TV Brasil: Espaço Público recebe o ministro do STF Marco Aurélio Mello

Hoje às 22h- na TV Brasil


Magistrado analisa temas como a nova composição do Supremo e as PECs
Marco Aurélio Mello é entrevistado no programaMarco Aurélio Mello é entrevistado no programaO programa Espaço Público desta terça (2) sabatina o ministro do Supremo Tribunal FederalMarco Aurélio Mello. Durante a entrevista, o magistrado aborda diversos assuntos. Ele comenta a nova composição do STF e os grandes processos, como o chamado Mensalão e a Operação Lava-jato. As Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em discussão no Congresso Nacional também estarão em discussão no debate.
Nomeado Ministro da Corte máxima do país há 25 anos, Mello teve, recentemente, a aposentadoria compulsória adiada pela Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Bengala.
Em entrevista ao jornal Zero Hora, o magistrado disse que o julgamento do esquema que ficou conhecido como mensalão deixou lições: “Imaginávamos que já tínhamos visto tudo em termos de corrupção, e não tínhamos visto nada. Hoje, se você fizer um cotejo, considerados os valores, você pode até numa visão leiga enquadrar a ação penal 470, conhecida por todos como mensalão, como uma ação própria de um juizado especial de pequenas causas.”

Sobre uma eventual promulgação da PEC que permite a doação eleitoral de empresas a partidos políticos, aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, o magistrado foi enfático ao dizer que a matéria inviabiliza a ação já em curso na Corte, desde março do ano passado: "Se isso ocorrer, essa Adin [ação direta de inconstitucionalidade] ficará prejudicada, perderá o objeto", adiantou, em referência à ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil em análise na Corte sobre o assunto.
Sob o comando dos jornalistas Paulo Moreira Leite Florestan Fernandes Júnior, esta edição do programa Espaço Público conta com a participação do também jornalista Felipe Recondo, do site Jota - Jornalismo e Justiça.

Comentários