Rússia fecha acordo com UNICEF para fornecer Sputnik V para 110 milhões de pessoas
©
Sputnik / Aleksandr Kryazhev
Por Sputnik Brasil - 27/05/2021
A Sputnik V foi a primeira vacina a ser autorizada no mundo, ainda em agosto de 2020. A eficácia da vacina russa é de 97,6% e já recebeu autorização em dezenas de países.
A Human Vaccine LLC, uma subsidiária do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) anunciou nesta quinta-feira (27) a assinatura de um acordo para o fornecimento de 220 milhões de vacinas de duas doses do inoculante russo Sputnik V contra a COVID-19 com Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês). Essa quantidade de vacinas é suficiente para vacinar 110 milhões de pessoas.
"A RFPI tem orgulho de apoiar os esforços globais da UNICEF e de seus
parceiros para garantir acesso igual e amplo às vacinas contra o novo
coronavírus para todos os países. A vacinação é a melhor maneira de
derrotar a pandemia, ajudar as pessoas a se sentirem seguras, restaurar
as economias e retornar à vida normal", afirmou Kirill Dmitriev,
diretor-geral do RFPI, em comunicado no site oficial da Sputnik V.
Dmitriev destacou que a vacina russa "já é usada em mais de 40 países e esse número continua aumentando à medida que continuamos as entregas para nossos parceiros todos os dias".
A aquisição e entrega da vacina pela UNICEF está sujeita à obtenção da Sputnik do Procedimento de Listagem para Uso de Emergência (EUL, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão é esperada para breve, uma vez que o pedido que foi submetido em outubro de 2020.
Comentários