Postagens

Mostrando postagens de abril 22, 2015

Grécia: O Nó Aperta

Imagem
Só restam três opções para o governo do partido Syriza 24/4/2015,  [*] Stathis Kouvelakis ,  Jacobin Magazine Greece: The Noose Tightens Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu O destino da Grécia? Os eventos na Grécia tomaram rumo dramático, e a insolvência nos bate à porta. Dia 20/4/2015, o governo grego promulgou decreto que obriga as autoridades locais a depositar suas reservas em dinheiro no Banco da Grécia. Dois dias depois, Dimitris Mardas, Vice-Ministro das Finanças encarregado das rendas do estado, declarou que faltavam €400 milhões, para pagar pensões e salários ao final do mês. Poucas horas depois, disse que encontrara o dinheiro e que passava a tentar constituir reservas em dinheiro. Mas segundo fontes, Mardas informou a membros do Syriza no Parlamento em reunião naquele mesmo dia, que as reservas não são suficientes para todos os pagamentos do mês de maio.

BBC: ONU responsabiliza Israel por ataques a abrigos em Gaza

Imagem
Conflito mais recente entre israelenses e palestinos em Gaza durou 50 dias Ao menos 44 palestinos foram mortos por "ações israelenses" em abrigos montados em sete escolas da ONU nos conflitos mais recentes na Faixa de Gaza, segundo uma investigação realizada pelas Nações Unidas. O secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, disse deplorar as mortes e destacou que as instalações da ONU deveriam ser "invioláveis".

Centrais e movimentos sociais fazem 1º de Maio contra ataque a direitos e por reforma

Imagem
Dia do Trabalho será marcado por ato político/cultural a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo por  Redação RBA   publicado  28/04/2015 13:52,  última modificação  28/04/2015 15:35 DANILO RAMOS / RBA Ato vai reforçar mobilização contra o PL 4.330, da terceirização, aprovado na Câmara dos Deputados São Paulo – Centrais sindicais e movimentos sociais e estudantis vão fazer ato conjunto na capital paulista em comemoração ao Dia do Trabalho na sexta-feira (1º), a partir das 10h, com ato ecumênico no Vale do Anhangabaú, no centro. Na pauta do evento, a defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobras e da reforma política.

Fernando Brito: Dilma, o problema não é a TV, é a armação. Seus “estrategistas” não enxergam o obvio

Imagem
28 de abril de 2015 |  Autor: Fernando Brito Conversa fiada, claro, esta história de que a ideia de Dilma Rousseff não falar na TV no 1° de Maio é para “privilegiar as redes sociais”. É obvio que se trata de uma tentativa de deixar que sigam minguando as manifestações de hostilidade dos grupos de direita com um novo panelaço. Duas ou três mil caçarolas batendo em São Paulo, na Zona Sul do Rio, na Savassi, em BH ou nos Moinhos de Vento, em Porto Alegre, multiplicadas pelo poder de foco da mídia se transformariam, é claro, numa nova “onda de protestos”, corresponda ou não isso à atitude da população.

Trem da Alegria pronto para ser votado na Assembleia de SP: Mesa diretora cria 244 cargos sem concurso público

Imagem
publicado em 28 de abril de 2015 às 11:57 Os deputados estaduais Fernando Capez (PSDB), Enio Tatto (PT) e Edmir Chedid (DEM): Autores dos quatro projetos que criam 244 cargos sem concurso público na Alesp por  Conceição Lemes - no Viomundo O governador do Estado de São Paulo está passando a tesoura em vários setores. Geraldo Alckmin (PSDB) não deu um tostão de aumento aos professores da rede pública estadual. Cortou programas sociais. Fechou oficinais culturais. Propôs o  fechamento do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) e da Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo).

STF julga Paulinho da Força por falsidade e estelionato

Imagem
Um dos principais defensores do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), que é presidente do Solidariedade, pode sofrer um duro revés nesta terça-feira (28), quando deve ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falsificação de documento particular, falsidade ideológica e estelionato. Se condenado, Paulinho poderá pegar até 15 anos de prisão. Paulinho da Força com Aécio Neves e Geraldo Alckmin.  Denunciado pelo Ministério Público Federal, seu caso envolve a compra com recursos públicos de uma fazenda para assentar trabalhadores rurais, que teria sido superfaturada em R$ 1 milhão. O processo está na pauta da Primeira Turma e, se Paulinho for condenado, pode pegar pena de 15 anos de prisão. Segundo o processo, a escritura foi adulterada antes de o imóvel ser vendido. Neste caso, Paulinho já será condenado por improbidade administrativa.

Diplomata tcheco justificou queima de 48 pessoas em Odessa

Imagem
Sputnik News - 28/04/2015 O comissário do governo tcheco responsável pela segurança energética, Vaclav Bartushka, justificou a tragédia que teve lugar em Odessa em 2 de maio de 2014, quando 48 pessoas foram queimadas vivas. Respondendo à questão do portal Neovlivni.cz, se os Estados Bálticos estão prontos para uma possível invasão da Rússia, Bartushka afirmou que "os estonianos, sem dúvida, (…) estão prontos para disparar".

'Crime financeiro do século' não leva ninguém à prisão

Imagem
Apesar das graves infrações, o governo dos Estados Unidos 'concluiu que os crimes devem ser punidos apenas com uma multa.' Deirdre Fulton, do Common Dreams - na Carta Maior Enquanto alguns observadores saúdam o acordo recorde em que o Deutsche Bank terá que pagar 2,5 bilhões de dólares aos EUA e ao governo do Reino Unido por ter manipulado taxas no escândalo LIBOR, outros notam que a multa – mesmo importante – sugere que algumas instituições ainda são consideradas "grandes demais para ir para a cadeia" (too big to jail). Autoridades anunciaram na quinta-feira que o maior banco alemão teria que pagar 2,5 bilhões de dólares em multas, um recorde para casos de fraude em taxa de juros, que já atingiu outros gigantes financeiros como Barclays e UBS. O delito do Deutsche Bank teria durado entre 2005 e 2011, envolvendo funcionários em Londres, Frankfurt, Nova York e Tóquio.

TV GLOBO, 50 ANOS: O ‘selfie’ dos jornalistas globais

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 28/04/2015  Comentário para o programa radiofônico do  Observatório da Imprensa , 28/4/2015 Ouça aqui   Download A TV Globo estendeu as comemorações de seus 50 anos de fundação para a programação geral. O  Jornal Nacional  de segunda-feira (27/4), quase todo tomado pela tragédia que atingiu o Nepal, foi contaminado pelo espírito da efeméride. Para a principal emissora de televisão do Brasil, mesmo numa situação-limite como os dramas que se abatem sobre o Nepal com o terremoto que deixou, até aqui, mais de 4 mil mortos, ainda sobra tempo e espaço para um pouco de autopromoção.

Paulo Nogueira: A Abril passou o pires pelo BNDES num de seus anos mais lucrativos.

Imagem
Postado em   28 abr 2015 por :   Paulo Nogueira Dinheiro público na Abril? Presente O grau de ignorância dos blogueiros da Veja é desumano. Eles não sabem sequer o que acontece na empresa para a qual trabalham, e se metem a fazer considerações sobre o universo. Recentemente, eles têm falado no BNDES. O dinheiro do BNDES, segundo o Brad Pitt de Taquaritinga, é dos amigos do governo.

Ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra morre em São Paulo

Imagem
O ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra, que apresentava programa na TV Cultura Por  REDAÇÃO , em 28/04/2015 · Atualizado às 11h18 Notícias da TV O ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra morreu em sua casa em São Paulo, deixando dois filhos e dois netos. À frente do programa Provocações, da TV Cultura, desde 2000, ele tem 49 anos de carreira na televisão. Formado em jornalismo e filosofia, Abujamra começou a trabalhar como crítico de teatro. Foi nos palcos que ele passou grande parte de sua vida. Na TV, um dos marcos de sua trajetória foi a interpretação do personagem Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, exibida pela Rede Globo, em 1989.

O PSDB e o perigoso caminho do golpe institucional, por Aldo Fornazieri

Imagem
Aldo Fornazieri O PSDB e o perigoso caminho do golpe institucional, por Aldo Fornazieri De acordo com o noticiário da imprensa, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio, deverá formalizar nesta semana o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Trata-se da proposição de um golpe institucional, pois não há um fato objetivo que justifique o impeachment. Nem mesmo lideranças tucanas como Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin e José Serra julgam que o pedido encontra uma justificativa razoável. Desta forma, mesmo que o instrumento do impeachment seja previsto constitucionalmente não suficiente para torná-lo legítimo, pois carece de fundamento real.

Ministra do Supremo suspende ação penal contra coronel Ustra

Imagem
Ustra. Criado em  27/04/15 21h50  e atualizado em  27/04/15 23h15   Por  André Richter  Edição: Stênio Ribeiro  Fonte: Agência Brasil A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu hoje (27) ação penal contra o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, que tramita na Justiça Federal de São Paulo. A ministra entendeu que a ação deve ser suspensa até que a Corte volte a julgar a validade da Lei da Anistia. A ministra aceitou pedido de liminar feito pela defesa de Ustra.

Nepal receberá mais ajuda internacional, após terremoto.

Imagem
País tem recursos limitados para lidar com a tragédia. ONU anuncia ajuda de 15 milhões de dólares, e vários países também prometem dinheiro, pessoal e equipamentos para dar assistência às milhares de vítimas. Diante da maior catástrofe dos últimos 80 anos no Nepal, diversos países anunciaram nesta segunda-feira (27/04) reforço na ajuda humanitária ao país asiático. As Nações Unidas confirmaram a liberação de 15 milhões de dólares de seu fundo central de emergência para ajudar as vítimas. Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Canadá também anunciaram milhões em ajuda.

Agrotóxicos e transgênicos: o rolo compressor imperialista

Imagem
Agência Internacional de Pesquisa em Câncer classificou o herbicida Glifosato e os inseticidas Malationa e Diazinona como prováveis agentes carcinogênicos. Najar Tubino - na Carta Maior Antigamente a indústria fabricava venenos para a agricultura industrializada e outras empresas produziam sementes híbridas. Há 20 anos este negócio foi profundamente alterado. As plantas se transformaram em veneno e a indústria química virou produtora de semente. Um negócio internacional, que hoje em dia está sendo implantado com o apoio da Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA, a famosa USAID – atuando principalmente na África e na Ásia. O Brasil, além de ser um “fértil mercado de agrotóxicos”, como definiu a Agência Reuters recentemente, é o segundo maior mercado das sementes transgênicas. As últimas duas notícias da CTNBio foram: a liberação do milho transgênico contendo o veneno 2,4-D, também conhecido por ser a porção do bem do Agente Laranja.

Dilma vai usar internet para se manifestar no Dia do Trabalho

Imagem
No DCM -  Do  g1 : O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, afirmou nesta segunda-feira (27) que a presidente Dilma Rousseff – pela primeira vez desde que assumiu a Presidência da República, em 2011 – não fará pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV em 1º de maio, Dia do Trabalhador.

Por golpismo, Caiado critica até Cunha: “Ele não é a última palavra”

Imagem
Mesmo com vários juristas tucanos dizendo que não há base que possa fundamentar um pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), aliado dos tucanos, diz que para ele há “dados substantivos” para a proposta. Assessoria Inconformismo de Caiado é com o resultado das urnas Ele também aproveitou para criticar a posição do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de rejeitar um eventual pedido elaborado pela oposição com base na responsabilidade fiscal. Segundo Caiado, que participou da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP), Cunha “não é a última palavra”.

Pepe Escobar: Paquistão entra na Nova Rota da Seda

Imagem
24/4/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online “ Pakistan enters the New Silk Road ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu E que tal lhes parece o vídeo acima, em matéria de abertura geopolítica? Oito jatos de combate JF-17 fazem uma escolta de honra para receber o presidente chinês Xi Jinping, a partir do momento em que o Boeing da Air China entra em espaço aéreo do Paquistão. E todos esses jatos de combate JF-17s são construídos num projeto conjunto China-Paquistão. Rota da Seda? Melhor que isso: trilha de seda celestial.

No mesmo dia, dois casos mostram a completa podridão dos EUA

Imagem
25 de abril/2015 –  [*] Ted Rall  –  Information Clearing House “ Two Stories in the Same Day Show That the U.S. Is Rotten to the Core ” Tradução  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO Obama brinda o sofrimento causado pelos drones Por acaso você ainda pensa que os Estados Unidos é governado por gente decente? Que o sistema não é totalmente corrupto e injusto? Pois duas histórias acontecidas em 23 de abril deste ano deveriam pelo menos servir para acordar você. Matar crianças com drones é POLÍTICA EXTERNA dos EUA Primeiro caso:

Dólar aproxima-se de R$ 2,90 e fecha no menor valor em quase dois meses

Imagem
Por  Wellton Máximo  Edição: Stênio Ribeiro  Fonte: Agência Brasil Em queda pela quinta sessão seguida, o dólar fechou na menor cotação em quase dois meses. O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (27) vendido a R$ 2,922, com baixa de 1,13% (- R$ 0,033). A cotação encerrou no valor mais baixo desde 2 de março, quando foi vendido a R$ 2,895.

Maria Inês Nassif: Adeus, Inês Etienne Romeu

Imagem
Inês foi a única sobrevivente da Casa da Morte, um aparelho clandestino de tortura da ditadura que seviciou e executou adversários do regime militar. Maria Inês Nassif A ex-presa política Inês Etienne Romeu morreu hoje de manhã (segunda-feira, dia 27 de abril de 2015), dormindo. Foi a melhor maneira que a morte encontrou para compensá-la da dor que foi sua vida. Inês viveu 72 anos de idade porque teimou em viver. Foi a única sobrevivente da Casa da Morte, em Petrópolis, um aparelho clandestino de tortura da ditadura que seviciou e executou adversários do regime militar. Saiu de lá graças a denúncias de sua prisão ilegal, que repercutiram internacionalmente.   Sobreviveu porque a família e os advogados a entregaram para a Justiça. A prisão não clandestina, por uma condenação para o resto da vida, a salvou de torturadores clandestinos.

Deirdre Fulton: 'Crime financeiro do século' não leva ninguém à prisão

Imagem
Apesar das graves infrações, o governo dos Estados Unidos 'concluiu que os crimes devem ser punidos apenas com uma multa.' Deirdre Fulton, do Common Dreams - na Carta Maior Enquanto alguns observadores saúdam o acordo recorde em que o Deutsche Bank terá que pagar 2,5 bilhões de dólares aos EUA e ao governo do Reino Unido por ter manipulado taxas no escândalo LIBOR, outros notam que a multa – mesmo importante – sugere que algumas instituições ainda são consideradas "grandes demais para ir para a cadeia" (too big to jail).   Autoridades anunciaram na quinta-feira que o maior banco alemão teria que pagar 2,5 bilhões de dólares em multas, um recorde para casos de fraude em taxa de juros, que já atingiu outros gigantes financeiros como Barclays e UBS. O delito do Deutsche Bank teria durado entre 2005 e 2011, envolvendo funcionários em Londres, Frankfurt, Nova York e Tóquio.

MARTA DESEMBARCA DO PT DIRETO NAS PÁGINAS AMARELAS DA VEJA, A MESMA QUE ARRASTA LULA “PARA O MEIO DO ESCÂNDALO”

Imagem
por Luiz Carlos Azenha Marta descobriu que o PT traiu os brasileiros. Com uma “avalanche de corrupção”. Mas ela só fez a descoberta entre o mensalão e o petrolão. “Se você não estava ali naquela meia dúzia, você não sabia”, afirma a ex-prefeita na entrevista que deu às páginas amarelas da revista  Veja . Mas, quando foi mesmo que ela descobriu a verdade? Ah, sim, depois de não ter o seu nome nem cogitado para a corrida ao governo de São Paulo em 2014, “embora eu tivesse 30% das intenções de voto”. Foi aí que ela viu a luz. Marta acha Dilma uma péssima presidente. O entrevistador da revista, bem ao estilo  Veja,  ataca de leading question e aproveita para encaixar sua conclusão na pergunta: “É ruim também pelo fato de ter uma mulher na Presidência e que não deu certo”.

Luciano Martins Costa: Uma história pela metade.

Imagem
Por Luciano Martins Costa Do Observatório da Imprensa Os 50 anos da TV Globo foram lembrados ao longo da semana que passou e celebrados no domingo (26/4), com uma festa para centenas de funcionários no Rio de Janeiro. As inserções de um quadro especial no  Jornal Nacional , comandado pelo apresentador e editor William Bonner, serviram para apresentar em doses diárias um resumo da história da emissora, com destaque para alguns episódios controversos em que foi protagonista.

Google estabelece portal para venda direta de patentes

Imagem
Sputnik News - 27/04/2015 Ferramenta de busca mais popular do mundo, o Google está prestes a estabelecer uma plataforma para comprar patentes diretamente junto a seus proprietários. O serviço direto vai excluir os chamados "trolls de patente", entidades que ganham dinheiro ameaçando entrar na justiça com ações de patente contra outras empresas. Os réus frequentemente acabam cedendo diante dos custos altíssimos dos procedimentos judiciais.

Paulo Nogueira: Como alguém tão tolo quanto Joaquim Barbosa pode ter chegado ao STF?

Imagem
Postado em   27 abr 2015 por :   Paulo Nogueira JB premiado pela Globo Como alguém tão tolo quanto Joaquim Barbosa pode ter chegado ao STF? Os tuítes que ele coloca esporadicamente em sua conta no twitter são um clássico da obtusidade desinformada. Aqueles com os quais ele entusiasmadamente felicitou a Globo pelos 50 anos merecem ser embalsamados, como Lênin, para ser desfrutados eternamente pela humanidade quando as pessoas quiserem rir.

Província do Paraná: Sitiados na Alep, deputados aprovam confisco da previdência dos servidores em primeira votação

Imagem
No blog do Esmael Os deputados estaduais acabaram de aprovar, por 31 votos a 21, em primeira votação, o confisco da poupança previdenciária dos servidores pelo governador Beto Richa (PSDB). Foram apresentadas dezesseis emendas ao projeto original que deverão ser analisadas na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira (28). Em seguida, o projeto voltará ao plenário para votação em segundo turno com uma redação final. Essa votação pode ocorrer ainda esta semana, na quarta-feira. Se aprovado, o projeto segue para sanção do governador. A votação ocorreu com as galerias da Alep vazias e o prédio cercado por mais de mil e quinhentos policiais. Confira a lista dos votantes:

Juiz Moro será denunciado ao CNJ por abuso de poder

Imagem
Posted by  eduguim  on 27/04/15 • Categorized as  Ativismo político Por Eduardo Guimarães - Blog da Cidadania Os mais de 3 mil comentários de apoio que os leitores desta página deixaram no  post anterior   fizeram do texto o que pretendia ser: um abaixo-assinado contra o juiz Sergio Moro. Como expliquei naquele texto, esses comentários servirão para que o Conselho Nacional de Justiça perceba que a reclamação que irá receber contra esse magistrado não saiu da minha cabeça, mas de sentimento de um setor da sociedade.

Os professores e os jagunços da mídia

Imagem
Por Altamiro Borges Diante das lutas dos trabalhadores, a mídia patronal sempre adotou um comportamento padrão. Num primeiro momento, ela invisibiliza as mobilizações. Assembleias, passeatas e greves não são notícias – e, como não aparecem no “Jornal Nacional” da TV Globo, elas não existem. Já num segundo momento, se a mobilização ganha força, a mídia simplesmente criminaliza a categoria. Os grevistas passam a ser culpados pelo congestionamento do trânsito – que são bem raros nos centros urbanos. Este padrão de manipulação é explícito na cobertura “jornalística” da greve dos professores de São Paulo, que já dura mais de 40 dias e enfrenta com coragem a intransigência do governador Geraldo Alckmin. Diferentemente da postura adotada nas marchas golpistas – quando a mídia tucana deu manchetes, fez roteiros para os manifestantes e até alterou a sua grade de programação (a TV Globo chegou a mudar o horário de partidas do campeonato paulista) –, a justa paralisação do professorado paulist

INFRAESTRUTURA: Pacote de R$ 150 bilhões vai reforçar recuperação do país

Imagem
Segundo deputado José Guimarães, Executivo deve anunciar verbas que serão destinadas a investimentos em projetos de concessão de aeroportos, rodovias e ferrovias por  Redação da RBA   publicado  27/04/2015 18:07 GUSTAVO LIMA/CÂMARA DOS DEPUTADOS Segundo deputado petista José Guimarães, pacote será anunciado nas próximas semanas São Paulo – O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse hoje (27), após reunião com lideranças da Casa, que o Executivo deve anunciar nas próximas semanas um pacote de infraestrutura cujo valor deve chegar a R$ 150 bilhões. Ele não especificou data . Guimarães comentou a reunião ministerial de sábado (25) e disse que "foi estratégica para reforçar a recuperação do país". A presidenta se reuniu com 13 de seus ministros, além de representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para discutir o pacote, entre outros temas. Segundo o líder