Lula: Se tentarem derrubar Dilma, vão mexer com milhões de brasileiros

O ex-presidente Lula participou, nesta sexta-feira (1), do ato do Dia do Trabalhador realizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo e deu um recado à direita que não aceitou o resultado das urnas. “Eles tem que saber que se tentarem derrubar a Dilma, eles vão mexer com milhões e milhões de brasileiros trabalhadores”, afirmou. A atividade foi organizada pelas centrais sindicais CTB, Cut e Intersindical e contou com a participação de movimentos sociais e dos partidos PCdoB, PT, PCO e Psol. 


Ricardo Stuckert | Instituto Lula
Lula convocou a população a defender a democracia e o resultado eleitoral das urnasLula convocou a população a defender a democracia e o resultado eleitoral das urnas
Lula falou que está disposto a viajar novamente de Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil para conversar com o povo. “Aos meus detratores: eu vou andar este país outra vez, e vou conversar com os desempregados, os camponeses, os empresários. Vou começar a desafiar aqueles que não se conformaram com o resultado da democracia".

Para o ex-presidente, o resultado das urnas deve ser respeitado para a Dilma ter autonomia de colocar em prática seu plano de governo. “Ela tem um projeto para os próximos quatro anos, para melhorar ainda mais a vida dos trabalhadores brasileiros, mas agora eles têm que deixar ela governar”. 



Lula acredita que a unidade popular em defesa da democracia, da Petrobras, do desenvolvimento e contra a tentativa de interromper o mandato da presidenta Dilma é fundamental para fortalecer o projeto de governo progressista iniciado por ele. “Nós ainda vamos voltar aqui, dentro de quatro anos, para comemorar o exitoso governo da Dilma”.


Foto: Mariana Serafini
Sobre o Projeto de Lei que aprova a terceirização irrestrita do trabalho, Lula se posicionou contrário e destacou a importância da luta dos trabalhadores para garantir os direitos já conquistados. “Os terceirizados são os mais prejudicados, eles trabalham, em média, 3 horas a mais por dia que os outros, isso representa 800 mil empregos a menos no país, além disso, eles ganham menos e não têm direitos, a gente não pode permitir que isso seja regulamentado”.

Na ocasião Lula também aproveitou para destacar seu rechaço à tentativa do Congresso de reduzir a maioridade penal. Para ele, esta atitude é um “crime contra o futuro do Brasil”. “Eles acham que prender criança de 15, 16 anos vai resolver, mas crime mesmo é o que o Estado fez com esses jovens por não dar direito de estudar e trabalhar com dignidade, antes de levar presos, a gente precisa saber o que aconteceu com a família desses jovens, por que eles cometeram crimes”, disse.

Ressaltou seu programa de governo, que teve continuidade com Dilma, cujo objetivo é ampliar cada vez mais o ingresso de jovens em universidades e escolas técnicas. Destacou ainda o papel dos programas sociais que contribuem para a formação e permanência de crianças e adolescentes na escola.

Democratização da mídia
Lula falou sobre a importância de democratizar os meios de comunicação e criticou o papel a que se presta a imprensa hegemônica quando fortalece a luta da oposição em busca de um golpe parlamentar e da criminalização dos partidos de esquerda. "Vejo nas revistas brasileiras, que são um lixo, as insinuações. Eles querem pegar o Lula, mas me chama para a briga que eu gosto”.

“A comunicação tem que ser democrática e tem que funcionar, eu mesmo já ajudei vários veículos de comunicação que estavam falindo, e não é por isso que eles tem que falar bem do meu governo ou o do governo da Dilma não, eles têm o direito de agirem livres”.

Do Portal Vermelho, Mariana Serafini


Comentários