Postagens

Mostrando postagens de maio 21, 2014

O teto do antipetismo

Imagem
Posted by  eduguim Por Eduardo Guimarães Desde 2006, a cada eleição presidencial a cantilena oposicionista-midiática é a mesma: dessa vez, vai. Em 2006, o terremoto do mensalão fez a mídia e seu aparato político, a dita oposição, acreditarem que tinham “matado” Lula – politicamente, por mais que a vontade fosse literal. Em 2010, as teorias eram sobre como o mesmo Lula não conseguiria transferir votos a Dilma. Em 2014, a aposta é na queda da aprovação a Dilma e ao seu governo. Uma queda que de fato ocorreu. Porém, o que os entusiastas dessa teoria parecem não enxergar – ou não querer enxergar – é que essa queda não se resume a Dilma; a classe política perdeu aprovação de forma generalizada, tanto à direita quanto à esquerda, passando pelo centro.

Presidência da Comissão Europeia: uma decisão alemã

Imagem
A eleição de Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão Europeia, pode ser o começo da recuperação do projeto de Angela Merkel para a Europa. Flávio Aguiar Nesta terça-feira, 27, as manchetes proclamam que Martin Schulz, o candidato social-democrata à presidência da Comissão Europeia, decidiu apoiar seu rival, Jean-Claude Juncker, que concorre ao cargo pelo Bloco Conservador. Estas manchetes se sucedem a uma reunião realizada ontem, segunda, entre a chanceler Angela Merkel e representantes do SPD alemão e à rotunda crítica feita por Daniel Cohn-Bendit a Schulz, acusando-o de ter feito uma campanha baseada num “nacionalismo disfarçado”. Cohn-Bendit, que se notablizou pelas jornadas de maio de 68 na França, é hoje deputado no Parlamento Europeu pelo Partido Verde alemão. E elas antecedem a reunião do Conselho Europeu – de chefes de estado – que começa hoje com um jantar oficial em Bruxelas. Cabe a este Conselho indicar o nome do candidato a presidente da Comissão ao P

UKIP leva 24 eurodeputados para Estrasburgo, trabalhistas ficam em segundo

Imagem
JOÃO RUELA RIBEIRO   26/05/2014 - 15:58 Ninguém parou o UKIP de Farage. Partido eurocéptico venceu em metade das regiões eleitorais britânicas e ainda conseguiu eleger deputados na Escócia e em Gales. Nigel Farage, um "político consumado" ou apenas "um tipo normal"?  LEON NEAL / AFP É preciso recuar mais de cem anos para assistira a algo assim na política britânica. O UKIP (Partido da Independência do Reino Unido) venceu as eleições europeias e os partidos tradicionais tentam gerir as diferentes derrotas. A contagem dos votos, concluída esta segunda-feira, confirmou a vitória do partido eurocéptico, que garante a eleição de 24 eurodeputados, mais 11 do que em 2009. Das 12 regiões eleitorais do Reino Unido, o UKIP venceu em seis e conseguiu até eleger eurodeputados na Escócia e no País de Gales.

FEIRÃO VENDE 90 MIL IMÓVEIS ! CRISE … É A DA GLOBO !

Imagem
É, Kamel, 90 mil navegantes com banda larga, que não vão mais ver o jn … Do amigo navegante Coyotte O  Conversa Afiada  reproduz noticia que não saiu nem sairá jamais na  Globo Overseas , ainda que a Caixa faça publicidade nela – e no C Af – dois produtos de audiência de massa  (sorry, periferia). O 10º Feirão Caixa da Casa Própria comercializou 90.410 imóveis, dentre residenciais e comerciais. As negociações alcançaram R$ 15,6 bilhões, valor que superou em 11,72% os negócios fechados em 2013. O evento da Caixa Econômica Federal, finalizado no último final de semana (dias 24 e 25), aconteceu em 13 cidades e recebeu 434.417 mil visitantes.

Apostar no “nãovaiterCopa”para ter votos parecia burrice. E era mesmo…

Imagem
Autor: Fernando Brito Não é um jogo de palavras, mas  esta é a pesquisa que mais deveria importar em matéria de Copa do Mundo . A que acabou de sair, mostrando que quase quatro em cada cinco brasileiros acham que o Brasil será o campeão. 77,7%, precisamente. Por que, afinal de contas, a Copa é uma competição esportiva, não um evento eleitoral. Ninguém, exceto os “homens da mala” que aparecem nos nossos campeonatos regionais, pode prever o resultado de jogos de futebol.

“O que tinha que ser roubado já foi”: por que Joana Havelange, do Comitê Organizador da Copa, deve explicações

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ela Joana Havelange é diretora-executiva do COL, o Comitê Organizador Local da Copa. Ligado à Fifa, gere um orçamento de 200 milhões de reais e tem sete áreas de atuação, entre elas, marketing, eventos, compras e planejamento. Joana precisar entrar em detalhes sobre uma declaração que deu, ainda que soe apenas como o novo desabafo estapafúrdio da temporada. Depois de avisar que não vestirá preto em dia de jogo, informou: “Não vou torcer contra, até porque o que tinha que ser gasto, roubado, já foi.(…) Quero ver um Brasil lindo. Meu protesto contra a Copa será nas eleições.”

O celibato não é um dogma e “a porta está sempre aberta”, diz Francisco

Imagem
SOFIA LORENA   27/05/2014 - 11:08 Papa terá dentro de dias o seu primeiro encontro com vítimas de abusos sexuais dentro da Igreja. O Papa falou aos jornalistas no avião, de regresso ao Vaticano  ANDREW MEDICHINI/REUTERS Não foi a primeira vez que o disse, nem foi o primeiro Papa a dizê-lo, o que não retira importância às palavras de Francisco. “Ao não ser um dogma de fé, a porta está sempre aberta…”, afirmou o Papa no avião que o levava de regresso ao Vaticano depois da peregrinação no Médio Oriente. Bergoglio já afirmara que o celibato não é um dogma, era ainda arcebispo de Buenos Aires, e repete-o agora, que é chefe da Igreja Católica.

Marco Aurélio concorda com a tese mas rejeita liminar do PT sobre trabalho externo

Imagem
Agência Brasil O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou  pedido apresentado pelo PT para revogar as decisões do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que cassou os benefícios de trabalho externo dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Nas decisões, Barbosa entendeu que os condenados não têm direito ao benefício por não terem cumprido um sexto da pena.

Contra Financial Times, The Economist sai em defesa de Piketty

Imagem
Segundo o semanário britânico, críticas feitas por editor do Financial Times são questionáveis e muitos dos detratores do livro de Piketty sequer o leram. Marcelo Justo Londres  - A polêmica sobre o economista francês Thomas Piketty se converteu em sinônimo de debate sobre a desigualdade. Com um surpreendente terceiro lugar nas vendas da Amazon nos Estados Unidos após três meses de lançamento, com uma segunda edição a caminho, apareceram críticas a supostas incongruências nos dados de “O Capital no Século XXI” que buscam minar a tese fundamental do livro: que a crescente desigualdade do capitalismo é inerente ao sistema.

“Padrão Fifa”, uma conversa. Dilma vai de Magalhães na canela de Walcke

Imagem
Autor: Fernando Brito Ao participar hoje do  ato em que recebeu o apoio do PP à sua pré-candidatura, a Presidenta Dilma Rousseff “entrou  na canela” da história do “padrão Fifa” e, indiretamente, na própria Fifa, ao citar o artigo escrito pelo jornalista Mário Magalhães,  em seu blog , que mostra que o “padrão Fifa”  é algo que – deus me livre, pé de pato, mangalô três vezes –  é  reúne quase tudo de ruim, o que não desejamos para o Brasil. Com muito mais elegância do que a grosseira frase sobre “chute no traseiro” com que o secretário da Fifa, Jerôme Walcke, quis agredir o Brasil,  a presidenta, ao citar o texto, devolveu com juros a arrogância dos fifeiros.

'O PSDB não está nem aí para o pudor, agora é o vale-tudo eleitoral', diz Haddad

Imagem
RAONI MADDALENA / RBA Sobre o tratamento dado a Alckmin, Haddad afirma preferir "o preço da incompreensão" a ser desleal com o governador Na segunda parte da entrevista à RBA e à TVT, prefeito de São Paulo fala sobre disputa contra tucanos, projeta Padilha no segundo turno e prevê que manifestações de 2013 não se repetirão por Sarah Fernandes e Diego Sartorato, da RBA São Paulo – Normalmente avesso a manifestações partidárias, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), elevou o tom das críticas ao PSDB no período de pré-campanha eleitoral: “Hoje, para o PSDB, vale qualquer jogo. Eles não estão absolutamente nem aí para pudor. Tudo saiu de cena e agora é o vale-tudo eleitoral”, afirmou às equipes da RBA e da TVT, quando questionado sobre as ações judiciais que o impediram de implantar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo, que reduziria a taxa para os mais pobres e elevaria o imposto nas áreas mais ricas da cidade.

Comparação é o que mete medo mortal ao PSDB. Petrobras, sobretudo.

Imagem
Autor: Fernando Brito O professor Julio Cesar de Melo e Sousa, que gerações conhecem como Malba Tahan,  conta que Beremiz Samir,  O Homem que Calculava , recebeu de um califa o desafio de ensinar matemática a uma mulher, proeza considerável naqueles séculos e hábitos onde a mulher era enclausurada. Na sua primeira aula – naturalmente dada por detrás de uma cortina, como convinha ao recato de tal mulher,  Telassim, filha do poeta  filha do poderoso  Iezid-Abul-Hamid,  Beremiz deu sua primeira lição, resumida numa frase: -Medir, senhora, é comparar. Medir, avaliar, julgar são isso, essencialmente. Comparar.

A entrevista com o advogado de Pizzolato e a derrota moral do mensalão

Imagem
Dr.Savio, advogado de Pizzolato por  Miguel do Rosário Meus adversários me acusam, com razão, de “derrubar” a toda hora o mensalão e Joaquim Barbosa. Vão me acusar de novo. Em entrevista para o blog do Nassif, o advogado de Pizzolato no Brasil, Dr.Marthius Sávio Lobato traz informações que nem eu, que já escrevi tantos artigos sobre Pizzolato, sabia. E joga ainda mais sal na tumba moral do mensalão. Reproduzo a entrevista abaixo e faço alguns comentários ao final. * Advogado de Pizzolato rebate conclusões de técnicos do Supremo Tribunal Federal seg, 26/05/2014 – 11:52 – Atualizado em 26/05/2014 – 11:52 Por Patricia Faermann, no  blog do Nassif . Jornal GGN – Henrique Pizzolato já tem elementos de prova suficientes para a Revisão Criminal do julgamento da Ação Penal 470, afirmou o seu advogado Marthius Sávio Lobato, em entrevista ao Jornal GGN. A defesa rebateu os argumentos apresentados pelos técnicos do Supremo Tribunal Federal, publicados pelo blog, na coluna da ú

Dilma recebe jogadores e apoia propostas do Bom Senso Futebol Clube

Imagem
Por:  Zé Augusto Do blog Os Amigos do Presidente Lula A presidenta Dilma Rousseff recebeu, em reunião, reivindicações dos representantes do movimento “Bom Senso Futebol Clube”, composto de jogadores interessados em defender a classe, desde aqueles que não são estrelas, e que trabalham nos clubes menores, até a melhor organização nos grandes clubes. Os principais pontos discutidos na reunião foram o fortalecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (em tramitação no Congresso Nacional), a regulamentação da participação de atletas nas assembleias das entidades e a criação de um Plano Nacional de Desenvolvimento do Futebol. A presidenta manifestou apoio e o Ministério dos Esportes está trabalhando junto ao grupo não é de hoje.

Ronaldo: o com vergonha e o sem vergonha

Imagem
Há quem diga que o sincericídio de Ronaldo tem a ver com o fato de que, no mesmodia, declarou apoio à candidatura de Aécio Neves. Antonio Lassance (*) Ronaldo foi um fenômeno do futebol e é, até hoje, um fenômeno na arte de ganhar dinheiro. É difícil atravessar um intervalo comercial sem ver sua cara e ouvir sua voz vendendo alguma coisa. Desde que se aposentou dos gramados, sua fortuna cresce alimentada por sua boca. Cada frase de Ronaldo vale ouro e é ensaiada para render dividendos para algum patrocinador. Por isso, não custa nada perguntar o que Ronaldo ganha com sua declaração de que está envergonhado com os preparativos da Copa. A pergunta precisa ser feita, pois a declaração acabrunhada é estranha. Vem não só de alguém que, até então, era só elogios e otimismo. Vem de quem é do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa.

Presidente do PMDB-MG acusa tucanos de tentar comprar apoio

Imagem
O presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Antônio Andrade, acusou nesta segunda-feira, 26, o PSDB mineiro de tentar comprar o apoio do partido nas eleições para o governo do Estado. Durante reunião do diretório estadual, em Belo Horizonte, Andrade afirmou que, pela ‘aliança’, um ‘porta-voz’ do PSDB ofereceu R$ 20 milhões e a vaga para a disputa pelo Senado. “Eu disse para eles que eu tenho que ajudar nossa bancada, que estou atrás de R$ 20 milhões e eles disseram: ‘Isso não é problema nenhum. Nós conseguimos os R$ 20 milhões para ajudar os pré-candidatos a deputado’”, afirmou Andrade. O dinheiro seria usado, segundo o deputado, para bancar a campanha dos candidatos do PMDB mineiro à Câmara e à Assembleia de Minas Gerais.

Em São Paulo, Lula se reúne com pré-candidatos do PT ao governo de quatro estados

Imagem
Do Instituto Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde dessa segunda-feira (26), em São Paulo, com alguns dos pré-candidatos ao governo do estado do Partido dos Trabalhadores. Encontraram-se com Lula, a senadora Gleisi Hoffmann, do Paraná, Alexandre Padilha, de São Paulo, Fernando Pimentel, de Minas Gerais, e o governador Tarso Genro, do Rio Grande do Sul. Eles conversaram sobre a situação política em cada estado. Na semana passada, Lula se encontrou com Lindberg Farias, pré-candidato do PT no Rio de Janeiro, e no dia 12 deste mês, Lula esteve na Bahia, com Rui Costa, pré-candidato do PT ao governo do estado. Antes de embarcar para a Bolívia, no último dia 21, Lula também conversou com Delcídio do Amaral, no Mato Grosso do Sul.

Ucrânia: Anatol Lieven sobre o quadro maior

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO   27/5/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Ukraine: Anatol Lieven On The Larger Picture ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Uma palestra-conferência (vídeo em  inglês    no fim do parágrafo ) proferida por Anatol Lieven , do King's College, em Londres, dia 14/5/2014. Como sempre, Lieven, que conhece bem o leste europeu, oferece perspectiva sã e realista e, portanto, expõe a loucura absoluta das políticas “ocidentais” contra Ucrânia e Rússia. São cerca de 100 minutos, a fala do conferencista e as perguntas e respostas, mas valem cada minuto. Além da Ucrânia, há um ponto importante sobre o qual Lieven fala nas perguntas e respostas, não sobre a Rússia, mas sobre a China. No vídeo, em 1h25', Lieven fala sobre falsas “garantias de segurança” dadas por EUA e Reino Unido, e sobre como ninguém – no final das contas – garante segurança alguma. Esse fato bem conhecido enfraquece as tais “garantias”. Com essa ideia em ment

Ucrânia: Mas... em que dará isso tudo?!

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 26/5/2014,  [*]  Moon of Alabama     “ Ukraine: What Might   Be The Outcome ? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Piotr Poroshenko vence eleição presidencial na Ucrânia Noirette  comenta , no final dos comentários do último postado sobre a Ucrânia: Sou menos otimista que b. Realizar as eleições foi provocação doentia, pervertida. Foi como se os golpistas dissessem – nós controlamos o “Estado” [seja lá o que for] e fazemos o que bem entendemos. Vocês aí nada têm a ver com a coisa e nós venceremos. Acho que antes da eleição talvez houvesse ainda uma pequena chance de “pacificação” e é possível que o tempo ajudasse. Mas depois da eleição, não, chance nenhuma.

Conflicts Fórum: Comentário semanal de 9 a 16/5/de 2014

Imagem
  [*]  Conflicts Forum “ Conflicts Forum’s Weekly Comment 9 – 16 May 2014 ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Sergey Lavrov, Ministro de Relações Exteriores da Rússia Tudo parece montado para escalada rumo a outra rodada de sanções contra a Rússia: a “rodada de conversações” em Kiev deu em nada. Mas, como se vê acontecer regularmente, esforços mal formulados de mediação (mesmo quando um ou outro acontece de ser bem-intencionado), quase sempre mais  pioram  do que melhoram as coisas. Moscou endossou o mapa do caminho da Organização de Segurança e Cooperação da Europa (OSCE) como foi apresentado – gesto bem recebido em partes da Europa (mas recebido com grunhidos e desconfiança em Washington). Mas as conversações – a mesa redonda dirigida pelo ministro alemão de Relações Exteriores em Kiev – não eram  o mapa do caminho. Os representantes das regiões  não foram convidados , como deveriam ter sido se se seguisse o mapa do caminho; só estav

A artilharia política no Facebook

Imagem
Dilma Rousseff e Jeferson Monteiro no Palácio do Planalto, em setembro de 2013 Com quase 100 milhões de usuários no Brasil, a rede social ganha peso no jogo eleitoral e projeta novos protagonistas no debate. Mas, como em toda guerra real ou virtual, a verdade é a primeira vítima por Renan Truffi e Rodrigo Martins  Da Carta Capital Se a internet serviu de palco para importantes batalhas nas eleições de 2010, poucos duvidam de um papel ainda mais decisivo na corrida presidencial deste ano. A quatro meses das eleições, a movimentação dos partidos políticos nas redes sociais é intensa. A candidata à reeleição Dilma Rousseff, do PT, e os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) começaram a montar seus  bunkers  digitais, com uma previsão de gastos superior a 30 milhões de reais. Não é um tiro no escuro. Atualmente, 105 milhões de brasileiros têm acesso à internet, atesta o Ibope Media. Desse universo, ao menos 76 milhões desfrutam de conexão doméstica. É

Especialistas criticam estratégia de Aécio Neves

Imagem
Portais e internautas são alvo de ações do senador Presidenciável tucano está numa frente de batalha jurídica contra vinculações negativas a seu nome. Confrontar, dizem advogados, nem sempre funciona A ação que o senador Aécio Neves (MG) move para descobrir os responsáveis pela criação dos perfis “Aécio Boladasso” se soma a ao menos outros dois processos dos quais o pré-candidato do PSDB à Presidência da República é autor no Tribunal de Justiça de São Paulo com intenção de limpar seu nome na internet.

Como se tornar um estúpido

Imagem
Autor: Fernando Brito Em qualquer parte do mundo, qualquer movimento político ou sindical quer o apoio da sociedade. Por que será que no Brasil, terra da jaboticaba, um movimento por melhores salários do magistério , se expõe a aventuras como essa de hostilizar os jogadores da Seleção em sua apresentação na Granja Comary. Diz a  Folha  que “no local havia aproximadamente 200 pessoas entre manifestantes do Sindicato Estadual dos Professores do Rio e militantes do PSTU, e do PSDB e torcedores, segundo a polícia. Eles entoam cânticos e exibem faixas contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. “Brasil vamos acordar, professor ganha menos do que o Neymar”, era um dos cânticos.”

Sonegação de impostos ultrapassa em 25 vezes gastos com Copa

Imagem
Do PortalTerra A sonegação de impostos no Brasil ultrapassou em 25 vezes os gastos com as construções das arenas para a Copa do Mundo, uma cifra de cerca de R$ 200 bilhões correspondente aos cinco primeiros meses do ano, segundo dados do “Sonegômetro”, coordenado pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz).

Dilma reitera compromisso com agricultura familiar no maior Plano Safra da história

Imagem
Posted: 26 May 2014 06:56 AM PDT Presidenta Dilma durante cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Durante lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015, nesta segunda-feira (26), a presidenta  Dilma Rousseff  afirmou ser estratégico o compromisso com o setor. Ela destacou o investimento recorde de R$ 24,1 bilhões em créditos para a agricultura familiar e afirmou que a produção de alimentos saudáveis, consumidos todos os dias, é essencial para o Brasil.

“É difícil achar uma pessoa feliz entre os ricos”: uma conversa com Bauman, um dos intelectuais mais importantes do nosso tempo

Imagem
por : Diario do Centro do Mundo Bauman Publicado originalmente no La Vanguardia.   Se uma pessoa no alto dos seus 90 anos comparece a uma entrevista às 8h45, é porque está em forma. Longe do seu inseparável cachimbo, este extraordinário dissidente do capitalismo e hipercrítico com o comunismo, polonês com passaporte britânico, tem aspecto de homem que sabe mais pelo que não diz do que pelo que diz. E disse muito. Nascido em Poznan em 1925, Zygmunt Bauman (foto) é um dos intelectuais europeus vivos mais importantes, Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2010, junto com Alain Touraine. Acredita que a desigualdade se instalou entre nós para ficar e que a elite política há décadas não fala a mesma linguagem que as pessoas comuns. Essa chamada por ele “modernidade líquida” já é modernidade liquefeita e, se duvidar, evaporada…

Requião manda Globo e Veja para "pqp"

Imagem
Requião perdeu a paciência com a velha mídia e mandou Veja e Globo para a ‘Puta Que Pariu’. Senador chamou de “safado” um repórter da Globo que o incluía entre investigados por corrupção. “Mando também o Augusto Nunes da Veja” Sem papas na língua, Requião manda Globo e Veja pra ‘Puta Que Pariu’ ( Pragmatismo Político ) O senador Roberto Requião (PMDB-PR) anda às turras com a Veja e Globo, que tentam colocá-lo no rol de parlamentares processados por corrupção. Redes sociais reverberam nesta terça (13) que o peemedebista mandou repórter da Globo, que o abordou na saída do plenário, para ‘Puta Que Pariu’. Em setembro do ano passado, do plenário, Requião classificou reportagem d’O Globo como ‘molecagem’ dos filhos de Roberto Marinho — o dono da Globo já morto. A matéria “Embargos infringentes podem beneficiar 84 parlamentares no STF” incluía o senador na lista dos possíveis “beneficiados” em ações penais que tramitam no Supremo Tribunal Federal.

A outra censura

Imagem
Venicio A. de Lima * A censura do Estado à liberdade de expressão no Brasil é anterior à chegada da máquina impressora e sempre foi muito além dela. No século 17, padre Antônio Vieira já afirmava que “o pior acidente que teve o Brasil em sua enfermidade foi o tolher-se-lhe a fala” e Paulo Freire, três séculos depois, identificou na “cultura do silêncio” uma das características históricas da formação do povo brasileiro. Em artigo publicado na Comunicação & Educação (Ano XVIII, nº 2, jul/dez 2013), a professora Cristina Costa, da USP, traça um panorama histórico da censura do Estado no Brasil. Afirma ela: A censura chegou antes da imprensa, do teatro e das bibliotecas. Durante a colonização, a coroa portuguesa proibia que em terras brasileiras fossem publicados livros e jornais, que se fizessem apresentações públicas sem apoio, incentivo e consentimento das ordens religiosas (guardiãs da fé e da hegemonia metropolitana), bem como eram controlados os acervos de livros, até mes

Lula ganha estátua em Bronze ao lado da Casa Branca

Imagem
Divulgação Busto de Lula exposto na capital dos EUA Estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, Simon Bolívar o recém-falecido Gabriel García Márquez Uma estátua em bronze de Lula foi instalada no National Mall, parque ao lado da Casa Branca, em Washington. Junto ao ex-presidente estão figuras ilustres como Abraham Lincoln, o general Simon Bolívar e até o recém-falecido Gabriel García Márquez. O escultor chinês Yuan Xikun diz que suas criações “homenageiam quem extraordinariamente contribuiu para os povos das Américas”. Lula é o primeiro presidente brasileiro a ter uma estátua na capital dos EUA. Fonte: Pragmatismo Político

A Copa do Mundo será uma festa!

Imagem
Não estamos numa ditadura. Em plena democracia, iremos receber milhões de cidadãos de muitas outras nações que vem aqui para essa festa. Fernando Kleiman (*) Foi hoje. Comprei bandeirolas e bandeiras numa dessas lojas de festa, ainda sem muito movimento. Estamos há menos de um mês para a Copa acontecer no Brasil e a movimentação existe, mas é pouca. O clima de protestos e manifestações dos últimos tempos (ano, pra ser mais preciso) acabou ganhando força, menos na agenda concreta do país e mais no imaginário de nós brasileiros. Injustiças históricas e contradições profundas foram redescobertas, desmascaradas, de uma forma que o corpo social não sabe muito bem como lidar. Reeditamos explicitamente a ideia de vanguarda do atraso.

UKIP em primeiro lugar, um terremoto na política britânica

Imagem
O partido de ultra-direita liderado por Nigel Farage ficou em primeiro lugar com 27,50% dos votos, deslocando a oposição trabalhista para segundo lugar. Marcelo Justo Londres  - O terremoto UKIP (Partido da Independência do Reino Unido) nas eleições europeias mudou o tabuleiro político britânico. O partido eurófobo thatcherista e anti-imigração, liderado por Nigel Farage ficou em primeiro lugar com 27,50% dos votos, deslocando a oposição trabalhista para um segundo lugar e os conservadores do primeiro ministro David Cameron para o terceiro posto. É a primeira vez na história política moderna que um partido, que não seja o conservador ou o trabalhista, ganha uma eleição nacional. Longe, em quinto lugar, atrás dos verdes, ficaram os sócios dos conservadores no governo, os liberal democratas, que ingressaram na dúvida hamletiana sobre o que fazer com seu líder, o vice-primeiro ministro Nick Clegg: livrar-se dele antes das eleições gerais de maio ou mantê-lo para não mudar de ca

Veja pressionou Ronaldo a virar a casaca: “Está pisando num campo minado”

Imagem
Posted by  eduguim  on 26/05/14 • Categorized as  denúncia Ele foi chamado de “imbecil” pelo escritor Paulo Coelho, quem, em 2007, integrou comitiva que acompanhou a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014. Sete anos depois, Coelho  atacou a organização do evento e chamou o ex-jogador Ronaldo de “imbecil” ao dar entrevista ao jornal francês “ Le Journal du Dimanche ”, com vistas a se “imunizar” politicamente. Coelho criticou o ex-jogador por defender a realização da Copa no Brasil. O escritor se integrou a um time no qual Ronaldo acaba de ingressar, composto por personalidades que, por conveniência e/ou medo da mídia, criticam os preparativos do país para a competição ou mentem sobre a origem dos recursos para realizá-la

Elite brasileira não suporta salário alto e desemprego baixo

Imagem
publicada segunda-feira, 26/05/2014 às 15:16 e atualizada segunda-feira, 26/05/2014 às 16:24 Carlos Alberto Sardenberg é o guru do descontrole da inflação e da falta de investimentos... Por João Sicsu, em seu  novo blog A partir de 2004/05, houve uma grande melhora a favor dos trabalhadores no perfil distributivo da renda. O Brasil mudou a sua estrutura econômica. Construiu um enorme mercado de consumo para as massas trabalhadoras. Mais de 40 milhões de trabalhadores se tornaram consumidores regulares. Os principais responsáveis por essa mudança distributiva e pela ampliação da democracia econômica foram: o aumento do salário mínimo e a redução do desemprego. Nos últimos anos, o salário mínimo foi valorizado em mais de 70% em termos reais e o desemprego foi reduzido em mais de 50%. A elite brasileira não suportou. Seu DNA é de direita e conservador. Inventaram dois argumentos, um para cada objetivo, mas ambos conectados na narrativa da oposição – seja aquela represen