Produção de drogas no Afeganistão cresceu após chegada dos americanos

Soldado norte-americano no campo de papoilas no Afeganistão

Sputnik News - 29/05/2015

A produção de drogas no Afeganistão aumentou 50 vezes desde o início da operação militar dos EUA no país em 2001 e continua aumentando, declarou o Serviço Federal de Controle de Drogas da Rússia (FSKN na sigla em russo). Depois de 10 anos da ocupação militar americana, país produz 95% do ópio mundial.

Segundo o FSKN, os números de campos de papoulas no Afeganistão em 2014 mais uma vez se tornaram recordes em toda a história do país, e atingiram 224 mil hectares.
O famoso cientista político, especialista de estudos regionais e analista independente sobre problemas do Afeganistão, Paquistão e Índia, Pir Mohammad Molazehi, comentou as razões da situação atual na entrevista à Sputnik Persian:
“As tropas dos EUA e da OTAN, durante a intervenção militar no território do Afeganistão, em geral não tratavam como prioridade a questão da luta contra a produção de drogas, que afeta seriamente a sua segurança. Os norte-americanos inicialmente tinham os seus alvos e laços no mundo de indústria de drogas, que lhes permitiram controlar o processo de ampliação de indústria de drogas, e continuar na alta. Também existem os dados que numas regiões os cidadãos receberam a proposta de usar o máximo do lucro de cultivação de papoila de ópio. Por isso eles não estabeleceram o alvo de combater os campos de papoilas e produção de drogas.”
“Em geral, a chegada dos EUA ao Afeganistão <…> não só falhou de impedir o processo de produção de drogas, mas ao contrário, contribuiu para o seu aumento drástico”, disse o cientista político.
Que passos devem fazer as autoridades afegãs?
A resposta foi dada pelo antigo ministro de controle de drogas afegão, General Khodaidad, à Sputnik Dari. Segundo ele, na situação atual a Organização para Cooperação de Xangai pode contribuir de forma positiva à situação no Afeganistão, e é necessário usar o seu potencial para combate ao terrorismo e controle de drogas afegãs.
“O cultivo e a produção de drogas no Afeganistão ficam fora do controle da comunidade mundial. A Organização para Cooperação de Xangai (OXC) deve agir mais ativamente na luta contra a produção de drogas, servindo como um tipo de ponte nesta questão entre a Rússia e as regiões de norte do Afeganistão.
Como se sabe, os EUA e a OTAN gastaram US$ 7,8 milhões no combate ao cultivo e à produção de drogas no Afeganistão, mas durante os últimos anos a produção não só não caiu, como está aumentando. Então, o dinheiro foi gasto em vão. O que tem a ver com o terrorismo, os EUA e os seus aliados ocidentais perderam o espirito de luta. Os países da região, liderados pela Rússia, apoiam o Afeganistão na área econômica e cultural agora também, quando o Afeganistão tem um governo novo.
É importante que o Afeganistão intende participar da cúpula de líderes da OXC em Ufa. Estou certo, que esta é uma boa chance para começar um diálogo construtivo e eficaz com os vizinhos do Afeganistão – não só nas áreas da economia, mas também no combate contra o terrorismo e o controle de drogas”.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20150529/1160508.html#ixzz3bYKqLzJO

Comentários