Postagens

Mostrando postagens de abril 18, 2014

O escĆ¢ndalo dos cardeais com coberturas cinco estrelas em Roma

Imagem
por : Diario do Centro do Mundo O suntuoso Palazzo del Governatorato Vaticano, onde vivem alguns cardeais Publicado originalmente no Il Fatto. O Papa Francisco sĆ³ soube hĆ” dois dias que o ex-secretĆ”rio de Estado, Tarcisio Bertone, decidira viver em uma megacobertura com um grande terraƧo. O papa sabe que Bertone nĆ£o ficou satisfeito com o apartamento comum desde 20 de dezembro do ano passado, quando Marco Lillo, no jornal italiano Il Fatto, publicou a notĆ­cia. Agora, o La Repubblica relata a reaĆ§Ć£o de Bergoglio, irritado com a escolha do ex- secretĆ”rio de Estado de unir dois apartamentos em um: aquele atribuĆ­do a ele, onde antes vivia o ex-chefe da Gendarmeria vaticana, Camillo Cibin, que morreu em 2009; e o de Dom Bruno Bertaglia, vice-presidente do PontifĆ­cio Conselho para os Textos Legislativos, que morreu em 2013.

UcrĆ¢nia: AlguĆ©m aĆ­, procurando guerra maior?

Imagem
  POSTADO POR  CASTOR FILHO [*]  Moon of Alabama “ Ukraine: Anyone Interested In A Larger War? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu A situaĆ§Ć£o na UcrĆ¢nia Ć© estranha e obscura. Houve denĆŗncias, pelo governo golpista, de ataques contra postos militares, mas nĆ£o foram confirmados. Houve um ataque de unidades de infantaria leve contra um ponto de controle de oposicionistas perto de Slaviansk (vĆ­deos da Reuters de 21/4/2014 no fim do parĆ”grafo). Podem ter havido duas, trĆŖs mortes, mas os militares logo devolveram o comando dos postos aos militantes prĆ³-RĆŗssia. Essa tĆ”tica de “bater e correr” Ć© coisa que guerrilheiros usariam, mas nĆ£o Ć© aĆ§Ć£o que se espere de militares decentes, contra oposiĆ§Ć£o muito, muito mais fraca. Parece haver mais forƧas de seguranƧa posicionadas em torno da cidade, mas atĆ© aqui permanecem paradas por lĆ”.    

COMƉRCIO EXTERIOR - A ILUSƃO MEXICANA.

Imagem
Postado por  Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - A cada dia surgem novas evidencias e informaƧƵes que desmontam o mito do MĆ©xico como paradigma de progresso e modernidade na AmĆ©rica Latina, e de um exemplo e modelo de corte neoliberal para o desenvolvimento de outros paĆ­ses da regiĆ£o. NĆ£o bastasse a revelaĆ§Ć£o de que quatro em cada dez mexicanos estĆ£o passando fome,  de que nĆ£o existe sequer seguro desemprego no paĆ­s, e de que cerca de 60% da populaĆ§Ć£o sobrevive na informalidade, sem direito a vale alimentaĆ§Ć£o ou aposentadoria, por exemplo, cai agora por terra a posiĆ§Ć£o do paĆ­s como grande potĆŖncia exportadora.

Millenium: o mapa da mĆ­dia

Imagem
 Autor: Fernando Brito Meu bom amigo Antonio Mello, depois de um tempo de recarga de energia, reativa seu blog em grande estilo, com um precioso mapa das conexƵes do Instituto Millenium, nĆŗcleo de interferĆŖncia da direita e do grande capital na mĆ­dia brasileira. (Dentro do post hĆ” uma versĆ£o clicĆ”vel, que se amplia.) Por mais que a gente saiba das ramificaƧƵes empresariais e midiĆ”ticas deste  think tank  conservador, impressiona o volume e a interconexĆ£o entre eles.

CPI: RENAN NƃO SE CURVA E RECORRE AO STF

Imagem
Quem Ć© o Legislativo, o Supremo ? Daqui a pouco, quem serĆ” o Executivo ? Saiu no Globo: RENAN VAI RECORRER AO PLENƁRIO DO STF CONTRA CPI EXCLUSIVA DA PETROBRAS Presidente do Senado estĆ” em Roma e foi surpreendido com decisĆ£o da ministra Rosa Weber RIO – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai recorrer ao plenĆ”rio do Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a instalaĆ§Ć£o de uma CPI exclusiva da Petrobras, conforme determinou na quarta-feira a ministra Rosa Weber em decisĆ£o liminar. A informaĆ§Ć£o Ć© do blog Panorama PolĆ­tico, do colunista do GLOBO Ilimar Franco. (…) Se nĆ£o recorresse, Renan tinha que cumprir a  liminar da Ministra Rosa Weber . Clique aqui para ler  sobre Gabrielli, a melhor arma do Governo. Paulo Henrique Amorim

O cerco

Imagem
A vitoriosa construĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet deveria servir de referĆŖncia para uma mudanƧa de postura que jĆ” tarda. Ɖ hora de estender o mĆ©todo. por: Saul Leblon   Replicados com disciplinado zelo pela emissĆ£o conservadora,  disparos regulares da mĆ­dia internacional defendem a rendiĆ§Ć£o inapelĆ”vel do Brasil aos ditames da restauraĆ§Ć£o neoliberal. O tom Ć© de ‘basta!’. Explica-se: a dissidĆŖncia brasileira na crise afrontou com sucesso o sopro de morte da austeridade optando por polĆ­ticas contracĆ­licas baseadas em crĆ©dito estatal, investimentos pĆŗblicos (PAC 2),  fomento Ć  habitaĆ§Ć£o, valorizaĆ§Ć£o do poder de compra do salĆ”rio mĆ­nimo e geraĆ§Ć£o de empregos.

Dilma: devemos combater corrupĆ§Ć£o tambĆ©m por Internet

Imagem
Presidenta participou de conferĆŖncia com internautas via Facebook AE A presidente Dilma Rousseff respondeu a internautas que defende o combate Ć  corrupĆ§Ć£o no PaĆ­s, inclusive por meio da internet. "Todos aqueles que o fazem (o combate Ć  corrupĆ§Ć£o) terĆ£o seu direito Ć  livre expressĆ£o e podem contar com a minha parceria", escreveu na pĆ”gina oficial do PalĆ”cio do Planalto no Facebook. "O Marco Civil garante que nĆ£o hĆ” a possibilidade de censura de conteĆŗdo de nenhuma forma", acrescentou.

Os EUA querem acabar com o princĆ­pio de ‘neutralidade da rede’

Imagem
A proposta do Ć³rgĆ£o regulador de telecomunicaƧƵes americano vai contra o que defende Obama para a internet CRISTINA F. PEREDA   Washington  24 ABR 2014 - 09:28   BRT KACPER PEMPEL (REUTERS) A ComissĆ£o Federal de ComunicaƧƵes dos Estados Unidos prepara a criaĆ§Ć£o de novas normas que acabarĆ£o com o princĆ­pio da ‘neutralidade’, em que se baseia o funcionamento atual da rede. A modificaĆ§Ć£o, antecipada na quarta-feira pelo diĆ”rio  The Wall Street Journal , representa uma guinada no enfoque adotado atĆ© agora pela FCC e vai contra o defendido pelo presidente Obama para a regulamentaĆ§Ć£o da Internet.

O plano dos EUA para a UcrĆ¢nia - uma hipĆ³tese

Imagem
The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ The US plan for the Ukraine- a hypothesis ” Traduzido por  Roberto Pires Silveira POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Ouvindo a fala de Lavrov hoje, cheguei Ć  conclusĆ£o de que o regime de Kiev estĆ” realmente a ponto de lanƧar um ataque ao oriente da UcrĆ¢nia. NĆ£o apenas Lavrov, mas a internet russa estĆ” em “alerta vermelho”, cheia de boatos, rumores e especulaƧƵes sobre a iminĆŖncia de um ataque. Tudo isso levanta uma sĆ©rie de questƵes: 1.   Por que a Junta em Kiev renega reforma tĆ£o clara o acordo de Genebra? 2.   Por que resolve atacar, quando as chances de sucesso sĆ£o tĆ£o pequenas? 3.   Por que esse ataque, se sabem quase com certeza que a RĆŗssia intervirĆ”? 4.   Por que os Estados Unidos estĆ£o tĆ£o claramente por trĆ”s dessa estratĆ©gia? Gostaria de submeter uma hipĆ³tese minha Ć  sua atenĆ§Ć£o.

“Eu creio que este programa Ć© uma oportunidade incrĆ­vel tanto para mim, quanto para o paĆ­s”

Imagem
“Eu creio que este programa Ć© uma oportunidade incrĆ­vel tanto para mim, quanto para o paĆ­s, pois nĆ³s poderemos aportar no nosso regresso a experiĆŖncia que aqui nĆ³s adquirimos”, disse o estudante de Engenharia QuĆ­mica da Universidade de Salamanca na Espanha, William Teixeira Miranda, sobre o Programa Prouni Internacional do Governo Federal, do qual Ć© beneficiĆ”rio. William, que Ć© mineiro de Belo Horizonte, conta que o primeiro de sua famĆ­lia a ter a oportunidade de cursar o ensino superior e fala tambĆ©m sobre a importĆ¢ncia do investimento em educaĆ§Ć£o no Brasil. “Creio que este programa, assim como, o Sisu, o Reune e todos os outros programas que tem sido feitos na Ć”rea da educaĆ§Ć£o, vem tambĆ©m tentar resgatar esse atraso histĆ³rico que o Brasil tem na Ć”rea da educaĆ§Ć£o…e que tambĆ©m pode ajudar na nossa projeĆ§Ć£o internacional”.

CPI: tucanos vencem no STF. Surpresa ?

Imagem
Ministra Weber prefere preterir maioria Embora a maioria ​do Senado ​preferisse uma CPI ampla, para incluir os tucanos ​ do Yousseff​, a ministra Rosa Weber​,​ do STF, em liminar, deu vitĆ³ria – oh ! que surpresa ! – aos tucanos: CPI, por enquanto ​,​ serĆ” da partilha da partilha. ​Fica estabelecido, portanto, que o Supremo agora assume o Legislativo. Viva o Brasil !​

O amigo do doleiro e o amigo do bicheiro. Iguais? Como, se somos diferentes?

Imagem
  3 de abril de 2014 | 21:56 Autor: Fernando Brito A CĆ¢mara dos Deputados, depois de dez mil anos, resolveu aplicar uma “puniĆ§Ć£o” ao deputado Carlos Alberto LerĆ©ia, tucano amigo e favorecido do bicheiro Carlinhos Cachoeira. SerĆ£o 90 dias de “suspensĆ£o”, como a um colegial traquinas. Ao mesmo tempo, trava-se a polĆŖmica em torno da renĆŗncia do deputado petista AndrĆ© Vargas, amigo e favorecido com uma viagem de lazer num jatinho pelo doleiro Alberto Yousseff, que jĆ” deu este tipo de mimo a Ɓlvaro Dias, o arauto da moralidade tucana. (AliĆ”s, o emprĆ©stimo aĆ©reo, noticiado pela Folha   em 2001 e jamais relembrado, foi denunciado pelo ex-secretĆ”rio de Fazenda de MaringĆ” (PR), LuĆ­s AntĆ“nio Paolicchi, que apareceu morto num porta-malas de automĆ³vel hĆ” dois anos.)

A vaca, a opulĆŖncia e a misĆ©ria

Imagem
Ignacio Ramonet denunciou que uma vaca europeia recebe 4 euros diĆ”rios de subvenĆ§Ć£o enquanto uma pessoa na Ɓfrica vive com menos de 1 euro por dia!  JosĆ© Carlos Peliano (*) Ignacio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique, denunciou que uma vaca europeia recebe 4 euros diĆ”rios de subvenĆ§Ć£o enquanto uma pessoa na Ɓfrica  vive com menos de 1 euro por dia! Um escĆ¢ndalo que o levou a concluir que vale mais ser uma vaca europeia que um ser humano africano. Nesse mundo marcadamente desigual, de fato, vale mais ser muitos outros caprichos da sociedade opulenta do que passar fome e viver Ć  mĆ­ngua. A dignidade humana perdeu o valor em contraste com as veleidades, prazeres e interesses do lucro pelo lucro, pela acumulaĆ§Ć£o e pela riqueza.

Geraldo Alckmin do caos a lama

Imagem
Postado por Eder Bruno   24 de marƧo de 2014  O governador Geraldo Alckmin estĆ” desesperado. Com a proximidade das eleiƧƵes, nĆ£o sabe mais o que fazer para resolver o problema da falta de Ć”gua. O mandatĆ”rio quer evitar o racionamento de qualquer maneira. Essa ideia absurda de retirar Ć”gua do fundo da represa - literalmente da lama - Ć© uma prova de onde o governo se encontra. Mas nĆ£o Ć© sĆ³ o governador que vem se atolando. Tem uma cidadezinha de 30 mil habitantes que se divide entre a RegiĆ£o Metropolitana e o Vale do Ribeira e que vive a mercĆŖ do descaso do governo estadual.  

Deputados farĆ£o visita a Dirceu na Papuda

Imagem
  AE A ComissĆ£o de Direitos Humanos e Minorias da CĆ¢mara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira requerimento do deputado NilmĆ”rio Miranda (PT-MG) para que um grupo de parlamentares visite o Complexo PenitenciĆ”rio da Papuda e verifique as condiƧƵes em que os presos cumprem suas penas. O requerimento inicial previa que os parlamentares checassem a situaĆ§Ć£o do ex-deputado JosĆ© Dirceu e se o petista tem regalias na prisĆ£o, mas o pedido sĆ³ foi aprovado apĆ³s a inclusĆ£o de um adendo que exige que a visita se estenda a todos os presos da penitenciĆ”ria. O requerimento foi apresentado apĆ³s um pedido dos filhos de Dirceu, que relataram a Miranda a deterioraĆ§Ć£o do estado de saĆŗde do petista e seu "abatimento".

Uma conversa com Lupita Nyong’o, eleita a mulher mais bonita do mundo

Imagem
  Postado em 23 abr 2014 por : Harold Von Kursk A maior revelaĆ§Ć£o da indĆŗstria cinematogrĆ”fica nos Ćŗltimos anos Ć© Lupita Nyong’o, atriz criada no QuĆŖnia, com pĆ³s graduaĆ§Ć£o na Yale School of Drama, que surpreendeu o pĆŗblico com sua performance em “12 Anos de EscravidĆ£o”. Seu papel como Patsey, a escrava que resiste a atos indizĆ­veis de brutalidade, nĆ£o sĆ³ lhe rendeu o Oscar como um BAFTA de coadjuvante. Lupita agora foi eleita a mulher mais bonita do mundo pela revista People em sua ediĆ§Ć£o especial, que sai todo ano. Ɖ a primeira negra a ostentar esse tĆ­tulo. JĆ” tinha sido escolhida o rosto da marca de cosmĆ©ticos LancĆ“me. “Ao vir para os EUA, foi a primeira vez em que tive de me considerar negra e aprender o que significava a minha raƧa”, afirma.

Quem Ć© o senador que tomou a defesa de AĆ©cio na briga no Senado

Imagem
por : Paulo Nogueira Nome de estĆ”dio e conta bloqueada pela justiƧa Uma figura regional ganhou notoriedade nacional ontem na patĆ©tica discussĆ£o travada em torno do Marco Civil entre AĆ©cio e Lindbergh Farias no Senado, imortalizada num vĆ­deo que viralizou na internet. Era o senador MĆ”rio Couto, do PSDB do ParĆ”. Ele saiu correndo em direĆ§Ć£o de Lindbergh, dedo em riste numa gesticulaĆ§Ć£o histĆ©rica. Tomou a defesa de seu colega de partido, e a cena poderia terminar em pugilato se nĆ£o interviessem ali. Couto Ć© a chamada chave de cadeia, e Ć© revelador do sistema polĆ­tico e jurĆ­dico nacional que ele ocupe ainda uma cadeira no Senado, da qual profere, nĆ£o raro, do altpo de sua ficha corrida pesada, inflamados pronunciamentos pela Ć©tica e contra a corrupĆ§Ć£o.

ApĆ³s facƧƵes palestinas fecharem acordo, Israel bombardeia Gaza

Imagem
Membros da OLP e do Hamas conversam durante encontro na Faixa de Gaza para discutir os termos da reconciliaĆ§Ć£o palestina  AĆ§Ć£o deixou 12 civis feridos, incluindo crianƧas; Benjamin Netanyahu cancelou sessĆ£o de negociaƧƵes de paz  Israel lanƧou um ataque aĆ©reo na Faixa de Gaza, nesta quarta-feira (23/04), ferindo 12 civis, incluindo crianƧas, horas apĆ³s o grupo islĆ¢mico Hamas e a OrganizaĆ§Ć£o pela LibertaĆ§Ć£o da Palestina (OLP), do presidente Mahmoud Abbas, anunciarem um acordo de reconciliaĆ§Ć£o. ApĆ³s o anĆŗncio, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cancelou uma sessĆ£o de diĆ”logos pela paz que estava agendada com negociadores palestinos para hoje Ć  noite.

Nazis da UcrĆ¢nia degolam ex-chefe de polĆ­cia na frente da esposa

Imagem
  Extrema-direita que tomou o poder na UcrĆ¢nia degola ex-chefe da polĆ­cia de Donetsk na frente da esposa e divulga o vĆ­deo na internet Os nazis maidanistas apoiados pelos EUA, UE e meios prĆ³-imperialistas ocidentais, protagonizam um vĆ­deo disponĆ­vel na internet, em que degolam um ex-chefe policial de Donetsk (recĆ©m constituĆ­da RepĆŗblica Popular) na sua casa, na presenƧa da esposa. O vĆ­deo, com imagens fortĆ­ssimas, mostra a vĆ­tima sendo degolada pelos nazis, enquanto seguram sua mulher, que observa o assassinato.

O futuro da internet se decide no Brasil, diz El Pais.

Imagem
http://internacional.elpais.com/internacional/2014/04/23/actualidad/1398219461_337462.html O El PaĆ­s , um dos principais jornais europeus sediados na Espanha, destacou o evento NetMundial que ocorre em SĆ£o Paulo e a aprovaĆ§Ć£o do Marco Civil da Internet como decisivos para o futuro da Internet.

Marco civil da internet prova que Ć© possĆ­vel avanƧar na comunicaĆ§Ć£o

Imagem
Lei sancionada nesta quarta-feira (23) pela presidenta Dilma Rousseff consolida o protagonismo do Brasil na governanƧa mundial da web.    Najla Passos BrasĆ­lia - A presidenta Dilma Rousseff sancionou o marco civil da internet brasileira nesta quarta (23), na abertura do Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da GovernanƧa da Internet (NetMundial). Aprovada pelo Sendo na noite de ontem, a legislaĆ§Ć£o consolida o protagonismo do Brasil na luta global por uma internet mais democrĆ”tica e segura. E, internamente, mostra que, com articulaĆ§Ć£o polĆ­tica e mobilizaĆ§Ć£o popular, o governo petista pode sim avanƧar na polĆŖmica pauta das comunicaƧƵes.

Padilha foi na mosca. A direita politizou a seca, agora aguente a rebordosa…

Imagem
Autor: Fernando Brito A direita e a mĆ­dia brasileiras ( lo que nos es lo mismo, pero es igual ) resolveram politizar a seca extraordinĆ”ria que atingiu o Sudeste brasileiro em 2014. Embora nossos tecnocratas nĆ£o levem a sĆ©rio a Natureza, ela existe e o amigo estĆ” vendo aĆ­ ao lado os mapas de precipitaĆ§Ć£o (chuva) acumulada no primeiro trimestre do ano, tanto em 2013 quanto em 2014.

Como foi feita a capa da revista Ɖpoca

Imagem
    Luis Nassif O neojornalismo atual surgiu na revista Veja e foi seguido pela Folha a partir de meados dos anos 80. No meu livro “O jornalismo dos anos 90” analiso em detalhes esse estilo. Trata-se de um produto tĆ­pico dos grupos de mĆ­dia, onde se misturam alguns recursos jornalĆ­sticos, recursos de dramaturgia e de marketing. Ɖ o chamado show da notĆ­cia, com muito mais show do que notĆ­cia. Consiste em levantar uma ou duas informaƧƵes verdadeiras – mesmo que irrelevantes – e montar uma roteirizaĆ§Ć£o copiada da dramaturgia, misturando fatos inexistentes, meras deduƧƵes ou ficĆ§Ć£o pura, tudo devidamente embrulhando em um estilo subliterĆ”rio tĆ­pico dos tabloides.

“Tivemos que enfrentar o preconceito das elites, que nunca confiaram na capacidade do povo”, diz Lula, Doutor Honoris Causa de Salamanca

Imagem
O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (23), o tĆ­tulo de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha. Para ver mais fotos e baixar imagens em alta resoluĆ§Ć£o, visite o  Picasa do Instituto Lula. O tĆ­tulo Ć© o 27Āŗ honoris causa recebido pelo ex-presidente. “A instituiĆ§Ć£o te honra, e vocĆŖ, presidente, honra esta universidade, disse Gonzalo Gomes Dacal, catedrĆ”tico de educaĆ§Ć£o que foi o padrinho da indicaĆ§Ć£o de Lula para receber a honraria de doutor honoris causa em educaĆ§Ć£o e filologia, pelo papel no seu governo em promover a lĆ­ngua espanhola, adotada no ensino brasileiro.

A Europa sustenta o McDonald’s, em baixa nos Estados Unidos

Imagem
SANDRO POZZI   Nova York  McDonald's continua jogando a culpa ao mal tempo quando se trata de explicar a queda nas vendas, registrada durante o primeiro trimestre nos Estados Unidos. Seus executivos pedem aos investidores que esperem para ter os dados de abril e lhes convidam a centrar-se no negĆ³cio internacional, onde a Europa Ć© o principal suporte. Mas, por enquanto, os acionistas engolem uma queda de 5% no benefĆ­cio trimestral. Os  resultados do primeiro trimestre  foram desiguais. A companhia reduziu os ganhos a 1,2 bilhƵes de dĆ³lares. No entanto, conseguiu uma ligeira melhora de 1,4% dos rendimentos globais, atĆ© 6,7 bilhƵes. Os EUA levam a maior parte da atenĆ§Ć£o, porque Ć© onde se concentra 40% da cifra do negĆ³cio da multinacional e onde tem mais investidores. Nesse mercado as vendas caĆ­ram quase 2% no trimestre.

Na cena internacional hĆ” novos jogos perigosos e/ou curiosos...

Imagem
FlĆ”vio Aguiar O desenvolvimento da crise na UcrĆ¢nia catalizou tendĆŖncias na cena polĆ­tica internacional e na mĆ­dia que mostram a existĆŖncia de novos jogos em curso. O desenvolvimento da crise na UcrĆ¢nia catalizou tendĆŖncias na cena polĆ­tica internacional e na mĆ­dia convencional que mostram a existĆŖncia de novos “jogos” em curso, alguns perigosos, todos curiosos. Nem sempre os jogos na cena coincidem com os jogos na mĆ­dia, mas seu entrecruzamento tambĆ©m pode ser significativo. Desde a eclosĆ£o do golpe de estado que derrubou Viktor Yanukovitch em Kiev e do agravamento da crise com as ameaƧas atĆ© de dissoluĆ§Ć£o da UcrĆ¢nia, boa parte da mĆ­dia ocidental estĆ” tomada e vem fomentando uma nova “russofobia”, apontando Moscou como a nova sede do “gĆŖnio do mal” e desenhando Vladimir Putin como um “Dr. No” a merecer algum tipo de tratamento Ć  la James Bond ou quem sabe John Wayne.

O que Tolstoi achava da imprensa

Imagem
por :   Paulo Nogueira Dreyfus dividiu as famĆ­lias Quanto a imprensa mudou nos Ćŗltimos 100 anos? A tentaĆ§Ć£o Ć© dizer imediatamente, com entusiasmo barulhento: muito. Houve uma revoluĆ§Ć£o. Houve vĆ”rias revoluƧƵes. Basta dizer que, fora tudo o que aconteceu com a mĆ­dia impressa, apareceram a televisĆ£o e depois a internet. Mas. SerĆ” que a alma mudou mesmo? Essa reflexĆ£o Ć© imperiosa quando vocĆŖ lĆŖ uma avaliaĆ§Ć£o de Tolstoi feita no inĆ­cio dos anos 1900. A anĆ”lise Ć© parte de um ensaio em que Tolstoi diz que Shakespeare, objeto de “adulaĆ§Ć£o universal”,  Ć© uma das maiores nulidades literĆ”rias da histĆ³ria da humanidade, um impostor mais que um artista. Tratei deste assunto  aqui  no DiĆ”rio.

Mercadante Ć© o Frank Underwood de Dilma?

Imagem
Enviado por  Miguel do RosĆ”rio  on 23/04/2014 A informaĆ§Ć£o de que foi Aloizio Mercadante, ministro-chefe da Casa Civil, a fonte secreta, ou ex-secreta, que rebateu o artigo e, sobretudo, a entrevista o ex-presidente JosĆ© Sergio Gabrielli, me fez suspeitar de que seja ele o “Frank Underwood” do governo Dilma. Frank Underwood Ć© o personagem vivido por Kevin Spacey em House of Cards. Em dado momento, na segunda temporada, Underwood, alƧado ao cargo de vice-presidente, consegue se tornar Ć­ntimo do presidente dos EUA, e passa a lhe dar conselhos. Underwood age com tanta destreza e maquiavelismo que o presidente sequer percebe que seu prĆ³prio vice-presidente estĆ” lhe traindo com uma sutileza diabĆ³lica. Underwood dĆ” conselhos aparentemente razoĆ”veis ao presidente, consegue algumas vitĆ³rias no congresso, mas no fundo estĆ” conduzindo o presidente para um abismo. Os ativistas na Ć”rea de comunicaĆ§Ć£o sabem, por exemplo, que Mercadante Ć© um dos “inimigos”. Junto com Paulo Bernardo, ele

Petrobras tem chance histĆ³rica de aplicar corretivo no mau jornalismo

Imagem
Ataques da oposiĆ§Ć£o e da mĆ­dia Ć  Petrobras, injustamente, deveriam receber resposta adequada do governo Imagine o Jornal Nacional passar alguns dias tendo de ler direito de reposta apĆ³s direito de resposta. Seria a desmoralizaĆ§Ć£o da qualidade do jornalismo dos veĆ­culos de imprensa que tiveram mĆ” conduta por Helena Sthephanowitz Quando a esmola Ć© demais, o santo desconfia, jĆ” dizia minha avĆ³. No caso da Petrobras, a esmola demais Ć© o quase silĆŖncio do governo federal durante semanas diante de ataques Ć  imagem da empresa, usando a compra da refinaria de Pasadena e outros casos que "nĆ£o pegaram".

Encontro reĆŗne 80 paĆ­ses para debater governanƧa da internet

Imagem
AgĆŖncia Brasil A presidenta Dilma Rousseff e o ministro das ComunicaƧƵes, Paulo Bernardo, participam hoje da abertura do evento NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da GovernanƧa da Internet, em SĆ£o Paulo. O evento vai reunir representantes de mais de 80 paĆ­ses e terĆ” como foco a elaboraĆ§Ć£o de princĆ­pios de governanƧa da internet e a proposta de um roteiro para a evoluĆ§Ć£o do sistema.  Durante o encontro, Dilma deverĆ” apresentar o novo Marco Civil da Internet, aprovado ontem (22) no Senado. O NETmundial Ć© organizado em parceria entre o ComitĆŖ Gestor da Internet no Brasil e a /1Net, fĆ³rum que reĆŗne entidades internacionais envolvidas com a governanƧa da internet.  A ideia de o Brasil sediar um encontro mundial sobre o futuro da governanƧa da internet surgiu a partir do discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral da ONU, no ano passado, quando ela defendeu o estabelecimento de um marco civil multilateral. 

Como a crise ucraniana pode derrubar o ImpƩrio Anglo-Sionista

Imagem
The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ How the Ukrainian crisis will eventually bring down the AngloZionist Empire ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker HĆ” muitas teorias sobre o que, exatamente, causou o colapso da UniĆ£o SoviĆ©tica. Alguns dizem que foi Ronald Reagan, com seu programa Guerra nas Estrelas [orig.  Star Wars program ]. Outros dizem que foi a guerra no AfeganistĆ£o, ou o sindicato polonĆŖs  Solidarnosc . Outras teorias populares incluem o fracasso da economia soviĆ©tica; a queda dos preƧos do petrĆ³leo; a incapacidade para produzir bens de consumo; o anseio de muitos soviĆ©ticos por liberdades e rendas de “padrĆ£o” ocidental; problemas nacionais/Ć©tnicos; um complexo militar-industrial hipertrofiado; uma burocracia massiva e corrupta; a corrupĆ§Ć£o dentro do Partido Comunista da UniĆ£o SoviĆ©tica (PCUS) e sua nomenklatura ; Mikhail Gorbachev, traidor; e muitas outras teorias.