Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 20, 2015

Bloqueio nas estradas faz acabarem comida e combustível, diz a Globo. Só que não…

Imagem
Autor: Fernando Brito Do  Facebook  do simpático professor catarinense Pedro Cabral Filho, com os links dos vídeos a que ele se refere, para você ver que não tem exagero. É a Globo (RBS, lá) em mais uma sessão de “o mundo está se acabando”. Chega a dar vergonha de ser jornalista: ser desmentido ao vivo pelas pessoas que estão sendo entrevistadas, na ânsia de incutir o pânico na sociedade. Diz o Pedro:

“A Sabesp não deveria ter aberto ações”: um diretor da empresa evidencia a confusão do governo de SP

Imagem
por :   Pedro Zambarda de Araujo Esta é mais uma reportagem da série do DCM dedicada a investigar o papel da Sabesp e de seu controlador, o governo do estado de São Paulo, na crise da falta de água. As demais matérias estão  aqui . Fique ligado.   Wanderley da Silva Paganini é superintendente de gestão ambiental da Sabesp e compareceu nesta quinta-feira (26) junto com outro funcionário, Marco Antonio Lopes Barros, para prestar esclarecimentos no Ministério Público Federal de São Paulo.

Beto Richa, administrador da própria ruína

Imagem
Reeleito, o governador tucano não tem dinheiro para pagar o funcionalismo por René Ruschel - na Carta Capital                       Giuliano Gomes/Estadão  O tucano Beto Richa é obrigado a remendar erros do primeiro mandato Eleito pela primeira vez em 2010 e inspirado no correligionário mineiro Aécio Neves, o tucano Beto Richa prometeu um “choque de gestão” no Paraná. Reeleito em 2014 no primeiro turno com 55% dos votos, avistou dias de glória. “O melhor está por vir”, discursou. “Agora as finanças estão em dia e a máquina azeitada.” Richa era então saudado como uma promessa do PSDB, quadro jovem capaz de projetar uma liderança nacional em um partido e uma oposição carentes de faces e ideias novas.

Relatório estadunidense prevê “fragmentação” da Rússia até 2025

Imagem
Sputnik News O relatório traz um prognóstico meio inesperado sobre a Federação da Rússia, dizendo que esta irá “se fragmentar” nos próximos dez anos, em função do conflito na Ucrânia e do fortalecimento dos laços dos países vizinhos com o Ocidente. © SPUTNIK/ MIKHAIL PALINCHAK John Kerry elogia RT e pede mais financiamento para propaganda dos EUA A agência estadunidense de inteligência e análise Stratfor publicou um relatório com previsões geopolíticas para 2015-2025 que se tornou manchete mundial imediatamente. Os autores do documento destacam como eventos mais importantes que esperam o mundo a fragmentação da Rússia, o colapso da União Europeia, o fortalecimento da Turquia, o declínio da China e o poder crescente político e econômico dos EUA.

O nascimento de um jornal de referência

Imagem
A independência em relação aos poderes econômicos ou políticos e a total liberdade da redação são princípios fundadores do Le Monde. Leneide Duarte-Plon Paris -  Por estar convicto de que a imprensa é um poder que pode estar na contramão dos interesses do país, o general De Gaulle decidiu criar um jornal para defender os interesses da França, recém-libertada da ocupação alemã, que durou quase cinco anos. Nascia o Le Monde.   O primeiro número do diário vespertino foi publicado dia 18 de dezembro de 1944 (com data do dia seguinte, como até hoje). Surgiu da determinação do general de Gaulle de dotar o país de um jornal prestigioso voltado para o mundo. Mas, logo nos primeiros anos de vida, a redação se libertou do peso de cotidiano oficioso pois os jornalistas tinham um projeto de jornal totalmente independente.

Agente da Veja parte para o banditismo com família de Lula. E a mídia cala…

Imagem
Autor: Fernando Brito Um cidadão a serviço da Veja, de nome Ullisses Campbell, foi  pego com a boca na botija tentando forjar a armação que ele próprio havia feito, de  envolver a família do ex-presidente  Lula numa suntuosa festa infantil. O fato está registrado num Boletim de Ocorrência, em São Paulo. Desmascarada a farsa que publicou na Veja, Campbell foi a São Paulo com o objetivo de forjar elementos que permitissem sustentar a sua mentira.

1967: a CIA cunhou a expressão “Teóricos da Conspiração”, como ferramenta para atacar quem desmentisse narrativas “oficiais”

Imagem
23/2/2015,  George Washington ,  Zero Hedge In 1967, the CIA Created the Label “Conspiracy Theorists” ... to Attack Anyone Who Challenges the “Official” Narrative Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Antes, os Teóricos da Conspiração eram gente como a gente A democracia e o capitalismo de livre mercado nasceram sobre a base de teorias de conspiração. A  Magna Carta, a Constituição e a Declaração de Independência  e outros documentos ocidentais fundacionais nasceram de teorias conspiracionais. A  democracia grega e o capitalismo de livre mercado , idem. Mas, isso, só naqueles velhos maus tempos. Depois, tudo mudou. Em  1967, a  CIA cunhou a expressão “Teóricos da Conspiração” Nos anos 1960, tudo mudou.

Os EUA trabalham para derrubar Cristina Kirchner na Argentina

Imagem
25/2/2015,  [*] Paul Craig Roberts/Mahdi Darius Nazemroaya  – IPE Washington Works To Overthrow Argentine Government Tradução:  mberublue                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Redobram os esforços de Washington contra as reformas na América Latina Cristina Fernández de Kirchner, Presidenta da Argentina Paul Craig Roberts  – Foi publicada pela  Strategic Culture Foundation  uma reportagem de Mahdi Darius Nazemroaya sobre o esforço em curso levado a efeito por Washington e pela inteligência argentina para derrubar a presidente reformista da Argentina.

Discurso de Netanyahu ameaça azedar relação com Obama

Imagem
A convite de republicanos, premiê discursará no Congresso americano contra o planejado acordo nuclear com Irã. Evento aumenta tensões bilaterais, com democratas acusando ingerência israelense em assuntos internos. A convite do Partido Republicano americano, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem programado para a próxima terça-feira (03/03) um discurso no Congresso em Washington. Sua intenção é atacar uma iniciativa central do governo Barack Obama na política externa: o acordo nuclear entre Irã e Estados Unidos, atualmente nas últimas fases de negociação. O pacto prevê uma retração das atividades nucleares iranianas por um período de pelo menos dez anos, seguido, então, por uma gradual retirada das restrições.

Uruguai: As urgentes medidas do novo governo de Tabaré Vázquez

Imagem
Montevidéu, (Prensa Latina)  O próximo mandatário uruguaio, Tabaré Vázquez, depois de recuperar a faixa presidencial que ele entregou há cinco anos ao presidente José Mujica, abrirá seu segundo mandato (2015-2020) com medidas urgentes. Vázquez, de 74 anos de idade, assume a presidência este primeiro de março, mas já designou todos os membros de seu gabinete ministerial, entre outros cargos, para começar imediatamente seu programa de governo.

Sem provas Juiz rejeita denúncia de Nisman contra Cristina Kirchner

Imagem
Por  Danilo Macedo  Edição: Aécio Amado  Fonte: Agência Brasil O juiz federal argentino Daniel Rafecas rejeitou hoje (26) a denúncia apresentada pelo promotor Alberto Nisman contra a presidenta Cristina Kirchner. No documento, o promotor acusa a presidenta de encobrir responsáveis iranianos pelo atentado contra o centro comunitário judaico Amia, em 1994 – considerado o pior na história da Argentina -, que matou 85 pessoas e deixou mais de 300 feridas. Segundo Rafecas, “não há um só elemento de prova, sequer evidências circunstanciais, que aponte para a atual chefe de Estado”.

O PiG achou Ivar para derrubar a Dilma

Imagem
O zé da Justiça vai prender o Ivar quando o Sargento Garcia achar o Zorro Ivar é a nova Sininho da Globo Ivar Luiz Schmidt é líder de um Comando Nacional dos Transportes, que tem sede em Mossoró (RN), mas lidera  o lock-out golpista na região mais sublevada, o Sul do país. Ivar não parece ter uma frota muito grande, mas, através de seu  facebook  e do whatsapp,  transformou-se num líder do Golpe.

Richa vai torrar R$ 15 milhões em propaganda no mês de abril. A crise só vale para os funcionários públicos?

Imagem
Blog do Esmael O mercado publicitário comemora a crise no governo Beto Richa (PSDB), pois quatro agências que atendem o tucano – Opus Múltipla, CCZ, G/Pac e Master– foram chamadas esta semana para uma conversa no Palácio Iguaçu. Richa quer torrar mais R$ 15 milhões em uma concorrência publicitária para melhorar a imagem arranhada com as greves. A proposta que provar ser possível “vender o inferno” vai abocanhar a verba.

Família do ex-presidente Lula registra boletim de ocorrência contra repórter da revista Veja

Imagem
publicado em 26 de fevereiro de 2015 às 18:45 Família de Frei Chico registra boletim de ocorrência contra repórter da Veja Da assessoria do Instituto Lula No último dia 19 de fevereiro, foi desmentida pelo Instituto Lula nota da coluna do jornalista Ulisses Campbell, da revista Veja Brasília, que mentia sobre uma festa infantil, em Brasília, de um suposto sobrinho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desmentido afirma que “Lula não tem nenhum sobrinho com este nome residindo em Brasília” e que a suposta festa nada tinha a ver com ele.

O PORSCHE E A NOSSA LIBERDADE

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Comparado com ataques da Justiça aos acusados da Lava Jato, presos há meses sem prova, caso do juiz-piloto é pouco mais do que um escândalo jurífico menor, ainda que ridículo Alguma coisa só pode estar muito errada numa sociedade na qual o uso indevido de um Porsche causa maior escândalo do que erros flagrantes na proteção da liberdade de homens e mulheres.

Moody’s não faz análise, faz política

Imagem
  A mídia vibra: a agência Moody’s rebaixou o grau de investimento da Petrobras ao nível especulativo. O jornal  O Estado de S. Paulo  comemora em editorial publicado nesta quinta-feira (26) : “ a Petrobrás foi humilhada mais uma vez ao ser rebaixada ao grau especulativo ”. Míriam Leitão mal esconde seu entusiasmo em  O Globo  (26): “ Governo ignorou todos os alertas sobre erros na empresa ”. 

Atriz Emma Thompson e o marido se recusam a pagar impostos até sonegadores do HSBC irem presos

Imagem
No DCM Greg Wise, ator que se casou com a vencedora do Oscar Emma Thompson, disse que ele e sua esposa se recusam a pagar impostos até que os envolvidos no escândalo HSBC vão para a prisão. Wise falou de sua decepção com a HM Revenue & Customs (HMRC) e com o banco após o Guardian e outras organizações de notícias publicarem detalhes de 100 mil contas abertas no braço suíço do HSBC, mostrando como o banco tinha ajudado os clientes a levar dinheiro para fora do país.

Ucrânia começa retirada de armas pesadas

Imagem
Sputnik News A assessoria de imprensa do Ministério da Defesa ucraniano anunciou o início da retirada das armas pesadas nesta quinta-feira, 26 de fevereiro. Segundo  o comunicado, divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério da Defesa , a Ucrânia começou a retirada das armas pesadas da linha de demarcação. Esta decisão foi tomada de acordo com os Acordos de Minsk. Segundo divulga o ministério, este é o primeiro passo para a entrada da missão de monitoramento da OSCE na zona em conflito.

Pepe Escobar: Mais sobre a China

Imagem
24/2/2015,  [*] Pepe Escobar  via  Facebook From one of my US readers with vast business experience in China Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Complemento de:  25/2/2015,  redecastorphoto : “ Pepe Escobar: Ano da Cabra, Século do Dragão? ” De um dos meus leitores norte-americanos, com vasta experiência de negócios com a China. Há mais de 20 anos indo e vindo; escrevendo sobre   como e o quanto os chineses foram bem-sucedidos na complexa engenharia reversa de equipamento-capital, formando na sequência as empresas para produzirem lá mesmo, os seus meios de produção. Ante toda aquela manufatura – meu negócio básico por mais de 30 anos, com muitas ex-empresas norte-americanas – os norte-americanos e europeus fogem da concorrência, porque “está ficando dura demais” e eles preferem o “dinheiro fácil” da finança.

IGP-M desacelera e fecha fevereiro em alta de 0,27%

Imagem
QUI, 26/02/2015 - 13:07 Jornal GGN -  O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) encerrou o mês de fevereiro em alta de 0,27%, abaixo dos 0,76% registrados em janeiro, de acordo com levantamento divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em fevereiro de 2014, a variação foi de 0,38%. Em 12 meses, o IGP-M registrou alta de 3,86%. Um dos destaques do período ficou com o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que passou de 0,56% em janeiro para -0,09% em fevereiro. O índice relativo aos Bens Finais variou 1,18% em fevereiro, abaixo do total de 1,57% em janeiro, com destaque para o desempenho do subgrupo alimentos in natura, cuja taxa de variação passou de 11,74% para 7,03%. Excluindo-se os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, o índice de Bens Finais (ex) registrou variação de 0,41%. Em janeiro, a taxa foi de 0,59%.

Divulgadas estatísticas sobre desenvolvimento sócio-econômico chinês em 2014

Imagem
Beijing, 26 fev (Prensa Latina) China registrou 772.530.000 trabalhadores em 2014, com 393,1 milhões deles nos centros urbanos, segundo estatísticas oficiais divulgadas hoje pelo Birô Nacional de Estatísticas (BNE). Este órgão oficial divulgou que 13.220.000 novos empregos foram criados ano passado nas cidades, onde a taxa de desemprego foi de 4,9%. A quantidade de trabalhadores migrantes cresceu 1,9% no ano passado, chegando a 273.950.000, o que representa 20% da população chinesa, segundo as fontes oficiais. Outros dados fornecidos pelo BNE refletiram que a população aumentou 7,1 milhões em comparação com 2013 (o total é de 1.376.800.000 habitantes) e que os residentes em áreas urbanas são 749.160.000, o que representa 54,77% dos chineses.

Para especialista, erros de gestão do governo levam a atrasos na expansão do Metrô

Imagem
Pesquisador afirma que projeto da Linha 4 existe desde 1968, mas só começou a sair do papel na década de 1990 e, atualmente, sofre sucessivos atrasos e paralisações por má gestão por  Redação RBA   publicado  26/02/2015 10:47,  última modificação  26/02/2015 11:29 REPRODUÇÃO/TVT Licitada em 2011, segunda fase da expansão da Linha 4 emperra e apenas estação Fradique Coutinho foi entregue São Paulo – Para o  professor de planejamento urbano Marcos Kiyoto, que pesquisa projetos de instalação de linhas e estações do Metrô, os constantes atrasos em planejamento e contratos com valores subestimados são algumas das causas dos problemas na obras de expansão da Linha 4-amarela, e podem trazer prejuízos aos cofres públicos. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) ainda não decidiu se vai cancelar o contrato com o consórcio responsável pelas obras.  A segunda fase da Linha 4-amarela foi licitada em 2011, e vencida pelo  consórcio Isolux/Corsán Corviam, mas  apenas a estação Fradi

Percentual de famílias inadimplentes cai para 17,5% em fevereiro

Imagem
O percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso ficou em 17,5% em fevereiro deste ano, taxa inferior aos 17,8% do mês anterior e aos 19,7% de fevereiro de 2014. O dado, da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), foi divulgado nesta quinta-feira (26) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).   A pesquisa mostra que o tempo médio de demora para o pagamento das dívidas é 60,5 dias. Já o número de famílias com dívidas (não necessariamente em atraso) ficou em 57,8% em fevereiro, acima dos 57,5% de janeiro, mas abaixo dos 62,7% de fevereiro do ano passado. Do total das famílias, 9,7% se disseram muito endividadas, percentual abaixo do observado em fevereiro de 2014 (12,1%). Entre as dívidas, a maior parte (70,9%) continua sendo com cartão de crédito. Outras fontes de dívidas são carnês (18%), financiamentos de carro (14,5%), créditos pessoais (9,2%) e financiamentos de casas (8%). Outro dado mostrado pela pesqui

Flávio Dino reunirá governadores na “defesa constitucional” de Dilma

Imagem
Após se reunir com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou que vai procurar nos próximos dias os governadores do Nordeste para pedir que, juntos, todos façam a "defesa constitucional" do mandato de Dilma e rejeitem a proposta de impeachment apresentada pela oposição, que chamou de "golpismo". Presidenta Dilma Rousseff ao lado do governador do Maranhão, Flávio Dino O encontro ocorreu nesta quarta-feira (25) no Palácio do Planalto. Ao lado do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o governador do Maranhão disse que "a Constituição tem regras e não cabe, neste momento, falar em impeachment porque não há espaço para a construção de tese jurídica de crime de responsabilidade", explicou Flávio Dino, que já foi juiz federal, ao comentar que Dilma concordou com ele, mas passou “muita calma, muita serenidade” quando ele abordou o assunto.

Crônica da destruição do cerrado

Imagem
A ideologia mórbida do capitalismo rural detonou o bioma mais antigo no país - responsável por quase 20 mil nascentes - e isso impacta o Brasil inteiro. Najar Tubino - na Carta Maior O professor Altair Sales Barbosa, da PUC de Goiás, criador do Memorial do Cerrado, em Goiânia, nos últimos anos tem argumentado que o cerrado como bioma não existe mais, tamanha a destruição pelo avanço do agronegócio. Ele não é o único. Os mais otimistas consideram que em 2030 o cerrado não existirá mais, seguindo a média de extinção de dois milhões de hectares por ano. Ou seja, em 45 anos, contando do início da década de 1970 – O Programa de Desenvolvimento do Cerrado, chamado polo centro pelos militares, foi instituído em 1975-, a ideologia mórbida do capitalismo rural brasileiro detonou o bioma mais antigo no país, responsável por quase 20 mil nascentes, que abastecem oito das 12 regiões hidrográficas. As quatro mais importantes: do rio Paraná, do rio São Francisco e dos rios Araguaia e Tocan

Jornal diz que Lula critica estratégia de comunicação de Dilma. Que estratégia?

Imagem
Autor: Fernando Brito A repórter Vera Rosa diz hoje, no  Estadão , que “o ex­-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a estratégia de comunicação do governo Dilma sobre o ajuste fiscal”, durante jantar, ontem, com a bancada do PT no Senado. Permito-me discordar de Lula: não há estratégia de comunicação a criticar, pelo simples fato que não há estratégia alguma. E não apenas em relação ao ajuste fiscal, mas a coisa alguma.

Writers and composers - Rousseau - Le Devin du village / The Village Soothsayer

Imagem
marcos Aquino Rosseau, Le Devin du village (O adivinho da aldeia). "Le Devin du Village ("The Village Soothsayer") é uma ópera francesa de um ato (intermède) por Jean-Jacques Rousseau, que também escreveu o libreto. Foi a primeira obra no repertório da Académie Royale de Musique para o qual o texto e música foram pelo mesmo autor. Foi realizado pela primeira vez em 18 outubro de 1752, antes da corte real em Fontainebleau, e para o público, em 01 março de 1753, no Théâtre du Palais-Royal, em Paris. Rei Louis XV adorava a peça tanto que ele ofereceu Rousseau a grande honra de uma pensão vitalícia. Rousseau se recusou a honra. No entanto, a ópera tornou-se um dos mais populares de sua época e trouxe riqueza e fama. A ópera também foi realizada no casamento do futuro Luís XVI e Maria Antonieta."(wikipedia) Essa obra e as teses de Rosseau provocaram um "amaneiramento" do barroco. A seriedade e densidade do alto barroco estava sendo trocada pelo leve,

Roberto Gurgel é alvo de investigação por “desconhecer” caixa 2 do DEM

Imagem
Grupo de amigos : Gurgel (ao centro), o procurador-acusador, optou por avançar primeiro no “mensalão” do PT. Blog do limpinho e cheiroso O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) abriu uma investigação para saber o que levou o ex-procurador-geral Roberto Gurgel, acusador na Ação Penal 470, durante o julgamento conhecido como “mensalão”, a desconhecer o caixa 2 do Democratas (DEM), no Rio Grande do Norte, onde se encontram sob suspeita ninguém menos do que a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, e o presidente da legenda, senador José Agripino (RN).

Governador do Maranhão Flávio Dino pede à Dilma retomada de construção de Refinaria Premium

Imagem
Criado em  25/02/15 23h05  e atualizado em  25/02/15 23h14   Por  Paulo Victor Chagas  Edição: Fábio Massalli  Fonte: Agência Brasil O governador do Maranhão, Flávio Dino, apresentou à presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (25), uma reivindicação para que a construção da Refinaria Premium 1 seja retomada, ainda que em menor escala. Dino disse que Dilma autorizou que ele converse com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, refaça o pedido para que, quando houver a retomada de investimentos da estatal, a refinaria maranhense terá prioridade.

Folha de São Paulo: Matérias para leitores desavisados!

ESTRADAS BLOQUEADAS Com caminhoneiros parados, preços de chuchu e tomate dobram Protesto paralisa produção em montadoras Ações da Petrobras fecham em baixa de 5% após rebaixamento Senado aprova comissão externa para verificar crise política na Venezuela CONFUSÃO Mantega é expulso de hospital sob gritos de 'vai para o SUS' RIO-2016 Instalações no Rio preocupam organização dos Jogos Olímpicos CONFIRA LISTA Tom Jobim é pior aeroporto do mundo, segundo site