divulgada pelo ex-funcionário Hervé Falciani, a justiça grega concluiu a investigação aos primeiros 170 nomes e a fase atual envolve mais 350.

Putin: golpes de poder são absolutamente inaceitáveis para a Rússia

Imagem
Sputnik News - 27/09/2015 Às vésperas de participar da 70ª sessão da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu uma entrevista ao jornalista norte-americano Charlie Rose para o canais de televisão CBS e PBS. Charlie Rose: Vocês estão prontos para se juntar aos EUA na luta contra o Estado Islâmico e por isso se fazem presentes na Síria? A manutenção de B.Assad junto ao poder é o objetivo da presença da Rússia na Síria? Vladimir Putin: Exatamente, é isso mesmo. Mais do que isso, na minha profunda convicção, agindo no sentido de destruição de estruturas legítimas de poder, nós podemos criar a mesma situação que hoje é observada em outros países da região.

DW: Força Aérea da França ataca posições do EI na Síria

Imagem
DW - 27/09/2015 Vencendo a própria resistência a uma intervenção na guerra civil síria, Paris envia aviões de combate à região. Em encontros internacionais em Nova York, o papel de Assad no futuro da Síria é ponto controverso. Aeronaves do tipo Rafale foram empregadas em ataques aéreos contra jihadistas Aviões de combate franceses bombardearam pela primeira vez, neste domingo (27/09), posições do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) na Síria. O governo em Paris justificou a iniciativa prometendo "investir sempre que nossa segurança nacional estiver em jogo". A operação ocorre "em coordenação com nossos parceiros na região" e prova a firmeza da França em lutar contra os jihadistas, prosseguiu o gabinete do presidente François Hollande. Segundo este, foram empregados "seis aviões, entre os quais cinco do tipo Rafale", e "o ataque atingiu seus objetivos sem consequências para a população civil".

Festival de curtas discute direitos humanos em 78 locais de São Paulo

Imagem
Criado em  27/09/15 20h56  e atualizado em  27/09/15 21h11   Por  Camila Maciel  Edição: Armando Cardoso  Fonte: Agência Brasil A oitava edição do Festival de Curtas de Direitos Humanos Entretodos, que ocorre entre os dias 5 e 9 de outubro, na capital paulista, terá como tema “Cidade Educadora”. Serão exibidos 28 filmes, sendo 14 nacionais e 14 internacionais. A programação é gratuita e ocorre em 78 pontos de exibição, como centros culturais, salas de cinema, cineclubes, centros educacionais unificados (CEUs), escolas, além de parques e praças. As exibições contemplarão todas as regiões da cidade. A mostra é promovida pela prefeitura e organizada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Brasil dá contribuição significativa e ambiciosa para redução de emissões, afirma presidenta

Imagem
Ao falar sobre a Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada, conhecida como INDC, que o Brasil levará à Conferência do Clima, em Paris, a presidenta Dilma Rousseff garantiu que o país foi o único a assumir uma meta absoluta para redução de emissão de gases de efeito estufa. Ela definiu a contribuição brasileira como “significativa e ambiciosa”. Os compromissos assumidos pelo Brasil não vão comprometer o crescimento do país de forma sustentável, garantiu a presidenta. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A proposta do Brasil prevê reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030. Para isso, destacou a presidenta, o país prevê chegar ao fim do desmatamento ilegal em 2030, além de restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares; recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e integrar cinco milhões de hectares de lavoura, pastagem e pecuária. “O Brasil tem feito um esforço grande no sentido da preservação ambiental, inclusive, de form

Golpe, recessão e as possibilidades para os nossos netos

Imagem
Belluzzo adverte: 'Se o Estado age como o desempregado, que corta tudo, a recessão se aprofunda. Sem crescer as coisas ficam muito complicadas no capitalismo'. por: Saul Leblon - na Carta Maior - 27/09/2015 ‘Nós sofremos hoje de um ataque de pessimismo econômico. É comum ouvir as pessoas dizerem (...) que um declínio na prosperidade é mais provável que uma melhoria na década que se estende à nossa frente. Eu acredito que esta é uma interpretação grosseiramente errônea do que está acontecendo conosco’  (Keynes; 1930)   A negociação de um novo ministério em que o PMDB passa a deter fatia considerável do orçamento e do poder -- imediatamente, não na arriscada perspectiva de um golpe— deixou o conservadorismo entre estupefato e irritadiço.   O ex-presidente Fenando Henrique Cardoso apressou-se em sentenciar seu douto entendimento sobre mais essa lâmina que cruza a noite de golpes, autogolpes e contragolpes em que se transformou a luta pelo poder.   ‘Dilma se aliou ao de

Tijolaço: Prisão conforme o freguês, juiz só sob encomenda?

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 27/09/2015 -  NO TIJOLAÇO Há duas “reportagens”, hoje, que são de estarrecer. A primeira, na  Folha , é quase um “pé no pescoço” do novo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro, que, diz o jornal,  é visto “com reservas por investigadores da Lava Jato”. A razão das reservas é que o relator do STJ hoje com os casos sob sua relatoria, o desembargador convocado – provisório, portanto – Newton Trisotto sempre acompanha as decisões de Sérgio Moro. Passa-se, daí, automaticamente, a colocar sob suspeita o novo ministro, por supostas preferências políticas. “O magistrado soube se aproximar de pessoas próximas à presidente. Ele ganhou pontos com Dilma por uma decisão favorável ao acesso de alunos sem-terra a uma universidade de Sergipe.”