Postagens

Mostrando postagens de agosto 12, 2014

Marina entre a Bíblia e a Constituição

Imagem
Por Marcelo Hailer, na revista  Fórum : O PSB (Partido Socialista Brasileiro) deve oficializar o nome de Marina Silva como candidata à presidência da República nesta quarta-feira (20). Porém, seu nome já é fato e os setores mais conservadores da sociedade brasileira, que pregam o discurso do voto anti-PT, vitaminam a candidatura da ex-verde pois, como mostra o Datafolha de hoje, é a única com força de levar o embate eleitoral para o segundo turno. Porém, Silva é mais incógnita do que certezas. A candidata dos insatisfeitos?

Campanha eleitoral começa para valer nesta semana

Imagem
Antonio Lassance Além do início da propaganda eleitoral de rádio e tv, a partir de terça-feira (19), ocorrem os primeiros debates entre candidatos a governador (na TV Bandeirantes, com os candidatos a governador do Rio de Janeiro e do Distrito Federal). Nesta segunda (18), Dilma é a entrevistada no Jornal Nacional da Rede Globo. Na quarta-feira, uma semana após a morte de Eduardo Campos, o PSB deve oficializar a candidatura de Marina Silva à presidência. O quadro eleitoral será também agitado pelas novas rodadas de pesquisa. Além do Instituto Datafolha, que já divulgou (segunda, 18) pesquisa incluindo o nome de Marina Silva em substituição ao de Eduardo Campos, os demais institutos devem fazer o mesmo rapidamente.

Dilma diz ao Jornal Nacional que seu governo não teve 'engavetador'

Imagem
Em entrevista ao principal telejornal da Globo, Dilma é constantemente interrompida durante respostas. Assunto corrupção consome quase metade do tempo e economia fica com menos de dois minutos Bonner e Patricia privilegiaram 'problemas' e deram pouco espaço para discussão de projetos e defesa da economia por  Redação RBA   São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje que seu governo e os do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram os que mais estruturaram o Estado brasileiro com mecanismos de combate à corrupção e que nenhum procurador-geral da República foi chamado de “engavetador geral”. A entrevistada foi provocada logo de início pelo apresentador William Bonner a responder sobre “uma série de escândalos de corrupção e desvios éticos” em ministérios e na Petrobras e sobre o que chamou de “dificuldade de se cercar de pessoas honestas”. Dilma listou o respeito à autonomia aos órgão de combate à corrupção, como o MPF e a Policia Federal, que “pode investig

Dilma escapa, mas sem brilho, do “RH” presidencial da Globo

Imagem
Autor: Fernando Brito No meu tempo, quando fumar era comum, ” o teste do cinzeiro”. Consistia, essencialmente, em convidar  o entrevistado a fumar e não lhe oferecer o cinzeiro. Ficava o pobre coitado, inseguro sem saber que diabos faria com a cinza. Intimidação. Era isso o que se desejava saber sobre o candidato ao emprego: se era capaz de enfrentar a ” autoridade” do entrevistador ou se , pusilânime, temia o poder. As entrevistas do Jornal Nacional- Aécio Neves , e depois ao finado Eduardo Campos tiveram um clima inequívoco de ” quem manda aqui sou eu” de parte de William Bonner  e de Patricia Poeta ( será mesmo esse o sobrenome dela ?)

Embargo contra Rússia? E a Europa já se afoga em frutas, carne de porco e cavala

Imagem
15/8/2014,  The Guardian, UK  ( Ashifa Kassam  de Madri;   Kim Willsher  de Paris;  Philip   Oltermann   de Berlin;  Remi Adekoya  Varsóvia,; e  Libby Brooks  Londres “ Russian food embargo leaves Europe with glut of fruit, pork and mackerel ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Os russos continuarão a comer maçãs, tomates e pêssegos, a diferença é que não comerão produto europeu. Comerão pêssegos, maçãs e tomates importados da Ásia, do Brasil, da África do Sul... Quer dizer: quando eles [os russos] reabrirem o mercado para nós, precisaremos de vários anos para reconquistar parte do mercado. É terrível! (Luc Barbier, Federação dos Produtores Franceses de Frutas). A cavala [orig.   mackerel ]   sempre foi o item mais valioso dos estoques de pescado na Escócia (Foto Getty Images/iStockphoto) Quantidades inadministráveis de peras francesas, armazéns lotados de salsicha alemã, pimentas po

O riso nervoso da mídia: Marina pode provocar hecatombe tucana no primeiro turno

Imagem
7 Como se sabe, Dilma nunca sorri nos jornais brasileiros por Luiz Carlos Azenha  Fui um dos primeiros a escrever na blogosfera, sob críticas, que o antipetismo tornou-se um fenômeno nacional, tendo chegado inclusive aos redutos mais fieis do PT, no interior do Nordeste. Não é por acaso. Se Lula ou Dilma forem vaiados em qualquer parte do Brasil, ainda que por meia dúzia de gatos pingados, a TV Globo vai garantir que o país todo saiba. O mesmo, obviamente, não acontece com qualquer outro político de qualquer outro partido. Pelo menos não de forma sistemática. Neste espaço também sugeri a blogueiros que não entrassem na onda de criminalização dos movimentos sociais que decorre de atribuir qualquer manifestação a “coxinhas” dispostos a derrubar Dilma. Acho melhor tentar entender os desejos e desencantos que geraram a onda de protestos de 2013 que simplesmente descartá-los como resultado de alguma conspiração midiática nacional ou internacional.

Dilma no Jornal Nacional: "Queremos continuar a ser um país de classe média, com mais oportunidades para todos"

Imagem
Do Muda Mais Assista à entrevista, no final da matéria. A presidenta Dilma Rousseff concedeu entrevista ao Jornal Nacional nessa segunda-feira (18), ocasião em que falou sobre combate à corrupção, saúde, inclusão social e economia, entre outros assuntos. Quando indagada sobre  inflação , em meio a insinuações de possíveis descontroles nos índices, Dilma simplesmente respondeu: “Bonner, não sei de onde são seus dados. A inflação vem caindo desde abril, a inflação caiu a 0%”, explicou pacientemente ao jornalista. Além disso, mostrou por que acredita em uma melhora efetiva da economia   do país nesse segundo semestre, baseando-se em análises econômicas: “tem uma coisa em economia chamada índices antecedentes" - por exemplo, o consumo da energia elétrica, a quantidade de papelão utilizada, etc -  que, no caso do Brasil de 2014, indicam que a economia crescerá no segundo semestre.

DILMA DEMITE BONNER

Imagem
Dilma: “esse teu dedo indicador só assusta a Fátima !” O Bonner achou que a Dilma era o Aécio ou o Eduardo e ia empurrar a Dilma contra a parede no debate de 15′ no jn. Deu-se mal. Numa televisão séria, Bonner teria voltado para o Rio sem emprego. Dilma não se deixou emparedar e assumiu o controle de todas as respostas. Empurrou a questão da corrupção pela goela abaixo dos tucanos – que sobrevivem no jn. Lula e ela estruturaram o combate à corrupção. Deram autonomia à PF e ao MP. No Governo dela e de Lula não tinha um Engavetador Geral da República.

Os jovens e a política: sobre a nossa democracia

Imagem
Wadih Damous (*) postado em: 18/08/2014 Depois de uma manifestação em Madri, no dia 15 de maio de 2011 centenas de jovens que se autointitularam “os indignados” resolveram acampar na Porta do Sol, uma praça no Centro da capital espanhola, em protesto contra a política tradicional. Foi um movimento belíssimo, que durou meses e atraiu as atenções de jornais e televisões do mundo inteiro. Protestava-se, ali, contra a política e os políticos tradicionais, vistos pelos manifestantes como algo que servia muito mais para manter as coisas como estavam do que para ser o caminho para que se chegasse às transformações vistas como necessárias pela maioria.

O povo brasileiro é decente, apesar de suas elites obscenas.

Imagem
Autor: Fernando Brito No post abaixo, trato dos efeitos da enxurrada de mídia mórbida expressa na pesquisa Datafolha. Quero, agora, tratar dessa morbidez. Espalham-se, por aí, as imagens do clima de comício, quase de festejo, de muitas cenas do velório e sepultamento de Eduardo Campos. Já enterrei meus líderes políticos: Prestes, Darcy Ribeiro, Brizola. E, há pouco, minha própria mãe. Havia dor, saudade, tristeza, comoção. E recato.

Um Datafolha inconsistente: ninguém perde e só Marina ganha

Imagem
É até crível que a ex-senadora, já conhecida do eleitorado, apareça com percentuais mais altos do que Campos. Mas esta pesquisa feita ainda sob a comoção da tragédia contém contradições 'esquisitas' Ainda é cedo para a grande mídia festejar os números divulgados pelo Datafolha sobre a candidatura Marina por  Helena Sthephanowitz O Datafolha foi rápido no gatilho. Mal saíram as notícias da morte de Eduardo Campos, no mesmo dia 13 registrou pesquisa de intenções de votos com o nome de Marina Silva no lugar do candidato do PSB. Os questionários foram aplicados na quinta e sexta-feira (14 e 15), sob a comoção da tragédia. A sondagem registrou Dilma Rousseff e Aécio Neves com números exatamente iguais à última pesquisa do Datafolha – 36% e 20%, respectivamente. Sequer oscilaram dentro da margem de erro. Marina Silva surge com 21%, em empate técnico com Aécio.

Os lucros das montadoras de automóveis

Imagem
Por Marcelino Rocha, no site da  CTB : Os metalúrgicos e as metalúrgicas do Brasil vivem um cenário delicado neste momento. É preciso colocarmos o dedo em uma ferida importante, que a cada semana se agrava mais: resolver a situação de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que vêm sendo demitidos por montadoras de veículos e pela cadeia produtiva envolvida nesse processo, em todo o país. Temos que ter a seguinte clareza: as empresas estão muito bem articuladas e com o discurso afinado. Falam em profunda crise, economia em recessão, vendas aquém do esperado e estoques gigantes nos pátios, especulam a necessidade de reestruturar suas linhas de produção e exigem que o governo tome medidas para contornar esse cenário. Deixo uma pergunta no ar: quando iremos falar sobre os lucros vultuosos que essas mesmas empresas obtêm no Brasil?

Marina é problema de Aécio, não de Dilma

Imagem
Posted by  eduguim  on 18/08/14 • Categorized as  Análise No blog da Cidadania Pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial recém-divulgada traz más notícias, sim, mas não para Dilma. Quem se deu mal com a reviravolta no quadro eleitoral foi Aécio Neves e até os “nanicos”, que já chegaram a somar 9 pontos percentuais e agora somam 5. Para este Blog, nenhuma surpresa. No começo da tarde de sábado, este que escreve já avisava, via Twitter, o que o Datafolha mostraria.

Deus e o diabo na terra da Globo

Imagem
Há 60 anos do suicídio de Vargas, o conservadorismo reedita em farsa a tragédia. Ensaia um simulacro de catarse nacional varguista em torno da morte de Campos.   Carta Maior  - 18/08/2014 00:00 por:  Saul Leblon .  O conservadorismo brasileiro já viu o poder escorrer pelos dedos algumas vezes. Mas nunca de forma tão abrupta como há 60 anos, quando Getúlio Vargas cometeu o suicídio político mais demolidor da história em 24 de agosto de 1954. Chocada com a morte de um governante que preferiu renunciar à vida a abdicar do mandato como exigia o cerco virulento das elites, a população foi às ruas em um misto de consternação e fúria para perseguir e escorraçar porta-vozes do golpismo contra o Presidente.

O fim do Iraque: começa a neo-idade-das-trevas

Imagem
11/8/2014,  [*] Patrick Cockburn ,  Counterpunch “ And the Beginning of a New Dark Age − The End of Ira q ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                           POSTADO POR  CASTOR FILHO   A volta dos  Jihadis :   o  ISIS  e o novo levante sunita O Iraque desintegrou-se. Pouco se troca entre as três grandes comunidades – xiita, sunita e curda – exceto tiros. O mundo exterior espera que governo mais inclusivo consiga mudar isso, mas, provavelmente, já é tarde demais. O principal vitorioso na nova guerra no Iraque é o Estado Islâmico do Iraque e Levante ( ISIL ) que quer matar xiitas, em vez de negociar com eles. O Iraque está a um passo de uma guerra civil que pode ser tão sangrenta como o que se viu na Síria e pode estender-se durante anos.

Quando Reinaldo Azevedo fala em decoro, é grave a crise…

Imagem
Autor: Fernando Brito Existem, na mídia, raras figuras tão pouco decorosas quanto Reinaldo Azevedo. Ao ponto de ser chamado de “rotweiller” por colunistas que partilham suas preferências políticas,  como fez Miriam Leitão , repetindo as palavras da  ombudsman  da Folha, quando esta se prestou ao papel de elevá-lo a colunista. E qualquer leitor sabe que Azevedo apoio vaias, xingamentos e toda a sorte de agressões verbais quando se trata de desqualificar Dilma, Lula e o que ele chama de “petralhas”.

Do que Marina Silva estava rindo?

Imagem
por :   Kiko Nogueira Uma foto de Marina Silva sorrindo ao lado do caixão de Eduardo Campos provocou uma onda de protestos e indignação. Ela está apoiando o queixo sobre uma das mãos, olhando para um dos filhos de Campos com uma certa cumplicidade. Marina tem vários problemas. A arrogância, o senso de predestinação, a falta de clareza etc. Naquela noite, se a viúva de Campos, Renata, transmitia força e resignação, Marina parecia querer conforto. Mas daí a enxergar falta de decoro, maldade e oportunismo naquele gesto vai um mundo. O Brasil ganhou milhares de fiscais morais de velório, que determinam o que pode e o que não se pode fazer.

“Efeito-mídia” não tira um ponto de Dilma. Isto é o sólido na pesquisa Datafolha

Imagem
 Autor: Fernando Brito O monstruoso volume de mídia  gerado pela morte trágica de Eduardo Campos, apresentado como um semi-deus sacrificado  e tendo Marina como sua ungida sucessora ia, como é natural, alçar a candidatura da ex-verde aos níveis que a pesquisa Datafolha lhe dá. Não apenas Marina Silva é personagem conhecida, sempre glamourizada pelos meios de comunicação como, é obvio, tem um recall  de sua candidatura anterior. Ainda mais em uma coleta de dados feita nos dois dias seguintes à tragédia, com as tevês transmitindo ininterruptamente o clima de comoção.

EUA: A economia do militarismo policial

Imagem
15/8/2014,  [*] Sarah Stillman ,  The New Yorker “ The Economics of Police Militarism ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                           POSTADO POR  CASTOR FILHO Militarização das Polícias Civis Duas batalhas cruciais eclodiram em Ferguson, Missouri, essa semana. A primeira começou com a onda de tristeza e fúria popular, depois que um jovem de 18 anos, Michael Brown, foi morto por um policial em Canfield Court, no subúrbio de St. Louis, às 14h15, sábado passado (9/8/2014). Depois, começou a ação dos policiais nas primeiras rodadas de manifestações públicas. Os policiais saíram às ruas com uma frota de blindados, rifles de ataque, bombas de gás lacrimogêneo, o que reintroduziu na consciência coletiva a expressão “militarização da polícia civil” (como já se devia esperar; quem duvide, deve ler ou reler  “ The Rise of the Warrior Cop ”  [A ascensão do policial guerreiro], de   Radley Balko .

DATAFALHA É MAIS QUE ABUTRE. É SÓRDIDA !

Imagem
Cadáver ainda não tinha sido encontrado e Folha fez a “pesquisa” ! A alegria incontida no veloriomício A Fel-lha (*) de São Paulo acaba de perpetrar sordidez de natureza excepcional. Eduardo morreu na quarta-feira de manhã, dia 13 de Agosto. Naquele mesmo dia, as partes do cadáver ainda não localizadas, o Datafalha saiu a campo para produzir uma “pesquisa”. Passou o dia seguinte na rua, com o cadáver ainda não recomposto, e concluiu seus trabalhos de “pesquisa”.

BRICS são a vanguarda do novo mundo: Não diluam os BRICS!

Imagem
15-17/8/2014,  [*] Andre Vltchek ,  Counterpunch “ Vanguard of the New World: Do Not Dilute BRICS! ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                            POSTADO POR  CASTOR FILHO O G7 Os BRICS Há crescente perigo de que os BRICS – o clube das nações que se organizam na vanguarda, nas trincheiras, para encarar o imperialismo ocidental global – possam ser diluídos e enfraquecidos, caso alguns dos aliados ocidentais de direita, como Indonésia e Turquia, venham a ser admitidos ao grupo. BRICS são o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e o grupo foi pensado originalmente como simples bloco econômico, mas, em anos recentes, os ataques do ocidente contra países com sistemas político e econômico independentes, empurraram a maioria das nações BRICS para uma poderosa aliança política, talvez, mesmo, um abraço.

Sem bola de cristal

Imagem
Por Janio de Freitas, na Folha Quantos dos candidatos a governador comprometidos com Eduardo tenderiam a apoiar de fato Marina? São tantas as variações possíveis, entre a solução para substituir Eduardo Campos e os desdobramentos disso nos arranjos políticos e no eleitorado, que as muitas especulações a respeito não alcançam nem o mais leve sentido. Mesmo os negociadores e outros interessados diretos estão no escuro, à falta de indícios para orientar as decisões. Só alguns exemplos, entre tantos disponíveis. Quantos dos candidatos a governos estaduais comprometidos com Eduardo, sobretudo os não filiados ao PSB, tenderiam a apoiar de fato a campanha de Marina Silva? Mesmo sem vitória, que perspectivas a Rede, de Marina, ofereceria para o crescimento desejado por seu hospedeiro PSB? Até onde a Rede, fortalecida, prejudicaria as eleições pretendidas pelo PSB para o Congresso?

46% dos paulistanos tiveram interrupção de água em casa no último mês

Imagem
Dado relevante indica que a crise de escassez é conhecida por 99% da população do estado                                                VAGNER CAMPOS/GESP Apesar de 99% dos pesquisados saberem da escassez, nível de informação ainda não afetou intenções de voto em Alckmin por  Redação RBA São Paulo –  Pesquisa divulgada neste sábado (16) pelo instituto Datafolha mostra que 46% dos paulistanos sofreram em casa com a interrupção no fornecimento de água nos últimos 30 dias (28 % afirmaram interrupção por cinco dias ou mais). O percentual aponta crescimento em relação ao levantamento anterior, de maio, quando o número foi de 35%.

Portugal paga o preço de sua politica Neoliberal.

Imagem
A juventude e o abismo do futuro O nosso futuro parece ser uma tela negra desenhada nos gabinetes de um conjunto de burocratas que nos querem condenar ao abismo, ao atraso e à degradação. João Mineiro   ESQUERDA.NET Os tempos que vivemos são negros e não afiguram qualquer sinal de retoma. Pelo contrário: tudo indica que o nosso futuro imediato será uma acelerada corrida para o abismo. O espírito da austeridade infiltrou-se em todos os domínios das políticas sociais, económicas e culturais e o seu resultado é um país à beira do desastre coletivo. Com a evidente exceção dos mais ricos entre os mais ricos, que viram os seus rendimentos aumentar, toda a sociedade ficou mais pobre nestes anos de sacrifícios. Mas no caso dos jovens essa realidade tem ganho contornos assustadores. Há mais estudantes expulsos das universidades por razões económicas, o desemprego jovem e de jovens com formação superior não pára de aumentar, a emigração forçada já constitui um marco de uma

A máquina abandonou Aécio?

Imagem
Autor: Fernando Brito Há um surdo desespero  na campanha do PSDB. Assistem, sem outra reação que não a do sinceríssimo Reinaldo Azevedo, o movimento da imensa máquina de propaganda da mídia em favor de Marina Silva, tranformada em  mater dolorosa  de Eduardo Campos, com quem – todos sabem – mantinha uma relação de convivência eleitoral, ao ponto de, mês e meio atrás, ter mandando divulgar nota dizendo que a aliança PSB-Rede tinha data para acabar. Agora, porém, tudo mudou. Eduardo, morto, transformou-se em líder de Marina e ela, muito viva, em “continuadora” de sua trajetória, à qual há apenas 10 meses se juntou.

Marina tinha 10% em abril

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Achei  uma pesquisa Ibope  ainda mais recente que todas até agora usadas pela mídia. É mais recente que a pesquisa Datafolha que a mídia tem usado, dando mais de 25% pra Marina Silva. Na pesquisa Ibope, feita entre os dias 10 e 14 de abril, ela tinha caído para 10% dos votos, no estimulado, e 4% no espontâneo; os números de Dilma eram de 37% e 23%, respectivamente.

O fim da "dolce vita" de Marina

Imagem
Por Bepe Damasco No blog do Bepe Em 2010, como candidata franco atiradora, sem nada a perder, ela foi incensada pela mídia para provocar o segundo turno. Até mesmo seus apelos obscurantistas, como a utilização eleitoral da questão do aborto, passaram incólumes pelos "formadores de opinião". De lá para cá, segue sendo tratada pelo establishment como um bibelô. Afinal, sobre ela sempre repousou a esperança conservadora de a disputa presidencial ser levada para o segundo turno. Mas agora chegou a hora da onça beber água. Marina precisará subir ao ringue e enfrentar o fogo cruzado da política, a luta encarniçada pelo poder, o jogo bruto da disputa. Nesse embate, são grandes as chances de que suas inconsistências, fraquezas e contradições as levem ao nocaute.

GloboNews mostra o seu lado na cobertura de velório em Recife

Imagem
8 Viatura de uma produtora se prepara para filmar  o cortejo entre o Palácio do Campo das Princesas e o cemitério de Santo Amaro, para uso no primeiro programa eleitoral do PSB. por Luiz Carlos Azenha, do Recife Observando um resumo da cobertura da  GloboNews  do velório de Eduardo Campos, em Recife. Nas imagens, destaque para José Serra, candidato ao Senado em São Paulo, que enfrenta o petista Eduardo Suplicy — que, aliás, conta com o apoio de Marina Silva. Foi mostrado três vezes. Também de forma simpática apareceram Aécio Neves e, ao longe, o governador Geraldo Alckmin. Por outro lado, literalmente piscaram as imagens do ex-presidente Lula, emocionado (ao chegar, ele pegou no colo o filho recém-nascido de Eduardo Campos) e da presidente Dilma Rousseff. No fim da reportagem, o filho mais velho Campos puxa o coro de “Eduardo, guerreiro, do povo brasileiro” diante de Dilma. Corta para a comentarista Cristiana Lobo, que destaca este último fato. Diz que a campanha recomeç

Aprovação ao governo Dilma almenta em SP

Imagem
A reprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu um ligeiro recuo em São Paulo, Estado que concentra quase um quarto dos eleitores do país (22%), segundo o Datafolha. A taxa dos que consideram seu governo ruim ou péssimo caiu de 39% em julho para 35% neste mês.

Pepe Escobar: #MH17 e #MH370 − Ponto de desaparecimento...

Imagem
15/8/2014,  [*] Pepe Escobar  −  Asia Times, The Roving Eye Vanishing point… Traduzido por  João Aroldo                            POSTADO POR  CASTOR FILHO   Boeing 777 -  Malaysia Airlines Primeiro, o avião MH370 desapareceu do Planeta Terra. Depois o MH370 desapareceu do noticiário. Primeiro, o MH17 foi derrubado com o “míssil de Putin” – como foi dito ao Planeta Terra. Então o MH17 desapareceu do noticiário. Onde está  Baudrillard  quando precisamos dele? Se estivesse vivo, o dervixe dos simulacros já teria desconstruído os dois aviões da Malásia como imagens especulares; do desaparecimento absoluto à exposição máxima, para desaparecer. Eles também podem ter sido abduzidos – e derrubados – por alienígenas. Agora você vê, agora não. Caixas pretas, gravadores de voo − tudo relacionado ao MH17 está agora flutuando em um vazio negro. Os britânicos estão demorando muito para analisar os dados – e se eles já fizeram isso, eles não estão falando.  É como