Postagens

Mostrando postagens de maio 29, 2014

O tamanho de Aécio Neves

Imagem
Do Blog da Cidadania Por Eduardo Guimarães Ainda que estejam tentando criminalizar críticas de cidadãos ao PSDB e aos seus expoentes na política, esse é um direito democrático do qual abrir mão significa consentir com uma legítima ditadura, na qual um partido político – que, inclusive, governa o país – pode ser execrado, acusado de tudo e mais um pouco, muitas vezes sendo caluniado, e outro partido, de oposição ao primeiro, trata como “crime” qualquer crítica que receber. A política comporta jogo sujo desde sempre. Na era da internet, há quem use e abuse do anonimato para difamar, ameaçar, enfim, fustigar de todas as formas os adversários políticos. Alguns casos são realmente criminosos.

Netanyahu perde prestígio e força política em Israel

Imagem
Para contrapor seu maior rival político, o premier tentou lançar o escritor Elie Wielsen para a presidência, que se recusou. Por Walter Maierovitch Gali Tibbon / AFP Netanyahu durante reunião de gabinete em 28 de maio. O todo poderoso político vem perdendo prestígio por  Wálter Maierovitch   No próximo dia 10, os 120 deputados eleitos em janeiro de 2013 para a Assembleia Nacional de Israel, o Knesset, escolherão o novo presidente do estado hebreu, proclamado em 14 de maio de 1948, em substituição a Shimon Peres, no cargo desde 29 de junho de 2007. Até agora, seis candidatos concorrem ao cargo de chefe de Estado. A “jogada de mestre” tentada pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, não deu certo   e, para ele, resultou desmoralizante e a revelar desespero político.

O “submundo” de Aécio Neves

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele O submundo a que gosta de se referir Aécio Neves — responsável, segundo ele, pela disseminação de boatos acerca de sua pessoa — é uma resposta padrão a tudo o que ele não controla. Não que Aécio não esteja acostumado a operar num submundo. O fogo cruzado entre ele e Serra, através de dossiês, tráfico de influência e outras práticas, gerou alguns dos capítulos mais sujos da vida pública nacional.

Ucrânia: Sobre os “mas e se...” e “nesse caso então” de uma intervenção russa direta no Donbass

Imagem
The Saker , The Vineyard of the Saker Considering the “what ifs” and “then whats” of a direct Russian intervention in the Donbass Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho The Saker Tenho-me esforçado recorrentemente nesse blog tentando explicar as razões prováveis pelas quais a Rússia ainda não interveio, até agora, na guerra entre o Banderastão e a Novorosiia . Observo que os que veem sinais de “traição” e de “vendeu-se” na atitude de Putin sempre falam muito quando acusam, mas pouco falam se se exigem detalhes objetivos e especificações. Bem diferente do excelente artigo que postei recentemente e recomendei como “ leitura obrigatória ” , o pessoal que muito se dedica a acusar Putin por traição detém-se sempre no curtíssimo prazo: quer que Putin mandasse armas, mandasse tanques, impusesse uma zona aérea de exclusão, atacasse essa ou aquela unidade, etc.. Ótimo. Mas... e daí? E nossos patriotas de sofá fogem espavoridos quando ouvem, p

Thiago Lacerca e Paulo Betti brigam por causa de Aécio Neves

Imagem
Thiago Lacerda irritou-se com postagem de Paulo Betti que ironizava reunião de artistas na casa de Luciano Huck para discutir apoio à candidatura de Aécio Neves Paulo Betti e Thiago Lacerda trocaram farpas por causa de Aécio Neves ( Pragmatismo Político ) Divergências políticas fizeram com que Thiago Lacerda e Paulo Betti entrassem em conflito no Facebook. Thiago Lacerda mostrou-se irritado com uma publicação de Paulo Batti que ironizava uma reunião de artistas na casa de Luciano Huck e Angélica, apresentadores da Rede Globo, em apoio ao candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. “Reunião de apoio a Aécio na casa de Luciano Huck e Angélica. Presentes Marcelo Adnet, Kaká, Andrucha Waddington, Fernanda Torres. Sem comentários… (risos)”, publicou Paulo. Lacerda resolveu responder em sua própria página, mas decidiu mandar uma indireta.

ALCKMIN FECHA O METRÔ. ELE NÃO QUER ABRIR A COPA !

Imagem
Tem governo no Estado de São Paulo ? Da  Fel-lha  (*): METROVIÁRIOS REJEITAM ACORDO E DECIDEM PARAR NESTA QUINTA-FEIRA Os metroviários de São Paulo decidiram na noite desta quarta-feira parar as atividades por tempo indeterminado a partir da 0h desta quinta. A categoria rejeitou a proposta de 8,7% feita nesta tarde pelo Metrô –a proposta anterior era de 7,8%. Com isso, todas as linhas devem ser afetadas, com exceção da 4-amarela,que é atendida por uma concessão e tem funcionários representados por outro sindicato.

MARCHAS E GREVE ANUNCIADA NO METRÔ TENSIONAM SP

Imagem
Maior cidade do país amanhecerá nesta quinta-feira 5 com greve no metrô; nesta noite, marcha em curso de sem teto na avenida Radial Leste, uma manifestação de policiais militares em frente ao estádio do Itaquerão e um conflito entre favelados do Parque Novo Mundo e policiais militares tensionam a populosa Zona Leste da cidade; cinegrafista da Rede Bandeirantes agredido por policial militar aumentou carga dramática da situação, a oito dias da abertura da Copa do Mundo; metroviários querem 35% de reajuste, mas companhia do metrô oferece 8,7%; policial agressor de profissional foi preso 4 DE JUNHO DE 2014 ÀS 18:33 247 -

Pepe Escobar: “A volta dos mortos (neoconservadores) vivos”

Imagem
[*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye “ Return of the living (neo-con) dead ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Barack Obama em West Point (29/5/2014) Recebida com muita histeria, logo se divulgou a noção de que a “nova” doutrina de política exterior dos EUA que o presidente Obama anunciou semana passada em West Point rejeitaria neoconservadores e neoliberais e seria, essencialmente, pós-imperialista e demonstração de  realpolitik . Muita calma nessa hora. Embora se afastando dos excessos do regime Cheney – tipo bombardear nações inteiras para “democratizá-las” – o “desejo de mandar” ainda lá está; poder é direito.

A ridícula ânsia da mídia pelo “padrão Fifa”

Imagem
Autor: Fernando Brito Os ingressos dos principais jogos da Copa, obvio, estão esgotados. Só não aconteceria isso se a Copa fosse mesmo um fracasso, como canta a nossa mídia, riquíssima de dinheiro e paupérrima de espírito. O Globo tem, neste momento, uma manchete sobre “a confusão de torcedores revoltados” com o esgotamento dos ingressos. No site do  Globo Esporte , porém, há um vídeo da tal “confusão”. Há, obvio, frustração de quem tentou comprar seu ingresso na última hora e não conseguiu. Confusão, nenhuma. Em São Paulo ,quase o mesmo, apenas um desentendimento por causa de cambistas, o que iria acontecer com jogos de Copa do Mundo em qualquer lugar do planeta, talvez apenas não na Groenlândia. E a venda de ingressos, todo mundo sabe, é da Fifa. Com seu padrão, seus métodos e seus prazos. “Muvucão” no  Rock in Rio  é sucesso. Ingresso esgotado na Copa, porém, é fracasso.

Passageiros poderão avaliar aeroportos da Copa do Mundo

Imagem
por  Portal Brasil A partir desta quarta-feira (4), os passageiros podem avaliar os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. É a segunda edição do Prêmio Boa Viagem, que vai até o dia 21 de julho. Nesse período os passageiros vão avaliar as áreas de check-in, restituição de bagagem, inspeção de segurança (raio-X), controle migratório, alfândega e ambiente aeroportuário. Também será escolhido o aeroporto que presta o melhor apoio ao turista e o melhor aeroporto no quesito satisfação geral do passageiro.

Revalidem sua humanidade, por favor

Imagem
Autor: Fernando Brito O fotógrafo Luís Carlos Marigo, que morreu ontem sem atendimento médico na porta o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, foi   meu parceiro profissional há 32  anos, numa matéria para a Revista de Geografía Universal, editada no México, de maio de 1982, da qual guardo aqui um exemplar. Era sobre Ouro Preto, feita antes que ele se dedicasse exclusivamente a ser fotógrafo de natureza, acertada no apartamento em que morava, no bairro de  Vila Isabel, onde era meu vizinho.

Edward Snowden, o criminoso mais procurado do mundo

Imagem
Nos últimos meses, recebemos aulas instrutivas sobre a natureza do poder do Estado e as forças que impulsionam a sua política. Noam Chomsky - La Jornada A fonte da instrução, como é óbvio, é o conjunto de documentos relativos ao sistema de vigilância da Agência Nacional de Segurança (NSA, pelas siglas em inglês) dado a conhecer pelo valoroso lutador pela liberdade Edward J. Snowden, habilmente resumidos e analisados pelo seu colaborador Glenn Greenwald no seu novo livro No place to hide (Sem lugar para se esconder). Os documentos revelam um projeto notável destinado a expor ao escrutínio estatal informação vital a respeito de todas as pessoas que caiem nas garras do colosso - à partida, de todas as pessoas integradas na moderna sociedade eletrónica. Nada tão ambicioso foi imaginado pelos profetas distópicos que descreveram sombrios mundos totalitários.

Não estamos chamando capital especulativo, diz Mantega sobre novas regras do IOF

Imagem
Medida reduz de 360 para 180 dias o prazo médio mínimo das captações externas que terão incidência de alíquota zero AE O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quarta-feira, 4, que o governo brasileiro não está abrindo portas para o capital especulativo com a medida que reduz de 360 para 180 dias o prazo médio mínimo das captações externas que terão incidência de alíquota zero do IOF. "Nós não estamos chamando capital especulativo, pelo contrário. O que mais vem para o Brasil é IED (Investimento Estrangeiro Direto). O Brasil é um dos cinco países que mais atraem IED no mundo", afirmou. Mantega argumentou que 17% da dívida brasileira é bancada por investimento externo.

A MERCANTILIZAÇÀO DA USP

Imagem
Conversa sobre mensalidades em universidades publicas está de volta -- quando aumenta entrada de pobres. Por que será? A descoberta de que duas décadas de gestão tucana levou a USP a descer a ladeira nas avaliações acadêmicas levou nossos coxinhas e playboys a acionar sua ideia fixa: privatizar a maior, mais tradicional e mais influente universidade do país.  O professor Wanderley Guilherme escreveu certa vez que a elite brasileira só tem um ponto de convergência política: revogar a CLT.  Poderia acrescentar outro: cobrar mensalidades de quem estuda na USP e demais universidades públicas.

Neymar chutou de chaleira a uruca da mídia

Imagem
Luis Nassif Na Internet, o jornalão envia repórteres para identificar falhas em todos os estádios. A manchete principal foi mais ou menos assim: “Estádio de Fortaleza tem vigas à mostra”. Foi a única coisa que teve para dizer. A construção do estádio, a arquitetura, a valorização do entorno, tudo foi varrido para baixo do tapete do negativismo. Na página de cobertura da Copa desse mesmo portal, as últimas notícias são assim: “Governo reconhece que metade dos estádios na Copa terá internet lenta”, “CNN faz alerta para prostituição infantil em Fortaleza”, “Governo paga viagem e gringos sofrem tentativa de assalto no Rio”.

Joaquim Barbosa saiu do STF para não cair do pedestal

Imagem
Barbosa deixou o STF para não descer do pedestal. Sem o mensalão, sua vida na Suprema Corte acabou. Não tem mais razão de ser. É ladeira abaixo. Antonio Lassance (*) A pergunta mais importante sobre Joaquim Barbosa é a mesma que Marx expressou em "O 18 Brumário de Luís Bonaparte": é preciso refletir sobre as circunstâncias e condições que possibilitaram a um personagem medíocre e grotesco desempenhar um papel de herói. Joaquim Barbosa tem muito em comum com o ex-presidente Jânio Quadros. Ambos renunciaram aos cargos que eram o ponto máximo que cada qual almejou em sua carreira. Jânio largou a Presidência da República. Barbosa abdicou de seu trono no Supremo.

De onde vem o mau-humor? Ora, é de deixarem a mídia ser o “partido único”

Imagem
Autor: Fernando Brito O ex-presidente Lula disse ontem que boa parte da retração da economia vem do “péssimo humor” dos empresários. Ontem, também, veio à luz uma  pesquisa que diz que 72% estão insatisfeitos  com o País. O misterioso Stanley Burburinho pegou,em cima, a contradição com o dado da pesquisa Ibope, da semana passada , onde 80% dos brasileiros estão “satisfeitos” ou “muito insatisfeito” com a vida que estão levando. À parte possíveis distorções, não é possível deixar de reconhecer um grau significativo da contradição  que este modesto blog já apontava há dois meses : “Eu vou bem, mas o Brasil vai mal”

As eleições e as cartomantes

Imagem
Há quem morra acreditando que o fim do mundo está próximo. E há quem viva crente de que será o beneficiário de riquezas inesperadas, conquistas inauditas. Por Wanderley Guilherme dos Santos Na Carta Maior Cartomantes, videntes, intérpretes de pesquisas eleitorais e, muito especialmente, editorialistas e colunistas muito mais especialmente ainda, não são interpelados sobre a inexatidão dos prognósticos e profecias com que assustam ou embriagam seus clientes. Certo, vez por outra recebem leves críticas pelo fiasco das previsões, sem serem acionados por charlatanice ou falsidade ideológica. E a maioria dos viciados volta a procurar todos, e todas, sempre que temem o futuro.

Branco sobre branco

Imagem
O balanço da OIT divulgado nesta terça-feira sobre o saldo dos seis anos de arrocho neoliberal nos países da União Europeia é devastador. por: Saul Leblon   A máscara sorridente de Aécio Neves, de um sorriso fixo excessivamente  fixo,  é tão humana e confiável quanto a fala aerada de quem sabe de antemão que não precisará oferecer nada além dos dentes às grandes audiências. As bocas autorizadas a argui-lo não cobrarão muito mais que isso da sua. E esse é uma espécie de protocolo consuetudinário  que marca religiosamente  a relação da mídia com seus candidatos in pectore a cada eleição. Graças a esse mutualismo, o tucano pode exibir  olimpicamente seu branqueamento  sobre o relevo igualmente  de brancas superposições  que compõe  o cenário do programa  Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, no qual  foi o entrevistado desta 2ª feira.

Dilma vira o jogo. Correspondente diz: "líder poderosa e menos compreendida do mundo".

Imagem
Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula A presidente Dilma Rousseff recebeu um grupo de correspondentes estrangeiros, entre eles, o correspondente da BBC no Rio, Wyre Davis, que saiu bem impreessionado do encontro, e terminou com a frase: "Para mim, foram horas valiosas ao lado de uma das líderes mais poderosas, porém menos compreendidas, do mundo." Leia a seguir o relato de Wyre Davis (grifos meus):

Quando os gatos gordos se reúnem em Munique

Imagem
Bem vindo à Conferência Monetária Internacional 30/5/2014,  [*] Andrew Gavin Marshall  −  Occupy.com , CA “ When Fat Cats Meet In Munich: Welcoming the International Monetary Conference ” Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO   CMI de Xangai em 10/1/2013 Na  parte 01  desta série, examinei a história e os primórdios da evolução da reunião que tem lugar entre banqueiros mundiais e autoridades financeiras e monetárias, na Conferência Monetária Internacional. Na  parte 02 , o foco foi o papel da CMI no período que antecedeu a crise financeira mundial de 1980. A parte 03  analisou qual foi a influência da CMI em toda a crise financeira durante uma década. Este último item, que está sendo publicado justamente quando a Conferência Monetária Internacional está sendo preparada para acontecer no período de 01 a 03 de junho de 2014 ( já aconteceu  [Nrc), com um  encontro no Hotel Bayerischer Hof em Munique, Alemanha  – pretende esmiuçar quais a

‘Pó pará, governador’: o papel de Serra na fama de Aécio

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ambição assassina As pessoas devem os problemas de drogas a elas mesmas, ainda que frequentemente procurem atribuir o vício ao mundo cruel. Mas muitas vezes elas são vítimas mesmo numa coisa: nas calúnias que outros espalham. Se Aécio consome ou não cocaína, é uma questão de foro íntimo – e não existe, até aqui, nenhuma comprovação de que o faça, a despeito da fama. Quer dizer: foro íntimo até certo ponto, uma vez que, caso se trate de candidato à presidência, entra em cena o interesse público.

Complexo de vira-latas: zagueiro dos EUA defende o Brasil de sua mídia

Imagem
Autor: Fernando Brito É surrealista o que acontece com a Copa no Brasil, na visão da mídia. Tanto que hoje o ex-zagueiro – e bom zagueiro – da seleção dos EUA Alexi Lalas, um dos destaques da  Copa de 1994, ridiculariza a imprensa nacional com sua cobertura sobre a Copa. Lalas agora é comentarista de futebol e chegou hoje ao Rio.

CPI vai investigar Petrobras desde o governo FHC

Imagem

Ucrânia & Europa: Crise encontra seu centro e seu significado

Imagem
2/6/2014, [*] Philippe Grasset , Blog DeDefensa , Bélgica “ La crise trouve son centre et son sens ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Eleições na Europa - 2014  Postado por Castor Filho Bilhetinho do tradutor deixado no quiosque do Plisnou (veio junto com a tradução): Traduzi, sim, embora só tenha entendido DEPOIS de ler três vezes. Não sei por que as pessoas supõem que as coisas escritas e faladas “deveriam” ser fáceis – e estúpidas – como “análises” da Loprete ou do Celso “no shoes” Lafer [risos, risos]. É nóiz! Vai Curíntião! Dá-le Timão! Jamais na história da “Europa dos Pais Fundadores” deu-se à questão da nomeação do novo presidente da Comissão Europeia (CE) tanta importância política, que ultrapassa até a importância da própria política interna europeia ( ver 31/5/2014 ). O caso assumiu ao mesmo tempo peso político fundamental e peso simbólico, diretamente ligados ao significado profundo da eleição europeia do dia 25 de maio de 2014 – ele também,

Obama chega à Europa para intimidar a Rússia

Imagem
O presidente dos EUA, Barack Obama, passará o resto da semana na Europa. A visita a Varsóvia nos dias 3 e 4 de junho será a parte da agenda mais agradável. Ali, o prêmio Nobel de Paz terá um encontro com o presidente eleito da Ucrânia, Piotr Poroshenko, e os líderes de quase todos os países da antiga União Soviética que ingressaram na Otan em 1999. Barack Obama Por Andrei Fedyashin*, na Voz da Rússia  Obama fará várias intervenções perante um auditório também agradável: os novos membros do bloco gostam de ouvir seus discursos com muito entusiasmo e exaltação. É assim que os vassalos costumam saudar o seu senhor. A viagem a Varsóvia, como se assinala num comunicado de imprensa, é dedicada ao 25º aniversário de primeiras eleições “parcialmente livres” na Polônia, realizadas em 1989. Parece que o uso da palavra “parcialmente” será indispensável nos discursos presidenciais programados no âmbito desta digressão a Varsóvia, Bruxelas e Norma

O Rappa ganha contrato da Natura após puxar vaia contra Dilma

Imagem
Depois de puxar vaia contra Dilma durante apresentação, Falcão e O Rappa ganham contrato com a Natura, do empresário Guilherme Leal, principal financiador e vice na chapa de Marina Silva à Presidência em 2010. Em nota, empresa afirma ser "apartidária" e diz que "não há correlação" entre a contratação da banda e o protesto Falcão, da banda O Rappa, puxa vaia a Dilma e ganha contrato da Natura (Reprodução)

Caça russo intercepta avião de reconhecimento dos EUA

Imagem
AFP Um caça russo armado interceptou no final de abril um avião militar de reconhecimento americano no espaço aéreo do Mar de Okhotsk, dias depois de outra manobra de intimidação no Mar Negro, revelou o Pentágono nesta terça-feira. "Em 23 de abril, um Sukhoi 27 interceptou um RC-135 da US Air Force que realizava uma missão de rotina sobre o Mar de Okhotsk", (Extremo Oriente russo), afirmou o coronel Steven Warren, porta-voz do departamento de Defesa americano. O caça russo passou "ante o nariz do aparelho americano, a uns 30 metros", segundo a fonte. O caça russo Su-27 estava de lado para expor sua barriga e mostrar suas armas. O militar de maior grau, general Martin Dempsey, e o secretário de Defesa Chuck Hagel, expressaram sua preocupação ante seus colegas russos após o incidente.

Globo mentiu e faz sessão nostalgia do "caos aéreo" no Rio Grande do Norte.

Imagem
http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?noticia=aeroporto-sao-goncalo-amarante-voos-funcionamento-Anac-02062014 Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Lá vem o Jornal Nacional de novo depreciar o Brasil, o Nordeste, a cidade de São Gonçalo do Amarante e a cidade de Natal, uma das mais atrativas para o turismo. O novo Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante na região metropolitana de Natal (RN) ficou pronto e está funcionando, com os vôos sendo transferidos em etapas. Primeiro foram os vôos nacionais. Os internacionais ainda não puderam ser transferidos porque a concessionária privada ainda não cumpriu todas as exigências. Com isso os vôos internacionais continuam a ser atendidos pelo antigo aeroporto Augusto Severo.

Lula: "No segundo mandato a Dilma terá de fazer coisas novas"

Imagem
Nesta entrevista exclusiva a CartaCapital, o ex-presidente também fala de Copa, manifestações, PT, mídia e campanha eleitoral. Leia a íntegra por Luiz Gonzaga Belluzzo, Mino Carta Jonas Tucci impressiona a paixão. Aos 68 anos, Luiz Inácio Lula da Silva não perdeu o vigor com que arengava à multidão reunida no gramado da Vila Euclides no fim dos anos 70. E nos momentos em que sustenta algo capaz de empolgá-lo, ocorrência frequente, aperta com força metalúrgica o pulso do entrevistador mais próximo, como se pretendesse transmitir-lhe fisicamente sua emoção. Assim se deu nesta longa entrevista que o ex-presidente Lula deu a CartaCapital. No caso de Mino, esta foi mais uma das inúmeras, a começar pela primeira, em janeiro de 1978. CartaCapital:  O senhor enxerga alguma relação entre a Copa do Mundo e a eleição? Se enxerga, por que e de que maneira?