Dilma usa “tática de quem rouba e grita ‘pega ladrão'”, diz FHC
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rebateu nesta sexta-feira (20) as críticas feitas pela presidente Dilma Rousseff (PT) sobre as investigações do esquema de corrupção na Petrobras durante o governo do tucano (1995-2002). Ele também disse que a petista e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm responsabilidades nas nomeações de diretores envolvidos no esquema de desvios na estatal.
“A excelentíssima presidente da República deveria ter mais cuidado. Em vez de tentar encobrir suas responsabilidades, jogando-as sobre mim, que nada tenho a ver com o caso, ela deveria fazer um exame de consciência. Poderia começar reconhecendo que foi no mínimo descuidada ao aprovar a compra da refinaria de Pasadena e aguardar com maior serenidade que se apurem as acusações que pesam sobre o seu governo e de seu antecessor”, declarou o ex-presidente em nota.
Na manhã desta sexta-feira, a presidente Dilma disse que se casos suspeitos de corrupção na Petrobras tivessem sido investigados durante o governo de FHC entre 1995 e 2002, já na década de 1990, o esquema descoberto pela operação Lava Jato que envolve a estatal não ocorreria. Sem citar nomes, Dilma se referiu a delação do ex-gerente da estatal Pedro Barusco, que afirmou, em delação premiada, que começou a receber propina da SBM Offshore, uma fornecedora da petrolífera, em 1997.
FHC também disse que Dilma usou “tática infamante da velha anedota do punguista que mete a mão no bolso da vitima, rouba e sai gritando ‘pega ladrão!'”.
Comentários