Postagens

Mostrando postagens de março 12, 2015

Putin fala sobre as consequências das sanções impostas à Rússia

Imagem
Sputnik News O presidente russo Vladimir Putin acredita que, apesar de trazer prejuízos, as sanções impostas à Rússia não são fatais para o país. "Era óbvio que nós nos depararíamos não apenas com dificuldades objetivas do período transitório, mas também com tentativas de oposição externa. E assim aconteceu. Uma série de países ocidentais introduziram as chamadas sanções, restrições tanto contra a Crimeia, quanto contra a Rússia como um todo. Mas é preciso dizer que os nossos vizinhos também não diferem muito pela criatividade: ora cortam a água, ora criam outros problemas" — disse Putin em referência a alguns contratempos sofridos pelos habitantes da Crimeia junto à Ucrânia.

Tunísia: atentado não desmobiliza o Fórum Social Mundial

Imagem
Os organizadores esperam reunir 60 mil pessoas entre 24 e 28 de março para darem a “resposta apropriada” ao clima de medo provocado pelo ataque terrorista desta quarta-feira em Tunes. ESQUERDA.NET   -  19 de Março, 2015 - 00:46h O Fórum Social Mundial apela ao reforço da participação dos movimentos populares na iniciativa. O alvo do grupo de terroristas que atacou esta quarta-feira na capital tunisina era o edifício do parlamento, mas os seguranças evitaram a sua entrada. A fuga dos homens armados para um museu nas imediações acabou por provocar uma sangrenta tomada de reféns que fez 21 mortos e pelo menos 42 feridos, na maior parte turistas. Para o coordenador do comité organizador do Fórum Social Mundial (FSM), Abderrahmane Hedhili, “mais que nunca, a ampla participação no FSM 2015 será a resposta apropriada de todas as forças de paz e de democracia que militam no seio do movimento antiglobalização por um mundo melhor, com justiça, liberdade e coexistência pacífica”.

Supremo terá 20% das vagas de concursos destinadas a negros

Imagem
Por  Aline Leal  Edição: Marcos Chagas  Fonte: Agência Brasil Lewandowski assina resolução que cria reserva de 20% das vagas para negros nos concursos públicos no STF e no CNJ ( José Cruz/Agência Brasil) Os concursos para cargos efetivos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) terão 20% das vagas reservadas para candidatos negros e pardos. Segundo o texto da resolução assinada nesta quarta (18) pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, as cotas serão aplicadas sempre que o número de vagas for superior a três. Os editais deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo oferecido.

DW: Vitória de Netanyahu mina chances de degelo com EUA

Imagem
Em um mês, premiê israelense submeteu relação bilateral a duras provas, como nenhum outro antes em seu cargo. Sua reeleição deixa poucas esperanças de reaproximação – pelo menos enquanto Obama estiver na Casa Branca. Logo após o discurso de Benjamin Netanyahu diante do Congresso dos Estados Unidos, no início de março, observadores comentavam que o relacionamento entre o primeiro-ministro de Israel e o presidente Barack Obama batera um recorde negativo. Entretanto, desde que, no último dia da campanha para as eleições parlamentares, o chefe de governo deu uma guinada em sua política, descartando a possibilidade de um Estado palestino independente, esse relacionamento ficou ainda mais difícil.

Kiko Nogueira: Cid Gomes mitou em sua missão suicida

Imagem
por :   Kiko Nogueira Cid Gomes mitou em sua missão suicida na Câmara. Por alguns longos minutos disse o que todo o mundo sabe e pegou de surpresa os que esperavam um ato de contrição. Gomes fora convocado pelo Legislativo para “explicar” uma declaração dada na Universidade Federal do Pará, numa clara demonstração de intimidação. “Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles”, falou num palestra. “Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”.

Para André Singer, governo precisa ativar economia e 'mudar de rumo' para enfrentar crise

Imagem
'Se existe uma avaliação de que as medidas necessárias a uma política de desenvolvimento não teriam base política, isso tem que ser explicado à sociedade', avalia ex-porta-voz da Presidência da República por  Eduardo Maretti, da RBA   publicado  18/03/2015 19:33,  última modificação  18/03/2015 19:39 ARQUIVO/RBA "O governo Dilma, no primeiro mandato, foi muito corajoso na política econômica", diz cientista político São Paulo – A crise vivida pelo governo Dilma Rousseff no início do seu segundo mandato tem aspectos políticos, desencadeados principalmente pelo confronto com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), econômicos, decorrentes da adoção de uma política econômica oposta à que o eleitorado da presidenta esperava, e jurídicos, como consequência da Operação Lava Jato. Para o cientista político André Singer, embora o governo Dilma, no primeiro mandato, tenha sido “muito corajoso, entre meados de 2011 e final de 2012, tentando alavancar

Bob Fernandes: Cid Gomes chuta o balde. Ruim para o Governo? Sim. Mas bom para a política

Imagem
18 de março de 2015 | 22:49  Autor: Fernando Brito Mesmo antes do pedido de exoneração de Cid Gomes, se disse, por obvio,  que seria aquilo  ele faria . E foi bom, embora na operação da  realpolitik  que compete ao Governo ter para – pleonástica e paradoxamente – governar, possa parecer um problema. Cid, ao exonerar-se, aliviou a pressão que seu ato traria para Dilma. Para todos os efeitos, Cunha e o PMDB tiveram a sua cabeça. Mas tiveram mal, muito mal.

Miguel do Rosário: Considerações de guerra

Imagem
Por Miguel do Rosário, postado em março 18th, 2015 Falarei sobre dois assuntos: do golpe de misericórdia que a mídia prepara para o PT, e do “relatório Thomas Traumann”, sobre a comunicação do governo. Em seguida, teço algumas considerações políticas gerais. O PT e o governo parecem alegres cordeirinhos saltitando na direção do matadouro. A Operação Laja Jato, tanto pela maneira como vem sendo conduzida pelos promotores, como por sua repercussão na mídia, já mostrou a que veio. O objetivo é garrotear qualquer financiamento privado para o PT em 2016 e 2018.

O jornal anti-nacional exibido à noite pela Tevê Globo

Imagem
Não há rede de televisão no mundo mais contrária a iniciativas diplomáticas abertas pelo seu país. Por lá, só o que é americano é que é bom. J. Carlos de Assis* - na Carta Maior Em artigo anterior expus os vícios praticados pelos noticiaristas e comentaristas da Globo na cobertura distorcida do noticiário nacional. Agora vou acabar o serviço fazendo uma análise sumária do noticiário internacional. Este é o campo preferido de William Waack, onde, com seus esgares característicos, ele nada de braçadas, ora vocalizando os interesses do Departamento de Estado americano, ora fulminando com a política de integração sul americana iniciada na gestão de Lula e aprofundada no governo Dilma.

As doações “limpas” e as doações “sujas” dependem de quem recebe?

Imagem
Autor: Fernando Brito No Jornal Nacional de ontem, duas “delações”. Na primeira, Paulo Roberto Costa diz que as doações legais de empreiteiras às campanhas eleitorais eram “balela” apenas encobriam o pagamento de propina. Na segunda, um ex-executivo da Engevix diz que deu, na forma de doações legais, propinas ao PT. Muito bem, acreditemos que os dois falam a verdade, nada mais que a verdade.

Dilma pedirá a investigação de Aécio?

Imagem
Por Altamiro Borges O site da revista Época, pertencente à famiglia Marinho, festeja a agressividade dos tucanos: "Aécio Neves, senador e presidente do PSDB, anunciou na noite desta terça-feira (17) que irá pedir ao STF a investigação da presidenta Dilma Rousseff. A oposição se reuniu hoje no Congresso, empolgada com protestos contra o governo. 'Amanhã os partidos de oposição estarão buscando se encontrar com o ministro Teori Zavascki para, com base em jurisprudência do próprio STF, que por duas vezes já decidiu nessa direção, as oposições, em razão das citações nos depoimentos da delação premiada, pedirem que se abra investigação em relação à presidente da República', afirmou Neves".

Amaury Ribeiro Jr.:Investigação sobre fundo de Armínio Fraga nos EUA pode revelar duto dos tucanos; banqueiro nega

Imagem
por Amaury Ribeiro Jr., no R7 Um fundo de investimento nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal no Caribe, administrado pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, está sob investigação nos Estados Unidos. O fundo, intitulado Armínio Fraga Neto-Fundação Gávea, é suspeito de distribuir para a Suíça e outros paraísos fiscais dinheiro sem origem comprovada.

Principais aliados ignoram pedidos dos EUA e unem-se ao Banco de Desenvolvimento da China

Imagem
17/3/2015,  [*] Yves Smith,  Naked Capitalism Major American Allies Ignore U.S. Pleas and Join China’s Development Bank Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Aqui quem lhes fala é Yves. A história principal apareceu no  Financial Times , “Europeus desafiam EUA e unem-se ao novo Banco de Desenvolvimento liderado pela China”. Principais parágrafos do artigo: França, Alemanha e Itália todos concordaram em acompanhar a Grã-Bretanha e unir-se ao banco de desenvolvimento internacional liderado pela China, segundo declararam funcionários europeus, o que é duro golpe contra os esforços dos EUA, que tanto se esforçou para manter os principais países ocidentais fora da nova instituição  (...)

Pepe Escobar – Rússia: Jogo de poder por trás da “mudança de regime”

Imagem
16/3/2015,  [*]  Pepe Escobar ,  Sputnik “ Power Play Behind Regime Change in Russia ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO Império do Caos Com “amigos” como o Presidente do Conselho da Europa, Donald Tusk e o comandante da OTAN general Philip  Breedlove  [ literalmente “filho do amor”, ou, mais, “da raça do amor”  (NTs)], a União Europeia (UE) com certeza não precisa de inimigos. O general  Breedhate  [ literalmente “filho do ódio”, ou, mais, “da raça do ódio” (NTs)] anda encarnando seu melhor arremedo de  “ Dr. Fantástico ” , a alertar que a Rússia-do-mal está invadindo a Ucrânia todos os dias. O  establishment  político alemão não está gostando.

Para evitar mais uma crise entre governo e Congresso, Gomes pede demissão

Imagem
Saída foi confirmada pelo Planalto. Ministro reiterou declaração de que há 'achacadores' entre os deputados e disse que integrantes da base que não votam com o governo deveriam ‘procurar a oposição’ por  Hylda Cavalcanti, da RBA   publicado  18/03/2015 18:53,  última modificação  18/03/2015 19:42 GUSTAVO LIMA/CÂMARA DOS DEPUTADOS Cid Gomes manteve afirmação, convidando os deputados da base aliada que costumam se posicionar contrários ao governo a se mudarem “para a oposição” Brasília – O ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão logo depois de uma desastrada audiência na Câmara dos Deputados, na tarde de hoje (18). Gomes irritou os parlamentares ao confirmar declarações feitas recentemente e, dessa forma, ensaiar mais uma crise entre Executivo e Legislativo. O pedido do ministro se deu em função da preocupação que o Palácio do Planalto mantinha com a sua ida ao Congresso e, justamente, num período em que o governo mal começou a “afinar a viola” –

Em delação, Youssef detalha pagamento de propina a Aécio

Imagem
O doleiro Alberto Youssef revelou detalhes sobre suposto recebimento de propina pelo senador Aécio Neves (PSDB), em depoimento de delação premiada. "Não posso pagar mais porque tem a parte do PSDB", relatou o doleiro Em vídeo divulgado na terça-feira (17) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), publicado no site do jornal  O Globo , o doleiro afirma ter ouvido do ex-deputado federal José Janene e do presidente da empresa Bauruense, Airton Daré, que o tucano dividiria uma diretoria de Furnas com o PP e que uma irmã dele faria uma suposta arrecadação de recursos junto à empresa citada. A parte do depoimento divulgada contém declarações prestadas no dia 12 de fevereiro deste ano para um grupo de trabalho da Procuradoria-Geral da República, em Curitiba (PR).

Merval tira a máscara: defende doação empresarial e ataca STF e OAB

Imagem
  O jornalista Merval Pereira, das organizações Globo, é reconhecido por ser um sujeito coerente: mente e manipula invariavelmente. Sempre com o objetivo de cultivar em seu leitor o ódio ao PT e à esquerda. Para isso, utiliza a máscara de todo hipócrita bem sucedido: a defesa da ética. Mas em sua coluna desta quarta-feira (18), em  O Globo , ele deixou desnuda sua face. 

Cid Gomes entrega pedido de demissão

Imagem
O  ministro da Educação , Cid Gomes, entregou seu pedido de demissão à presidenta  Dilma Rousseff nesta quarta-feira (18), diz nota da secretaria de Imprensa da Presidência da República. A presidenta agradeceu a dedicação do ministro à frente da pasta.

Cid Gomes vai pedir exoneração. Será uma homenagem da virtude ao vício

Imagem
Autor: Fernando Brito Se é, como parece ser, um homem de bem e corajoso, o Ministro da Educação, Cid Gomes, deixará nas próximas horas o Governo. Muito embora a declaração que deu de que existem no congresso 300 ou 400 achacadores, mesmo que peque -talvez – um pouco na quantidade, descreva mesmo o comportamento de boa parte dos parlamentares, é algo que a hipocrisia da política real não pode suportar, sob pena de inviabilizar-se toda a convivência com o Legislativo.

Paulo Nogueira: Qual a diferença entre os 13% de aprovação de Dilma e os 13% de FHC?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Palpiteiro E eis FHC palpitando sobre os 13% de aprovação de Dilma segundo o Datafolha. Como tem acontecido sempre, FHC jogou mais sombras onde já as havia em quantidade copiosa. Dilma estaria perdendo as condições de governar, afirmou, ao melhor estilo de Carlos Lacerda, o Corvo. (Aliás, o C de Cardoso poderia, já faz algum tempo, pelo C de Corvo.)

Família de Lula interpela judicialmente deputado do PSDB

Imagem
                                                                                                                                    Foto/Carta Capital Deputado Domingos Sávio     -        Lulinha                                             O  filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luis Lula da Silva, ingressou nesta quarta-feira (18), com interpelação judicial contra o deputado Domingos Sávio, do PSDB de Minas Gerais, junto ao Supremo Tribunal Federal, para apurar, em tese, a prática de injúria, calúnia e difamação. Com o intuito político de atingir Lula, o parlamentar tucano disseminou mentiras contra sua família, em entrevista concedida à Rádio Minas, da cidade de Divinópolis em Minas Gerais, no programa "Bom dia Divinópolis", no dia 9 de fevereiro de 2015.

Fed retira promessa de paciência para elevar juro, mas piora projeções econômicas

Imagem
Reuters - quarta-feira, 18 de março de 2015 17:21 BRT 1 de 1 Versão na íntegra Por Michael Flaherty e Howard Schneider WASHINGTON  (Reuters) - O Federal Reserve deu mais um passo nesta quarta-feira em direção da aguardada primeira alta de juros desde 2006, removendo a palavra "paciente" de seu comunicado, mas os mercados passaram a apostar que o aperto monetário terá início em setembro, após o banco central dos Estados Unidos reduzir suas estimativas de crescimento e inflação. As bolsas saltaram após o comunicado do Fed, enquanto o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos recuou abaixo de 2 por cento pela primeira vez desde 2 de março e o euro subiu contra o dólar. Os movimentos aconteceram porque as projeções menos otimistas parecem tirar a força das expectativas de alta de juros em junho. "Foi amplamente o que era esperado, embora alguns pudessem temer que o Fed fosse mais linha dura, e isso explica o rali que estamos vendo agora, uma v

BAII pode desempenhar a função complementar dos bancos multilaterais

Imagem
  18.03.2015- Por Shi Jianxun “O Bretton Woods da China”, disse ontem (17) o jornal britânico Financial Times, em torno de uma eventual participação da Alemanha, França e Itália no Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), uma instituição financeira criada pela China. A iniciativa da criação do BAII foi proposta pelo presidente chinês, Xi Jinping, durante a visita ao sudeste asiático em outubro de 2013, com o objetivo de auxiliar a construção de infraestrutura dos países da região asiática do Pacífico e promover a integração econômica da região, além de elevar a eficiência da utilização dos capitais da Áia e a contribuição para o desenvolvimento regional.

Protesto em Frankfurt vira guerra com a polícia

Imagem
Sputnik News Uma ação de protesto em Frankfurt (Alemanha), organizada pelo movimento anticapitalista Blockupy, virou uma verdadeira guerra com a polícia, com carros incendiados e bombeiros atacados com pedras,  relata na quarta-feira o site de Die Zeit. l4zick   @L4zick Seguir “ @ NewsOnTheMin : Black smoke rises over Frankfurt, Germany, as ECB protests continue, many arrested. @ DinamoPress pic.twitter.com/V3nOrNOzJ7 ” 05: 26 - 18 mar 2015

"Combate à corrupção é coerente com minha vida pessoal", diz Dilma

Imagem
Ao lançar pacote anticorrupção, presidente diz que seu governo "não varre casos para baixo do tapete". Medidas preveem criminalização de caixa 2 e aplicação da Ficha Limpa para cargos de confiança. DW Brasil A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (18/03) um pacote de medidas com o objetivo de coibir atos de corrupção e combater a impunidade. Promessa eleitoral da petista, o pacote anticorrupção prevê a criminalização de caixa 2 e lavagem de dinheiro de campanhas eleitorais; a aplicação da Ficha Limpa para todos os cargos de confiança em todos os poderes; e a responsabilização criminal de agentes públicos que não comprovem a origem de seus bens.

Antonio Lassance: Menos ódio, mais democracia

Imagem
O extremismo cresce protegido pela ideia de que a liberdade de expressão dão amparo ao vale tudo. É preciso estancar a intolerância antes que seja tarde. No dia 15, em meio a um mar de ódio, a um turbilhão de palavrões, a um desfile de símbolos pavorosos e esqueletos insepultos do período ditatorial, algo quase passou desapercebido. Nas redes sociais, uma intensa militância reagiu com uma hashtag simples, direta e poderosa: #MenosOdioMaisDemocracia. Mais importante do que o slogan ter ficado em primeiro lugar nos tópicos mais divulgados pelo Twitter no Brasil e chegado a terceiro no mundo é o fato de que ele consagrou-se como a palavra de ordem essencial de uma luta que mal começou e está longe de acabar. A batalha que se trava agora é maior do que simplesmente a de defender um governo eleito que é fustigado por um golpismo indisfarçado.

Bancada do PT vincula apoio ao ajuste fiscal à taxação do 'andar de cima'

Imagem
A avaliação é que, se o governo não entender que todos têm que dividir a conta, vai perder a pouca base social que ainda lhe resta. Najla Passos - na Carta Maior A bancada do PT conseguiu entender o recado da atual conjuntura que a presidenta Dilma Rousseff ainda não ousou enfrentar: após os expressivos protestos do último domingo (15), ou o governo divide a conta da crise com o ‘andar de cima’, ou corre o risco de perder também o apoio da pequena base social que ainda lhe resta. Em reunião, na última segunda (16), com o ministro da Fazendo, Joaquim Levy, deputados e senadores da sigla exigiram a taxação das heranças e das grandes fortunas como condição para apoiarem as medidas de ajuste fiscal que retiram direitos dos trabalhadores e comprometem o setor produtivo.

O vazamento do obvio e o obvio do vazamento

Imagem
 Autor: Fernando Brito O tal “ documento interno ” vazado de dentro do círculo mais íntimo do Governo – a autoria é atribuída a Thomas Traumann, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência – é muito bom – embora, na minha opinião, com alguns erros) como é bom que tenha vazado. Surpreso com esta afirmação?

Como o Mercosul e a União Euro-asiática desafiam os Estados Unidos e a hegemonia do dólar

Imagem
A associação estratégica entre Mercosul e União Euro-asiática surge como mecanismo decisivo na construção de uma ordem mundial multipolar. Ariel Noyola Rodríguez Diante da ofensiva imperial empreendida por Washington contra a Rússia e os governos eleitos democraticamente na América Latina, a associação estratégica entre Mercosul e União Euro-asiática surge como mecanismo decisivo na defesa da soberania e na construção de uma ordem mundial multipolar, cada vez mais longe da órbita do dólar e menos centrado na economia dos Estados Unidos.

Paulo Moreira Leite: O ANTI-POLÍTICO TEM A VER COM DITADURA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Silêncio forçado de Aloysio Nunes Ferreira e Paulinho da Força têm muito a ensinar sobre o autoritarismo dos protestos de domingo Um número considerável de cidadãos tem comemorado o tratamento agressivo recebido pelos políticos que comparecem aos protestos de domingo. É um sinal preocupante e condenável. O silêncio dos políticos e a perseguição das liberdades é uma herança do fascismo e das piores tradições autoritárias.

Bruxelas tenta vetar leis anticrise humanitária na Grécia

Imagem
A Comissão Europeia advertiu Atenas que a aprovação do pacote legislativo para garantir eletricidade, teto e alimentação às famílias gregas mais pobres viola o acordo do Eurogrupo. O Governo grego diz que as reformas estão previstas no acordo e Tsipras quer reunir com Merkel, Hollande, Juncker, Draghi e Tusk à margem da cimeira de quinta-feira. Foto Olivier Hoslet/EPA ESQUERDA.NET Segundo o jornalista Paul Mason, do  Channel Four   britânico, o aviso de Bruxelas chegou esta terça-feira por carta, a menos de 24 horas do debate e aprovação no parlamento grego do emblemático pacote de medidas humanitárias para combater a pobreza extrema na Grécia. A carta é assinada por Declan Costello, o líder da missão da CE para a Grécia, apelando ao governo grego para que adie esta reforma e a submeta antes a consultas com os parceiros. “Há vários assuntos em discussão e precisamos tratá-los como um pacote coerente e abrangente”, diz a carta enviada a Atenas. Para além das propostas de combat