Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 14, 2015

Contra as moscas barulhentas do ocidente

Imagem
Comitê de Ciência e Tecnologia, Partido Comunista Chinês, Xinxiang, província de Henan, China 13/2/2015,  [*] David Bandurski  -  China Media Project The buzzing flies of the West Traduzido da versão em  inglês pelo pessoal da  Vila Vudu Cartoon de um  website chinês : enxame de moscas corruptas,sob vigoroso ataque da China anticorrupção As extraordinárias medidas que a China emprega contra a corrupção, e os brilhantes resultados obtidos até aqui, já impressionaram todo o mundo e foram objeto de cobertura pelos veículos da imprensa-empresa internacional: os jornais  Times of India ,  Lianhe Zaobao de Cingapura e  South China Morning Post , de Hong Kong, todos mostraram sob luz positiva a campanha anticorrupção comandada pelo governo e pelo exército da China.

TSE nega pedido do PSDB para cassar mandato de Dilma

Imagem
Tribunal Superior Eleitoral entendeu que tucanos fizeram 'acusações genéricas' e sem apresentar 'indício de prova que pudesse justificar prosseguimento de ação' Por  Redação - M Portal A ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou monocraticamente o pedido protocolado no ano passado pelo PSDB para cassar o mandato da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Ainda cabe recurso da decisão, que pode vir a ser apreciado pelo plenário do tribunal. A ação apresentada pelos tucanos solicitava que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que ficou em segundo lugar na eleição presidencial de 2014, assumisse a Presidência da República.

Levy vai na contramão do mundo

Imagem
Do blog de  Zé Dirceu : Nosso ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse textualmente na cidade de Nova York que estava encerrada no Brasil a fase de política anticíclica. Falou exatamente no mesmo momento que o FED - Federal Reserve System (o banco central dos Estados Unidos) - deixa claro que não subirá os juros para não prejudicar a recuperação da economia norte-americana.

'Isso é uma piada', diz professor da USP sobre silêncio da Globo no caso HSBC

Imagem
Em entrevista à Rádio Brasil Atual, Vladimir Safatle afirma que ao guardar nomes de brasileiros com contas em Genebra a grande imprensa transforma o jornalismo "em uma grande brincadeira" por  Redação RBA   publicado  20/02/2015 MARCOS SANTOS / USP IMAGENS Safatle: “É inaceitável o tipo de silêncio tácito que está ocorrendo, salvo raríssimas exceções muito pontuais" São Paulo – O HSBC é um exemplo privilegiado de como corporações que estão no limite da criminalidade impõem na economia internacional seus interesses. O professor de filosofia da Universidade de São Paulo (USP) Vladimir Safatle indica a instituição financeira como exemplo de promiscuidade entre mercado financeiro, política e mídia, com raízes no crime, em entrevista à  Rádio Brasil Atual  hoje (20). “Desde sua criação, o banco tem as piores credenciais possíveis. Essa instituição bancária foi criada em 1860, depois da última guerra do Ópio entre Inglaterra e China, quando os ingleses

Saul Leblon : A mão da rua

Imagem
Em sucessivos plebiscitos, a população islandesa decidiu deixar a banca quebrar, estatizou a sobra e colocou banqueiros na cadeia. por: Saul Leblon  - Na Carta Maior A Islândia é uma nação diminuta perto do Brasil, uma espécie de Santa Catarina de gelo, com população menor que a de Jundiaí. Apenas 320 mil habitantes.   Se é possível dizer que essas características lhe dão flexibilidade para soluções impensáveis aos ‘baleias’ -- viver de turismo e pesca, por exemplo -- também é verdade que o seu poder de barganha é infinitamente menor.

Dilma usa “tática de quem rouba e grita ‘pega ladrão'”, diz FHC

Imagem
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rebateu nesta sexta-feira (20) as críticas feitas pela presidente Dilma Rousseff (PT) sobre as investigações do esquema de corrupção na Petrobras durante o governo do tucano (1995-2002). Ele também disse que a petista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm responsabilidades nas nomeações de diretores envolvidos no esquema de desvios na estatal.

DW: Atitude de Dilma irrita Indonésia

Imagem
Presidente rejeita receber credenciais de embaixador do país asiático, que classifica decisão como inaceitável e convoca diplomata de volta a Jacarta. Gesto é uma represália do Planalto à pena de morte para brasileiros. O governo da Indonésia divulgou uma nota de protesto contra a decisão da presidente Dilma Rousseff, que nesta sexta-feira (20/02), em cerimônia no Planalto, se recusou a receber as credenciais do novo embaixador do país asiático em Brasília.

Conheça o texto do acordo saído da reunião do Eurogrupo

Imagem
Este é o texto acordado na reunião do Eurogrupo de sexta-feira, disponível aqui e traduzido pelo Esquerda.net. 20 de Fevereiro, 2015 - 23:31h O Eurogrupo reitera a sua valorização em relação aos notáveis esforços de ajustamento feitos pela Grécia e pelo povo grego nos últimos anos. Durante as últimas semanas, realizámos, junto com as instituições, um intenso e construtivo diálogo com as novas autoridades gregas e atingimos hoje um terreno comum.

Eurogrupo acorda com a Grécia por quatro meses, governo grego considera uma “viragem”

Imagem
Antes do Eurogrupo, houve acordo prévio entre Alemanha, Grécia, Comissão Europeia, BCE e FMI. Em documento oficioso, que publicamos na íntegra, o governo grego afirma: “O dia de hoje marca uma viragem para a Grécia”. 20 de Fevereiro, 2015 - 22:38h Eurogrupo aprovou acordo de 4 meses com a Grécia ESQUERDA. NET O acordo foi possível graças a um acordo prévio entre Alemanha, Grécia, Comissão Europeia, BCE e FMI, que depois foi ratificado pelos restantes ministros das Finanças da zona euro.

Serviços secretos dos EUA e do Reino Unido espionam fabricante de chips de celular

Imagem
Novas denúncias de Edward Snowden apontam que NSA e agência britânica acessaram a rede interna da holandesa Gemalto, maior produtora de cartões SIM do mundo, interceptando dados e conversas telefônicas. A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) e a sua equivalente britânica GCHQ acessaram ilegalmente a rede interna da companhia holandesa Gemalto, a maior fabricante de chips para telefones celulares do mundo. O relatório com a denúncia foi divulgado nesta quinta-feira (19/02) no website The Intercept, que afirma ter tido acesso a documentos vazados pelo ex-consultor da NSA,  Edward Snowden .

Carta aberta ao povo brasileiro: liberdade de expressão em risco

Imagem
  Por Miguel do Rosário, postado em fevereiro 20th, 2015  Dirijo-me ao nobre e valoroso povo brasileiro, na qualidade de um cidadão atingido por uma absurda violência política, e que não afeta somente a mim, mas o coletivo e a própria liberdade de expressão de uma nação continental. Trata-se de  um processo movido contra mim  por Ali Kamel, empregado da família mais rica do país. Mais rica e que controla um dos maiores impérios de mídia do mundo. Não creio que, em nenhum país democrático (com exceção talvez da Itália, que tem o seu Berlusconi), exista um grupo que reúna tanto poder financeiro e midiático como a Globo.

Vermelho: Nossa homenagem aos 94 anos da Folha de S. Paulo

Imagem
  O  Notas Vermelhas  presta aqui sua comovida homenagem ao jornal Folha de S. Paulo , na passagem dos seus 94 anos de fecunda existência, sempre contra os trabalhadores, contra a democracia e pró-imperialista. A  Folha de S. Paulo  está em festa, nesta quinta-feira (19), o grupo que controla o jornal completou 94 anos, com a inauguração do jornal  Folha da Noite  em 1921. A Folha  reivindica para si mesma diversas virtudes: democrática, pluralista, moderna, etc. Podem ser até desejos sinceros a serem perseguidos (o que não acreditamos) mas o fato doloroso é que nenhuma destas virtudes você encontra na história e na trajetória do grupo Folha. Basta ver a postura da empresa em relação à Ditadura Militar. Como a  Folha  apoiou a ditadura

Ladislau Dowbor: A praga da violência coletiva

Imagem
A maldade não está essencialmente nas pessoas, mas nos sistemas de organização social que a transformam em ódio coletivo e a justificam. Ladislau Dowbor - na Carta Maior Nunca subestime o poder de pessoas estúpidas em grandes grupos Um aluno um dia me perguntou o que eu achava do homem: naturalmente bom mas pervertido pela sociedade, na linha do “bom selvagem” de Rousseau, ou esta desgraça mesmo que vemos por aí, em estado natural? Na realidade, não acho nem uma coisa nem outra. Acho que temos todos imensos potenciais para o bem e para o mal, para o divino e a barbárie. Cabe a nós, que trabalhamos com o estudo da sociedade e em particular das instituições, pensar o que faz a balança pender mais para um lado ou para outro. Pois deixando de lado alguns traumas e deformações individuais, domínio dos psiquiatras, aqui nos interessa a misteriosa bestialidade coletiva de grandes grupos sociais.

O dilema do “ocidente” depois da derrota em Debaltsevo: O que fazer de Poroshenko?

Imagem
18/2/2015,  [*]  Moon of Alabama The "West's" Dilema After Debaltseve: What To Do About Poroshenko? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Apesar de todos termos dado o melhor de Nós  −  do valente combate das forças militares e navais, da diligência e da assiduidade de Nossos funcionários públicos, e do devotado serviço de Nossos cem milhões de cidadãos  −  a situação da guerra desenvolveu-se não necessariamente para benefício do Japão. ( Imperador Hirohito   reconhecendo a derrota do Japão) Petro "Chocolatshenko" O presidente fantoche da Ucrânia, Petro Poroshenko deveria fazer discurso semelhante. Não há dúvida alguma de que a situação da guerra na Ucrânia desenvolveu-se não necessariamente para benefício de seu governo. Mas Poroshenko fez discurso (veja abaixo) muito mais delirante, muito mais sem-noção que a fala−cortina de Hirohito.

Dilma diz que investigação na Petrobras deveria ter começado nos anos 90

Imagem
Jornal GGN -   De volta aos holofotes da mídia, a presidenta Dilma Rousseff (PT) disse nesta sexta-feira (20) que a corrupção na Petrobras só está em apuração porque o atual governo não impede ou interfere em processos de investigação. Ela criticou a impunidade na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já que há indícios, na Operação Lava Jato, de que os esquemas ilícitos aconteciam, ao menos, desde 1997. Mas nada foi feito.  “Se em 1996, 1997 tivessem investigado e tivessem, naquele momento, punido, não teríamos o caso desse funcionário da Petrobras que ficou 20 anos praticando atos de corrupção. A impunidade - e isso, disse durante toda a minha campanha - leva a água para o moinho da corrupção. Acho que hoje um passo doi dado no Brasil. E isso temos olhar e valorizar. Hoje não tem engavetador-geral da República, não tem controle sobre a Polícia Federal, nós não nomeamos políticos para os cargos da Polícia Federal”, disparou.

Egito: a formação de uma sórdida ditadura

Imagem
Com apoio interno e externo, Abdel Fattah al-Sissi consolida um regime que só fará agravar o ciclo de repressão e radicalismo no Oriente Médio por  José Antonio Lima  - na Carta Capital Martin Bureau / AFP Sissi sorri ao receber o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian (à esq.), para assinar, em 16 de fevereiro, o contrato da compra de 24 caças Rafale Com o apoio das grandes potências, os aplausos dos ricos e poderosos e anuência de boa parte da população local, o marechal transformado em presidente Abdel Fattah al-Sissi está fazendo do Egito uma das ditaduras mais vis e opressoras da atualidade. Quatro anos depois da derrubada de Hosni Mubarak, o ciclo da Primavera Árabe se fechou no mais populoso dos países árabes. O antigo regime está de volta, ainda mais forte, e com mais poder nas mãos dos militares.

Alô, galera da CBN, vocês sabiam que o bicho já teve “O poste no ar” na Globo?

Imagem
Autor: Fernando Brito Não tenho a menor simpatia pela Beija-Flor, ao contrário. Nem pelo Teodoro Obiang, ditador da Guiné Equatorial, que “descobriram” agora e que querem jogar na história de corrupção das empreiteiras – que não dá um livro, dá uma coleção – também recém-descoberta. Obiango é um ditador? É. Uma das muitas ditaduras praticadas na África, com a ajuda do Ocidente, desde que faça-lhe bons negócios.

“Agradeça a contravenção”: a falta de transparência na parceria da Globo com os bicheiros do Carnaval

Imagem
por :   Kiko Nogueira Boni prestigia o título de 2015 com o bicheiro Aniz Abrahão David, dono da Beija Flor O Jornal Nacional de quinta-feira não surpreendeu quem esperava que os atores principais, William Bonner e Renata Vasconcellos, fossem tocar nos assuntos mais palpitantes da semana: o título da Beija Flor e o escândalo do HSBC. Nem uma palavra sobre os dois temas. No caso do banco, sabe-se que  sonegação é uma questão, para usar um eufemismo, delicada para a Globo . No do Carnaval carioca, a situação é igualmente embaraçosa, por motivos outros: a Globo é sócia daquilo tudo há décadas.

Se o Youssef é doleiro, o que é o HSBC?

Imagem
Autor: Fernando Brito Todo este caso da “Lava Jato” começou, todos sabem, com a investigação de operações de lavagem de dinheiro que envolviam o doleiro Alberto Youssef, já antes condenado (e perdoado por delação premiada) em episódios da mesma natureza. Foi daí que se descobriram que parte das remessas era de dinheiro obtido através de empreiteiras que prestavam serviços a Petrobras.

Síria: Parte de uma guerra maior

Imagem
Estado Islâmico é mantido por Israel, EUA, Qatar… Síria.  No dia em que o rei saudita Abdullah morreu, o braço armado que representa os sauditas na guerra contra a Síria – o  Jaish al-Islam  de Zahran Alloush – disparou foguetes contra Damasco. Alloush anunciou por Twitter que faria “chover centenas de foguetes sobre a capital durante o dia todo, em resposta à barbárie que o regime cometera com ataques aéreos no Ghouta”. A guerra entre Alloush e o governo de Bashar al-Assad tornou-se guerra menor, mas nem por isso é escaramuça menos mortal na guerra maior no Iraque e Síria. Os inimigos do Presidente Bashar al-Assad não são absolutamente gentis, e assaltam áreas civis sem descanso e com requintes de crueldade.

Deputado Pimenta: 'Caso HSBC pode ser maior esquema já detectado de corrupção do mundo'

Imagem
Deputado conta que começou a apurar o escândalo na terceira semana de janeiro e que no último dia 11 entregou material sobre o caso ao ministro Cardozo, da Justiça, pedindo providências por  Hylda Cavalcanti, da RBA   LEONARDO PRADO/PT.ORG.BR/REPRODUÇÃO Petista Paulo Pimenta afirma que já atuava no caso dias antes de o escândalo vir a público no Brasil Brasília – Foi na terceira semana de janeiro que o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – parlamentar que inicia seu terceiro mandato, mas não deixou de lado o hábito de jornalista – descobriu que estava sendo investigado em vários países o escândalo de contas abertas irregularmente por clientes do HSBC na Suíça. Ao acompanhar detalhes do caso, soube que existiam nomes de brasileiros entre os correntistas dessas contas e tratou de fazer suas próprias apurações. Pimenta contou, nesta tarde, durante entrevista concedida à  RBA , que no último dia 11, antes mesmo de os jornalistas terem acesso à notícia, ele já estava atuando

TCE aprova auxílio-moradia de R$ 4.377,74 para conselheiros. Crise só vale para os educadores?

Imagem
Fernando Guimarães relatou favoravelmente processo criando auxílio-moradia de R$ 4.377,74 mensais aos conselheiros. Eles ganham R$ 26,5 mil de salário ao mês. Órgão é presidido por Ivan Bonilha, aliado de Richa, que já concedeu a mamata para os juízes. Professores em greve dizem que trocariam salário pelo benefício dos conselheiros. Os conselheiros do Tribunal Faz de Contas (TCE), aqueles caras que se acham juízes, aprovaram hoje auxílio-moradia de R$ 4.377,74 por mês. O salário dos membros do Tribunal é de R$ 26,5 mil mensais. Com o auxílio-moradia saltará para R$ 30,8 mil por mês.

Luis Nassif: Internautas fazem trabalho dos jornais no caso HSBC

Imagem
Luis Nassif O caso HSBC é sintomático dos compromissos de alguns grupos de mídia com a transparência. Nos anos 80 e 90 teve início uma disputa sem regras no mercado financeiro internacional. Com a ajuda da rede de paraísos fiscais, grandes instituições passaram a reciclar toda sorte de dinheiro, de magnatas, traficantes, petrodólares, da corrupção política, da sonegação, do tráfico de pessoas e do caixa 2 em geral.

Paraguai quadruplica a importação de agroquímicos em quatro anos

Imagem
by  Daniella Cambaúva  on  19 de fevereiro de 2015  •  0 Comments De 8 milhões de quilos em 2009, o Paraguai passou a comprar 43 milhões de quilos de agroquímicos em 2013, segundo um estudo realizado pela organização da sociedade civil   Base Investigaciones Sociales (Base IS) . Apenas em herbicidas, o número subiu de 6 milhões de quilos para 32 milhões de quilos neste período. O grande problema é que, enquanto a quantidade de produtos químicos aumenta, crescem também as denúncias de problemas de saúde possivelmente ocasionados pela contaminação do cultivo, do solo, da água e do ar. No dia 2 de fevereiro, María Helena Benítez, atleta paraguaia de 16 anos, morreu internada no Hospital de La Plata, na Argentina, enquanto esperava para fazer um transplante de medula óssea (no Paraguai, nenhum hospital público faz transplante de medula óssea). Ela sofria de aplasia de medula óssea, doença que compromete a produção dos elementos do sangue. María Helena, antes de a doença ser diagn

O Globo mente em manchete para sacralizar Moro

Imagem
  A manchete da página três de  O Globo  desta quinta-feira (19), " Moro denuncia ‘interferência’  ", é mentirosa. Para desmascará-la não é preciso muito esforço: basta ler a própria matéria. Os demais jornalões e veículos da mídia hegemônica, com poucas nuances, repetem a mesma mentira. 

Tempos de tensão cada vez mais elevada (II)

Imagem
A inação tanto do governo como do próprio partido da presidente brasileira, o PT, abrem espaço para que as pressões sejam exercidas praticamente sem reação Eric Nepomuceno - na Carta Maior O segundo mandato presidencial de Dilma Rousseff mal começou, e pelo andar da carruagem tudo indica que teremos pela frente quatro longos anos de pressão e tensão. Embora tenha saído fortalecida das eleições de outubro, a oposição continua sem norte e sem outro rumo que os ditados pelo mais banal ressentimento. Mas é visível outro fortalecimento, o da oposição praticada pelos grandes conglomerados de comunicação que agem sempre em defesa de grandes grupos econômicos. Não há limites para a manipulação de informações, para distorções aberrantes. E se nesse campo há semelhanças evidentes entre o que acontece aqui e o que ocorre na Argentina, também há ao menos uma diferença essencial: tanto a rede pública de rádio e televisão como meios que praticam jornalismo de apoio crítico ao governo têm

Maduro cita golpe, confirma prisão de prefeito e pede ‘punho de ferro contra conspiradores’

Imagem
Claudia Jardim De Caracas para a BBC Brasil Maduro reforça discurso sobre suposto golpe e diz que atuará com 'punho de ferro contra conspiradores' O prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, foi detido pelo Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) em seu gabinete na noite desta quinta-feira. O próprio presidente venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou a prisão do político e disse que ele terá de "responder por delitos cometidos contra a segurança e a Constituição do país".

Implicações estratégicas da batalha por Debaltsevo (ATUALIZADO)

Imagem
Novorrússia: vitória de dimensões históricas 19/2/2015,  The Saker , The Vineyard of the Saker The strategic implications of the battle for Debaltsevo (UPDATED) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO   The Saker Os novorrussos estão no controle de Debaltsevo ( oficialmente 90%  oficialmente  100% ,  à meia-noite GMT). Mais importante que isso: já não há qualquer resistência organizada. Fontes russas dizem que cerca de mil soldados da junta recusaram-se a render-se e permanecem escondidos ou fugiram para o extremo sul do caldeirão. Os novorrussos nem se deram o trabalho de caçá-los ou de responder ao fogo deles, esporádico (e errático): apenas esperam que a fome e o frio os faça aparecer. Porta-voz dos novorrussos informou que todas as comunicações entre as forças da junta no caldeirão e seus comandos foram cortadas. Estações de TV russas estão mostrando imagens de soldados novorrussos  hasteando sua bandeira no centro da

Oba, oba! Tem mico na Guiné! Deu zebra no Obiang da Globo!

Imagem
Autor: Fernando Brito Vocês me perdoem o tom “José Simão” deste post. Mas não dá para ser outro. Eu estava achando surrealista esta história do criminoso patrocínio do ditador da Guiné Equatorial à Beija-Flor. Nunca vi isso, até porque nunca fizeram críticas ao bicheiro – e acusado de mandante de homicídios – Anísio Abraão patrocinar a escola.

EUROPA: Crise econômica é responsável por crescimento de suicídios no Reino Unido

Imagem
EFE  |  LONDRES 19 FEV 2015 O número de suicídios no Reino Unido aumentou em 2013 e chegou a 6.223, 4% a mais que no ano anterior e o número mais alto em uma década, em certa parte por conta do desemprego e dos efeitos da crise econômica, informou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). Ao apresentar sua análise periódica, a ONS assinalou que 78% das pessoas que se suicidaram foram homens, especialmente entre 45 e 59 anos, e a região britânica mais afetada foi o norte da Inglaterra, muito castigada pela recessão. Crise econômica aumenta número de suicídios no Reino Unido. EFE/Facundo Arrizabalaga Em 2013, 19 de cada 100 mil mortes de homens foram por suicídio -25 de cada 100 mil no caso do grupo entre 45 e 59 anos-, a maior proporção desde 2001, comparado com 5,1 das de mulheres. Os métodos mais utilizados foram "enforcamento, estrangulamento e asfixia", usados por 56,1% dos homens e 40,2% das mulheres.

Após reunião com governo, professores do PR decidem continuar em greve

Imagem
Por  Aline Leal  Edição: Fábio Massalli  Fonte: Agência Brasil Depois de reunião com o secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Eduardo Sciarra, na tarde de hoje (19), os professores das redes estadual e municipal de ensino básico decidiram continuar a greve, que teve início no dia 9 de fevereiro, data em que estava programada a volta às aulas de quase 1 milhão de estudantes. Mesmo assim a categoria avalia que houve vitórias com a negociação desta quinta-feira.