Postagens

Mostrando postagens de janeiro 23, 2014

Em discurso na Celac, Dilma condena bloqueio a Cuba

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff voltou a condenar nesta terƧa-feira (28) as polĆ­ticas de sanƧƵes impostas a Cuba pelos Estados Unidos desde 1962. Segundo ela, a participaĆ§Ć£o do paĆ­s caribenho nos acordos econĆ“micos dos demais paĆ­ses do Caribe e da AmĆ©rica Latina Ć© imprescindĆ­vel para a regiĆ£o. “Criticamos com empenho a polĆ­tica de bloqueio a Cuba. Temos a convicĆ§Ć£o de que nĆ£o haverĆ” verdadeira integraĆ§Ć£o econĆ“mica na AmĆ©rica Latina e no Caribe sem Cuba”, declarou a presidenta durante discurso na 2ĀŖ CĆŗpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

PSDB leva “fora” atĆ© da aĆ©tica ComissĆ£o de Ɖtica

Imagem
29 de janeiro de 2014 | 17:12   Autor: Fernando Brito Quem acompanha a ComissĆ£o de Ɖtica PĆŗblica da PresidĆŖncia da RepĆŗblica sabe que aquela excrescĆŖncia jurĆ­dica,verdadeiro Tribunal da InquisiĆ§Ć£o – onde as reputaƧƵes de dirigentes pĆŗblicos, ao entrar, jĆ” saem chamuscadas, haja ou nĆ£o motivos reais para isso – adora desmoralizar os integrantes dos governos Lula e Dilma – os do perĆ­odo FHC podiam tudo. Por isso a chamei de aĆ©tica, porque se arvora a julgadora subjetiva, uma espĆ©cie de “prĆ©-vestibular” da “teoria do domĆ­nio do fato”, onde basta achar – e nĆ£o provar – que alguĆ©m Ć© culpado para condenĆ”-lo Ć  uma “recomendaĆ§Ć£o” que, na prĆ”tica, Ć© uma sentenƧa pĆŗblica. Pois nĆ£o Ć© que atĆ©  ela deu um “passa-moleque” n o PSDB com esta histĆ³ria babaca do restaurante e da escala do aviĆ£o presidencial em Lisboa?

Barbosa prevaricou ao manter o inquƩrito 2474 sob sigilo?

Imagem
Enviado por Miguel do RosĆ”rio AnĆ”lise da  parte 4  do InquĆ©rito 2474. O relatĆ³rio principal do InquĆ©rito 2474 vem dividido em oito partes, publicadas no Slide Share. Estou analisando uma por uma. Neste post, analiso a quarta parte, que vai da pĆ”gina 141 a 180. Logo na primeira pĆ”gina, me deparo com uma denĆŗncia de desvio de recursos pĆŗblicos para uma campanha do PSDB. Trata-se do famigerado “mensalĆ£o tucano”, que antecedeu o mensalĆ£o petista. Ao manter o inquĆ©rito 2474 em segredo, Joaquim Barbosa obstruiu um debate polĆ­tico fundamental: discutir a origem do mensalĆ£o e de Marcos ValĆ©rio. Num momento em que as forƧas polĆ­ticas se dilaceravam, havia um estado de comoĆ§Ć£o nacional e quase houve um pedido de impeachment contra o presidente da repĆŗblica, o ato de Barbosa, de manter o inquĆ©rito 2474 sob sigilo, representou um benefĆ­cio espĆŗrio dado Ć  oposiĆ§Ć£o, alĆ©m de ter prejudicado irreversivelmente a defesa dos rĆ©us. Ɖ hora de se perguntar: Barbosa prevaricou ao manter o inqu

Fazenda e Fiocruz abrem editais para 1.101 cargos federais

Imagem
Oportunidade SĆ£o 1026 vagas para MinistĆ©rio da Fazenda e mais 75 para Fiocruz. InscriƧƵes para os concursos comeƧam dia 3 de fevereiro por Portal Brasil Dois editais publicados hoje no DiĆ”rio Oficial da UniĆ£o abrem o perĆ­odo de inscriƧƵes para mais de mil vagas em Ć³rgĆ£os pĆŗblicos federais. Na prĆ³xima segunda (3), comeƧam as inscriƧƵes para o concurso pĆŗblico do MinistĆ©rio da Fazenda destinado ao provimento de 1.026 cargos de Assistente-TĆ©cnico Administrativo, que exige apenas nĆ­vel intermediĆ”rio de formaĆ§Ć£o. O prazo de inscriĆ§Ć£o vai atĆ© o dia 16 de fevereiro. O concurso foi autorizado pelo MinistĆ©rio do Planejamento em novembro de 2013, pela Portaria nĀŗ 421. As lotaƧƵes deste cargo serĆ£o feitas em 25 estados, as exceƧƵes sĆ£o o Distrito Federal e SĆ£o Paulo. Do total de vagas, 66 sĆ£o para pessoas com deficiĆŖncia. A remuneraĆ§Ć£o inicial serĆ” de R$ 3.050.

Mƭdia livre: uma luta muito alƩm do Brasil

Imagem
FĆ³rum Mundial de MĆ­dia Livre Defensores da liberdade de expressĆ£o de vĆ”rios paĆ­ses se reuniram para elaborar a Carta Mundial de MĆ­dia Livre, que pretende traƧar as bases da transformaĆ§Ć£o do sistema global de comunicaƧƵes por Intervozes Por Bia Barbosa* CriminalizaĆ§Ć£o de rĆ”dios comunitĆ”rias, blogueiros e ativistas digitais. AusĆŖncia de diversidade e pluralidade dos meios de comunicaĆ§Ć£o de massa. Acesso Ć  internet somente para quem pode pagar (caro) pelo serviƧo. Leis que cerceiam a liberdade de expressĆ£o do conjunto da sociedade, dando voz apenas aos “donos da mĆ­dia”. Um sistema pĆŗblico de comunicaĆ§Ć£o frĆ”gil e insipiente. Falta de incentivo aos produtores e comunicadores independentes.

Por que o Brasil estĆ” certo ao investir em Cuba

Imagem
Dilma e RaĆŗl Castro conversam durante a inauguraĆ§Ć£o do Porto de Mariel O investimento no Porto de Mariel amplia o alcance do comĆ©rcio e a Ć”rea de influĆŖncia do Brasil. Por JosĆ© Antonio Lima por JosĆ© Antonio Lima Causou certa indignaĆ§Ć£o em determinados setores da sociedade brasileira a inauguraĆ§Ć£o do porto de Mariel, em Cuba, na segunda-feira 27, com a presenƧa de Dilma Rousseff. O espanto se deu por que a obra foi erguida graƧas a um financiamento do BNDES, que data ainda do governo Lula. Atribui-se o investimento a uma alianƧa ideolĆ³gica entre os governos petistas e a famĆ­lia Castro, responsĆ”vel pela ditadura na ilha. Ɖ um equĆ­voco ver o emprĆ©stimo desta forma. Trata-se de um ato pragmĆ”tico do Brasil.

SEM COMENTƁRIOS

Imagem
Relato sobre uma viagem de FHC a Portugal, em 2002 Em  nome do bom senso e da memĆ³ria, transcrevo reportagem de doze anos atrĆ”s: FHC CHEGA A LISBOA SEM COMPROMISSOS OFICIAIS NESTE DOMINGO 10/11/2002 - 9h04 Lisboa, 10/11/2002 (AgĆŖncia Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso, cumpre agenda privada hoje em Portugal. Durante a manhĆ£ ele farĆ” um passeio turĆ­stico acompanhado de dona Ruth Cardoso, do embaixador do Brasil em Portugal, JosĆ© Gregorio, governador de SĆ£o Paulo, Geraldo Alckmin e do senador eleito pelo CearĆ”, Tassio Geressaiti (PSDB). NĆ£o hĆ” compromissos oficiais para o perĆ­odo da tarde, Ć s 18h30 (16h30 horĆ”rio de BrasĆ­lia) o presidente participa de lanƧamento de um livro sobre o trabalho da embaixado do Brasil em Portugal na residĆŖncia oficial do embaixador.

O “passa-moleque” de Dilma, e a burrice aĆ©reo-gastronĆ“mica da mĆ­dia e de AĆ©cio Neves

Imagem
Autor: Fernando Brito Uma oposiĆ§Ć£o infantil e uma imprensa infantil ficam sujeitas a isso. A levar, como levaram, um “fora” monumental da Presidenta da RepĆŗblica”. - Eu pago a minha conta e como onde quiser. Deviam, como diria minha finada avĆ³, “ficar com cara-de-tacho”. Mas Ć© inacreditĆ”vel, como eu disse outro dia aqui, a misĆ©ria moral da oposiĆ§Ć£o e da mĆ­dia brasileira. “Dilma passa o final de semana em Lisboa”, diz O Globo, na mesma ediĆ§Ć£o em que noticia que a Presidente chegou no final da tarde de sĆ”bado  a Lisboa e que partiria no dia seguinte. Ć s 10 horas da manhĆ£, para Havana. 18 horas de permanĆŖncia, de aeroporto a aeroporto: um final de semana, portanto. “Presidente aproveita escalas para passear desde 2011″, acrescenta a Folha, mesmo depois do “sabĆ£o” presidencial.

Deu na Forbes: o patrimƓnio dos brasileiros mais ricos

Imagem
  A revista de negĆ³cios e economia, Forbes, publicou semana passada na quarta-feira, 22 de janeiro, a lista dos 100 grupos e pessoas mais ricas do mundo. JosĆ© Carlos Peliano (*) A revista americana de negĆ³cios e economia, Forbes, publicou semana passada na quarta-feira, 22 de janeiro, a lista dos 100 grupos e pessoas mais ricas do mundo, de acordo com levantamento que faz anualmente, cujas fortunas alcanƧam cifras na casa de bilhƵes de dĆ³lares. De propriedade da companhia de mesmo nome, Ć© uma publicaĆ§Ć£o com artigos e reportagens sobre finanƧas, investimento, indĆŗstria e marketing.

Tem um fusquinha no meio do caminho

Imagem
  O fusca de um serralheiro incendiado por manifestantes anti-Copa simboliza o equĆ­voco dos que oferecem destinos redentores Ć  sociedade sem combinar com ela. por: Saul Leblon Acontecimentos fortuitos muitas vezes sintetizam uma Ć©poca melhor que as aƧƵes deliberadas de seus personagens. Quando Maria Antonieta – afirma-se - num rasgo de espontaneidade aconselhou a plebe rude a optar por  brioches Ć  falta do pĆ£o, revelou-se por inteiro o abismo  entre a rua que acabara de derrubar a Bastilha  e a monarquia agonizante de Luiz XVI.

HEROIS DA CONVERSINHA

Imagem
  Joaquim Barbosa deve a AĆ§Ć£o Penal 470 a conversinha de um rĆ©u, Roberto Jefferson As afirmaƧƵes mais recentes de Joaquim Barbosa merecem dois reparos. Referindo-se a entrevista de JoĆ£o Paulo Cunha, o presidente do STF disse que nĆ£o costuma ficar de “ conversinha com rĆ©us.” Em outro comentĆ”rio, reclamou com os jornais que tratam os condenados da AĆ§Ć£o Penal 470 como se fossem herĆ³is, quando o lugar dos condenados deveria ser o ostracismo, que seria parte da pena. ComeƧando pela “ conversinha com rĆ©us.” Joaquim Barbosa estĆ” sendo injusto. A principal testemunha da aĆ§Ć£o penal 470 Ć© Roberto Jefferson.

Ban Ki-moon: Cuba tem a escola de medicina mais avanƧada do mundo

Imagem
Ban Ki-moon visita a Escola Latino-Americana de Medicina em Havana| Foto: Ricardo LĆ³pez Hevia/ Granma   O secretĆ”rio-geral das NaƧƵes Unidas, Ban Ki-moon, visitou nesta terƧa-feira (28) a Escola Latino-americanas de Medicina (Elam) em Havana, para conhecer o projeto desenvolvido pela ilha comunista que jĆ” formou mais de 11 mil mĆ©dicos de 123 paĆ­ses. Ban Ki -moon , que realiza uma visita oficial e Ć© convidado na 2ĀŖ CĆŗpula Celac, foi recebido pelo Dr. Rafael Gonzalez Ponce de LeĆ³n reitor da instituiĆ§Ć£o e pelo Ministro cubano de SaĆŗde PĆŗblica, Dr. Roberto Morales Ojeda . Leia tambĆ©m: Mais MĆ©dicos simboliza cooperaĆ§Ć£o entre Brasil e Cuba

Em Cuba, Padilha se encontra com profissionais que integram o terceiro ciclo do Mais MĆ©dicos

Imagem
Em visita a Havana, onde acompanha a presidenta Dilma Rousseff, que participa da II CĆŗpula da Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (CELAC), o ministro da SaĆŗde, Alexandre Padilha, se reuniu com profissionais que participarĆ£o do terceiro ciclo do programa Mais MĆ©dicos e assinou parcerias na Ć”rea da saĆŗde. Os mĆ©dicos comeƧam a desembarcar ainda nesta terƧa-feira (28) no Brasil. Eles cursarĆ£o o MĆ³dulo de Acolhimento e AvaliaĆ§Ć£o antes de se deslocarem para os municĆ­pios em que vĆ£o atuar pelo programa.

A arte de se autodestruir em dois atos

Imagem
Luis Nassif Fernando Grella chegou na Secretaria de SeguranƧa de SĆ£o Paulo acompanhado de uma expectativa positiva e outra negativa. A positiva era o fato de ser um procurador e, como tal, ter conhecimento das engrenagens policiais e - esperava-se -intolerĆ¢ncia com abusos de poder.  A negativa era a de ter sido Procurador Geral e, obviamente, se valido da funƧao para galgar cargos mais elevados no Estado. O inĆ­cio foi promissor. A proibiĆ§Ć£o da PM e da PolĆ­cia Civil transportar feridos reduziu consideravelmente o nĆŗmero de "mortes em confronto".

Ɖ preciso pressionar os paƭses que exportam terrorismo, diz Assad

Imagem
O presidente da SĆ­ria, Bashar al-Assad, concedeu uma entrevista ao jornalista da Agence France-Presse (AFP), Samy Ketz, Ć s vĆ©speras da inauguraĆ§Ć£o da ConferĆŖncia Internacional sobre a SĆ­ria "Genebra 2", em 22 de janeiro. Assad respondeu questƵes sobre o atual estado da guerra contra o seu paĆ­s, sobre as negociaƧƵes com a oposiĆ§Ć£o e sobre o envolvimento direto do Ocidente no conflito. Leia a seguir a Ć­ntegra da entrevista. Agence France-Presse  - Sr. Presidente, o que espera da ConferĆŖncia Genebra 2? Presidente Bashar Al-Assad -  O elemento mais bĆ”sico, ao qual nos referimos continuamente, Ć© que a ConferĆŖncia de Genebra produza resultados claros no que diz respeito Ć  luta contra o terrorismo na SĆ­ria.  Em particular, Ć© preciso pressionar os paĆ­ses que estĆ£o exportando terrorismo (enviando terroristas, dinheiro e armas a organizaƧƵes terroristas), especialmente a ArĆ”bia Saudita e a Turquia. E, claro, os paĆ­ses ocidentais que fornecem cobertura polĆ­tica para essas organiz

Paranoia? CIA financiou black blocs na LĆ­bia, SĆ­ria e agora UcrĆ¢nia

Imagem
Neonazistas ucranianos paramentados conforme recomendado pela CIA aos “Black bloc” Enviado por Miguel do RosĆ”rio Amigos, eu odeio teorias de conspiraĆ§Ć£o. Assim como odeio fantasmas e bruxas. Mas Ć© como diz o velho ditado espanhol,  no creo en brujas, mas que los hay, los hay . NĆ£o posso deixar de publicar o texto abaixo, do persistente e valoroso blog do Castor Filho. Paranoia ou nĆ£o, temos de ficar de olhos abertos. Os EUA deram tantos golpes no passado, incluindo o Brasil, e o fizeram de tantas maneiras diferentes, que nĆ£o temos mais o direito de ser bobos. LĆ­bia, SĆ­ria e agora UcrĆ¢nia – RevoluĆ§Ć£o Colorida Ć  forƧa No blog   Moon of Alabama , 27/1/2014 “Libya, Syria And Now Ukraine – Color Revolution By Force” No  blog Castorphoto . Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Vencemos por sermos iguais ou por sermos diferentes?

Imagem
Autor: Fernando Brito Ter, por dever de ofĆ­cio, de ler o noticiĆ”rio polĆ­tico brasileiro todos os dias Ć© algo que deixa a gente desanimado. Talvez seja por isso que enfado tanto os leitores e leitoras deste blog com questƵes econĆ“micas. Porque, convenhamos, discutir se o prato de peixe que Dilma Rousseff comeu em Lisboa custou 40 ou 70 euros Ć© de doer. AtĆ© porque. todos sabem – inclusive a mĆ­dia – que ela Ć© uma pessoa de hĆ”bitos pessoais austeros. Pior ainda Ć© aceitarmos a discussĆ£o do “vai ter ou nĆ£o vai ter Copa”.

Dilma quer protocolo com as PMs para evitar armas de fogo em manifestaƧƵes

Imagem
De acordo com o MinistĆ©rio da JustiƧa, a Secretaria de SeguranƧa para Grandes Eventos, criada especialmente para a Copa, acabou de fechar convĆŖnios de atuaĆ§Ć£o com todos os 12 Estados-sede da Copa e jĆ” estĆ” trabalhando nas ruas. Um plano estratĆ©gico de atuaĆ§Ć£o da PolĆ­cia Federal, ForƧas Armadas e AgĆŖncia Brasileira de InteligĆŖncia (Abin) foi entregue Ć  presidente Dilma Rousseff, que pretende convocar uma reuniĆ£o sobre a seguranƧa da Copa quando retornar de Cuba. Segundo os ministĆ©rios envolvidos na seguranƧa, hĆ” hoje uma preocupaĆ§Ć£o em evitar que as PMs usem armas letais na repressĆ£o Ć s manifestaƧƵes. Dilma Rousseff orientou o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da PresidĆŖncia) a firmar um protocolo de intenƧƵes com as PMs para evitar a repressĆ£o violenta. SAIBA MAIS ESTADƃO

E agora Joaquim Barbosa resolveu ser editor

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ostracismo para os rĆ©us  E eis que Joaquim Barbosa agora decidiu ser editor. Ou professor de jornalismo. Em Londres, ele diz que a mĆ­dia nĆ£o devia dar tanto espaƧo aos condenados do MensalĆ£o. Melhor: nenhum espaƧo. Eles deviam ser condenados ao “ostracismo”. Faz parte da pena, segundo ele. E a imprensa comete o crime de “glorificaĆ§Ć£o” dos condenados. Todo mundo tem cabeƧa complicada, mas JB excede. Glorificar juĆ­zes pode? Temos entĆ£o dois tipos de glorificaĆ§Ć£o segundo JB. Um, dos magnĆ­ficos magistrados, Ć© permitido. Outro, dos condenados, nĆ£o.

Onde estĆ” Skaf?

Imagem
A diretoria da Fiesp 26 vice-presidentes, trĆŖs diretores-secretĆ”rios, trĆŖs diretores financeiros, 90 diretores, eis a mĆ”quina enxuta da Fiesp por  Luiz Antonio Cintra   A foto Ć© uma piada pronta. EstĆ” no  site da Fiesp , a poderosa FederaĆ§Ć£o das IndĆŗstrias do Estado de SĆ£o Paulo, ora engajada na campanha do presidente Paulo Skaf (PMDB) a governador e em disputas jurĆ­dicas contra aumentos municipais do IPTU no Estado de SĆ£o Paulo afora. O internauta chegarĆ” Ć  imagem em questĆ£o ao clicar no Ć­cone “Sobre a Fiesp”, na pĆ”gina principal da associaĆ§Ć£o de empresĆ”rios.

60 Palavras e uma guerra sem fim

Imagem
Da BaĆ­a de Guantanamo e ataques com drones atĆ© rendiƧƵes secretas e assaltos dos SEALs; tudo se baseia nessas 60 palavras. ConheƧa a histĆ³ria da curta AutorizaĆ§Ć£o para Uso de ForƧa Militar alicerce de mais de uma dĆ©cada de operaƧƵes secretas dos EUA pelo mundo 28/01/2014 Por Gregory D. Johnsen, em BuzzFedd TraduĆ§Ć£o: Marcus V. F. Lacerda, em Publica Ainda faltava uma hora para o sol nascer quando Nazih al-Ruqai entrou em sua SUV Hyundai preta for a, da mesquita ao norte de Tripoli, capital da LĆ­bia, e girou a chave. O homem franzino de 49 anos tinha saĆ­do de casa 30 minutos antes para uma ida rĆ”pida Ć  mesquita no sĆ”bado. Era 5 de outubro de 2013 e depois de duas dĆ©cadas de exĆ­lio, ele tinha adotado uma rotina tranquila de rezas e devoĆ§Ć£o.

"Minha Casa Minha Vida estimula a economia e gera empregos", diz Dilma

Imagem
Conversa com a Presidenta Segundo a presidenta, alĆ©m de garantir para os brasileiros mais pobres uma vida mais digna, programa tambĆ©m movimenta setor de construĆ§Ć£o civil por Portal Brasil Em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta, Dilma Rousseff falou sobre o Minha Casa Minha Vida e citou que o programa jĆ” beneficiou mais de 1,5 milhĆ£o de famĆ­lias. Com cerca de R$ 200 bilhƵes investidos no programa, meta Ć© atingir marca de 2,750 milhƵes de casas contratadas atĆ© 2014. O Minha Casa Minha Vida financia casas e apartamentos para as famĆ­lias com renda de atĆ© R$ 5 mil por mĆŖs. Quem tem renda familiar mensal de atĆ© R$ 1.600,00 paga uma prestaĆ§Ć£o de atĆ© 5% da renda e o governo subsidia atĆ© 96% do valor do imĆ³vel. Para as famĆ­lias que ganham de R$ 1.600,00 atĆ© R$ 3.275,00, o subsĆ­dio pode chegar a R$ 25 mil.

Surge o Lacerdinha. A ‘Direita Miami’ dĆ” as caras no Brasil

Imagem
  Juremir Machado faz esclarecimentos sobre a Direita Miami: “adora metrĆ“ em Paris, mas Ć© contra estaĆ§Ć£o de metrĆ“ no seu bairro”  O Conversa Afiada reproduz artigo de Juremir Machado da Silva: Esclarecimentos sobre a Direita Miami O mais comum Ć© que cada personagem nĆ£o tenha consciĆŖncia da sua personalidade. O Brasil vem sendo dominado, na classe mĆ©dia e na mĆ­dia, por um tipo muito especial, o lacerdinha, representante da direita Miami. Ɖ um pessoal que se acha sem ideologia, pois, para o lacerdinha autĆŖntico, ideologia Ć© coisa de esquerdista comedor de criancinha. A direita Miami acredita que todo esquerdista Ć© comunista de carteirinha e que sonha com uma sociedade no modelo da Coreia da Norte.

PT e PMDB oficializam divĆ³rcio no Rio de Janeiro

Imagem
  Autor: Miguel do RosĆ”rio  PT e PMDB rompem longa alianƧa no Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO (Reuters) – O rompimento da alianƧa entre PMDB e PT no Rio de Janeiro foi confirmado nesta segunda-feira com o anĆŗncio petista de que deixa o governo de SĆ©rgio Cabral (PMDB) em meio a divergĆŖncias sobre as candidaturas para governador na eleiĆ§Ć£o deste ano. O divĆ³rcio, apĆ³s sete anos de alianƧa entre as duas siglas no Estado, coloca em dĆŗvida o empenho do PMDB fluminense na campanha de reeleiĆ§Ć£o da presidente Dilma Rousseff.

O vĆ“o de Dilma e misĆ©ria moral da oposiĆ§Ć£o e da mĆ­dia brasileiras

Imagem
 Autor: Fernando Brito Parece incrĆ­vel, mas boa parte do debate polĆ­tico do dia de hoje foi sobre a escala do aviĆ£o presidencial brasileiro em Lisboa, vindo de Zurich, a caminho de Cuba. A mĆ­dia ficou repercutindo mais uma idiotice do PSDB, que lanƧa um protesto e uma nota oficial atĆ© quando Dilma Rousseff espirra, com  a Folha dando inĆ­cio a uma histĆ³ria sem pĆ© nem cabeƧa sobre um suposto “capricho” presidencial de fazer uma escala em Lisboa – de apenas 15 horas, incluĆ­da aĆ­ a madrugada -para jantar num restaurante.

A turbulĆŖncia cambial na AmĆ©rica Latina e no mundo

Imagem
  A expectativa de alta da taxa de juro nos EUA Ć© o fio condutor da turbulĆŖncia, diz Oscar Ugarteche, professor do Instituto de InvestigaƧƵes EconĆ“micas. Marcelo Justo Londres - A turbulĆŖncia nĆ£o Ć© sĆ³ do peso argentino. Nos Ćŗltimos sete meses a pressĆ£o do dĆ³lar sobre o valor das moedas da AmĆ©rica Latina disparou. Em 2013, o real se desvalorizou 12,96%. No Chile, o peso caiu 8,97%; na ColĆ“mbia, 8,63% e no Peru o sol caiu 9,21%. Esta tendĆŖncia se aprofundou este ano. O real, o peso mexicano e o sol peruano caĆ­ram quase 2% em janeiro, enquanto que o peso chileno caiu quase 3% e o da ColĆ“mbia mais de 3%. Enquanto isso, o preƧo das commodities tambĆ©m estĆ” caindo. Os metais acumulam uma queda de 12% nos Ćŗltimos 12 meses, o cobre 10% e soja cerca de 22,30%.

Com Dilma, Cristina denuncia especulaĆ§Ć£o contra moedas emergentes

Imagem
"Nos emocionamos muito", escreveu Cristina Kirchner| Foto: Twitter  emergentes, que ficam refĆ©ns dos bancos. A declaraĆ§Ć£o foi postada em sua conta do Twitter logo apĆ³s a divulgaĆ§Ć£o da foto de seu encontro com a presidenta Dilma Rousseff. “Conversamos bastante, nĆ£o nos vĆ­amos desde a operaĆ§Ć£o”, escreveu. Por sua rede social, a mandatĆ”ria contou De acordo com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, hĆ” um ataque especulativo contra as moedas dos paĆ­ses que tambĆ©m se encontrou com o lĆ­der da RevoluĆ§Ć£o Cubana, Fidel Castro neste domingo (26). Sobre a conversa com Dilma, Cristina contou que "o tema principal (foram) as pressƵes especulativas sobre as taxas de cĆ¢mbio dos paĆ­ses emergentes”. E acrescentou: "os bancos: somente atravĆ©s deles se pode fazer todas as manobras especulativas dos mercados".

Porto de Mariel em Cuba gera mais de 150 mil empregos no Brasil

Imagem
  Para aprovaĆ§Ć£o do crĆ©dito, o BNDES acordou com o governo cubano que, dos US$ 957 milhƵes necessĆ”rios, pelo menos US$ 802 milhƵes fossem gastos no Brasil na compra de bens e serviƧos comprovadamente brasileiros. O subsecretĆ”rio-geral da AmĆ©rica do Sul do MinistĆ©rio das RelaƧƵes Exteriores, embaixador Antonio JosĆ© Ferreira SimƵes, o compromisso Ć© o ponto mais importante da viagem presidencial a Cuba, e o empreendimento, que conta com papel importante do Brasil, levarĆ” a uma transformaĆ§Ć£o do paĆ­s caribenho. “Um dos pontos mais importantes da visita da presidenta Dilma a Cuba serĆ” a inauguraĆ§Ć£o do Porto de Mariel. Quando concluĆ­do, ele serĆ” o principal porto do Caribe. Junto a Mariel, serĆ” instalada uma zona econĆ“mica especial. Nessa zona econĆ“mica especial, nos moldes do que jĆ” existe na China, haverĆ” um elemento muito importante, industrial, e esse componente industrial terĆ” um elemento transformador muito importante em relaĆ§Ć£o a Cuba”, afirmou.

Dilma e Lula: Uma dupla forte que encara um ano chave

Imagem
@DarioPignotti Lula por inteiro. Faltando pouco mais de quatro meses para o inĆ­cio da Copa do Mundo e quase oito para as eleiƧƵes presidenciais, os dois momentos excludentes do ano polĆ­tico brasileiro, Luiz InĆ”cio Lula da Silva apareceu em pĆŗblico com barba pela primeira vez desde as sessƵes de quimioterapia Ć s quais foi submetido em outubro de 2011, quando foi diagnosticado com um cĆ¢ncer na laringe, do qual jĆ” estĆ” curado. Animal polĆ­tico absoluto, escolheu exibir sua novidade capilar no PalĆ”cio da Alvorada, a residĆŖncia presidencial em BrasĆ­lia, junto a uma Dilma Rousseff tĆ£o sorridente quanto ele.

Dilma: Brasil quer se tornar parceiro econƓmico de primeira ordem de Cuba

Imagem
Em Cuba, Dilma inaugura Porto de Mariel. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff destacou, nesta segunda (27), durante a inauguraĆ§Ć£o do Porto de Mariel, em Cuba, o desejo do Brasil em transformar-se em um parceiro de “primeira ordem” para o paĆ­s do Caribe. Segundo Dilma, a iniciativa Ć© o primeiro porto terminal de contĆŖineres do Caribe, e conta com financiamento de US$ 802 milhƵes pelo Banco Nacional de Desenvolvimento EconĆ“mico e Social (BNDES). O investimento serviu para contrataĆ§Ć£o de bens e serviƧos de 400 empresas brasileiras. » Leia mais: Porto de Mariel gera mais de 150 mil empregos no Brasil e US$ 800 milhƵes gastos integralmente na exportaĆ§Ć£o de bens e serviƧos “O Brasil quer tornar-se parceiro econĆ“mico de primeira ordem para Cuba. Acreditamos que estimular essa parceira Ć© aumentar o fluxo bilateral de comĆ©rcio. SĆ£o grandes as possibilidades de desenvolvimento industrial conjunto, no setor de saĆŗde, e medicamentos, vacinas nos quais a tecnologi