Postagens

Mostrando postagens de julho 29, 2014

Agenda internacional da semana de 3 a 10 de agosto de 2014

Imagem
Flávio Aguiar, de Berlim Gaza A semana continuará a ser dominada pelos acontecimentos em Gaza. Israel anuncia que sua missão está “quase completa”. Resta saber qual é a missão. Supostamente, a de destruir ou prejudicar o máximo possível as instalações subterrâneas do Hamas em Gaza, além de matar o máximo de militantes do braço armado da organização. Mas ao lado destes, não se pode deixar de considerar o objetivo – implícito ou explícito – de arrasar a infraestrutura civil de Gaza. Além dos milhares de civis mortos – em grande número, mulheres e crianças -, o bombardeio de três escolas/refúgios da ONU, a destruição de um terço dos hospitais da Faixa e de 29 ambulâncias, e o estrangulamento do processo de paz. As informações (na mídia do Ocidente) sobre o estado interno de Israel são igualmente horripilantes: perseguição/hostilização a quem se oponha à guerra, até com ameaças de perda de emprego, ameaças de agressão física, coisas, enfim, que no pass

Vida Simples

Imagem
Posted on  04/08/2014  by  Fernando Nogueira da Costa A história da  vida simples , na sociedade consumista norte-americana, passou pelas comunas hippies dos anos 1960, seguidas pela ascensão do movimento anticonsumista ecologicamente consciente dos anos 1970, cujo objetivo era “ obter o máximo de bem-estar com o mínimo de consumo ”. A  filosofia da “simplicidade voluntária”  promovia o  consumo consciencioso  em vez do  consumo conspícuo  e uma  vida exteriormente simples, internamente rica . Mas será que nós do século XXI podemos  viver uma vida boa sem tirar a carteira do bolso  a todo instante?

O “Zen” das frutas e legumes poloneses

Imagem
4/8/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ Zen of Poland’s fruits and veggies ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Rússia suspende importação de legumes, verduras e frutas da Polônia a partir de 4/8/2014 Para mandar um recado, ignore o gângster-chefe e chute primeiro o guarda-costas – eis um velho moribundo método da guerra fria, que a Rússia pode estar ressuscitando, ao notificar a Polônia de que está suspendendo a importação de frutas e legumes daquele país, medida que entra em vigor hoje, ao mesmo tempo em que medidas similares estão sendo consideradas contra os países da União Europeia em conjunto.   [1] A Rússia diz que foram violadas as condições sanitárias, mas, se,  como suspeita a  Voice of America ,   Moscou está apenas chutando deliberadamente um dos guarda-costas dos EUA, os norte-americanos não poderão fingir que não perceberam ou não entenderam o recado. A decisão de Moscou equivale a ch

Cenário mundial prejudica crescimento da América Latina em 2014

Imagem
As economias da América Latina e do Caribe terão um crescimento médio de 2,2% em 2014. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) apresentou nesta segunda-feira (4) o “Estudo Econômico da América Latina e do Caribe 2014”, atualizando suas estimativas para os países da região.  Reprodução O relatório foi divulgado em Santiago (Chile) por Alicia Bárcena (foto), secretária-executiva da Cepal, Segundo o relatório, divulgado em Santiago (Chile) por Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal, o organismo prevê heterogeneidade no crescimento dos países da América Latina e Caribe, por conta da diferença na evolução dos principais sócios comerciais tanto regionais, quanto mundiais. Fatores específicos das economias nacionais também influem nesta disparidade. A fraca demanda externa, a baixa demanda interna, a falta de investimento e o espaço limitado para a implementação de políticas que promovam sua reativação são as principais causas apontadas pelo estudo para ju

Previsões do mercado e armações para lucrar

Imagem
As análises eleitorais do setor financeiro são hoje pouco mais que exercícios do wishful thinking, quando não armações para lucrar Mercado Financeiro por   Marcos Coimbra Uma das peculiaridades do momento atual é a intensa e despropositada divulgação das especulações do mercado financeiro a respeito da eleição presidencial. Quase todo dia, a mídia oposicionista faz circular prognósticos eleitorais de bancos e consultorias. E trata-os como se merecessem crédito especial. Talvez considere que nessas empresas existam especialistas notáveis da vida política brasileira, cujas opiniões e pontos de vista precisariam ser conhecidos por todos.

Fantástico 'municipaliza' crise da água em São Paulo e poupa Alckmin

Imagem
DESINFORMAÇÃO Reportagem do programa enfatiza dramas familiares em cidades do interior sem, no entanto, esclarecer a origem dos problemas de abastecimento no estado Represa do sistema Cantareira, em julho. Globo tenta tirar de Alckmin responsabilidades por crise de água em SP por  Helena Sthephanowitz Uma reportagem que foi ao ar na edição deste domingo (3) do  Fantástico,  da TV Globo, teve como “gancho” a notícia de que o Ministério Público Federal de São Paulo recomendou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) a decretação imediata do racionamento na região metropolitana da capital. Mas desenvolveu-se com um talento impressionante para a manipulação política favorável ao governador e a seu partido.

Quanto mais Aécio fala no aeroporto, menos explica

Imagem
por :   Paulo Nogueira Aécio no G1 O momento mais engraçado da sabatina de Aécio no G1 veio da imagem de um internauta escolhido para fazer uma pergunta. A pergunta foi gravada num vídeo. Sem a menor cerimônia, como se estivesse numa roda na praia, o internauta fez sua pergunta sem camisa. O descamisado queria saber se os impostos para games iriam diminuir. Não que os entrevistadores devessem estar de paletó e gravata. Eu mesmo sempre me vesti casualmente. Mas sem camisa? Pausa para rir.

Quando Israel já não existir, o mundo ainda falará, com honra, dos túneis do Hamás

Imagem
Os túneis de Cu Chi:   o poderoso passado do Vietnã Sistema típico de túneis do Vietcong (clique na imagem para aumentar) 2/5/2004,  [*] Tibor Krausz ,  The Washington Post    “ The Cu Chi Tunnels: Vietnam's Deep, Dark Past ” Excerto traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO “Os túneis são monumento universal poderoso da força do desejo humano contra as mais inenarráveis calamidades” Cu Chi - esquema de túneis  (clique na imagem para aumentar) Há luz no fim do túnel – literalmente, uns três metros à frente. Minhas pernas doem de tanto engatinhar, coberto de lama, o suor pingando do rosto.

Israel ataca campo de refugiados após declarar cessar-fogo

Imagem
Uma criança morta e, pelo menos, 30 pessoas feridas num ataque a um campo de refugiados em Gaza, minutos após o início de um cessar-fogo unilateral israelita. A “trégua” foi precedida esta segunda-feira de manhã de 23 raides aéreos sobre a faixa de Gaza e de fogo de artilharia, segundo um porta-voz do exército israelita. O ataque atingiu uma casa no campo de refugiados de Shati, matando uma rapariga de 8 anos, relatou à AFP Ashraf al-Qudra, porta-voz dos serviços de emergência palestinianos. esquerda.net O ataque atingiu uma casa no campo de refugiados de Shati, matando uma rapariga de 8 anos, relatou à AFP Ashraf al-Qudra, porta-voz dos serviços de emergência palestinianos. Testemunhas afirmaram tratar-se de um ataque aéreo israelita. O exército israelita ainda não comentou o incidente, informando apenas que iria investigar o sucedido. Esta segunda-feira, o exército israelita anunciou um cessar-fogo unilateral com a duração de 7 horas, começando às 08:00.

Ucho.Info inventa notícia de que Dilma teria desistido de ir ao Paraná

Imagem
É impressionante a falta de assunto dos sites que dependem de invecionices e mentiras para faturar algum acesso. Desta vez o site Ucho.info, que se intitula como a "Marca da Notícia", marcou realmente o seu compromisso com a desinformação. Em  post publicado nesta segunda-feira (link is external) , 04/08, o site afirma que Dilma desistiu de acompanhar a candidata ao governo do Paraná, Gleisi Hoffman, em caminhada no centro de Curitiba por "medo de vaias". O  Muda Mais , que sempre gosta de desconstruir boatos e revelar as fraudes na web, conversou com o coordenador da campanha da presidenta Dilma no Paraná. O deputado federal Dr Rosinha informou que  Dilma nunca esteve sequer agendada  para a caminhada do próximo sábado, dia 09/08, em Curitiba.

A história do massacre palestino, por um judeu lúcido: o filho do general

Imagem
Autor: Fernando Brito Miko Peled é um ativista da causa de um Estado Palestino. Com características muito especiais. Peled é judeu. E filho de um dos mais importantes generais das Forças de Defesa Israelense (IDF), eufemístico nome de seu exército, Mattityahu “Matti” Peled, um dos integrantes do Estado-Maior israelense na Guerra dos Seis Dias, quando Israel conquistou os territórios da Cisjordânia, Gaza, Golan e o Sinai. O próprio Peled chegou a ser militar.

PADILHA JÁ CHEGOU, DE JALECO BRANCO !

Imagem
O Mais Médicos Paulista vem aí O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, afirmou que criará uma versão estadual do programa Mais Médicos. A meta é que o Mais Médicos Paulista traga 17 cursos de Medicina para São Paulo e 3 mil vagas para formar especialistas em áreas com maior déficit. Padilha esteve em Osasco, onde visitou uma Unidade Básica de Saúde e caminhou por ruas da cidade. Já a  Presidenta Dilma visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS)  do Jardim Jacy, em Guarulhos (SP). “Muita gente pensa que esse programa Mais Médicos foi feito para atender às regiões mais isoladas deste país, como o Norte ou os departamentos de saúde indígena, onde de fato não havia médico. Sem dúvida, nós fizemos o Mais Médicos para atender a essa região mais isolada, mas a principal demanda pelos médicos vem das cidades mais populosas do país. São Paulo é o estado que mais demandou médicos”, disse Dilma. “Aqui nós temos uma melhoria no atendimento na segunda maior cidade de São P

Presidente da RBS anuncia 130 demissões como expressão de coragem e desapego

Imagem
Eduardo Sirotsky Melzer Da Redação da Carta Maior Porto Alegre - O presidente executivo do grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, anunciou nesta segunda-feira que demitirá 130 profissionais da empresa na próxima quarta-feira (6), especialmente na área de jornais. Segundo o portal Coletiva.Net, de Porto Alegre, o anúncio foi feito durante uma videoconferência de uma hora aos "colaboradores" da RBS, o maior grupo midiático do sul do país. Melzer negou que a empresa passe por dificuldades financeiras, apesar da queda de circulação de dois de seus principais jornais, Zero Hora e Diário Gaúcho. Ao anunciar a decisão, o executivo classificou-a como uma expressão de inovação, "coragem, energia e desapego para deixar de fazer coisas que não agregam e investir no que pode nos fazer crescer".

Rio 2016 realiza primeiras regatas com sucesso

Imagem
Cerca de 215 barcos de diversas classes disputarão as provas. Evento de vela já é o maior realizado no Brasil. Foto: Paulino Menezes/ME Esta semana (5) começa a contagem regressiva de dois anos para as  Olimpíadas Rio 2016 . E o domingo (3) também foi marcado como data histórica com o início das provas da Regata Internacional de Vela, a primeira competição do  Aquece Rio , programa de eventos testes para os Jogos do Rio 2016. A disputa é o primeiro dos 45 eventos teste de todas as modalidades olímpicas a serem realizados até 2016 nas arenas de competição dos Jogos.

Beto Richa desrespeita a Justiça, novamente.

Imagem
Richa desrespeita Justiça e agora terá que retirar todas as placas de obras no Paraná Hoje (04), tivemos outra decisão que demonstra o desrespeito do candidato à reeleição Beto Richa com a Justiça Eleitoral. O governador recebeu o prazo de 72 horas para retirar todas as placas de obras com publicidade institucional espalhadas pelo estado, sob pena de pagamento de multa de R$ 20 mil por descumprimento. A decisão da Justiça Eleitoral considera ilegal este tipo de publicidade institucional em período de campanha.

Neoliberalismo e fundos abutres

Imagem
Quando se esgotava o ciclo expansivo do capitalismo, se impôs o debate sobre as razões desse esgotamento e as formas de retomada do desenvolvimento econômico. Triunfou a renascida versão do liberalismo, vocalizada, em particular, por Ronald Reagan, que disse que haveria que suspender os limites à livre circulação do capital, haveria que desregulamentar a economia. O capital voltaria a circular haveria investimentos, as economias voltariam a crescer e todos ganhariam. Por Emir Sader*, em seu blog Reprodução Sentença congelou depósitos colocados pela Argentina em dois bancos estadunidenses para pagar seus credores. Promoveu-se a livre circulação do capital em escala global, mediante a abertura dos mercados nacionais, a privatização de patrimônios públicos, a mercantilização do que antes eram direitos, a precarização das relações de trabalho, a retração do Estado, a centralidade do mercado. Mas o que aconteceu foi diferente do previsto. Acontece que, como recordava sempre Marx, o

Deputados discutem a democratização da comunicação no Brasil

Imagem
Para debater a democratização da comunicação no Brasil, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (5), às 15 horas, uma roda de conversa sobre o tema, após o lançamento do livro  Para Garantir o Direito à Comunicação – A Lei Argentina, o Relatório Leveson e o HLG da União Europeia , de Venício A. de Lima. Parlamentares debatem democratização da comunicação no Brasil. O evento reunirá no debate o autor Venício A. de Lima; os deputados Alice Portugal (PCdoB-BA), presidente da Comissão de Cultura; Paulo Teixeira (PT-SP), vice-presidente do colegiado; Luciana Santos (PCdoB-PE), e Sônia Corrêa, diretora de Políticas Públicas do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A deputada Alice Portugal defende a continuidade do debate sobre o tema da democratização da comunicação na Câmara, destacando que desde sua criação, em março de 2013, a Comissão de Cultura acompanha e promove discussões sobre o assunto. "Democratizar a comunicação é

Haja caridade na Santa Casa

Imagem
Mesmo em crise, o hospital paulista vendeu imóvel abaixo do preço de referência por  Fabio Serapião A crise na Santa Casa expôs os problemas da instituição Co m uma dívida estimada em 320 milhões de reais, a Santa Casa de São Paulo expôs um dos vários problemas do sistema de saúde pública brasileiro ao paralisar o funcionamento de seu pronto-socorro em meados de julho. Além de deixar de atender perto de 1,2 mil pacientes por dia, a decisão tomada pelo provedor Kalil Rocha Abdalla abriu uma crise entre a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde. Enquanto Abdalla cobrava mais recursos para garantir a reabertura da urgência, o Estado e a União travavam uma disputa de versões sobre as responsabilidades no caso. O secretário Davip Uip afirmava realizar corretamente todos os repasses. Por sua vez, o ministro Arthur Chioro apresentou números segundo os quais o governo paulista teria deixado de transferir cerca de 70 milhões de reais ao hospital filantrópico.

A resposta ao arrocho

Imagem
Saul Leblon Numa sequência de pronunciamentos encadeados entre a quinta e a sexta feira da semana passada, Lula e Dilma começaram exercitar a politização de um tema divisor da campanha presidencial de 2014. Está em jogo a apresentação de uma alternativa crível ao arrocho neoliberal, vendido como um misto de panaceia e fatalidade pelo conservadorismo brasileiro. Contrapor-se ao discurso padrão de uma época nunca foi tarefa simples. Mais complexa ainda é a sua tradução para uma narrativa popular numa sociedade dominada por um oligopólio midiático de conhecido alinhamento ideológico com as causas dos endinheirados.

FHC e a arte de se apequenar antes e depois

Imagem
Luis Nassif Perguntam-me dos motivos para a implicância com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. São vários. O principal é que tinha base de apoio no seu partido, conhecimento, descendia de família de militares que participaram de episódios centrais de formação do país; tinha formação e adesão de parcelas importantes da opinião pública para montar um governo socialdemocrata, que conduzisse reformas mas lançasse as bases de políticas sociais legitimadoras. Tinha tudo, até a assessoria luxuosa da verdadeira estadista que era dona Ruth para lançar as bases do combate à miséria.

Em Minas, apenas 14 km separam dois escândalos

Imagem
Perrela acena, Aécio olha O encontro de dois escândalos 02/08/2014 21:16 do blog do Juca Kfouri sugerido por Luiz Henrique Gomes Moraes, no Facebook POR LEONARDO DUPIN*

 Uma distância de apenas 14 quilômetros separa os dois escândalos recentes da política nacional que envolvem dois senadores por Minas Gerais, o ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela (PDT) e o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB). A pista de pouso e decolagem construída durante o governo de Aécio Neves em Cláudio, no Centro-Oeste mineiro, em um terreno que pertenceu a fazenda do tio avô do candidato tucano fica distante 14 quilômetros de Sabarazinho, um povoado de Itapecerica, também no Centro-Oeste Mineiro, onde o helicóptero da empresa Limeira Agropecuária, da família do senador Zezé Perrela, fez uma parada para reabastecimento carregado com 445kg de pasta base de cocaína, em novembro do ano passado. A parada em um ponto de Sabarazinho aconteceu três horas e meia antes da apreensão da

Folha fuça vida privada de Dilma. E produz lixo jornalístico.

Imagem
Autor: Fernando Brito A “reporcagem” da Folha  sobre os inquilinos dos imóveis pertencentes a Dilma Rousseff  é uma das coisas mais ridículas da coleção de “folhices” que o jornal paulista produz, sem o menor respeito pela privacidade das pessoas. Mandou um correspondente a Porto Alegre, descobrir que ocupava os imóveis referidos pela Presidenta em suas declarações de bens e adquiridos antes de sua chegada ao cargo. Claro, se detectasse algo de irregular ou escandaloso, como foi o aeroporto construído por Aécio Neves ao lado de sua fazenda, em terras do tio, isso seria jornalístico.

PIG TEM 14 DIAS PARA DESTRUIR A DILMA

Imagem
Dia 19 começa o “direito de antena”, que o Ataulfo diz que não serve pra nada O PiG (*) tem pouco tempo para destruir a Dilma. Foi um Governo inteiro na cadeira do dragão. Clique aqui para ver  o “manchetômetro”. Diante da monumental inépcia da Oposição, o PiG tentou de tudo:  anabolizou as manifestações  e  passou a mão na cabeça dos black blocs ; anunciou o apagão, a dengue, e que não ia ter Copa. No camarote do Itaúúú , tentou dar dimensão universal a um êxtase passageiro da elite branca (de São Paulo).

Dirigentes israelitas: esperam-vos em Haia!

Imagem
O estado israelita e os chefes do seu exército acabarão por ser considerados como responsáveis pelo massacre de massas premeditado em Gaza. Responsáveis perante o mundo, os tribunais de justiça e a história. Não haverá circunstâncias atenuantes.  Por Michel Warschawski Primeiro-ministro Netanyahu (à esquerda) numa reunião com o ministro da Defesa, Ya’alon (ao centre), o chefe de estado-maior das forças armadas, general Benny Gantz (à direita) e outros oficiais superiores Netanyahu, Bennet, Lieberman, Ya´alon y Gantz: esperam-vos em Haia! Inteirámos-nos pela imprensa de que o governo israelita decidiu chamar às fileiras outros 16.000 soldados da reserva, de tal forma que terá 86.000 soldados a participar na campanha contra Gaza. Supondo que em Gaza vivem 1,7 milhões de pessoas, depois da dedução de uns 5.000 combatentes do Hamas e de outras organizações (estimativa exagerada), esse número significa que haverá um soldado por cada dez civis na região mais densamente povoada do

Netanyahu escafedeu-se

Imagem
2/8/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Netanyahoo Is Giving Up ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO NETANYAHU surra o HAMÁS Sem mais baixas militares, Israel não alcançará nenhum de seus objetivos declarados em Gaza. Netanyahu escafedeu-se, por hora, e ordenou retirada de todos os soldados israelenses. Rejeita qualquer cessar-fogo negociado, em que ele nada ganharia e provavelm ente muito perderia  [1] . O Hamás está livre, pois, para fazer o que decida fazer.

Aécio: O judas esta de cabeça baixa ao seu lado.

Imagem
Não notou ainda?

E não é que Alckmin pagou por propaganda no Facebook?

Imagem
Há 14 dias, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo solicitou ao Facebook informações sobre possíveis patrocínios à página de Geraldo Alckmin na rede social. A solicitação judicial se deu por causa de representação de Paulo Skaf(PMDB), que denunciava impulsionamento ilegal da página do candidato à reeleição.  Depois de uma considerável demora, o  Facebook finalmente informou (link is external)  à justiça que sim, posts foram patrocinados.  Após não cumprir a determinação do TSE, o Facebook foi obrigado pela Justiça Eleitoral a pagar multa diária  de R$ 10 mil, ampliada para R$ 100 mil diários. O Facebook então encaminhou um documento no qual identifica o tesoureiro do PSDB no Estado pelos pagamentos para impulsionar a imagem de Alckmin na rede social.

“Denúncia” de Veja, repercutida em 4 minutos e 42 segundos do Jornal Nacional, faz lembrar ofensiva midiática de 2006

Imagem
De volta ao passado: o objetivo então era levar ao segundo turno. Levaram por Luiz Carlos Azenha O “novo escândalo” da  Veja , sobre suposto vazamento de perguntas — que de qualquer forma seriam públicas — aos que foram ouvidos na CPI da Petrobras me parece uma manobra diversionista para mudar de assunto. Tirar o noticiário de Cláudio e Montezuma e trazer Dilma Rousseff mais uma vez para o domínio absoluto das manchetes. Quando eu era repórter da TV Globo, em 2005, antecedendo minha primeira cobertura de eleições presidenciais no Brasil — havia morado quase duas décadas nos Estados Unidos –, uma investigação que fizemos sobre caixa 2 em Goiás acabou em uma das CPIs que trabalhavam simultaneamente em Brasília. Vi com meus próprios olhos uma importante jornalista da Globo, de alta patente, que me ciceroneava em um ambiente desconhecido, visitando gabinetes de deputados e senadores para troca de informações. No do então deputado ACM Neto, que participaria do depoimento do hom

João Quartim de Moraes fala sobre a esquerda militar no Brasil

Imagem
Professor da Unicamp João Quartim de Moraes O historiador Augusto Buonicore* entrevistou o professor da Unicamp João Quartim de Moraes, que é autor, entre outros, do livro A Esquerda Militar no Brasil. Esta obra, publicada pela primeira vez em 1991, já nasceu clássica. A sua originalidade reside no fato de ela estar voltada para o estudo de uma corrente praticamente esquecida nos dias atuais: a esquerda militar, que teve significativa presença no interior das nossas Forças Armadas entre o final do século 19 e meados do século 20. Assim, Quartim de Moraes ajudou a romper o manto do silêncio que havia caído sobre a história dessa importante corrente e contribuiu para a superação de uma série de preconceitos em relação à atuação dos militares na vida política e social republicana.