Postagens

Mostrando postagens de novembro 17, 2014

Interrogatório de Sócrates está a correr "muito bem" e é retomado às 9h15

Imagem
ROMANA BORJA-SANTOS   23/11/2014 - 21:19 Ex-primeiro-ministro vai passar uma terceira noite no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa. O advogado João Araújo tem sido o único a falar com os jornalistas  ENRIC VIVES-RUBIO José Sócrates vai passar uma terceira noite nos calabouços da PSP. Eram 20h45 quando o seu advogado, João Araújo, deixou o Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, e informou que o primeiro interrogatório judicial será retomado às 9h15 de segunda-feira. Neste domingo, passaram mais de 12 horas no Campus de Justiça.

John Pilger: O cerco a Julian Assange é uma farsa

Imagem
O cerco do Knightsbridge é uma farsa. Durante dois anos, uma presença policial exagerada e custosa em torno da embaixada equatoriana em Londres não serviu a qualquer finalidade. Sua presa é um australiano não acusado de qualquer crime, um refugiado de injustiça brutal cuja única segurança é o espaço que lhe é dado por um corajoso país sul-americano. O seu verdadeiro crime é ter iniciado uma onda de revelações de verdades numa era de mentiras, cinismo e guerra. Por John Pilger Agência Efe Julian Assange na embaixada equatoriana em Londres A perseguição a Julian Assange deve terminar. Mesmo o governo britânico acredita claramente que deve terminar. Em 28 de outubro, o vice-ministro dos Estrangeiros, Hugo Swire, disse ao Parlamento que "receberia com satisfação" a promotora pública sueca em Londres e que "faríamos absolutamente tudo para facilitar isso". O tom era impaciente. A promotora pública sueca, Marianne Ny, recusou-se a vir a Londres para interrogar Ass

Radicalismo pró-golpe de Veja reforça opção Requião para as Comunicações

Imagem
Do blog do Esmael Quem não se lembra da capa da revista Veja,  edição de 25 de maio de 2011 , na qual calculava que os estádios ficariam prontos somente em 2038? Seria tranquilo, se o semanário tivesse apenas errado na matemática. Mas não foi como se pôde verificar nas edições seguintes em que o esforço era para incriminar Dilma Rousseff. A tentativa era – e é — derrubar a presidenta democraticamente reeleita em 26 de outubro.

Cerca de 60 alemães morreram lutando pelo "Estado Islâmico"

Imagem
Em entrevista, diretor de serviço de espionagem alemão afirmou que pelo menos 550 alemães se juntaram ao grupo radical islâmico em regiões de conflito e reconheceu haver risco de que atentados aconteçam na Alemanha. Pelo menos 60 alemães morreram lutando pelo grupo jihadista "Estado Islâmico" (EI) em regiões de conflito, sendo que no mínimo nove deles foram autores de atentados suicidas, informou neste domingo (23/11) Hans-Georg Maassen, diretor do Departamento Federal de Proteção da Constituição (BfV, sigla em alemão), órgão alemão de inteligência de atuação interna.

Mudança de economia é o que deve cair do céu semana que vem e que não faz demagogia

Imagem
Autor: Fernando Brito Entre segunda e sexta-feira é provável que aconteçam mudanças importantes na economia brasileira. Não, não estou falando sobre as “previsões do mercado” sobre a economia brasileira com Joaquim Levy, Nélson Barbosa ou outro nome capaz de acalmar os apetites das finanças. Algo mais importante, no curto prazo, do que o quanto o Ibovespa vá registrar.

Por que tantas especulações em torno de Toffoli?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Teoria conspiratória? Só o Sombra sabe o que se passa no coração dos homens, dizia uma antiga história em quadrinhos. Isto posto,  fora o Sombra, ninguém tem condições de dizer o que se passa no coração de Dias Toffoli, do STF – exceto ele mesmo. Essa pergunta ganhou vulto nas últimas semanas, depois que Toffoli foi colocado no  centro de uma alegada conspiração para derrubar Dilma no tapetão.

Viagem a uma nova Bolívia

Imagem
Como a nacionalização dos setores estratégicos, imposta pelo governo de Evo Morales, permitiu redistribuir riqueza, impulsionar a economia, modernizar a infraestrutura, duplicar o PIB per capita, reduzir a dívida pública, criar emprego.  Por Ignácio Ramonet Para o viajante que volta à Bolívia após alguns anos de ausência, e que caminha lentamente pelas ruas estreitas de La Paz – cidade marcada por ravinas escarpadas a quase quatro mil metros de altitude – as transformações saltam aos olhos: já não se veem pessoas a pedir esmola, nem vendedores informais que enchiam os passeios. As pessoas vestem-se melhor, têm um ar mais saudável.

O samba caipira resiste em Quadra, no interior de São Paulo

Imagem
Descendentes dos antigos sambeiros preservam ritmo e criação. A Quadra do Bom Jesus/ Cidade que o povo adora/ É na cidade de Quadra/ Que o Samba Caipira mora (João de Ditão) por  Mauricio Sérgio Dias. Fotos: Adriano Ávila   na RBA O batuque corria nos passos dos casais. Eram mais ou menos 40 pares atravessando dias de festa, noite e dia no bailado. No palco improvisado os grupos se revezavam, vindo dos mais diferentes lugares: de Areia Branca, do bairro da Estância, do Varzeão, do Guaraná e mesmo de outras cidades, como Itapetininga e Guareí. A música era o samba caipira, tocado nas caixas, no sambão, no reque-reque, nas palmas e na voz. Os versos eram dos sambeiros mesmo, às vezes já compostos, às vezes tocados no improviso.

Perguntas ao futuro do governo Dilma

Imagem
É possível ser governo e colocar a história em banho-maria? E nesse fogo brando, entregar aos centuriões do mercado o comando de setores chaves da economia? por: Saul Leblon   É possível ser governo e colocar a história em banho-maria? E nesse fogo brando, entregar aos centuriões do mercado o comando de setores chaves da economia, sem perder o poder da iniciativa política na sociedade? É possível  trazer os conflitos  de classes para dentro da equipe de governo, entregando ao dinheiro organizado  a cogestão do mandato, e ainda assim avançar para construir uma hegemonia que dê ao campo progressista a  capacidade de, no passo seguinte, inverter a sensação atual?

Porta voz do General Figueiredo solta a voz na Globo

Imagem
Alexandre Garcia critica eleitores de Dilma e causa mal-estar na Globo Alexandre Garcia no Bom Dia Brasil da última sexta-feira, em que opinou sobre o exibicionismo na web Por  DANIEL CASTRO , em 23/11/2014 · Atualizado às 14h10 Um comentário feito pelo jornalista Alexandre Garcia em uma rede de emissoras de rádio na semana passada está causando um tremendo mal-estar na Globo. O comentarista afirmou que os "53 milhões de eleitores" que votaram em Dilma Rousseff são "cúmplices" da corrupção na Petrobras, porque as denúncias envolvendo a estatal são conhecidas desde o início do ano. Na Globo, o comentário foi visto como agressivo, exagerado e inoportuno.

Acordo Rússia-China pode matar as exportações dos EUA de Gás Natural Liquefeito (GNL)

Imagem
Xi Jinping e Vladimir Putin assinam acordo de gás (maio/2014) Rússia e China assinaram   dois grandes  acordos de gás natural nos   últimos seis meses , depois que a Rússia moveu seus interesses na direção leste, como reação contra as sanções e à crescente tensão em suas relações com a Europa, atualmente o maior mercado importador da energia russa.

Contra as ameaças do capitalismo

Imagem
22/11/2014,  [1] Ursula K. Le Guin,  Truthdig , Vídeo 6”08’ Science Fiction Writer Ursula K. Le Guin Movingly Warns Against the Dangers of Capitalism (Video) Excerto da transcrição traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Cerimônia em que Le Guin recebeu a Medalha de Honra por sua Contribuição às Letras nos EUA, na 65ª. edição anual National Book Awards “Acho que vêm por aí tempos difíceis, quando todos desejaremos ouvir a palavra de escritores que vejam caminhos à frente, além e adiante do que vivemos hoje, e possam ver através da nossa triste sociedade trêmula de medo e de suas obsessivas tecnologias, e vejam lá outros modos de ser, e consigam imaginar fundamentos firmes para alguma esperança”.

Luis Nassif: Se Levy tocar, Dilma dança

Imagem
Luis Nassif Ministérios são locais de acertos políticos. Sem minimizar a competência técnica, é onde se montam as alianças com partidos e grupos de interesse - dos setores econômicos aos sociais. Não se governa isolando-se em uma frente única - seja de esquerda ou de direita. Mas há uma área crucial que é a econômica. É por aí que se define o ritmo do governo. De certo modo, é o gestor econômico que seleciona as prioridades, não apenas nos limites orçamentários, mas nos critérios de cortes.

Folha esconde dos leitores os cinco inquéritos contra Eduardo Cunha

Imagem
Jornal GGN –  O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está cotado para presidir a Câmara no próximo biênio. Ele é bem visto pelos demais deputados, pela forma que nomeia aliados e controla comissões e pelo enfrentamento à presidente Dilma. “A própria presidente fortaleceu a candidatura de Eduardo ao fazer dele um inimigo. Todos os insatisfeitos com o governo votam nele", disse para a Folha o ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP). O perfi benevolente esconde dos leitores a extensa lista de inquéritos contra Eduardo Cunha, de falcatruas na Telerj, no governo Collor, a golpes na Cehab, com Antonio Garotinho e manobras de sonegação de ICMS. 

DILMA TENTA EVITAR ARMADILHA DE JANGO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ao trazer Joaquim Levy para governo, presidente procura alternativa à solidão política que ajudou no desastre final de João Goulart

Justifica fazer dramalhão contra Kátia Abreu na agricultura?

Imagem
Agronegócio Por:  Zé Augusto do blog Os Amigos do Presidente Lula O bom da nossa militância é a paixão com que defendemos nossas causas. Tem gente que nunca plantou um xuxu na vida, mas "veta" apaixonadamente a possível escolha da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura, seja por ideologia, seja por solidariedade a companheiros do MST que discordam da escolha. 

Cunha pede dinheiro a empresas até para outros candidatos

Imagem
O j ornal Folha de S.Paulo  deste domingo (23) traz um perfil de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cotado para ser presidente da Câmara dos Deputados. Uma das revelações é que Cunha pede a empresas doações para outros candidatos além dele. Com isso, monta uma “uma cadeia de agradecimentos”. Eduardo Cunha (foto: divulgação) Eduardo Cunha (foto: divulgação) O executivo de uma grande empresa disse à Folha que este ano recebeu de Cunha pedido para fazer doações a um grupo de 20 a 30 candidatos a deputado, a maior parte do Rio, de Minas Gerais e do Nordeste. Foi assim que o líder do PMDB montou “uma cadeia de agradecimentos” dentro do Congresso, segundo o executivo, que não quis ter seu nome publicado nem contar a quantos indicados de Cunha deu dinheiro. A lista de beneficiários inclui até rivais que já lhe fizeram oposição dentro do partido, como os deputados Gastão Vieira, do Maranhão, e Renan Filho, de Alagoas. Renan ganhou a presidência de uma comissão que cuidou da Copa. Gastão recebeu

Cadê a análise autocrítica da esquerda?

Imagem
Em meio a sofrida vitória da Dilma, a esquerda sofreu duros reveses, como a eleição de um Congresso mais conservador e a diminuição das bancadas do PT e PCdoB. por Emir Sader Em meio a sofrida vitória da Dilma, a esquerda sofreu duros reveses. A própria vitória apertada é um chamado de atenção, que tem que recair sobretudo na falta de democratização dos meios de comunicação, erro fundamental do governo, que quase leva ao fim do ciclo de governos progressistas no Brasil. Mas a seu lado há outros reveses significativos, como o de um Congresso mais conservador, de diminuição das bancadas da esquerda – do PT mas, pior ainda, a queda de 50% da bancada do PCdoB -, com a derrota de muitos importantes parlamentares de esquerda. Por mais que o financiamento privado das campanhas pese, ele teve o mesmo efeito da eleição anterior, mas o resultado é claramente pior, revelando uma perda de representatividade dos parlamentares da esquerda, como resultado do desgaste das campanhas da mí

“Mostra fotos do filho para ela chorar”: a brasileira Maria, Regina Casé e a Globo

Imagem
por :   Paulo Nogueira Maria e Casé a Globo, nos dias de comoção pela morte do dançarino DJ Um  vídeo  comoveu as pessoas neste final de semana nas redes sociais. A estrela é Maria, mãe do dançarino DJ, assassinado pela polícia do Rio há alguns meses. Num debate sobre questões dos negros, ela falou sobre a maneira como a mídia tratou a morte de seu filho. Mais especificamente, a Globo e Regina Casé. Regina Casé comanda o Esquenta, programa da Globo no qual DJ fazia algumas participações.

Por que o governo de Minas transferiu aeroporto de Claudio para a prefeitura?

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Leio no noticiário de hoje que o governador de Minas Gerais, Alberto Coelho, decidiu, no apagar das luzes de sua gestão, transferir a administração do aeroporto de Claudio, no interior do estado, para a prefeitura. Antes, estava sob controle do governo estadual. Por que Coelho fez isso? A imprensa brasileira, notoriamente tucana, não irá perguntar. Então as redes sociais terão obrigação de fazê-lo.

Cidades inteligentes devem ir além da tecnologia, diz urbanista

Imagem
Ricky Burdett, diretor do programa LSE Cities e da conferência sobre gestão urbana Urban Age, que acontece nesta semana em Nova Déli, falou à Deutsche Welle sobre os desafios de uma cidade justa e sustentável. Organizado pelo programa LSE Cities da London School of Economics and Political Science (Escola de Economia e Ciência Política de Londres) e pela Sociedade Alfred Herrhausen, o fórum Urban Age (Era Urbana) é uma conferência internacional interdisciplinar que investiga vários aspectos das cidades e do ambiente urbano.

Samantha Power alerta contra “fadiga da intervenção”... e aparece fantasiada de líder de gangue em canal “jovem”!

Imagem
20/11/2014,  [*]  Moon of Alabama Samantha Power Warns Against Intervention Fatigue, Performs In “Rise Up” Stun t Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido na tendinha do Cudum:  Um canal de televisão que só mostrará “protestos de jovens”, 24 horas por dia, sete dias por semana. Haja “protestos”! :-D)) Coróóóózes! A “realidade” perdeu TOTALMENTE A VERGONHA. O Quadrado dos Loucos, agora, vai é adorááááá! KKKKKKKK.  Avisa lá, Bruno Cava! Avisa a Ivana! 8-D)) ISIS   chegou à Líbia (CNN) –  A bandeira negra do ISIS tremula acima dos prédios do governo líbio. Carros de polícia exibem o brasão da “organização”. O estádio de futebol é usado para execuções públicas. Cidade na Síria ou no Iraque? Não. Uma cidade na costa do Mediterrâneo, na Líbia (vídeo acima, em inglês).

“Na periferia da Europa, a mudança começa a sorrir”

Imagem
No comício “Unidos contra a austeridade”, Syriza, Podemos, Sinn Féin e Bloco de Esquerda reafirmaram os seus laços de solidariedade nas lutas contra a austeridade. Pablo Iglesias fez a revelação dos “cinco ingredientes da poção mágica do Podemos”. Foto Paulete Matos Marisa Matias abriu o comício que juntou centenas de pessoas em Lisboa com várias referências às mobilizações dos últimos três anos contra a troika e a austeridade. Mas também à necessidade de uma “luta que é internacional” e que juntou esta sexta-feira representantes de partidos da esquerda de Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal.

O estilo Dilma de escolher o novo ministério

Imagem
22 de novembro de 2014 | 04:13  Autor: Miguel do Rosário O ministério pode ser novo, mas o estilo do governo continua o mesmo. Comunicação zero. Os novos nomes estão sendo vazados para a mídia à seco, sem que o governo dê uma palavrinha sobre os planos subjacentes às respectivas pastas. Fazenda? Joaquim Levy. Ponto final. Não aparece um porta-voz (até porque não existe), nem secretário de imprensa (que também não existe), para dizer aos brasileiros que, independente do nome, o ministro vai seguir as diretrizes A ou B. Agricultura? Katia Abreu. Ponto final.

MST: Governo Dilma abandonou a Reforma Agrária

Imagem
Em entrevista, Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional, afirma que o MST vai intensificar as jornadas de luta contra a ofensiva do capital. Iris Pacheco, da página do MST   05/09/2013 O governo Dilma apresenta o pior índice de desapropriação de terras dos últimos 20 anos. Em 2012, apenas 28 imóveis rurais foran alvo de decreto. Em 2013, nenhum imóvel foi desapropriado até ao momento. Durante o primeiro semestre desse ano, movimentos sociais do campo realizaram diversas jornadas de lutas, com pautas conjuntas ou específicas, colocando a necessidade urgente do governo realizar a Reforma Agrária no Brasil. De acordo com Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional do MST, o governo abandonou a Reforma Agrária e absteve-se de cumprir a sua obrigação constitucional.

MST manda recado com ocupação no Rio Grande do Sul: Kátia Abreu, seja bem-vinda!

Imagem
Da Página do MST Na manhã deste sábado (22), cerca de 2 mil jovens dos movimentos sociais do campo ocuparam a Fazenda Pompilho, com 2 mil hectares de cultivo de milho transgênico na cidade de Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, à beira da BR 158, que liga a região ao oeste de Santa Catarina.

Quem mudou? Kátia Abreu ou o MST?

Imagem
Kátia não planta e se beneficia de esquema No vermelho,  23 DE NOVEMBRO DE 2009   A reportagem da revista Carta Capital que denuncia suposto privilégio da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) na aquisição de terras no Estado repercute na imprensa nacional.

Dança da chuva reúne cerca de 200 pessoas em São Paulo

Imagem
Organizadores do evento de protesto contra crise hídrica na capital paulista queriam bater recorde irlandês de maior dança da chuva do mundo, mas comparecimento não foi suficiente. Chuvisco no final animou participantes. Cada gota que caía do céu era recebida com intensa comemoração pelas cerca de 200 pessoas que participaram de uma dança da chuva no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), nesta sexta-feira (21/11). Com os rostos pintados, chocalhos e adereços indígenas, o grupo começou a concentração com um batuque e a apresentação musical de um saxofonista. Os organizadores, cinco estudantes de publicidade, promoveram um ensaio, para ir animando o público.

A Colômbia e seu instável e delicado equilíbrio

Imagem
Tudo que foi alcançado até agora nas conversas de paz na Colômbia esteve por um fio com o sequestro do general Rubén Darío Alzate Mora. Eric Nepomuceno  Nunca antes qualquer tentativa de se chegar a um acordo de paz entre governo e guerrilha chegou tão longe – e, portanto, tão perto de uma solução – como o diálogo iniciado pelo presidente Juan Manuel Santos e o alto comando das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARC, há dois anos. E de repente, tudo pareceu, uma vez mais, ir a pique: na tarde do domingo 16 de novembro, o general Rubén Darío Alzate Mora foi seqüestrado, na companhia de um cabo do Exército e de uma advogada, num povoado perdido nas margens do rio Atrato, nos confins da selva, região onde atuam tanto as FARC como remanescentes de outro grupo guerrilheiro, o Exército de Libertação Nacional (ELN), e várias quadrilhas de traficantes de droga.

O culto aos “especialistas em China”

Imagem
23/10/2014,  [*] Thorsten Pattberg ,  Speaking Freely, Asia Times Online “ The rising cult of China experts ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Pergunte a você mesmo: quando você encontrou alguma matéria, coluna, ensaio, o que for, assinado por analista chinês não “dissidente”, publicado em qualquer dos jornais e noticiosos e telejornais redigidos no idioma de seu país [no nosso caso: em língua portuguesa]? Nem precisa pensar muito: você jamais leu, nunca. O cerco  orwelliano  é total, apertado, absoluto. Sobre a China, o cidadão comum não lê, no ocidente, absolutamente nada que preste. Nada. Zero. PEQUIM – Há alguns anos, encontrei um alemão, em Harvard, que se vangloriava do próprio “engajamento” na luta política, de uma palestra que daria em  New York City , de como trabalhava duro a favor da liberdade para o Tibete e sanções contra a China. Que não havia direitos humanos na China – ensinou-me ele. Fiquei impression

A LIÇÃO FINAL DE MÁRCIO THOMAZ BASTOS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ao apresentar, no primeiro dia, a proposta de desmembrar AP 470, ele deixou claro o caráter político do "julgamento do século" Personagem destacado em mais 50 anos de disputas jurídicas e políticas, Márcio Thomaz Bastos (1935-2014) deixou lições de luta sob a ditadura militar — e também sob o regime democrático. Teve um papel destacado na defesa dos direitos humanos e na denúncia da tortura e, após a democratização, atuou pela ampliação das liberdades e direitos do cidadão. Advogado dos maiores empresários  do país, seus honorários na casa de 7 dígitos eram um lenda entre colegas mas não impediram sua opção política pelo Partido dos Trabalhadores, o que fazia dele uma dessas personalidades raras, intimamente tolerantes, capazes de mascar chiclete e andar ao mesmo tempo.

José Sócrates: uma carreira cheia de suspeitas

Imagem
MARGARIDA GOMES   22/11/2014 - 22:35 Ex-primeiro-ministro era visto como possível candidato a Presidente da República  MIGUEL MANSO A vida académica e política de José Sócrates, sobretudo os seis anos em que esteve à frente de dois governos (o primeiro com maioria absoluta), foi ensombrada por imensas polémicas, que regressam agora com a sua detenção à saída de um avião que o trouxe de Paris, a capital europeia que escolheu para viver depois de ter perdido para o PSD as eleições legislativas de 2011.

Brasil Carinhoso garante presença de 703 mil crianças do Bolsa Família em creches

Imagem
O  Brasil Carinhoso , estratégia central de atenção à primeira infância do  Plano Brasil Sem Miséria , garantiu a presença, neste ano, de 703 mil crianças de zero a três anos do  Bolsa Família  em creches. Isto representa quase 20% da quantidade de meninos e meninas desta faixa etária que participam do programa de transferência de renda. Por meio da ação, o governo federal dá estímulos financeiros às prefeituras para quem aumentem o acesso da população mais pobre aos serviços de educação infantil. Historicamente o percentual de crianças de baixa renda matriculadas em creche é menor do que a média nacional.

Zumbi dos Palmares em sete canções

Imagem
Esta quinta-feira (20) marca a data em que o líder quilombola Zumbi dos Palmares foi assassinado em 1695. Símbolo de luta e resistência pela liberdade dos povos, Zumbi é até hoje uma referência no combate ao racismo e a outras formas de preconceito.  Carlos Latuff   Também na cultura brasileira a figura de Zumbi é forte e presente. Selecionamos sete canções que homenageiam não só o líder quilombola, mas a resistência do povo brasileiro. A canção  Negro Zumbi  de Leci Brandão faz a seguinte homenagem: “Zumbi, o teu grito ecoou/ no Quilombo dos Palmares/ como um pássaro que voou/ tão liberto pelos ares/ um grito de dor e de fé/ ficou registrado na nossa história/ pela luta, pelo axé/ pela garra, pela glória/ negro Zumbi” Confira as sete canções: 

O tucano que iluminou o Brasil

Imagem
Posted by  eduguim  on 22/11/14 • Categorized as  Opinião Ricardo Semler tem o perfil tucano padrão. Rico, 55 anos, paulista, empresário de renome, é hoje vice-presidente da Fiesp, além de CEO (executivo-chefe) e sócio majoritário da empresa Semco S/A. E não tem apenas perfil tucano; é filiado ao PSDB. E das antigas. Filiou-se quando Franco Montoro presidia o partido. Semler tornou-se conhecido por ter implantado em sua empresa fórmulas inovadoras de gestão empresarial. Sob sua gestão, o faturamento da empresa subiu de quatro milhões de dólares em 1982 para 212 milhões de dólares em 2003. A revista TIME elegeu o executivo paulista como um dos “100 Jovens Líderes Globais”, em 1994. O Fórum Econômico Mundial também o apontou em trabalhos semelhantes. Foi exaltado como gestor pelo Wall Street Journal – como “Empresário do Ano na América Latina”, em 1990, e “Empresário do Ano no Brasil”, em 1992.