Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 27, 2014

Ricardo Antunes: No mundo em rebeliĆ£o, janelas abertas atĆ© para o fascismo

Imagem
publicado em 5 de marƧo de 2014 Ć s 22:05 por Luiz Carlos Azenha O professor Ricardo Antunes Ć© um dos maiores especialistas brasileiros no mundo do trabalho. Ɖ uma importante voz na oposiĆ§Ć£o ao projeto de lei 4.330 , do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) que, se aprovado no Congresso, vai permitir a terceirizaĆ§Ć£o em praticamente todas as atividades econĆ“micas do Brasil. Notem como, numa entrevista   ao site do Instituto Humanitas Unisinos, Antunes definiu o “labor” dos latino-americanos, que estĆ” no tĆ­tulo de um dos livros dele, O Continente do Labor :

Venezuela: os filhotes da reaĆ§Ć£o

Imagem
Os vĆ­nculos entre os jovens dirigentes estudantis venezuelanos e agĆŖncias de cooperaĆ§Ć£o de direita vĆ£o muito mais alĆ©m da alianƧa Otpor/Canvas.  Luis HernĆ”ndez Navarro Lorent Saleh Ć© um jovem venezuelano de 25 anos, de lĆ­ngua flamejante, que estudou comĆ©rcio exterior. Ɖ uma das cabeƧas visĆ­veis da coalizĆ£o para derrubar o presidente Nicolas Maduro. Ele dirige a OrganizaĆ§Ć£o OperaĆ§Ć£o Liberdade, que aponta o castro-comunismo cubano como o principal inimigo da Venezuela. Lorent comeƧou seu trabalho contra a revoluĆ§Ć£o bolivariana em 2007. Desde entĆ£o, ele nĆ£o desiste. Promoveu greves de fome e campanhas para denunciar as “mentiras de ChĆ”vez”. Embora tenha abandonado as salas de aulas hĆ” anos, ainda se apresenta como um lĆ­der estudantil. E, ainda que nĆ£o tenha nenhum emprego conhecido, viaja pela AmĆ©rica Latina para tentar isolar o governo de Maduro.

Mujica sobre ChƔvez: "Vazio difƭcil de preencher"

Imagem
    JosĆ© Mujica lamenta ausĆŖncia de ChĆ”vez: “Vazio muito difĆ­cil de preencher”. Presidente uruguaio afirmou que ChĆ”vez era seu amigo e o classificou como “um homem importante e grande” “ChĆ”vez nĆ£o foi outra coisa que um grande amigo que ajudou em tudo o que pode”, afirmou Mujica ao ressaltar a solidariedade do ex-presidente venezuelano com o Uruguai. Desde que a esquerda chegou ao poder no Uruguai, com a presidĆŖncia de TabarĆ© VĆ”zquez (2005-2010), o governo venezuelano liderado por ChĆ”vez iniciou um processo de aproximaĆ§Ć£o social, polĆ­tica e econĆ“mica que se consolidou com a eleiĆ§Ć£o de Mujica em 2010.

TSE manda tirar do ar pƔgina com propaganda eleitoral de Campos

Imagem
  Do Portal Brasil 05.03.2014 - 19h27  O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a rede social Facebook retire do ar uma pĆ”gina com propaganda eleitoral a favor do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O ministro entendeu que a pĆ”gina faz propaganda antecipada de uma provĆ”vel candidatura de Campos a presidente nas eleiƧƵes de 2014. Segundo a assessoria de Campos, a pĆ”gina nĆ£o pertence a ele.

Mais 4 mil mƩdicos cubanos chegam ao Brasil nesta semana

Imagem
  Mais 4 mil mĆ©dicos cubanos contratados pelo governo federal para o programa Mais MĆ©dicos chegam ao Brasil nesta semana e se juntarĆ£o aos cerca de 7,4 mil que jĆ” trabalham no PaĆ­s, informou nesta quarta-feira (5) um comunicado do MinistĆ©rio da SaĆŗde. Os mĆ©dicos caribenhos que reforƧarĆ£o o programa sĆ£o esperados a partir desta quarta (5) em BrasĆ­lia, SĆ£o Paulo, Fortaleza, Porto Alegre, Guarapari (ES) e GravatĆ” (PE), segundo o comunicado.

UcrĆ¢nia ameaƧa o legado da polĆ­tica exterior de Obama

Imagem
“ Ukraine imperils Obama’s foreign-policy legacy ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Mentiroso Absolutamente nĆ£o tem importĆ¢ncia alguma o quanto teria sido genuĆ­na, ou encenada como ‘'resposta” a pressƵes domĆ©sticas contra Obama, de que ele estaria sendo “fraco” em suas polĆ­ticas externas, a postura truculenta e ameaƧadora que o SecretĆ”rio de Estado dos EUA, John Kerry,  assumiu na entrevista Ć  rede CBS  sobre Moscou – e diretamente contra o presidente Putin. O que importa Ć© que Kerry “exigiu” a virtual capitulaĆ§Ć£o da RĆŗssia ante a ameaƧa de retribuiĆ§Ć£o norte-americana, e essa Ć© atitude de desonestidade e de irrealismo. A histĆ³ria da atual crise na UcrĆ¢nia nĆ£o comeƧou com a autorizaĆ§Ć£o, pelo Parlamento russo, para que Putin use forƧa militar na UcrĆ¢nia, se a entender necessĆ”ria. Kerry pode facilmente confirmar isso, se perguntar Ć  sua subordinada, a secretĆ”ria-assistente Victoria Nuland, se ela realmente discutiu seu prĆ³p

O HOMEM DA MƁSCARA DE FERRO DO PSDB

Imagem
LouvaƧƵes a FHC lembram lenda da FranƧa do sĆ©culo XVII sobre monarca aprisionado pelo prĆ³prio irmĆ£o Os elogios a presenƧa de Fernando Henrique Cardoso na campanha de AĆ©cio Neves ameaƧam transformar o ex-presidente numa versĆ£o tropical do Homem da Mascara de Ferro.    Personagem de uma  lenda polĆ­tica da FranƧa do sĆ©culo XVII que acabou transplantada para um episĆ³dio dos Tres Mosqueteiros, a estĆ³ria diz que o  LuĆ­s XIV tinha um irmĆ£o gemeo. Para evitar que ele resolvesse lutar pelo trono, o Rei Sol resolveu trancafiĆ”-lo em masmorras impenetrĆ”veis e sombrias, escondendo sua verdadeira identidade com uma mĆ”scara de ferro que mal lhe permitia respirar ou se alimentar.

Lewandowski assume presidĆŖncia interina do Supremo

Imagem
AndrĆ© Richter - RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil -  AgĆŖncia Brasil 05.03.2014 - 16h54 Ministro fica no cargo atĆ© domingo, quando Joaquim Barbosa  volta  do exterior    O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assumiu hoje (5) a presidĆŖncia interina da Corte. O ministro ficarĆ” no cargo atĆ© o prĆ³ximo domingo (9), quando o presidente Joaquim Barbosa voltarĆ” de uma viagem oficial a trĆŖs paĆ­ses africanos. Barbosa embarcou sĆ”bado (1Āŗ), em um aviĆ£o da ForƧa AĆ©rea Brasileira (FAB), para Acra, capital de Gana, e vai passar por Benin e Angola. Nos trĆŖs paĆ­ses, estĆ£o previstos encontros de Barbosa com os chefes de Governo, ministros da JustiƧa e presidentes da Suprema Corte.

A reportagem que nunca foi escrita

Imagem
Do ObservatĆ³rio da Imprensa Por Luciano Martins Costa em 05/03/2014 na ediĆ§Ć£o 788 O noticiĆ”rio policial dos jornais paulistas tem registrado, nos Ćŗltimos dias, uma frequĆŖncia preocupante de episĆ³dios de depredaƧƵes e ataques em cidades do interior. Os incidentes tĆŖm sido vinculados, ainda que indiretamente, Ć  decisĆ£o de colocar sob regime de isolamento os lĆ­deres da facĆ§Ć£o criminosa chamada Primeiro Comando da Capital, que cumprem penas em presĆ­dios de seguranƧa mĆ”xima. Nos quatro dias de carnaval, foram dezenas de ataques com coquetĆ©is molotov contra veĆ­culos, principalmente Ć“nibus, e prĆ©dios pĆŗblicos e particulares em cinco cidades, com grande concentraĆ§Ć£o no oeste e noroeste do Estado. Em algumas das ocorrĆŖncias, chama atenĆ§Ć£o a presenƧa de adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos.

A agenda dos trabalhadores em 2014 passa pela sucessĆ£o presidencial

Imagem
Para presidente da CUT, faltam Ć  gestĆ£o Dilma diĆ”logo e uma ‘grande marca’, mas hĆ” dois projetos em jogo, um a favor e outro contrĆ”rio aos trabalhadores. Por isso, defenderĆ” 'de corpo e alma' a reeleiĆ§Ć£o por Paulo Donizetti de Souza, da RBA publicado 05/03/2014  SĆ£o Paulo, 1Āŗ de junho de 2010. O EstĆ”dio Municipal do Pacaembu recebe bom pĆŗblico. Os adversĆ”rios estĆ£o em campo, mas desta vez o jogo Ć© amistoso. AliĆ”s, por inusitado que pareƧa, jogam do mesmo lado. Trata-se de uma "assemblĆ©ia da classe trabalhadora", em que estĆ£o cinco das centrais sindicais brasileiras reconhecidas. Cada uma veste seu uniforme mas o objetivo Ć© marcar gols na mesma meta.

China apresenta metas para desenvolvimento e comƩrcio em 2014

Imagem
O governo chinĆŖs prevĆŖ que em 2014 o desenvolvimento econĆ“mico totalize 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do paĆ­s, revelou o primeiro-ministro chinĆŖs, Li Keqiang, ao apresentar as metas do governo chinĆŖs para este ano, nesta quarta-feira (5). Xinhua Primeiro-ministro da China, Li Keqiang (no meio), visita campos de plantaĆ§Ć£o para o desenvolvimento de projetos de modernizaĆ§Ć£o da agricultura no paĆ­s. “A meta de 7,5% pode reforƧar a confianƧa do mercado”, explicou o lĆ­der, sublinhando que a meta de crescimento das importaƧƵes e exportaƧƵes tambĆ©m deverĆ” alcanƧar 7,5%. De acordo com o premiĆŖ, a China quer aumentar as exportaƧƵes e o desenvolvimento equilibrado do comĆ©rcio. Para isso, tambĆ©m Ć© necessĆ”rio encorajar as importaƧƵes. Outra das metas do governo chinĆŖs Ć© controlar o aumento do ƍndice de PreƧo ao Consumidor (IPC) em 3,5%. Li explicou que a produĆ§Ć£o agrĆ­cola aumentou nos Ćŗltimos anos, a produĆ§Ć£o industrial mantĆ©m a oferta, a reserva de alimentos Ć© suficiente e hĆ” espaƧo

As cervejas transgĆŖnicas e as incertezas da ciĆŖncia

Imagem
Fatima Oliveira * Ɖ a bebida alcoĆ³lica mais consumida, a terceira mais popular Um alerta o artigo “Cerveja: o transgĆŖnico que vocĆŖ bebe”, de FlĆ”vio Siqueira JĆŗnior e Ana Paula Bartoletto. EstĆ” lĆ” que Ambev, Antarctica, Bohemia, Brahma, Itaipava, Kaiser e Skol trocam a cevada pelo milho, acarretando ingestĆ£o inconsciente de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados). SĆ£o cervejas sem padrĆ£o de pureza “como as da Baviera, mas estĆ£o de acordo com a legislaĆ§Ć£o brasileira, que permite a substituiĆ§Ć£o de atĆ© 45% do malte de cevada por outra fonte de carboidratos mais barata” (“Carta Capital”, 1.3.2014). Ɖ, nĆ£o sĆ£o ilegais, sĆ£o inseguras, logo, imorais!

Eduardo Campos e AĆ©cio vĆ£o buscar votos nos jogos da copa

Imagem
Por:  Helena™ Enquanto a presidente Dilma  terĆ” o Ć“nus e o bĆ“nus de participar das cerimĆ“nias da Copa do Mundo nos estĆ”dios, AĆ©cio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) devem ter agenda de torcedores e correr atrĆ”s dos votos. O tucano, que foi como torcedor Ć  Copa de 1998, na FranƧa, jĆ” decidiu que irĆ” a pelo menos trĆŖs estĆ”dios de cidades comandadas por aliados seus - Belo Horizonte, Manaus e Salvador - para ver a SeleĆ§Ć£o Brasileira e jogos de outros paĆ­ses. O objetivo de AĆ©cio  Ć© se associar ao evento e  ter uma agenda  de torcedor de olho nos votos dos torcedores que estarĆ£o nos estĆ”dios.

O Brasil tem meia Itaipu Ć  espera de aprovaĆ§Ć£o. Por quĆŖ?

Imagem
Maquete da usina de Belo Monte Por que gastamos bilhƵes com termoelĆ©tricas? SerĆ” que sĆ³ na AmazĆ“nia existe potencial hidrĆ”ulico? Estas e outras questƵes sobre a crise no setor elĆ©trico por Ivo Pugnaloni —  publicado  05/03/2014 11:23 Que o Brasil tem o maior potencial hidroelĆ©trico aproveitĆ”vel do mundo, isso jĆ” sabemos todos. Mas por que nĆ£o podemos aproveitĆ”-lo? Por que gastamos 23 bilhƵes de reais durante 2013 com termoelĆ©tricas movidas a petrĆ³leo e mesmo assim, sofremos apagƵes? As dĆŗvidas da populaĆ§Ć£o sobre o setor elĆ©trico sĆ£o muitas. E hĆ” muitas outras, tambĆ©m sem resposta. SerĆ” que a culpa Ć© dos Ć­ndios, dos Ć³rgĆ£os ambientais e das ONGs? SerĆ” verdade que Ć© sĆ³ na AmazĆ“nia que existem novos potenciais hidrĆ”ulicos, como afirmam algumas autoridades?

Mais MƩdicos supera meta e garante atendimento a mais de 51 milhƵes de pessoas

Imagem
Quarto ciclo do programa contarĆ” com a participaĆ§Ć£o de mais 5.479 mĆ©dicos, totalizando cerca de 14.900 profissionais em atuaĆ§Ć£o atĆ© abril por Portal Brasil O Mais MĆ©dicos encerra seu quarto ciclo de seleĆ§Ć£o com a participaĆ§Ć£o de mais 5.479 profissionais e previsĆ£o de chegar ao mĆŖs de abril com mais de 14,9 mil mĆ©dicos atuando nas regiƵes carentes por estes profissionais nos municĆ­pios do interior e na periferia das grandes cidades. Com isso, o governo federal passarĆ” a garantir assistĆŖncia em atenĆ§Ć£o bĆ”sica para mais de 51 milhƵes de brasileiros, ultrapassando a meta estabelecida para o programa no primeiro trimestre deste ano - de 13 mil mĆ©dicos atendendo a 44,8 milhƵes de pessoas.

Carga tributƔria para ricos?O Brasil Ʃ o paraƭso dos milionƔrios

Imagem
Autor: Fernando Brito Todo dia tem alguĆ©m reclamando dos altos impostos no Brasil. E sĆ£o mesmo, para a classe mĆ©dia e para os pobres. Mas para os muito ricos, ah, Ć© o paraĆ­so. Mas, de tanto a nossa mĆ­dia repetir,  passamos a acreditar que o imposto Ć© alto para todo mundo. NĆ£o adianta muito, porque tem gente tĆ£o fanatizada pelo discurso direitista que nem a gente desenhando aceita pensar, mas Ć© interessante trazer a tabela aĆ­ de cima,  publicada pelo site mundial da BBC .

5 questƵes que desafiam a grande imprensa

Imagem
A imprensa comercial joga contra o Brasil. No time da oposiĆ§Ć£o, Ć© a camisa 9 da propaganda anti-governo, se posicionando na grande Ć”rea para as eleiƧƵes 1.  O PIB do Brasil cresceu 2,3% em 2013. Numa lista de 13 grandes economias, incluindo China e Estados Unidos, o Brasil apresentou o terceiro maior crescimento.   Esse crescimento Ć© ruim para o paĆ­s?  Para o paĆ­s nĆ£o, mas para a oposiĆ§Ć£o alĆ©m de medĆ­ocre, Ć© sofrĆ­vel! Ɖ como se os bicos dos tucanos tivessem rachado ao colidir com a parede da realidade mundial. Qualquer paĆ­s adoraria conviver com a mediocridade de um crescimento de sofrĆ­veis 2,3% em seu PIB. Mas, para a velha turma do quanto pior melhor, nem se o crescimento fosse superior a 13% seria considerado razoĆ”vel.

EUA versus UniĆ£o Europeia na disputa pela UcrĆ¢nia

Imagem
“ The EU U.S. Tug Over Ukraine Policy ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho A UcrĆ¢nia Ć© o meio do caminho do gĆ”s entre a RĆŗssia e a UniĆ£o Europeia Ontem, pus em dĆŗvida a confiabilidade de um “vazamento” feito pelo governo Obama para o New York Times. Escrevi que: “Enquanto Merkel e outros polĆ­ticos da UniĆ£o Europeia parecem querer acalmar a situaĆ§Ć£o, a Casa Branca estĆ” sob pressĆ£o polĆ­tica domĆ©stica para fazer mais de “alguma coisa”. Por isso, provavelmente, o New York Times publicou hoje , como se fosse um “vazamento”: A chanceler Angela Merkel da Alemanha disse por telefone ao presidente Obama no domingo que, depois de falar com Putin, jĆ” duvida que ele mantenha contato com a realidade – informaram fontes que receberam briefing do telefonema. “Parece estar noutro planeta” – disse a chanceler alemĆ£.

O discurso vazio da alternĆ¢ncia no poder

Imagem
Por Antonio Lassance   Nada de alternĆ¢ncia, nada de poder, nada de democracia O discurso da alternĆ¢ncia no poder apareceu na avenida para desfilar na campanha eleitoral. Ɖ daqueles carros alegĆ³ricos grandes, pomposos e reluzentes. Inconsistentes, feitos de papelĆ£o e isopor, cheios de gente para empurrar, por baixo dos panos, e “curtir” como se fosse o suprassumo do espĆ­rito democrĆ”tico. ƀ frente desse carro alegĆ³rico, as duplas de mestres-sala e porta-bandeiras: Eduardo Campos e Marina Silva; AĆ©cio Neves e Fernando Henrique Cardoso.

Sobre O Lobo de Wall Street: O (nada) discreto encanto da burguesia financeira

Imagem
    EntĆ£o, qual serĆ” a mensagem? Todos podemos (ou podemos desejar) ser Jordan Belfort? Como todos temos ambiƧƵes, o final do filme sugere isso. Demian Paredes (*) VĆ”rios elementos alimentam o interesse pelo novo filme de Martin Scorsese, “O Lobo de Wall Street”. Como marco geral, a “curiosidade” que se promove na cultura de massas de como vivem (que fazem) os “ricos e famosos”, desde os programas de TV Ć s revistas, mas tambĆ©m pelo fato de o tema que se trata jĆ” ter sido abordado em vĆ”rios livros e filmes: desde o sempre relembrado “Wall Street” (1987), de Oliver Stone, protagonizado por Michael Douglas, passando pelo filme do yuppie assassino (impune), baseado no livro de Bret Easton Ellis, “American Psycho” (1991), atĆ© Ć  obra de Don DeLillo, “CosmĆ³polis” (2003), com o seu filme homĆ³nimo, dirigido por David Cronenberg, sobre “Um Dia na Vida” de um rico na sua limusina.

O Globo rasga a fantasia e defende arrocho dos salĆ”rios. Como sempre…

Imagem
utor: Fernando Brito O Globo, em pleno Carnaval, volta Ć  carga contra o salĆ”rio-mĆ­nimo, do qual Ć© inimigo desde que foi criado , hĆ” mais de 70 anos. Depois de saudar em editorial a “livre” negociaĆ§Ć£o de salĆ”rios entronizada no altar do neoliberalismo no  Governo Fernando Henrique, o jornal lamenta que o salĆ”rio mĆ­nimo seja “a exceĆ§Ć£o”: “O mĆ­nimo Ć© passĆ­vel de injunƧƵes polĆ­ticas.”, diz. O jornal dos Marinho, ainda bem, reconhece que  ”a polĆ­tica deliberada de valorizaĆ§Ć£o do mĆ­nimo que assegurou ganhos expressivos tanto para trabalhadores como para a grande maioria de aposentados e pensionistas da previdĆŖncia social”.

Advogado denuncia incoerĆŖncias na condenaĆ§Ć£o de Dirceu: comprou deputados e nenhum senador?

Imagem
Autor: Miguel do RosĆ”rio A AĆ§Ć£o Penal 470 continua ruindo. * do GestĆ£o PĆŗblica Social (Via Nassif ) ExplicaĆ§Ć£o a quem interessar possa sobre a AĆ§Ć£o Penal 470 Por LuĆ­s AntĆ“nio Albiero NĆ£o, JosĆ© Dirceu nĆ£o foi jamais condenado por ter “roubado” alguma coisa. TambĆ©m GenoĆ­no nĆ£o foi sequer acusado de ter “roubado” algo. Nem DelĆŗbio Soares. Dirceu, GenoĆ­no e Delubio tambĆ©m nĆ£o foram condenados por serem “corruptos”.

Eles e nĆ³s: para a hegemonia pĆ³s-neoliberal

Imagem
   Ć‰ hora de um balanƧo das trajetĆ³rias percorridas pelos governos progressistas da AmĆ©rica Latina, desde o triunfo de Hugo ChĆ”vez, em 1998. por Emir Sader  O movimento de governos progressistas na AmĆ©rica Latina veio para superar e virar a pĆ”gina do neoliberalismo. Tiveram uma primeira fase em que foram se sucedendo, conforme foram fracasando os governos neoliberais.        Esses governos atacaram os pontos mais frĆ”geis do neoliberalismo: a desigualdade social, a centralidade do mercado, os acordos de livre comĆ©rcio com os EUA. A direita de cada paĆ­s e Washington se isolaram e perderam capacidade de iniciativa

O conformista inconformado

Imagem
    O surgimento do PT e a vitĆ³ria de um operĆ”rio em 2002 e 2006, que fez a sucessora em 2010, causaram um ruĆ­do insuportĆ”vel no escopo biogrĆ”fico e polĆ­tico de FHC por: Saul Leblon Resgatar  o legado de Fernando Henrique Cardoso Ć© tido como o  grande trunfo da campanha conservadora em 2014. O escrutĆ­nio eleitoral desse patrimĆ“nio, como se sabe, nĆ£o contabiliza  um saldo favorĆ”vel. ‘Por acanhamento do prĆ³prio tucanato’ --alega o PSDB, que agora estaria disposto a redimir a heranƧa de seu maior quadro.

As RevoluƧƵes de Lampedusa

Imagem
  O brasileiro nĆ£o se enxerga como parte do poder constituinte, nĆ£o se vĆŖ como fiador das autoridades, dos polĆ­ticos e dos representantes. NĆ£o se enxerga como parte da "cidade". Ele Ć©, pois, um nĆ£o-polĆ­tico, um anti-burgo, alienado de sua principal caracterĆ­stica da modernidade liberal: ele Ć© um sĆŗdito e nĆ£o um cidadĆ£o. Seria o Brasil um expert em RevoluƧƵes de Lampedusa? No romance Il Gattopardo , o autor italiano Giuseppe di Lampedusa teceu importantes consideraƧƵes sobre a mentalidade conservadora diante de uma crise revolucionĆ”ria, cenĆ”rio de sua obra. A elite encastelada, formadora de uma oligarquia que dominava a SicĆ­lia em uma ItĆ”lia em unificaĆ§Ć£o, Ć© apresentada fazendo todo jogo polĆ­tico necessĆ”rio para se manter no poder, evitando que o caos que tomava as ruas mudasse alguma coisa significativa para eles. Na passagem emblemĆ”tica que se tornou clĆ”ssica do seu pequeno livro, o autor escreve:

Por que LobĆ£o e Roger se transformaram em dois derrotistas explĆ­citos?

Imagem
  Muita gente se pergunta como Ć© que isso aconteceu. O que faz um roqueiro virar conservador? No caso de ambos, a resposta Ć© simples. Tanto Roger quanto LobĆ£o sĆ£o parte de um fenĆ“meno muito comum: o sujeito burguĆŖs que, na juventude, se transforma em rebelde para contrariar a famĆ­lia Cynara Menezes, em seu blog Nem todo direitista Ć© derrotista, mas todo derrotista Ć© direitista. Reparem no capricho do lĆ©xico: as duas palavras sĆ£o quase idĆŖnticas. Ambas tĆŖm dez letras, soam similares e atĆ© rimam. Se vocĆŖ tem dĆŗvida se alguĆ©m Ć© de direita observe essas caracterĆ­sticas. ComeƧou a falar mal do Brasil e dos brasileiros, a demonstrar desprezo por tudo daqui, a comparar de forma depreciativa com outros paĆ­ses, Ć© batata. Derrotista/direitista detectado.

Propaganda de bebidas alcoĆ³licas durante Copa do Mundo preocupa associaĆ§Ć£o francesa

Imagem
    RFI Uma associaĆ§Ć£o francesa que luta contra o alcoolismo fez um alerta sobre a publicidade de bebidas alcoĆ³licas na transmissĆ£o dos jogos de futebol da Copa do Mundo, no Brasil. A cerveja Budweiser e o champanhe Taittinger sĆ£o patrocinadores oficiais do evento, mas Ć© provĆ”vel que as marcas nĆ£o apareƧam durante os jogos, pois na FranƧa as propagandas de bebidas alcoĆ³licas sĆ£o ilegais hĆ” 23 anos.

IncĆŖndio do Reichstag em Kiev

Imagem
2/3/2014, [*] Pawel Kuczyński , ClubOrlov , GrĆ£-Bretanha “ Reichstag Fire in Kiev ” [1] Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho IlustraĆ§Ć£o:   Pawel Kuczyński AtualizaĆ§Ć£o, 3/3/2014, 12h: O governo de Kiev anunciou mobilizaĆ§Ć£o geral do exĆ©rcito: apenas 1-1,5% dos alistados apresentaram-se. Uma dĆŗzia de prefeituras, das principais cidades – praticamente todas a sudeste da linha que vai de CarcĆ³via a Odessa – hastearam a bandeira tricolor da RĆŗssia. A nave-madrinha da Marinha da UcrĆ¢nia estĆ” navegando com bandeira da RĆŗssia. O recĆ©m-nomeado comandante da Marinha da UcrĆ¢nia desertou para o lado russo, na Crimeia, poucas horas depois de nomeado. A maioria das unidades militares na Crimeia passaram-se voluntariamente para o lado russo, sem que um Ćŗnico tiro tivesse sido disparado. Tropas ucranianas de Kirov receberam ordem de marchar para a Crimeia, mas recusar

As UPPs e a violĆŖncia aplaudida

Imagem
    Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital : No domingo 13, por volta das 16 horas, uma menina de 7 anos foi baleada dentro de casa, no Morro do GambĆ”, no bairro de Lins de Vasconcelos, zona norte da cidade. Mais uma vĆ­tima do confronto entre polĆ­cia e traficantes.   Tanto essa tragĆ©dia quanto a violĆŖncia que se seguiu fazem parte da rotina de inseguranƧa nessas localidades mais pobres. A populaĆ§Ć£o quase sempre reage e, mais uma vez, reagiu. Durante a manifestaĆ§Ć£o, uma base avanƧada da Unidade de PolĆ­cia Pacificadora (UPP) foi atacada e incendiada ao ser atingida por um coquetel molotov.

Brasil faz o maior carnaval da histĆ³ria

Imagem
  O Carnaval deste ano vai celebrar o crescimento do turismo e aquecer o setor para a Copa do Mundo em junho. A maior festa popular do mundo deve atrair cerca de 6,6 milhƵes de turistas e acrescentar R$ 6,1 bilhƵes Ć  economia do paĆ­s, de acordo com um levantamento do MinistĆ©rio do Turismo, um movimento entre 6% e 7% maior que no ano passado.  Em nenhum outro lugar do mundo o carnaval Ć© tĆ£o prestigiado, diverso e cheio de magia quanto no Brasil.   O estado do Rio de Janeiro Ć© o que mais atrai turistas durante os quatro dias de festa, especialmente a capital, BĆŗzios, Cabo Frio, PetrĆ³polis, Angra dos Reis e Paraty. A projeĆ§Ć£o Ć© que 1,2 milhĆ£o de turistas visitem a regiĆ£o, o que representa um movimento de R$ 1,1 bilhĆ£o na economia.

A ideologia da alternĆ¢ncia

Imagem
  Surgiu uma curiosa preocupaĆ§Ć£o com a alternĆ¢ncia de poder, sem a qual haveria a ameaƧa de uma inevitĆ”vel degeneraĆ§Ć£o do JudiciĆ”rio brasileiro.  Por FĆ”bio de SĆ” e Silva Na sua incansĆ”vel tentativa de retirar dividendos polĆ­ticos do julgamento da aĆ§Ć£o penal 470 – o chamado processo do “mensalĆ£o” –, o presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, se deu ao direito de lanƧar um “alerta Ć  naĆ§Ć£o” antes de encerrar a sessĆ£o na qual o Tribunal, por maioria de 7 votos a 4, acolheu os embargos infringentes opostos pelos rĆ©us e inocentou-os do crime de formaĆ§Ć£o de quadrilha.

Publicado em 03/03/2014 Sheherazade, a madrinha do pelotĆ£o, convoca “Marcha da FamĆ­lia”

Imagem
  O Conversa Afiada reproduz artigo do Blog do Miro: Sheherazade convoca “Marcha da FamĆ­lia” Por Altamiro Borges Saiu neste sĆ”bado (1) na coluna de fofocas de Felipe Patury, da revista Ɖpoca: “No prĆ³ximo dia 22, em SĆ£o Paulo, sai da PraƧa da RepĆŗblica rumo Ć  Catedral da SĆ© a segunda ediĆ§Ć£o da Marcha da FamĆ­lia com Deus pela Liberdade. A original fez, em 1964, percurso semelhante dias antes de o ex-presidente JoĆ£o Goulart ser derrubado. HĆ” 50 anos, a organizaĆ§Ć£o coube a entĆ£o primeira-dama do estado, Leonor de Barros, e a mulheres de empresĆ”rios. A atual foi convocada pelas redes sociais, recebeu apoio de lideranƧas evangĆ©licas e, pelo Facebook, da apresentadora Rachel Sheherazade, do SBT. O grupo diz contar com a simpatia do filĆ³sofo Olavo de Carvalho e atĆ© de Denise Abreu, a petista que mandou na aviaĆ§Ć£o civil no governo Lula e ficou famosa por sua predileĆ§Ć£o por charutos”.

“IrmĆ£os Globo” ficam mais ricos R$2.666 por segundo, cada um, diz a Forbes

Imagem
Autor: Fernando Brito Saiu a nova lista de bilionĆ”rios da Forbes . E, outra vez, os trĆŖs irmĆ£os Marinho, herdeiros do velho Roberto, somam juntos a maior fortuna do Brasil, com US$ 27, 3 bilhƵes de dĆ³lares, ou R$ 64,16 bilhƵes Cada um deles ficou “apenas”  R$ 4,13 bilhƵes mais rico do que era hĆ” seis meses , quando possuĆ­a R$ 17,26 bilhƵes.

JustiƧa nega liminar para cubana que saiu do Mais MƩdicos

Imagem
  Sugerido por Gilson AS Do iG JustiƧa nega liminar a cubana que deixou Mais MĆ©dicos   A JustiƧa  indeferiu pedido de liminar em que a cubana Ramona Rodriguez demandava o bloqueio do valor de pagamentos feitos pelo governo brasileiro a Cuba, durante o perĆ­odo em que ela integrou o programa Mais MĆ©dicos. Ramona pedia que o equivalente a US$ 600 por mĆŖs, pagos entre 27 de setembro de 2013 e 1Āŗ de fevereiro deste ano, fossem retidos nas contas da UniĆ£o atĆ© que seja julgado o mĆ©rito do pedido de indenizaĆ§Ć£o feito por ela na JustiƧa. 

Obama, Kerry, militares ucranianos, Yulia e Klitschko

Imagem
3/3/2014, The Saker , The Vineyard of the Saker “ Obama, Kerry, the Ukrainian military, Yulia and Klichko ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho The Saker Foi interessante, nas Ćŗltimas horas, observar as reaƧƵes Ć  decisĆ£o russa de total prontidĆ£o para usar forƧa militar na UcrĆ¢nia. Vejamos, uma a uma. Obama e Kerry : Sinceramente, nĆ£o esperava grande coisa, mas estou impressionado com a total falta de conexĆ£o entre a Casa Branca e o mundo real. Para impedir Putin de usar forƧa militar, a Casa Branca resolveu ameaƧƔ-lo de boicotar a prĆ³xima reuniĆ£o do G8 na RĆŗssia. Buuuuuuu !! Agora, sim, Putin ficou tremendo de medo. NĆ£o, nĆ£o ficou. Ouvindo o Idiota-em-Chefe e seu SecretĆ”rio de Estado, Ć© realmente inacreditĆ”vel que a dupla insista em investir todo o peso e a credibilidade dos EUA, num governo que atĆ© o prĆ³prio Iatseniuk   jĆ” chamou de “governo kamikaze”.