Postagens

Mostrando postagens de maio 4, 2018

Mino Carta comenta sobre Geisel, ditadura, elite e desigualdade brasileira

Imagem
CartaPlay Publicado em 10 de mai de 2018

Cinco segundos da sua (des)atenção e a morte passa a galope: “This is America”

Imagem
. Rochester Oliveira Araújo Defensor Público do Espírito Santo Quinta-feira, 10 de Maio de 2018 - no site Justificando Imagem: “This is America”/Divulgação Nesta semana, o artista  Donald McKinley Glover a.k.a. Childish Gambino lançou o clipe da sua música “ This Is America “. É uma   obra-crítica repleta de referências e camadas . A experiência de assistir o vídeo pela primeira vez, despretensiosamente, já é incrível. É uma sensação de: “há muita coisa além do que estou vendo”. Esta sensação se confirma na medida em que o vídeo pede para ser revisto diversas vezes, além das leituras dos textos e observações que as pessoas vão relatando na rede mundial de computadores,  because the internet  funciona muitíssimo bem para essas atividades. Sites como o  Buzzfeed  apresentam listas das referências mais evidentes no clipe do cantor.

Saúde mental: Aumento da taxa de juro pode colocar milhares em risco

Imagem
Os bancos centrais devem ter em conta a forma como as suas decisões influenciam a saúde mental da população? Artigo de Christopher Boyce. esquerda .net - 10/05/2018 Foto de Paulete Matos. Após nove anos de taxas de juro abaixo de 1%, parece iminente o anúncio de aumento por parte do Banco de Inglaterra. À medida que os salários melhorem e a inflação atinja o objetivo dos 2%, um aumento da taxa de juro iria —  dizem alguns (link is external)  —evitar riscos potenciais de inflação no médio prazo. Mas outro fator a ter em conta é que o aumento das taxas de juro também tem repercussões graves para a saúde mental das pessoas. Boa parte da população do Reino Unido tem altos e possivelmente insustentáveis  níveis de endividamento (link is external) , e uma taxa de juro mais alta irá provavelmente aumentar o fardo do reembolso de alguma dessa dívida. E irá então provavelmente aumentar os seus níveis de sofrimento psicológico. Taxa de juro do Banco de Inglaterra. Gráfico: The

Chega ao STF pedido de soltura de Lula

Imagem
STJ enviou recurso em habeas corpus à Corte . LUIZ FELIPE BARBIÉRI - PODER 360 - 10/05/2018 Chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 5ª feira (10.mai.2018) mais 1 recurso apresentado pelo ex-presidente Lula contra sua prisão. O  petista já teve 1 habeas corpus preventivo  negado por 6 a 5 no plenário em abril.  A 2ª Turma também já formou maioria  para negar outro pedido de liberdade em ambiente virtual. Desta vez, trata-se de 1 recurso em habeas corpus protocolado no STJ (Superior Tribunal de Justiça) contra decisão da 5ª Turma do Tribunal que negou pedido de soltura do ex-presidente em 6 de março.

Face mais civil da ditadura, Figueiredo autorizou execuções, com conhecimento de Geisel

Imagem
VIOMUNDO - 10/05/2018 Foto Wikipedia Memorando do diretor da Central de Inteligência [William] Colby ao secretário de Estado Kissinger Washington, April 11, 1974 Decisão do presidente brasileiro Ernesto Geisel de continuar com execuções sumárias de subversivos perigosos sob certas condições 1. [1 parágrafo (7 linhas) não desclassificado] 2. No dia 30 de março de 1974, o presidente brasileiro Ernesto Geisel encontrou o General Milton Tavares de Souza (chamado Milton) e o General Confucio Danton de Paula Avelino, respectivamente o atual e o futuro chefe do centro de inteligência do Exército (CIE). Também estava presente o general João Baptista Figueiredo, chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI).

Proner e Casara debatem a crise da denocracia no Judiciário

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 10/05/2018 . Começa em instantes – a transmissão ao vivo está abaixo, no post, a série de palestras  Soberania em debate,  promovida pelo  movimento  SOS Brasil Soberano, com apoio do  Sindicato dos Engenheiros  no Estado do Rio de Janeiro/Senge-RJ e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros/Fisenge. O primeiro tema é o “Sistema de Justiça no Brasil, debatido pelos doutores Caroline Proner – coordenadora do livro em que juristas apontaram falhas e ilegalidades na condenação de Lula por Sérgio Moro e Rubens Casara, da Associação dos Juízes para a Democracia, com mediação da jornalista Camila Marins.

PF “suicidou” ex-reitor Cancellier com base em convicções

Imagem
POR JEFERSON MIOLA - em seu blog - 10 DE MAIO DE 2018 . A PF concluiu o inquérito sobre suposta prática de corrupção na UFSC. A conclusão do inquérito não poderia ser mais bizarra: a PF acusou o ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de sustentar e respaldar uma quadrilha criminosa na Universidade, mas nas 817 páginas do relatório final não aponta 1 única prova para fundamentar tal acusação [ Folha de SP ]. Definitivamente a moda Dallagnol pegou: para acusar, condenar, prender e assassinar pessoas e reputações, não é necessário provas, bastam convicções dos acusadores fascistas. Esta investigação, tardiamente concluída, confirma que a PF “suicidou” Cancellier por convicção. Acabou o Estado de Direito. O terror judicial alvejou de morte a Constituição, o devido processo legal, a presunção de inocência e as garantias individuais.

Janio: A baixa na alta

Imagem
Privatização da Eletrobras é mais um caso escabroso em série de transações do gênero . por Janio de Freitas - na Folha - 10/05/2018 O comentário sobre a  desistência de Joaquim Barbosa  cabe em uma frase: a causa dos negros não recebeu de Joaquim Barbosa o que precisa e merece. Passemos à batalha e aos que lutam, de lado e outro. A pretendida  privatização da  Eletrobras  é mais um caso escabroso na série de transações desse gênero. O repórter Lúcio de Castro descobriu, e divulga no site da sua Agência de Jornalismo Investigativo Sportlight, que o governo Temer contratou poderosa assessoria de comunicação para atuar em jornais, TV e rádio de modo a inverter a opinião pública majoritariamente contrária à venda da empresa, como verificado em pesquisas. O valor do contrato é de R$ 1,8 milhão mais extras. O método consiste na divulgação de notícias e comentários que apresentem a privatização como promissora em contraste com a depreciada empresa estatal.

'Prisão de Lula não aprisiona candidatura', diz especialista. Ex-presidente reafirma decisão

Imagem
EMBATE E VIGÍLIA "Se eu aceitar a ideia de não ser candidato, estarei assumindo que cometi um crime", disse ex-presidente em carta a Gleisi Hoffmann. Caravana com 200 pessoas chegou a Curitiba para apoiar vigília por Redação RBA publicado 09/05/2018 RICARDO STUCKERT Lula expressa solidariedade à presidenta do PT, que vem sofrendo pressões por liderar defesa de sua candidatura São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou ser candidato a presidente da República e desautorizou especulações de que abriria mão da candidatura para apoiar outro candidato. "Se eu aceitar a ideia de não ser candidato, estarei assumindo que cometi um crime. Não cometi nenhum crime. Por isso sou candidato até que a verdade apareça", afirmou. A informação foi divulgada pela  colunista Mônica Bergamo , no final da tarde desta quarta-feira (9). A mensagem do ex-presidente vem num momento em que, segundo seus apoiadores, veículos da imprensa comercial tentam des

Abujamra: Provocações - Silvio Luiz

Imagem
Provocações Publicado em 1 de nov de 2016

Ejército israelí confirma ataques contra objetivos iraníes en Siria

Imagem
teleSUR tv Publicado em 9 de mai de 2018

E continua o lawfare contra o ex-presidente Lula

Imagem
. Por Afranio Silva Jardim - no CONJUR - 9 de maio de 2018 Nesta oportunidade, preocupado com temas da maior atualidade, optei por publicar dois breves textos que acabo de redigir sobre a nova acusação apresentada contra o ex-presidente Lula. Procuro demonstrar que a denúncia assinada pela atual procuradora-geral da República não está de acordo com a boa técnica jurídica, podendo ser considerada uma acusação inepta, na medida em que é contraditória e de difícil compreensão. A toda evidência, se a imputação não é clara e chega a ser contraditória, pode efetivamente prejudicar o direito de defesa, consagrado na nossa Constituição Federal. Vamos aos referidos textos críticos.

Efeito Orloff: a Argentina de Macri é o Brasil de FHC. Por Miguel Enriquez

Imagem
Por Diario do Centro do Mundo - 9 de maio de 2018 “Eu sou você amanhã” POR MIGUEL ENRIQUEZ Em memorável artigo publicado na Folha de S.Paulo em novembro do ano passado, o jornalista Clóvis Rossi não escondia o seu entusiasmo com a vitória do Cambiemos, agrupamento   eleitoral do presidente Mauricio Macri nas eleições legislativas. Ancorado em sua experiência como correspondente em Buenos Aires no começo da década de 1980, Rossi, inebriado com o programa “modernizador” do mandatário, se permitiu uma previsão — na verdade, mais do que isso, um ato de fé. “Tomara que continue valendo o efeito Orloff, aquela pressuposição dos anos 1980 de que o Brasil de amanhã seria a Argentina de hoje”, afirmou.

Afrânio Silva Jardim: É irresponsável trazer golpe militar para o debate nacional

Imagem
Por Diario do Centro do Mundo - 9 de maio de 2018 Publicado originalmente na  fanpage do autor no Facebook POR AFRÂNIO SILVA JARDIM, professor associado de Direito da UERJ Exército brasileiro. Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil Acho absolutamente inconveniente e inoportuno que se continue considerando a absurda hipótese de um golpe de estado militar em nosso país. Tal prática acaba por criar um certo conformismo nas pessoas que, embora não o queiram, acabam se acostumando com a fatídica ideia de nova ditadura no Brasil. A não ser por mero proselitismo, nada se justifica tratar de tão delicado tema publicamente, mormente quando os cenários, nacional e internacional, não justificam, de maneira alguma, uma quebra da nossa ordem constitucional, de consequências imprevisíveis. Acho mesmo que chega a ser um comportamento irresponsável trazer este tema para o debate nacional. Ditadura, nunca mais. Tortura, nunca mais.

Tijolaço: Voto de Gilmar mostra como Cármem explora o “caso Lula”

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 09/05/2018 . Como era esperado,  Gilmar Mendes deu o terceiro e decisivo voto contra o recurso do ex-presidente Lula  para impedir a prisão antes do trãnsito em julgado da sentença Moro-TRF-4. Eera esperado porque a parcela do STF que ainda oferece algum grau de resistência ao projeto autoritário do Poder Judiciário está acovardada e teme ser apontada pela mídia como  os “soltadores de Lula”. Nenhum recurso favorável à libertação do ex-presidente vai prosperar, independente de qualquer razão juídica que contiver, porque a questão não é jurídica: é política.

Justiça e Democracia - Lula Livre | Teatro Oficina

Imagem
Fundação Perseu Abramo Publicado em 9 de mai de 2018

Ejército de Israel confirma que está realizando ataques contra "objetivos iraníes en Siria"

Imagem
RT - Publicado: 10 may 2018 00:38 GMT | Última actualización: 10 may 2018 01:10 GMT Israeli Air Force F-15 Amir Cohen  / Reuters El portavoz de la Fuerza Aérea de Israel, AvichayAdraee,  ha confirmado  en su cuenta de Twitter que el país hebreo está tomando medidas contra "objetivos iraníes en Siria". Diferentes medios  reportan  sobre fuertes explosiones que se escuchan en Damasco durante el bombardeo efectuado por la Fuerza Aérea israelí. Un  rascacielos de uso comercial sufrió daños  tras ser impactado por un proyectil no identificado,  informa  Sky News Arabia en su cuenta de Twitter. Damascus right now as missiles fly around pic.twitter.com/o9RVZbpXRH — Syrian Guy 🇸🇾 (@SyrianGuy8) 10 de maio de 2018

Carta do presidente Lula a Gleisi Hoffmann

Imagem
Leia a íntegra do texto em que Lula reafirma sua candidatura à Presidência lula.com.br - Publicado em 09/05/2018 Foto: Ricardo Stuckert "Querida Gleisi, Estou acompanhando na imprensa o debate da minha candidatura, ou Plano B ou apoiar outro candidato. Sei quanto você está sendo atacada. Por isso resolvi dar uma declaração sobre o assunto. Quem quer que eu não seja candidato eu sei, inclusive, as razões políticas, pois são concorrentes. Outros acham que fui condenado em 2a. instância, então sou culpado e estou no limbo da Lei da Ficha Suja. Os meus acusadores sabem que sou inocente. Procuradores, juiz,TRF-4, eu sou inocente. Os meus advogados sabem que eu sou inocente. A maioria do povo sabe que eu sou inocente. Se eu aceitar a ideia de não ser candidato, estarei assumindo que cometi um crime. Não cometi nenhum crime. Por isso sou candidato até que a verdade apareça e que a mídia, juízes e procuradores mostrem o crime que cometi ou parem de mentir. O povo merece res

Ejército israelí: Fuerzas iraníes en Siria lanzan al menos 20 misiles contra los Altos de Golán

Imagem
RT - Publicado: 9 may 2018 21:39 GMT | Última actualización: 9 may 2018 23:52 GMT De acuerdo con los informes preliminares, el ataque no ha dejado heridos. Amir Cohen  / Reuters Las sirenas de alerta de cohetes se han activado la madrugada de este jueves en los Altos de Golán, al norte de Israel, horas después de los informes de un ataque israelí en Siria,  informa  la Fuerza de Defensa de Israel. El Ejército israelí  ha reportado  que fuerzas iraníes desplegadas en Siria han lanzado unos 20 misiles contra los Altos de Golán. De acuerdo con los informes preliminares, el ataque no ha dejado heridos. Los misiles  han sido interceptados por el sistema de defensa antiaérea 'Cúpula de Hierro'  (Iron Dome),  informa la Fuerza de Defensa de Israel en su Twitter. La defensa antiaérea siria intercepta misiles israelíes cerca de Damasco (VIDEO) מג'דל שמס: כך נשמעו לפני זמן קצר האזעקות ביישוב @alonbd pic.twitter.com/0IbkErlBFO — חדשות עשר (@news10) 9 de maio

Eduardo Guimarães: Lei eleitoral permite a Lula vencer a eleição 2018

Imagem
Blog da Cidadania Publicado em 9 de mai de 2018

VENEZUELA: NO CENTRO DO XADREZ HEGEMÔNICO AMERICANO

Imagem
Por Aline Piva NOCAUTE - Blog do Fernando Morais Publicado em 9 de mai de 2018

O golpe e o vexame. Por Marcos Coimbra

Imagem
A mistura de imediatismo e ódio nos trouxe ao fundo do poço, a um impasse do qual não parece haver saída. A prisão de Lula foi o ápice Alan Santos/Agência Brasil Nem os americanos ignoram que Temer sobrevive apenas porque é mantido em vida vegetativa pela elite econômica, os “ativistas” do Judiciário e a imprensa conservadora por Marcos Coimbra - na Carta Capital - publicado 09/05/2018 Há um ano, o governo brasileiro encaminhou à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) um pedido formal de adesão. Foi uma mudança na posição do País, que, nas administrações de Lula e  Dilma Rousseff , não a buscara. No início do mês passado, chegou a resposta: o governo americano fez saber que era contra nossa admissão e que, em seu lugar, aceitaria a solicitação da Argentina. Os vizinhos serão colegas de Chile e México, os únicos países latino-americanos com assento no “clube das nações ricas”, onde estão todas as economias capitalistas avançadas e algumas em

Tereza Cruvinel: saída de Joaquim Barbosa aumentará o desespero da centro-direita

Imagem
. por Tereza Cruvinel - no Jornal do Brasil - 09/05/2018 Joaquim Barbosa não se dispôs a entrar na selva eleitoral, comprometendo seus arranjos profissionais e financeiros e seu conforto pessoal, ele que detesta ter a vida futricada.  Sem ele, o quadro muda mas a incerteza é que cresce. Não haverá um ganhador em particular mas crescerá também o desespero da centro-direita fragmentada, que mesmo desconhecendo as ideias de Barbosa,  via nele alguém que, na falta de outro,  poderia representá-la num segundo turno, contra a esquerda ou contra Bolsonaro. É desse desespero que podem surgir as tentações por uma saída fora da eleição. 

OEA questiona Brasil sobre intervenção no Rio e execução de Marielle

Imagem
DENÚNCIA As audiências, realizadas nesta terça (8) na República Dominicana, foram solicitadas por 20 organizações brasileiras por Vinicius Mansur, do Brasil de Fato publicado 09/05/2018 FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL 'A execução de Marielle não será instrumentalizada para o recrudescimento das bárbaras políticas que a executaram' Brasil de Fato  – O Estado brasileiro teve que prestar esclarecimentos à Organização dos Estados Americanos (OEA), nesta terça-feira (8), sobre a intervenção federal militar no Rio de Janeiro e a  execução  da vereadora  Marielle Franco  (PSOL) e seu motorista, Anderson Gomes. As audiências, realizadas em Santo Domingo, República Dominicana, foram solicitadas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA por 20 organizações sociais e, uma delas, contou com o depoimento da viúva de Marielle, Mônica Benício. Após questionarem os motivos que levaram à  intervenção no Rio e à falta de transparência  na condução da operação, os

Vídeo - Desfile del Día de la Victoria 2018 en Moscú

Imagem
RT en Español  - 09/05/2018

Said Hassan Nasrallah, secretário-geral do Hezbollah: "Israel entrou em confronto direto com o Irã"

Imagem
3/4/2018, Beirute [Preparação para eleições legislativas no Líbano, dia 6/5/2018] Vídeo [ leg. ing., 7" ], excerto, trans. e trad. ao inglês por  SayedHasan  e em  Unz Review Traduzido pelo  Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok Transcrição [ao ing., aqui retraduzida] [...] Hoje toda a região atravessa situação preocupante. Preocupação é uma coisa, medo é outra. Falei de situação preocupante. Por quê? Porque muitos líderes, governos, analistas, personalidades e o povo em geral, mesmo o pessoal em casa, gente comum que talvez nem dê muita importância à política, acompanha hoje os acontecimentos (com preocupação), pensando no rumo que as coisas tomarão, no que acontecerá, por causa de alguns eventos que aconteceram na Síria. Semana passada aconteceram duas coisas, depois das quais e desde então a situação permanece tensa. Primeiro, foi a clara, escandalosa agressão da entidade sionista contra a base T4 ou o aeroporto nos arredores de Homs, que vi

Moon of Alabama: Trump saiu do Acordo Nuclear do Irã. E agora?

Imagem
8/5/2018,  Moon of Alabama  [Atualizado, adiante: Resposta de Rouhani] Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu Postado por   Dario Alok Em discurso fortemente beligerante, Trump retirou os EUA do acordo nuclear do Irã. Mentiu muito. Tampouco é surpresa. Os EUA só mantêm acordos se enquanto lhes garantam vantagens de curto prazo – querem saber? Perguntem às populações norte-americanas nativas. Ninguém pode jamais contar com que os EUA cumpram o que dizem. Trump reimporá sanções contra o Irã, porque: o acordo nuclear foi negociado pelo governo Obama; assim sendo, não presta e não pode prestar; Israel quer preservar o Irã como coringa; malucos de direita nos EUA querem que os EUA ataquem o Irã; Make America Great Again, MAGA  – Trump precisa do Irã como inimigo dos Estados do Golfo para vender mais armas dos EUA.