Ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra morre em São Paulo

O ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra, que apresentava programa na TV Cultura
Por REDAÇÃO, em 28/04/2015 · Atualizado às 11h18

Notícias da TV


O ator, diretor e apresentador Antônio Abujamra morreu em sua casa em São Paulo, deixando dois filhos e dois netos. À frente do programa Provocações, da TV Cultura, desde 2000, ele tem 49 anos de carreira na televisão. Formado em jornalismo e filosofia, Abujamra começou a trabalhar como crítico de teatro. Foi nos palcos que ele passou grande parte de sua vida. Na TV, um dos marcos de sua trajetória foi a interpretação do personagem Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, exibida pela Rede Globo, em 1989.


Sua última participação em um folhetim foi em uma trama da Record em 2009. Ele deu vida a Iago em Poder Paralelo, de autoria de Lauro César Muniz. Abujamra não estava fazendo tratamentos de saúde e foi encontrado morto pela família em sua residência no bairro de Higienópolis (zona oeste da capital paulista). A causa da morte e informações sobre o funeral ainda não foram divulgadas.
Ele nasceu em Ourinhos, no interior do Estado de São Paulo, em 1932 e completaria 83 anos em setembro. Sua estreia nos palcos aconteceu em 1961. Era reconhecido como um artista de muitas facetas por atuar em diferentes vertentes. Foi pioneiro por introduzir no Brasil os métodos teatrais de mestres como Bertolt Brecht e Roger Planchon. 
A morte foi confirmada pela TV Cutura e pelo sobrinho dele Samir Abujamra, que publicou uma mensagem no Facebook dando seu adeus ao tio. "Morreu meu ídolo, meu segundo pai, o homem que me fez ser artista. Tio Tó, Antônio Abujamra", escreveu o cineasta.

Comentários