Postagens

Mostrando postagens de junho 17, 2014

Vice-presidente do PT rebate articulistas da velha mídia

Imagem
seg, 23/06/2014 - 17:01  - Atualizado em 23/06/2014 - 17:04 Jornal GGN -  O vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, decidiu quebrar o silêncio e rebateu a artilharia do PSDB e de jornalistas e famosos criticados no artigo  "A desmoralização dos pitbulls da mídia".  Nesta segunda (23), em entrevista ao Brasil 274, o petista afirmou que não vai se intimidar com a reação negativa e orquestrada que obteve com a pulicação do texto.

Presidente palestiniano acusa Israel de “mortes a sangue-frio”

Imagem
AFP   22/06/2014 - 13:03 Mais dois palestinianos mortos na Cisjordânia, onde o Exército israelita realiza uma vasta operação de busca de três jovens raptados. Esta é maior operação militar israelita na Cisjordânia desde o fim da segunda Intifada, em 2005  MUSSA  Mais dois palestinianos foram mortos neste domingo por soldados israelitas na Cisjordânia, no quadro da operação lançada depois do rapto de três jovens israelitas, o que levou o Presidente Mahmoud Abbas a reclamar explicações a Benjamin Netanyahu sobre estas “mortes a sangue-frio”.

Como vive um primeiro-ministro num país escandinavo

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo A jornalista brasileira Claudia Wallin entrevistou o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt. A entrevista é parte do recém-lançado livro de Claudia sobre a peculiar cultura igualitária sueca: Um País sem Excelências e sem Mordomias. Abaixo, a entrevista. Reinfeldt leva a vida de um cidadão comum Fredrik Reinfeldt entra no saguão do Parlamento sueco com os passos determinados de um gladiador a caminho da arena de leões esfomeados. Vai enfrentar a sabatina mensal do Frågestund (”Hora das Perguntas”), quando o primeiro-ministro se expõe a quarenta minutos de fogo inimigo para responder a questões dos parlamentares sobre os rumos da Suécia sob a sua liderança.

Os 10 privilégios dos petistas presos/21/11/2013

Imagem
A começar, a prisão foi decretada em uma data toda especial. A última vez que tanta gente foi presa em um 15 de novembro foi em 1889. Antonio Lassance É  grande e escandalosa a lista de privilégios a que José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares estão usufruindo em sua estada no Planalto Central. 1)  A começar, a prisão foi decretada em uma data toda especial. A última vez que tanta gente foi presa em um 15 de novembro foi na própria Proclamação, em 1889. Os presidiários eram, em sua maioria, da Família Real, os Orleans e Bragança. Ou seja, a data não é para qualquer um.

Em arroubo tirânico, Globo defende criminalização de blogueiros

Imagem
por Miguel do Rosário Desde 2010, no mínimo, que o presidente Barack Obama, recebe “blogueiros progressistas” na Casa Branca. Entrevista de Obama para blogueiros progressistas. Matéria do Huffington Post. Clique na imagem para acessar a matéria.

Não me peçam para cabecear

Imagem
Da mesma forma que mostram suas habilidades em campo, os jogadores de futebol parecem deixar sua marca com seus penteados ou com suas chuteiras. Eric Nepomuceno Um esportista é um ser competitivo por natureza. Se não fosse, teria que fazer outra coisa na vida. Contemplação meditativa, fazer um voto de castidade e silêncio, ou alguma outra raridade que lhes parecesse perfeitamente natural. No caso dos jogadores de futebol, o natural é a necessidade de competir, não importa se for com ou sem a bola. Dessa forma, muitos se empenham em demonstrar que têm, a todo momento, a habilidade para deixar sua marca singular e única, tal como fazem em campo.

A imprensa que insufla o ódio

Imagem
Por Luciano Martins Costa   do   Observatório , 23/6/2014 A Copa do Mundo dá à imprensa brasileira uma oportunidade histórica para se reconciliar com o bom jornalismo. Não apenas pelo fato de, até esta altura, tudo estar acontecendo com um alto nível de qualidade, mas também porque a grandeza do evento permite observar a diferença entre o que os estrangeiros pensam do Brasil e o que os brasileiros são levados a pensar de si mesmos. Trata-se, portanto, de um laboratório para a própria imprensa refletir sobre a imagem do país que ela projeta sobre a sociedade.

"Queremos que todos tenham a segurança da casa própria", diz Dilma

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff destacou o esforço do governo federal para a população brasileira ter acesso à casa própria, na entrega de 2.148 casas e apartamentos do Minha Casa, Minha Vida em Macapá (AP), nesta segunda-feira (23). Ela afirmou que este patrimônio é a riqueza distribuída ao se investir o dinheiro dos impostos em habitação popular. Blog do Planalto Dilma Rousseff destacou o esforço do governo federal para a população brasileira ter acesso à casa própria. “O Minha Casa, Minha Vida está distribuindo riqueza pelos brasileiros, garantindo acesso à casa própria. Resolver realizar o sonho da casa própria, esse imenso sonho que é ter um lar para criar os filhos, receber os amigos, receber todas aquelas oportunidades, de fato, é o que faz a vida da gente valer a pena. A casa própria é lar, mas também riqueza, não vamos esquecer. A partir de agora, a parte que mais precisa da população brasileira também tem acesso à riqueza, patrimônio da sua casa”, constatou.

Sarney informa, em nota, que não concorrerá à reeleição

Imagem
seg, 23/06/2014 - 20:20 postado por Manuela D'Ávila, no Facebook SARNEY NÃO CONCORRERÁ A REELEIÇÃO! Nota à Imprensa O senador José Sarney (PMDB-AP) manifestou-se, agora há pouco, a respeito do episódio ocorrido nesta segunda-feira (23) em Macapá, por ocasião do evento do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em que foi hostilizado por militantes partidários de declarada oposição a ele.

Alckmin presenteia mídia amiga

Imagem
Para testar a motivação real da compra, verifique se alguma escola particular gasta milhões de reais para adquirir a Veja, a Folha ou o Estado. Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo A internet está agitada por conta de uma compra de alguns milhares de assinaturas da Veja, da Folha e do Estadão pelo governo do Estado de São Paulo. É dinheiro público, extraído do orçamento da educação. As publicações supostamente vão ser lidas pelos alunos das escolas públicas de São Paulo, e isso os ajudará em sua formação. Isso mitigaria, pelo menos em parte, o problema de a compra haver sido feita sem licitação. Mas não é exatamente isso.

Ruy Castro: "Nossa imprensa foi espírito de porco antes da Copa"

Imagem
"Não se deu nem chance de que se pusesse as coisas em ordem", avalia Ruy Castro. Do Escrevinhador A Copa do Mundo no Brasil começou 11 dias atrás e as expectativas apocalípticas criadas na velha imprensa não aconteceram.   Com isso, a máscara dos grandes meios de comunicação brasileiros vai caindo, com impacto na imprensa internacional.   “Nossa imprensa foi rigorosamente espírito de porco antes do evento começar”, acusa o escritor Ruy Castro, em programa da SporTV.

FAUSTÃO E RONALDO: OS OPORTUNISTAS DE 2014 !

Imagem
Agora, o faustinho elogia a Copa … Deve estar doendo no bolso … Faustão e Claudia Leitte: o Brasil era uma m... De  Miro Borges : FAUSTÃO AGORA ELOGIA A COPA. ESPERTO! Por Altamiro Borges O apresentador Faustão, da TV Globo, disputará com o ex-jogador Ronaldo, que também está na Globo, o título de “fenômeno” do oportunismo de 2014. Neste domingo (22), durante o seu programa na emissora, ele mudou radicalmente de opinião e elogiou a Copa no Brasil. Na maior caradura, ele disse que “surpreendentemente” o evento está dando certo e que os problemas ocorridos até agora são de responsabilidade da Fifa. “O que está dando problema é tudo culpa da Fifa. E eles não assumem e colocam a culpa no governo brasileiro. Veja agora o problema da alimentação em Recife, isso é problema da Fifa. A Fifa que assuma as suas responsabilidades”, afirmou no “Domingão do Faustão”.

Nem a maquete resta

Imagem
Em 2010, José Serra inaugurou a maquete. Na imagem, uma animação de como seria o projeto Empresário acusa o governo Alckmin de favorecer interesses escusos ao abandonar o projeto de uma ponte entre Santos e Guarujá por  Fabio Serapião A construção de uma ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, é uma promessa tão antiga quanto os congestionamentos enfrentados pelos motoristas que utilizam a balsa para fazer a travessia. Na década de 1970, o então governador Roberto de Abreu Sodré anunciou a construção de uma ponte. Não cumpriu a promessa, repetida ao longo de todas as eleições para governador desde então.

EUA: Destruir o Iraque e redesenhar o mapa do Oriente Médio

Imagem
21/6/2014,  [*] Larry Chin ,  Global Research , Canadá “ The Redrawing of the Map of the Middle East Begins with the Destruction of Iraq ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO ISIS/ISIL  fuzila população xiita próximo de Mosul, Iraque (16/6/2014) O Iraque estaria sendo repentinamente invadido por ondas de “terroristas”? Ou o Iraque está sendo sabotado, sacrificado e destruído? A imprensa-empresa comercial dominante pinta a coisa como “insurgência terrorista” de “extremistas” sunitas que, aparentemente de repente, do dia para a noite, tomaram o país. O governo Obama é criticado por ter sido apanhado “com a guarda baixa”. Se o Iraque for perdido, segundo essa narrativa, todos os “ganhos” dos EUA serão “desperdiçados”. De fato, o que se vê na região é massiva operação da CIA, um longo plano geoestratégico em construção: fazer  naufragar a região numa guerra sectária , um gigantesco banho de sangue, com múltiplas desestabilizações e

Agenda internacional da semana de 22 a 29 de junho de 2014

Imagem
O grupo ISIS avança no Iraque, tomando mais cidades e postos de fronteira ao norte do país, na fronteira com a Síria, e progredindo em direção ao sul. Iraque O grupo ISIS está avançando no Iraque, tomando mais cidades e postos de fronteira ao norte do país, na fronteira com a Síria. Progride em direção ao sul, tomando cidades e postos na fronteira com a Jordânia. O secretário de Estado norte-americano John Kerry, depois de visitar o Egito, está em Bagdá, para conversações com o primeiro-ministro Nouri al-Maliki e o aiatolá Shia, Ali al-Sisitani. O esforço de Kerry é convencer al-Maliki a fazer um governo de coalizão, que inclua os Sunnis e também os curdos. Também há comentários de que Kerry poderia tentar convencer al-Maliki a reununciar.

Comentarista da SporTV chama Nordeste de “aquela bosta” e provoca revolta nas redes

Imagem
Postado em   23 jun 2014 por :   Kiko Nogueira Sobre o Autor Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Iraque: EUA nada têm a fazer lá!

Imagem
22/6/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Iraq: The U.S. Has No Role In This ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO   Militante do ISIS/ISIL monta guarda num "check point" próximo a refinaria de Beiji (fumaça do lado esquerdo ao fundo) A aliança ISIS/ex-Baathistas/sunitas do Iraque  está consolidando   sua posição no noroeste do Iraque. Capturou postos na fronteira com a Síria e, agora, com a Jordânia. Esse último item acenderá luzes vermelhas em Washington e noutros pontos. A ridícula posição dos EUA, apoiando, armando e treinando jihadistas insurgentes na Síria, ao mesmo tempo em que os tratam como terrível ameaça no Iraque e noutros locais, já está à vista de todos, difícil de esconder. O que dizer de uma manchete lunática-desatinada como  “ Kerry chega ao Cairo em viagem para ajudar a formar o novo governo iraquiano ” ?! (Deu no New York Times !).

A cartelização mediocrizante da notícia

Imagem
Luis Nassif 1.     TODOS os grupos de mídia fizeram a mesma cobertura negativa da Copa, com os mesmos tons de cinza, o mesmo destaque às irrelevâncias prejudicando seu próprio departamento comercial, pelo desânimo geral que chegava aos anunciantes. 2.     NENHUM grupo preparou uma reportagem sequer mostrando os detalhes de uma organização exemplar, que juntou governos federal, estadual, municipal, Ministério Público, Tribunais de Conta, Polícia Federal, Secretarias de Segurança, departamentos de trânsito, construtoras, fundos de investimento. NENHUM! 3.     Depois, TODOS fazem o mea culpa e passam a elogiar a Copa no mesmo momento. 4.     Na CPMI de Carlinhos Cachoeira TODOS atuaram simultaneamente para abafar as investigações. 5.     Na do “mensalão”, TODOS atuaram na mesma direção, no sentido de amplificar as denúncias e esmagar qualquer medida em favor dos réus, até as mais irrelevantes.

ISIL-DAASH e o Califato do Levante: libertar a Palestina?

Imagem
“Outro lado” é  outro  lado, ora bolas! 21/6/2014,  [*] Franklin Lamb  −  The People Voice “ Will ISIS Create al-Sham Caliphate & Liberate Palestine? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO ISIL/ISIS/DAASH  ergue-se em armas e bandeiras Ninguém precisa ser vidente para compreender que a “Primavera   Jihadi ” em curso está acelerando os planos e talvez o destino dos islamistas nessa região, com a crescente ajuda de nacionalistas nos vários países, inclusive remanescentes do Partido Baath do Iraque. Essa é a opinião de mais de uma dúzia de ardentes apoiadores do Estado Islâmico no Iraque e Levante ( ISIL ) – grupo conhecido localmente pela sigla em árabe   DAASH   – cujo comando autorizou-me, há seis meses, a entrevistar seus apoiadores, para discutir pontos que o comando considerou pouco precisos em artigo que escrevi sobre ações do   DAASH   em Raqqa, Síria. Naquele artigo, escrevi que o   DAASH   estava ve

Globo inicia nova campanha contra Abreu Lima

Imagem
Autor: Miguel do Rosário O Globo de hoje inicia uma nova campanha contra a Petrobrás, através de manipulações de dados sobre a refinaria Abreu e Lima. O centro da mentira consiste em afirmar, com ênfase sensacionalista, que o custo inicial do projeto da refinaria era de US$ 2,3 bilhões. A estatal já respondeu, inúmeras vezes, e o jornal se recusa sequer a publicar, nem que seja apenas para constar, a resposta da Petrobrás. A teoria de “dar o outro lado” só vale quando o investigado é tucano. Quando se trata de estatal federal, esquece.

O que pensam os eleitores que avaliam o governo Dilma como regular

Imagem
A maior diferença entre os que consideram o governo regular e os que consideram o governo ótimo/bom reside na percepção da inflação. Antônio David Se junho de 2013 representa uma virada na conjuntura política do país, a marca dessa virada parece ser o meio-termo. Pelo menos a se considerar a avaliação do Governo Dilma. No início daquele mês (7/6), segundo o Datafolha, o governo da presidente Dilma era avaliado como ótimo ou bom por 57% dos eleitores, como regular por 33% e ruim ou péssimo por 9%. Três semanas depois (28/6), a popularidade do governo despencou, segundo o mesmo instituto, mas não a ponto de inverter o quadro. Desde então, a marca do governo Dilma tem sido o predomínio do "regular", como mostra o gráfico:

STF julga quarta-feira trabalho externo de condenados no mensalão

Imagem
André Richter -  Agência Brasil O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quarta-feira (25) o julgamento dos recursos dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, que tiveram o trabalho externo cassado pelo presidente da Corte, Joaquim Barbosa.  A próxima semana também será marcada pela despedida de Barbosa, que vai se aposentar e deixar a Corte. Com a liberação dos recursos para julgamento pelo novo relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, o plenário vai julgar os recursos do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-deputado federal Romeu Queiroz e do ex-advogado Rogério Tolentino. Também será julgado o pedido do ex-deputado José Genoino para voltar a cumprir prisão domiciliar.

Cidades ocupadas: A presença militar permanente na América Latina

Imagem
A presença militar estadunidense na América Latina tem uma longa história e diversos paradigmas: invasões, golpes de Estado, ações de contrainsurgência. Não obstante, as condições transformadoras da região (resistências dos povos, governos progressistas, presença de outras potências) impõem a necessidade de replanejar a forma que assume a intervenção estadunidense. Por Por Sandy E. Ramírez Gutiérrez*, na  Alai A estratégia do Comando Sul para 2018 estabelece quais são os perigos que enfrenta a região: já não se trata de conflitos entre Estados, mas de corrupção, pobreza, terrorismo, crime, tráfico de drogas, desastres naturais.

JUDICIALIZAÇÀO IMPERIAL

Imagem
Através da Suprema Corte dos EUA, bancos querem impor política de ruína e austeridade à Argentina  Ao rejeitar o pedido do governo da Argentina para renegociar o pagamento de uma dívida com o Banco de Nova York, a Suprema Corte dos Estados Unidos tomou uma decisão grave, do ponto de vista financeiro, e absurda, do ponto de vista das relações entre países soberanos.  O caso é gravíssimo e, se for conduzido pelos caminhos definidos pela Suprema Corte, onde os conservadores do Partido Republicano têm maioria, pode jogar a economia mundial, que sequer se recuperou do colapso de 2008, em novo pântano.

Doutor não enxerga veneno no jornal que lhe paga salário

Imagem
 Elio Gaspari Não, doutor, não é a mesma coisa O discreto ódio de Elio Gaspari por Antonio Machado* O discurso da direita é obtuso, sinuoso, embiocado. Ora mais, ora menos, mas inevitável e necessariamente. Afinal, de que outra forma defender uma injustiça, justificar o indefensável? Em sua coluna de quarta-feira na Folha de S.Paulo, o jornalista Elio Gaspari resguarda os xingadores da presidente da República – a doutora Dilma, como ele a chama –, já tão repreendidos pela mídia independente. “Argumente-se que o grito foi típico da descortesia dos estádios”, pondera. A intenção já se define pelo título: “O ódio ao PT e o ódio do PT” (http://naofo.de/g0r). Gaspari, experimentado, não endossa o coro dos desaforados.

Imprensa inglesa estranha “elite branca” nos estádios

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário O jornal The Guardian fez uma crítica interessante à Copa que até agora não mereceu nenhum comentário de nossa imprensa.  Matéria assinada por David Goldblatt fala que, enquanto os gramados (em inglês, pitch) mostram a miscigenação intensa dos países latino-americanos, cujas seleções tem se destacado no torneio, as arquibancadas (stands, em inglês) contam uma “história diferente”.

A perseguição a Trajano

Imagem
por :   Paulo Nogueira Os velhos truques contra Trajano Colocam, no Facebook, mais um artigo de Reinaldo Azevedo contra Trajano. É uma perseguição ao mesmo tempo selvagem, pela intenção de quem a faz, e inútil, porque fora dos círculos dos analfabetos políticos ninguém leva a sério Reinaldo Azevedo. Por isso, Trajano pode receber as agressões com suspiros de tédio, ou simplesmente com estrepitosa indiferença. O que eu gostaria de sublinhar, aqui, é o método de RA de polemizar. São sempre os mesmos truques, que conheço desde que se manifestou, há alguns anos, sua obsessão por mim.

Brasil x Camarões: 10 comparações importantes para saber o que está em jogo

Imagem
Dentro e fora de campo, Brasil e Camarões têm muito em comum, assim como grandes diferenças. Carta Maior separou dez delas que são muito importantes. Da Carta Maior Dentro e fora de campo, Brasil e Camarões têm muito em comum, assim como grandes diferenças. Carta Maior separou dez delas que são muito importantes para se entender o que está em jogo nesses países, além da Copa do Mundo. 1. Camarões tem pouco mais de 20 milhões de habitantes e mais de 200 grupos étnicos distintos. O Brasil tem uma população 10 vezes maior, pois já ultrapassa os 202 milhões de habitantes. De todo modo, Camarões tem uma população equivalente à do estado de Minas Gerais. Suas duas principais cidades, Douala (1,4 milhão de habitantes) e a capital,  Yaundê (1,25 milhão de habitantes) correspondem às populações de Porto Alegre-RS e Guarulhos-SP, respectivamente;

A hora e a vez dos corações valentes

Imagem
Sem politizar a discussão dos modelos em disputa no país, a dinâmica do ajuste deslizará inevitavelmente para a chave do arrocho, ganhe quem ganhar em outubro. por: Saul Leblon   O discurso da Presidenta Dilma na convenção do PT,  que ratificou sua candidatura  à reeleição, neste sábado,  merece mais do que a atenção dispensada  normalmente  à retórica  eleitoral. Há ali, talvez, o sinal de uma importante transformação. O economicismo perde espaço  como ferramenta central da luta pelo desenvolvimento na concepção  petista e no projeto de reeleição. Essa primazia passa a ser agora da questão política. A  pavimentação do  ‘novo ciclo histórico’ que se almeja construir, conforme as palavras da candidata, recai sobre uma democracia tonificada por reformas e pela ampliação de canais com a sociedade. 

IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 20/6/2014, Mindfriedo

Imagem
20/6/2014, T he Saker  −  The Vineyard of the Saker “ June 20th IRAQ SITREP by Mindfriedo ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu         POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker ● 19/6: Obama vacila e adia a decisão de bombardear forças antirregime no Iraque. John Simpson diz na   BBC : “A fala do presidente Obama não foi a corda de salvação pela qual o governo do Iraque esperava. O Iraque contava com ataques aéreos imediatos para pôr fim aos ataques pelo   ISIS / ISIL . ● 19/6: O Exército do Iraque diz ter retomado o controle de cidades na província de Diyala e que estaria retomando o controle da vizinha província Salahuddin.