Postagens

Mostrando postagens de outubro 20, 2016

Thierry Meyssan: Os Estados Unidos vão reformar-se, ou dilacerar-se?

Imagem
Ao observar a campanha eleitoral presidencial norte-americana, Thierry Meyssan analisa a ressurgência de um velho e grande conflito civilizacional. Hillary Clinton acaba de declarar que esta eleição não versava sobre programas, mas sobre a questão de saber «Quem são os Americanos?». Não é baseados em questões políticas que os tenores republicanos acabam de retirar o seu apoio ao seu candidato, Donald Trump, mas antes a propósito do seu comportamento pessoal. Segundo o nosso autor, até à data presente, os Norte-americanos eram emigrantes vindos de horizontes diferentes e aceitando submeter-se à ideologia de uma comunidade especial. É este modelo que está em vias de se desfazer, com o risco de estilhaçar o próprio país. THIERRY MYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 26 DE OUTUBRO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    ITALIANO    РУССКИЙ    ENGLISH    DEUTSCH    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    TÜRKÇE    عربي No decurso do ano de campanha eleitoral norte-americana que estamos a acabar de atravessar,

E vamos à luta - Gonzaguinha (1980)

Imagem

Autoridades que se comportam como moleques, como moleques serão tratadas.

Imagem
. Publicado por     Marcelo Auler Eugênio José Guilherme de Aragão * A liturgia do cargo público não é mero exercício de vaidade e de ego. Ela é um marco do republicanismo, que determina ser o exercício de função pública uma atividade impessoal. Quem está investido nela não deve a enxergar como um galardão adquirido em razão de qualidades pessoais, mas precisamente porque foi chamado a servir ao público. A liturgia lhe serve de proteção, para qualificar a função e não a si. Juízes, por exemplo, lidam diariamente com conflitos. Ao decidirem sobre uma causa, tornam um dos litigantes vencedor e outro perdedor. Aquilo que pode significar, para o magistrado, apenas um número em sua estatística de produção mensal, na alma do perdedor pode ser uma catástrofe pessoal. O que o leva a não ir às vias de fato com aquele que vê como seu malfeitor? É a aura da liturgia que inspira o respeito necessário a criar uma barreira de blindagem relativa. Leia mais >>

SANTAYANA: O FIM DO BRASIL E O SUICÍDIO DO ESTADO

Imagem
. por Mauro Santayana - 26/10/2016 Dizem que um chefe mafioso, famoso por sua frieza e crueldade no trato com os inimigos, resolveu dar ao filho uma Lupara, uma típica cartucheira siciliana, quando este completou 15 anos de idade. Na festa de aniversário, apareceu o filho do prefeito, que havia ganho do alcaide da pequena cidade em que viviam, ainda nos anos 1930, um belo relógio de ouro. Passou o tempo e um dia, como nunca o visse com ela, Don Tomazzo perguntou a Peppino pela arma. Como resposta, o rapaz enfiou, sorrindo, os dedos no bolso do colete e tirando para fora um reluzente pataca "cebola", respondeu-lhe que a havia trocado com o filho do Prefeito pelo Omega dourado.

PF vasculha 10 anos das finanças de Lulinha e não encontra corrupção

Imagem
Portal Vermelho -  26 de outubro de 2016 - 15h13   A pedido da Lava Jato, a Polícia Federal analisou a evolução patrimonial de Fábio Luis Lula da Silva, filho mais velho do ex-presidente Lula, e concluiu que não há indícios de corrupção. PF: vida financeira de Lulinha é compatível e não há indícios de corrupção O conteúdo do relatório foi publicado pelo  Estadão  nesta terça (25), em matéria sob o título “Lulinha teve rendimento de R$ 5,2 milhões em dez anos ”. Só no último parágrafo é que o jornal informa: “O relatório da PF aponta que a evolução patrimonial de Lulinha, entre 2004 e 2014, é compatível com suas finanças.” O relatório foi encomendado pelo delegado Márcio Anselmo, que investiga a família de Lula por causa do Sítio de Atibaia e do triplex no Guarujá. Na visão da força-tarefa da Lava Jato, Lula é dono oculto da propriedade localizada no interior paulista, que está em nome dos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar, sócios do filho de Lula.

ONU aceita denúncia de advogados de Lula

Imagem
Governo brasileiro terá dois meses para dar explicações Foto: Ricardo Stuckert LULA.com.br - 26/10/2016 - 16:11 A ONU aceitou a denúncia protocolada pelos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de julho. A petição ao Comitê de Direitos Humanos da ONU em Genebra, mostra a violação da Convenção Internacional de Direitos Políticos e Civis e abuso de poder pelo juiz Sérgio Moro e procuradores federais da Operação Lava-Jato contra Lula. Na ação, os advogados pedem ao Comitê que se pronuncie diante do fato do juiz Sérgio Moro ter violado o direito de Lula à privacidade, de não ser preso arbitrariamente e o direito à presunção da inocência.

Tereza Campello: “A chance de o Brasil voltar ao Mapa da Fome é enorme”

Imagem
Entrevista por  Tory Oliveira  — na Carta Capital -  publicado  26/10/2016  Com a PEC 241, o País pode chegar a 2036 com metade dos recursos para a assistência social que tinha nos anos 1990, alerta a ex-ministra                                                                                Elza Fiuza/Agência Brasil 'O gasto na área social é bom para a economia', afirma a ex-ministra Tereza Campello O congelamento de gastos públicos por 20 anos,  aprovado pela Câmara  na terça-feira 25, ameaça o conjunto de políticas que permitiu a ascensão social de milhões de brasileiros ao longo dos últimos anos, avalia a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. “Com a PEC 241, chegaríamos em 2036, na melhor das hipóteses, com recursos que tínhamos no inicio dos anos 1990”, alerta.

Missão para o “chefete de Polícia”: ache os brutamontes covardes do MBL

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  · 26/10/2016 . Chegou a meu conhecimento o vídeo em que minha amiga Juliana Brizola denuncia a agressão que integrantes do Movimento Brasil Livre (livre da democracia?) fizeram contra ela e uma assessora, uma moça de apenas 22 anos. Estes grupos, promovidos pela mídia, financiados por dinheiro empresarial – daqui e de fora – estão se tornando esquadrões fascistas.

Governo vê 'traição' em votação da PEC 241, que deverá passar por debate 'sério' no Senado

Imagem
BALANÇOS Mesmo vitorioso, governo teve votos contrários entre aliados. Oposição discorda de acordo que estabelece data para a conclusão da votação no Senado por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  26/10/2016  LUIS MACEDO/CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília – Apesar da vitória do governo Temer, que ontem viu sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, ser aprovada em segundo turno na Câmara, o total de votos da base aliada, desta vez, mostrou uma vantagem menor que no primeiro turno, contrariando expectativas traçadas pelo Planalto nos últimos dias – ao fim da votação, sete votos dados como certos foram contra a PEC.

ESTUDANTES PEDEM DIÁLOGO, E GOVERNO RESPONDE COM AMEAÇAS NO DEBATE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Imagem
. Helena Borges  - The Intercept Brasil 26 de Outubro de 2016, 12h48 HÁ QUEM DIGA   que  a reforma do ensino médio está acontecendo  sem diálogo , mas não é verdade. Está havendo diálogo e vai ter muito mais. A questão é com quem. Na última semana,  dia 19, foi instalada no Congresso Nacional uma Comissão Mista  para discutir a polêmica  medida provisória 746/2016 , conhecida como  proposta de reforma do ensino médio . A MP causou rebuliço por alterar o formato do ensino médio. Entre as mudanças mais drásticas, o currículo — que atualmente se compõe em três anos comuns a todos no ensino médio regular — será dividido em ciclo básico (de um ano e meio, com matérias de todas as áreas) e ciclo de especialização. Nesta segunda etapa, o aluno escolhe entre cinco “trilhas de formação”, focadas nas seguintes áreas de conhecimento: formação técnica e profissional, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Todas serão ensinadas em período integral e, no caso

Helena Chagas: Deputados condicionam medidas anticorrupção a anistia do caixa 2

Imagem
Juiz Sérgio Moro. Foto Orlando Brito por Helena Chagas - no Os Divergentes - 26/10/2016 - 12:46 Muita gente estranhou a afirmação do juiz Sérgio Moro de que o Congresso precisa mostrar “de que lado está”, feita justamente numa reunião em que os integrantes da comissão que trata dos dez pontos contra a corrupção se deslocaram até Curitiba, cheios de boa vontade, para mostrar a ele a forma final do projeto – que acolhe a maioria das sugestões do Ministério Público. Na verdade, o recado de Moro tem como alvo um ponto específico: a anistia que virá para os parlamentares junto com o artigo que criminaliza o caixa 2.

Aposentada corta gastos do Temer

Imagem
Para fazer economia sem congelar a Saúde e a Educação PHA - 25/10/2016 . Via  Mídia Popular : A professora aposentada Minervina B Leite enviou através de carta aberta ao presidente Michel Temer uma proposta de PEC que corta gastos dos políticos e burocratas dos três poderes. "Vou provar ao presidente que é possível fazer economia sem passar a tesoura nas verbas da saúde e educação, bem como nos salários dos servidores públicos de todo o país", declarou. Dona Minervina tem 79 anos e atuou como professora de matemática por mais de duas décadas na Rede Estadual de Educação da Bahia.

Congresso da Venezuela, mesmo destituído de poderes, abre processo político contra Maduro

Imagem
Opera Mundi - Redação | São Paulo - 25/10/2016 Assembleia perdeu poderes após decisão do Judiciário em setembro; Maduro, acusado de violar democracia e Constituição, foi chamado para ir ao Legislativo Assembleia Nacional aprovou início de processo político contra presidente Maduro A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou nesta terça-feira (25/10), durante sessão especial, iniciar o processo de julgamento de responsabilidade política do presidente do país, Nicolás Maduro. O Legislativo, porém, foi destituído de poderes pelo Tribunal Supremo Judicial venezuelano em setembro. A decisão foi tomada pela maioria da Câmara, dominada pela oposição ao presidente. No dia 1º de novembro, Maduro deverá comparecer perante a Assembleia Nacional para responder às acusações de violação à democracia e à Constituição — a legislação do país não prevê o impeachment.

Lester Young - Coleman Hawkins - Charlie Parker - Ella Fitzgerald (1950)

Imagem

Thierry Meyssan: Em busca do bode expiatório

Imagem
Em Berlim, a Alemanha, a França, a Rússia e a Ucrânia tentaram desbloquear os conflitos ucraniano e sírio. No entanto, de um ponto de vista russo, esses bloqueios só existem porque o objectivo dos Estados Unidos não é a defesa da Democracia, da qual eles se arrogam, mas, sim a prevenção do desenvolvimento da Rússia e da China através da interrupção das Rotas da Seda. Dispondo de superioridade convencional, Moscovo, portanto, tudo tem feito para ligar o Médio-Oriente e a Europa Oriental. Ao qual conseguiu chegar trocando o prolongamento da trégua na Síria contra a suspensão do bloqueio dos acordos de Minsk. Por seu lado, Washington continua a procurar descarregar a sua culpa para cima de um dos seus aliados. Depois de ter fracassado na Turquia, a CIA vira-se para a Arábia Saudita. THIERRY MEYSSAN - REDE VOLTAIRE | DAMASCO (SÍRIA) | 22 DE OUTUBRO DE 2016 FRANÇAIS    ESPAÑOL    DEUTSCH    ENGLISH    TÜRKÇE    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ITALIANO   O conflito opondo os Estados Unidos à Rúss

Lester Young - Marie Bryant - Billie Holiday - ( Jammin' the Blues -1944 - Fine And Mellow - 1957 )

Imagem

Tony Cartalucci: Washington tenta envergonhar a Ásia por “ceder” à China.

Imagem
24.10.2016 - Tony Cartalucci,  Neo Eastern Outlook tradução de  btpsilveira Está se tornando cada vez mais claro que a influência dos Estados Unidos – apesar do tão badalado “Pivô para a Ásia” – está em declínio através da região do Pacífico Asiático. Washington está sofrendo derrotas geopolíticas em virtualmente cada nação da região, incluindo aquelas agora lideradas por regimes que foram meticulosamente organizados, financiados e apoiados pelos EUA por décadas. Por outro lado, essa influência está diminuindo também entre aquelas nações consideradas aliadas cruciais dos Estados Unidos por longo tempo. Aqui se pode incluir a Tailândia, no sudoeste asiático, de quem os Estados Unidos repetidamente fazem lembrar ao mundo que tem sido aliada de Washington desde a Guerra Fria e durante a Guerra do Vietnã, e alegadamente, mesmo antes disso.

China nunca permitirá que EUA desestabilizem o Mar do Sul da China

Imagem
23/10/2016, de   People's Daily ,  in  Global Times ,  China China jamais permitirá que os EUA desestabilizem o Mar do Sul da China, disse o  People's Daily  em comentário no domingo, depois que um destroier da Marina dos EUA, armado com mísseis teleguiados, o USS Decatur, navegou pelas águas das ilhas Xisha, na 6ª-feira, sem aprovação do governo da China. O que os EUA fizeram, movidos por sua mentalidade hegemonista, não pode ampliar a influência daquele país na região do Pacífico Asiático, diz o artigo. Esse tipo de ato cria inimizades e tem por único resultado confusões sempre maiores, o que acelerará o declínio da influência global dos norte-americanos.  O governo chinês opõe-se resolutamente a esse comportamento de provocação e está tomando uma série de efetivas contra-medidas. Na sequência, a tradução do artigo:

'Se Governo e oposição venezuelana não se entenderem, país pode explodir'

Imagem
. Sputnik News - 25/10/2016 Em mais uma de suas intervenções diplomáticas, o Papa Francisco recebeu no Vaticano o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o convenceu a se reunir com a oposição neste domingo, 30. Será o primeiro encontro de Maduro com seus opositores desde que a crise política se intensificou no país. A audiência concedida pelo Papa Francisco ao Presidente Nicolás Maduro aconteceu na segunda-feira, 24, e foi cercada de total sigilo. Sua realização só foi informada à imprensa depois que o chefe da Igreja Católica e o líder venezuelano anunciaram o encontro de Maduro com a oposição.

Lava Jato: acabou a unanimidade? Por Tereza Cruvinel.

Imagem
. por Tereza Cruvinel - 25/10/2016 Desde 2014, quando teve início, a Operação Lava Jato foi posta no altar da moralidade e seus condutores passaram a ser tidos como “intocáveis”. E ai de quem ousasse criticá-la, fosse pelos métodos heterodoxos, pelas  violações a garantias em nome da “excepcionalidade” da investigação, pelo culto à personalidade de seus comandantes ou por qualquer outra razão. Quem o fizesse seria chamado de  conivente com a corrupção ou de defensor da “canalha petista”. A unanimidade  parece estar sendo agora rompida, com a reação do presidente do Senado, Renan Calheiros, à prisão de policiais legislativos pela Polícia Federal (porque estariam  sabotando investigações da Lava Jato) e as duras críticas do ministro do STF Gilmar  Mendes  aos excessos da operação comandada pelo juiz Sergio Moro. Pode estar começando a desinterdição do debate sobre a Lava Jato. E como toda unanimidade é burra, decretou Nelson Rodrigues, isso deve ser bom para o Brasil.

"Fenômeno Putin": autópsia da mídia-empresa ocidental

Imagem
24/10/2 016, Ruslan Ostashko,  PolitRussia   (trad. ru.-ing.J. Arnoldski) em  Fort Russ Semana passada foi marcada por uma espécie de epidemia que assolou furiosamente a mídia-empresa ocidental, que se pôs a publicar artigos de crítica sobre o personagem e desenhou os  cartoons   mais assustadores de Vladimir Putin. Claro, é o que sempre fazem. Mas dessa vez a explosão de atividade foi coisa jamais vista! The Economist ,  The Spectator  e  The New Yorker  – e não corresponde nem ao começo da lista completa de publicações que deram capas ao presidente russo e dedicaram-lhe longos artigos. Para alguns, talvez pareça sinal de condenação global e de global isolamento da Rússia, mas não, não, não é nada disso. De fato, estamos diante de um surto que se pode apresentar com palavra simples e curta: trata-se de histeria.

O que é mais danoso: ocupar uma escola ou desviar R$ 50 milhões que eram para construir várias escolas?

Imagem
. por Esmael - no Blog do Esmael - outubro 25, 2016 Nesta terça (25), o governador  Beto Richa (PSDB)  amplificou sua campanha pela criminalização das ocupações de escolas. Portanto, aqui cabe uma pergunta ao tucano em tempo de Operação Quadro Negro: o que é mais danoso, ocupar uma escola ou desviar R$ 50 milhões que eram para construir várias escolas?

Pepe Escobar: Nas Filipinas, "EUA perderam"

Imagem
25/10/2016, Pepe Escobar,  Strategic Culture Foundation "Ilustres senhores, nessa oportunidade  anuncio minha separação dos EUA  tanto militar como também econômica."   Assim o presidente das Filipinas Rodrigo "O Justiceiro" Duterte desencadeou um terremoto geopolítico que tomou toda a Eurásia e reverbera por todo o Oceano Pacífico. E nem se fala da perfeita escolha da oportunidade; ali, nada menos que no coração do Dragão Emergente [orig.  Rising Dragon ]. Coroando sua visita de Estado a Pequim, Duterte então cunhou o mantra – grávido de sugestões – que continuará a reverberar por todo o sul global: "Os EUA perderam".

De Putin a OVNIs, 16 provas de que Janaína Paschoal faz o melhor humor involuntário da internet mundial

Imagem
Postado em   25 Oct 2016 por :   Kiko Nogueira Ela em um grande momento A professora Janaína Paschoal virou notícia nesta terça, dia 25, ao dizer que Putin pode invadir o Brasil. A “musa do impeachment”, porém, tem alertado a nação sobre diversos riscos há muito tempo em sua conta no Twitter, onde ela pontifica sobre tudo e todos — de alcoolismo a OVNIs. Habitante de algum universo paralelo, com um certo charme olavista fin de siècle, Janaína é um case internacional de humor involuntário. Comediantes batalham anos para juntar um repertório que consiga casar tão bem a idiotice grosseira de Moe, dos Três Patetas, com a faceirice de um Zacarias. Janaína é o que os americanos chamam de uma “natural”. Ela nasceu com isso dentro dela — e ninguém tira. Alia a esse talento para fazer rir um messianismo moleque, um messianismo arte que talvez encontre rival apenas em Inri Christo.

Câmara congela gastos sociais por duas décadas

Imagem
por Redação —da Carta Capital -   publicado  25/10/2016 21h01 Em 2º turno de votação, PEC 241 teve 359 votos favoráveis, 51 acima do necessário. Senado deve avaliar proposta até 13 de dezembro Luís Macedo / Câmara dos Deputados Parlamentares da oposição protestam contra o que chamam de 'PEC da Desigualdade' A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno de votação, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição que  congela os gastos públicos  por 20 anos, com profundo impacto nos orçamentos da saúde, educação e assistência social. A votação dos destaques apresentados pela oposição deve ser encerrada na noite desta terça-feira 25. Para angariar apoio à drástica proposta de arrocho fiscal do governo Temer, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), promoveu um jantar na noite anterior para parlamentares da base governista. Após a mesura, 359 deputados votaram a favor da chamada PEC 241, 51 acima do necessário. O convescote parece uma reedição do bem sucedido

Tijolaço: Os canalhas anti-pátria se adonaram do petróleo e dão uma banana ao Brasil

Imagem
POR  FERNANDO BRITO  - NO TIJOLAÇO - 25/10/2016 . Enquanto os idiotas da Firjan e da Fiesp, que financiaram o golpe que derrubou o governo nacionalista,  foram pedir a Michel Temer  que não entregue toda a indústria associada à exploração de petróleo, a Petrobras de Temer maquina um golpe contra o Brasil. O consórcio detentor do mega campo de Libra  – liderado pela Petrobras, com participação da Shell, Total e dus empresas chinesas  pediu à Agência Nacional do Petróleo a liberação para construir completamente no exterior  a primeira  da plataforma que irá explorar a jazida. No pedido, Petrobras e seus sócios alegaram que pretendem construir o navio-plataforma com a japonesa Modec.

Hoje, todos odeiam os (norte)americanos

Imagem
24.10.2016 - Jean Perier,  New Eastern Outlook tradução de  btpsilveira Não dá para negar que nos últimos anos o crescimento de um sentimento anti (norte)americano está em constante crescimento através do planeta. Embora as corporações de mídia ocidentais estejam tentando colocar a culpa nos jornalistas russos, eles sozinhos dificilmente seriam capazes de alcançar tal efeito. Atualmente uma listagem típica de acusações contra os Estados Unidos inclui as invasões do Afeganistão, Iraque e Líbia, não dispensando imputar aos (norte(americanos) o apoio a terroristas, bem como a exportação de armas para países que apoiam abertamente os terroristas.

Paulo Nogueira: A inesquecível lição de oratória e de decência que Gleisi deu em Cristovam.

Imagem
Postado em   25 Oct 2016 por :   Paulo Nogueira Guerreira A cena simboliza os nossos dias. De um lado, a virtude, a integridade. De outro o cinismo e o vício. Me refiro à  troca de palavras  entre Gleisi Hoffmann e Cristovam Buarque em que este confessou que o golpe foi armado para que fosse aprovada a chamada PEC do Fim do Mundo. O confronto de estilos não poderia ser mais revelador das diferentes entre os dois lados. Gleisi está séria, firme, altiva, olhos cravados não apenas nos olhos de Cristovam — mas em sua alma. Cristovam, esparramado em sua poltrona, é uma mistura de deboche e nervosismo. Está descomposto, a despeito do paletó e da gravata. Os risos entrecortados não conseguem esconder que ele está acuado.