Postagens

Mostrando postagens de maio 27, 2015

Pepe Escobar – “China: Rotas da seda e mares abertos”

Imagem
30/5/2015,  [*] Pepe Escobar ,  RT – Rússia Today “ China: Silk roads and open seas ”   Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu " Uma Estrada, Um Cinturão " Nova Rota da Seda - Projeto Completo (clique na legenda para aumentar) A divulgação, por  Pequim , no início dessa semana, do mais recente documento das Forças Armadas da República Popular da China,   [ 1 ]   no qual os chineses apresentam uma nova doutrina segundo a qual passam, da defesa de águas territoriais, para a proteção de “mares abertos” (ing.  open seas )  [2]  , fez arrepiar carne e ossos dos excepcionalistas .

Justiça Federal rejeita queixa crime de Cunha contra Nassif

Imagem
TER, 02/06/2015 - 18:44 ATUALIZADO EM 02/06/2015 - 19:20 Jornal GGN  - O presidente da Câmara Eduardo Cunha entrou na Justiça federal do com ação civel contra o jornalista Luís Nassif; e na Justiça Federal de São Paulo com queixa-crime. No caso da queixa-crime, o juiz Fernando Américo de Figueiredo Porto, da 5ª Vara Federal Criminal em São Paulo/SP rejeitou a ação. Segunda nota publicada no site da Justiça Federal:

Antônio David: Discurso de Vladimir Safatle bloqueia a reflexão

Imagem
publicado em 02 de junho de 2015 Um fantasma ronda a esquerda: uma forma autoritária de pensar por Antônio David, especial para o Viomundo Não é de hoje que a esquerda brasileira vive às voltas com impasses. Por isso, deveríamos no mínimo fazer o esforço de tentar olhar para trás de maneira honesta e generosa, se quisermos entender os impasses em torno do “lulismo” e enfrentá-lo da melhor forma. Mas nem isso conseguimos.

Lula e Graziano: Por um mundo sem fome e com paz

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula O texto original, em italiano, foi publicado no jornal italiano Corriere della Sera . Por Luiz In á cio Lula da Silva e Jos é  Graziano da Silva Um mundo sem fome não é um sonho abstrato. Um mundo sem fome, onde todos tenham oportunidade de se alimentar e estudar é algo possível, ao nosso alcance. A pobreza e a miséria, dentro dos nossos países ou em outros países, não é um fato inevitável da vida.

Indiciamento de Ricardo Teixeira: O medo invade o Jardim Botânico

Imagem
Em janeiro deste ano Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, foi indiciado por supostamente ter cometido quatro crimes: lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documento público. A polícia federal suspeita da movimentação de R$ 464 milhões entre 2009 e 2012. Duas gritantes diferenças chamam a atenção quando comparamos esta operação da PF com outras em andamento, despertando alguns questionamentos que apontam para certo endereço no Jardim Botânico. 

Edward Snowden responde a perguntas enviadas pelo público (ÍNTEGRA)

Imagem
Sputnik News - 02/06/2015 Edward Snowden, ex-funcionário do serviço de inteligência americana (NSA), respondeu a perguntas no formato Q&A, antes da exibição do documentário Citizenfour. A videoconferência foi realizada através da conexão entre Rússia e Reino Unido, organizada pela Anistia Internacional UK.

Estados Unidos: A recuperação insuficiente

Imagem
Apesar dos muitos recursos para vencer uma das mais duras crises do capitalismo, as elites dos Estados Unidos enfrentam riscos de maior magnitude. Ariel Noyola Rodríguez* - na Carta Maior Nos recentes meses, se tornou frequente escutar que a economia dos Estados Unidos vai de vento em popa. Os programas de estímulo monetário (quantitative easing), a taxa de juros de referência (federal funds rate) muito próximos de zero e os resgates multimilionários dos bancos “grandes demais para quebrar” (too big to fail) teriam contribuído de forma decisiva para a diminuição do endividamento privado (famílias e empresas), o que teria permitido dinamizar os investimentos produtivos e, finalmente, ajudado na recuperação do mercado de trabalho.

DW: Os possíveis sucessores de Blatter

Imagem
Renúncia do dirigente suíço, após 17 anos na presidência da Fifa, pode abrir nova era na entidade e no futebol mundial. Saiba quem são os prováveis candidatos a sucedê-lo. Aos 79 anos, 17 deles no comando da Fifa, o suíço Joseph Blatter renunciou ao cargo de presidente da entidade — e apenas quatro dias após ter sido reeleito. E o fim desta era tende a marcar um recomeço para o futebol. O motivo é evidente: novas eleições ocorrerão— ainda que não se saiba, ao certo, se em questão de dias, semanas ou meses.

Ferroviários de São Paulo decidem entrar greve a partir da meia-noite

Imagem
Criado em  02/06/15 21h52   Por  Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil  Edição: Aécio Amado  Fonte: Agência Brasil Os ferroviários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo decidiram em assembleia hoje (2) iniciar uma greve a partir da meia-noite. A decisão foi tomada por dois dos três sindicatos que representam a categoria: dos Ferroviários de São Paulo e dos Ferroviários da Central do Brasil.

PRECONCEITO & DESINFORMAÇÃO: O ‘clamor’ alimentado pela imprensa

Imagem
Por Luciano Martins Costa em 02/06/2015 No Observatório da Imprensa Muito frequentemente, leitores de jornais questionam este observador sobre as razões pelas quais a mídia tradicional do Brasil perdeu diversidade e adotou nos últimos anos um viés tão radicalmente conservador e tão homogêneo que chega a se caracterizar como um verdadeiro partido político. A resposta nunca é simples, mas a própria imprensa oferece exemplos que ajudam a entender como se deu esse processo de perda de qualidade e degeneração da atividade jornalística. Por exemplo, sabe-se que a imprensa, como sistema, tem um alinhamento automático com o campo ideológico que se denomina “liberal”, no que se refere às questões da economia, o que corresponde a escolhas que devem ser qualificadas como reacionárias no campo social. Reacionárias porque reagem vigorosamente a qualquer intervenção direta do Estado no sentido de corrigir as perversidades do sistema capitalista para produzir um mínimo de equanimidade n

Presidente Dilma manda recado para Renan e Eduardo Cunha

Imagem
 A escolha de nomes para cargos em empresas públicas e autarquias é prerrogativa do Executivo, assim como a indicação de ministros, defendeu nesta terça-feira a presidente Dilma Rousseff, diante da proposta dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de submeter ao Congresso nomes indicados. Para a presidente, a autonomia entre os Poderes deve ser respeitada. “Nós consideramos que a nomeação de estatais, de ministérios e de autarquias é prerrogativa do Executivo”, afirmou a presidente após lançamento de plano agrícola 2015/16, ao ser questionada por jornalistas se o projeto não fere a prerrogativa do Executivo. “Não nos precipitemos, vamos avaliar”, disse Dilma. Renan e Cunha assinaram, na segunda-feira, o anteprojeto da Lei de Responsabilidade das Estatais, que prevê, entre outros pontos, que as nomeações de presidentes de estatais sejam submetidas ao Senado. O anteprojeto será discutido em uma comissão formada por deputados e

Ô Jerome Walcke, como é aquela história do “merecia um pé na bunda”?

Imagem
2 de junho de 2015 | 19:09  Autor: Fernando Brito A renúncia de Sepp Blatter mostra que o “Fifalão” não chegou nem ao fim do primeiro tempo. E que as empresas que negociavam com a cúpula corrupta da Fifa – a qual a imprensa brasileira batia palmas e apoiava quanto  mais apertavam a goela do Governo brasileiro para entregar tudo e mais um pouco para não perder a condição de sede do Mundial de Futebol – podem ir pondo suas barbas de molho, porque é delas que vinha o dinheiro da “bola” e é inevitável a paráfrase do “cherchez la femme” com que Alexandre Dumas, pai, numa história detetivesca em seu  Les Mohicanes de Paris , manda procurar a mulher que é parte de um crime. – Cherchez l’argent!

Abril fecha revistas e faz demissões em massa

Imagem
No DCM Do  Portal Imprensa:   Postado em  2 de junho de 2015  Nesta terça-feira (2/6), a Editora Abril iniciou um novo processo de reestruturação da empresa. Entre as mudanças estão a venda das revistas Placar, Contigo, Você SA, Você RH, Ana Maria, Tititi e Arquitetura e Construção para a Editora Caras, que no ano passado já tinha absorvido outros dez títulos — Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais. IMPRENSA apurou que o Guia 4 Rodas e a Educar para Crescer serão descontinuadas. A Contigo terá apenas a versão digital, deixando de circular no impresso. Haverá também uma reorganização das redações. Executivos já foram demitidos, como Dulce Pickersgrill, conhecida como “Enfermeira Nazi”. De acordo com o site Máquina do esporte, a nova editora também ficará com todo o acervo fotográfico e de textos da Placar.

Pepe Escobar: Patrulhando a quebrada, do mar (da China) ao “shining sea”

Imagem
27/5/2015,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online Patrolling the hood from (China) sea to shining sea  [1] Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu      Se pelo menos os  Mad Men  na vida real fossem como Don Draper – canalizando o verdadeiro eu-interior, depois de muito agito, num “tudo bem comigo, tudo bem com você”.    Em vez disso, o que há é um punhado de doidos (do Pentágono) provocando todos os seus maiores concorrentes geoestratégicos, todos ao mesmo tempo.    Os Mestres da Guerra, no governo Obama autodescrito como  “Não façam  merda  coisa estúpida” , anunciam agora que estão prontos para despachar aeronaves e navios de guerra para bem perto (a 18km de distância) de sete ilhas artificiais que a China construiu nas Ilhas Spratly. 

Estratégia Militar da China

Imagem
26/5/2015,  Gabinete de Informação do Conselho de Estado da República Popular da China  –  China Daily, Pequim Full text: China’s Military Strategy Tradução de trabalho, para finalidades acadêmicas, sem revisão técnica e sem valor legal realizada pelo pessoal da  Vila Vudu China - Forças Armadas SUMÁRIO Prefácio I.  Situação da Segurança Nacional II.  Missões e Tarefas Estratégicas das Forças Armadas Populares da China  [1] III.  Orientações Estratégicas da Defesa Ativa IV.  Construção e Desenvolvimento das Forças Armadas Populares da China  [2] V.  Preparação para Confronto Militar VI.  Cooperação Militar e de Segurança Prefácio O mundo passa hoje por mudanças sem precedentes, e a China está numa fase crítica de reformas e desenvolvimento. Na empreitada de realizar o Sonho Chinês de grande rejuvenescimento nacional, o povo chinês aspira a dar as mãos aos demais povos do mundo para preservar a paz, buscar o desenvolvim

CBF sobre saída de Blatter: ‘Nada segura o que chegou a seu tempo’; veja reações

Imagem
Renata Mendonça - @renata_mendonca Da BBC Brasil em São Paulo 02/06/2015 Joseph Blatter assumiu a presidência da Fifa em 1998 e permaneceu por quatro mandatos; ele foi reeleito para o quinto, mas renunciou O anúncio da renúncia de Joseph Blatter, pouco depois de ser eleito ao seu quinto mandato no comando da Fifa, surpreendeu os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Blatter - que estava sob pressão para renunciar desde que uma investigação do Departamento de Estado dos EUA apontou indícios de corrupção na Fifa - deverá ficar no cargo até seu substituto ser escolhido em um congresso extraordinário, previsto para entre dezembro deste ano e março do ano que vem.

TV Brasil: Espaço Público recebe o ministro do STF Marco Aurélio Mello

Imagem
Hoje às 22h- na TV Brasil Magistrado analisa temas como a nova composição do Supremo e as PECs Marco Aurélio Mello é entrevistado no programa O programa  Espaço Público  desta terça (2) sabatina o ministro do  Supremo Tribunal Federal ,  Marco Aurélio Mello . Durante a entrevista, o magistrado aborda diversos assuntos. Ele comenta a nova composição do  STF  e os grandes processos, como o chamado Mensalão e a Operação Lava-jato. As Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em discussão no Congresso Nacional também estarão em discussão no debate. Nomeado Ministro da Corte máxima do país há 25 anos, Mello teve, recentemente, a aposentadoria compulsória adiada pela Proposta de Emenda à Constituição conhecida como  PEC da Bengala . Em entrevista ao jornal Zero Hora, o magistrado disse que o julgamento do esquema que ficou conhecido como mensalão deixou lições: “Imaginávamos que já tínhamos visto tudo em termos de corrupção, e não tínhamos visto nada. Hoje, se você fizer um

Representação contra Moro está com a ministra Nancy Andrighi

Imagem
Posted by  eduguim  on 02/06/15 • Categorized as  Aviso Na tarde de segunda-feira, 4 de maio de 2015, o Blog enviou por Sedex a um leitor de Brasília  representação  ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o magistrado Sergio Fernando Moro, que oficia perante a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná. A medida decorreu de  postagem  nesta página que perguntou aos leitores se a apoiariam, já que, havia muito, ouvia-se forte clamor nas redes sociais e na blogosfera contra o comportamento desse magistrado. A representação foi protocolada no CNJ no dia 6 de maio.

Paulo Moreira Leite: EM DEFESA DO DIREITO À REELEIÇÃO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite  -  2 de junho de 2015 Quem quer tutelar o direito do povo escolher governantes só deseja que tudo mude para que nada mude O debate sobre o fim da reeleição é mais importante do que parece e merece mais do que um minuto de reflexão por parte de quem se preocupa com o destino de um país com os problemas e desafios do Brasil.

Marcos Coimbra: A crise e suas interpretações

Imagem
por  Marcos Coimbra  — na Carta Capital -  publicado  02/06/2015  Pesquisa do Vox Populi revela: quase metade dos brasileiros estima uma inflação mensal superior a 20%. Faz sentido?                                                                                              Orlando Kissner / SMCS Leitor de jornal em Curitiba: boa parte da  é provocada pelas expectativas Qu anto mal uma mídia partidarizada pode causar a um País? Que prejuízos a irresponsabilidade dos veículos de comunicação traz à sociedade? No Brasil, essas não são perguntas acadêmicas. Ao contrário. Em nossa história, sobram exemplos de períodos em que a “grande imprensa”, movida por suas opções políticas, jogou contra os interesses da maioria da população. Apoiou ditaduras, avalizou políticas antipopulares, fingiu não ver os desmandos de aliados.

Bônus de 100 anos: só quem não acredita na Petrobras é quem odeia a Petrobras

Imagem
2 de junho de 2015 | 14:17  Autor: Fernando Brito É  de dar risada a matéria de  O Globo  sobre a captação de bônus resgatáveis em 100 (isso mesmo, cem anos!) da Petrobras: A Petrobras emitiu US$ 2,5 bilhões em títulos no mercado internacional nesta segunda-­feira. Divulgada inicialmente por fontes do mercado financeiro, a operação inédita foi confirmada pela companhia após as 22h desta segunda-feira. Os “bonds” foram emitidos pela subsidiária Petrobras Global Finance em Nova York e estão precificados em dólares. O prazo é de cem anos e a taxa de retorno aos investidores é de 8,45% ao ano. A operação surpreendeu o mercado e foi muito bem recebida pelos investidores, segundo analistas: atraiu interesse de mais de US$ 10 bilhões junto aos aplicadores.

Paulo Nogueira: E se Ricardo Teixeira falar numa delação premiada?

Imagem
Postado em   02 jun 2015 por :   Paulo Nogueira Um homem com muitas histórias Sem Blatter, que enfim se rendeu à realidade e renunciou, a Fifa pode enfim passar por um processo de desintoxicação. E a CBF? O equivalente a Blatter, no futebol brasileiro, é a Globo. Enquanto a Globo estiver metida no futebol brasileiro, nada vai acontecer.

PHA: Blatter renuncia. Casa da Globo caiu

Imagem
Por que a Globo paga menos e fica com os direitos? Saiu na ESPN: BLATTER RENUNCIA À PRESIDÊNCIA DA FIFA Poucos dias após ser reeleito para um quinto mandato como presidente da Fifa, Joseph Blatter renunciou ao cargo, nesta terça-feira. Ele convocou o Comitê Executivo de forma extraordinária para escolher um novo mandatário. “Vou continuar a exercer minha função como presidente até um novo ser escolhido. O próximo congresso demoraria muito. Esse procedimento será de acordo com os estatutos”, afirmou o dirigente suíço, desde 1998 à frente da Fifa.

Escândalos na FIFA e na CBF: Agora falta explicar por que quem pagou menos transmitiu de forma exclusiva o futebol

Imagem
publicado em 02 de junho de 2015 às 15:49 Há mais em comum entre o ex-presidente do Clube dos 13 e o golfista Arnold Palmer do que você supõe, caro amigo navegante… por Luiz Carlos Azenha - no Viomundo Joseph Blatter caiu. Não foi para preservar a FIFA ou o futebol, obviamente. Foi porque o braço direito dele, Jérôme Valcke — aquele que pretendia dar um pontapé no traseiro dos brasileiros — se viu enredado na investigação do FBI, como suposto remetente de uma propina de U$ 10 milhões   disfarçada de projeto benemerente. Blatter e o brasileiro João Havelange, flagrado no propinoduto da ISL para garantir à empresa exclusividade nos direitos de transmissão e marketing da Copa, são farinha do mesmo saco.

Thierry Meyssan: Os jiadistas ao serviço do imperialismo

Imagem
Os governos ocidentais já não fazem segredo sobre a utilização dos jiadistas. Foi assim que a Otan derrubou Mouamar el-Kadhafi utilizando, para tal, a al-Qaida como única infantaria no terreno ; Israel afastou a Força das Nações Unidas no Golã e substituiu-a pela al-Nusra ; a Coligação internacional anti-Daesh deixou cair Palmira para prejudicar a Síria. Mas, embora se compreenda os objectivos dos ocidentais, não se consegue perceber porquê e como os jiadistas podem servir o Tio Sam em nome do Corão. REDE VOLTAIRE -    DAMASCO (SÍRIA) -  1 DE JUNHO DE 2015 فارسى    ΕΛΛΗΝΙΚΆ    ITALIANO    РУССКИЙ    ESPAÑOL    ENGLISH    FRANÇAIS    DEUTSCH   O Xeque Youssouf al-Qaradawi, pregador vedeta dos Irmãos muçulmanos e tele-coranista na al-Jazeera. Ele abençoa os jiadistas na Síria e no Iraque e afirma, sem pestanejar, que se Maomé fosse vivo actualmente, ele se aliaria à Otan. Muita vezes, podemos interrogar-nos como é que o Pentágono e a CIA fazem para manipular milhões de muçu